>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

*15/11/2011 - terça-feira* - PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA DO BRASIL e ...+

*15/11/2011 - terça-feira*
Proclamação da República do Brasil - Feriado nacional  - Após a criação de vários partidos republicanos desde 1870, a República foi proclamada no Rio de Janeiro pelo Marechal Deodoro da Fonseca, em uma revolta militar com a presença de 600 soldados, no dia 15 de novembro de 1889, sem derramamento de sangue. Ao passar pelos portões do Ministério da Guerra, o marechal ordenou às tropas que se apresentassem. Os soldados se perfilaram e ouviram uma série de reclamações contra o governo, mas ninguém falou em República. Na verdade, o novo regime de governo brasileiro foi proclamado à noite, na casa de Deodoro que, doente, repousava em sua cama. 
          Proclamação da República - de Benedito Calixto
Ele convocou Benjamin Constant, Quintino Bocaiuva, Aristides Lobo e falou: "Digam ao povo que a República está feita". Dom Pedro II e sua família foram convidados a deixar o país e partiram para Portugal no dia 17 de novembro. (Fonte: Livro: A origem de Datas e Festas -Autor: Marcelo Duarte ).
===UMA OUTRA VERSÃO PARA A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA=== Quando Deodoro exercera o Comando Militar do rio Grande do Sul, Silveira Martins ocupara a Presidência da Província. Tornaram-se inimigos acírrimos, não só do ponto de vista político, mas principalmente no âmbito pessoal. Embora ambos fossem casados, nas horas vagas dispunham dos favores de uma mesma dama viúva. E, tudo indica… ela dava preferência ao Silveira Martins.
Isto tudo rodopiou na cabeça do malévolo Major Sílon, que pedindo licença ao Imperador, retirou-se da sala e partiu a galope, com sua calúnia venenosa que definia-se em dois boatos maquiavélicos: “Que o Imperador nomeara Presidente do Conselho de Ministros ao Gaspar da Silveira Martins e que dera ordem de prisão ao Marechal Deodoro da Fonseca”.
Em sua casa, o velho Marechal recusara-se a assinar, peremptoriamente, ao decreto de Proclamação da República que uma dezena de republicanos já tinha redigido. Estes, não se conformando da “questão militar” não ter resultado na queda da Monarquia, não largavam a sombra do Deodoro, não saiam de sua casa, como que esperando um milagre, que mudasse a situação.
O que veio a acontecer, não foi o milagre esperado, mas sim, um artifício ardiloso, as mentiras do Major Sílon Ribeiro. Quando ele chegou à casa de Deodoro e transmitiu ao velho homem alquebrando pelas doenças, a notícia caluniadora e falsa, o militar derrotado pela vida, enfureceu-se e julgando que o Imperador fazia aquilo diretamente para feri-lo, destemperou em um grito aos líderes republicanos: “Dêem-me este papel” e assinou-o. Estava proclamada a República no Brasil. Quando a notícia verdadeira chegou, ele só pode dizer: “Tarde demais”. Para ele foi “tarde demais”. Para os brasileiros foi o entardecer da pátria. (leia mais: http://frankherles.wordpress.com/2008/06/30/proclamacao-da-republica-do-brasil-o-que-se-conta-e-o-que-nao-se-conta-2/)


Caboclo Sete Encruzilhadas
Dia Nacional da Umbanda e do Umbandista - comemoração de brasileiros, que foi instituída pelo CONSELHO NACIONAL DELIBERATIVO DA UMBANDA - CONDU, atendendo proposta das entidades federativas do Rio de Janeiro, durante o "1º Congresso do CONDU" em que participaram 25 Federações brasileiras, para marcar a 1ª manifestação do "Caboclo das Sete Encruzilhadas", que se incorporou no jovem brasileiro, Zélio Fernandino de Moraes, em 15 de novembro de 1908, dando início ao que viria a ser chamado de Umbanda e que daria oportunidade aos espíritos dos pretos e dos índios, tidos como atrasados por um dos médiuns videntes da "Mesa Branca" onde houve essa 1ª aparição, levando em conta o grau de cultura que tiveram no tempo de sua encarnação. (datascomemorativas.info)


Dia do Joalheiro – A partir do segundo milênio a.C., o ser humano começou a explorar o ouro. Na Antigüidade, o ouro era considerado um sinal de poder e riqueza, utilizado nos negócios e no financiamento de guerras. Raramente era fundido para a confecção de jóias ou objetos valiosos. Essa técnica só começou a ser utilizada na Europa durante a Idade do Ferro. Nessa época, os ourives – artesãos que trabalhavam com o ouro – produziram belos exemplares de jóias e objetos decorativos, que até hoje servem de inspiração aos desenhistas e joalheiros.

Dia do Esporte Amador - Está nos dicionários: amador é aquele que pratica qualquer arte ou esporte por prazer. Esta explicação, entretanto, não diz tudo. De acordo com esta definição, qualquer um pode ser amador em qualquer esporte.
De fato, certos esportes e modalidades podem ser exercidos por diferentes pessoas, em diferentes condições físicas. A maioria das atividades, no entanto, requer conhecimentos aprofundados, treinamento rigoroso, adaptação de estilo de vida e muitas vezes, o acompanhamento de um especialista - seja na área médica ou técnica. Parabéns a todos aqueles que, sem qualquer patrocínio, conseguem se projetar nos esportes, apenas com sua perseverança.

NA ROMA ANTIGA:
FESTIVAL DE FERONIA - Na Roma Antiga celebrava-se o Festival de Feronia, deusa dos bosques e florestas - Feronia é outra deusa dos bosques e florestas da mitologia romana e é mais um aspecto da Mãe Natureza. Hoje, magnetize uma planta com todo o seu amor e ofereça-a a alguém. Tudo em magia consiste em colher mais tarde o que se planta agora.

CURIOSIDADE JAPONESA:
Dia do Festival de Shichi-Go-San - rito tradicional celebrado no japão, para marcar o ano em que as meninas completam 3 ou 7 anos e os meninos completam 3 ou 5 anos (3, 5, e 7 são tidos como múmeros de sorte por japoneses), quando seus pais os levam vestidos à caráter e rezam por eles num templo especial, onde as crianças também são homenageadas, além de serem presenteadas com um saco decorado com tartarugas e garças,  simbolizando a longevidade e contendo Chitoseame, que são doces cor-de-rosa tidos como "doce de mil anos",  para trazerem boa sorte e vida longa aos pequenos.

CURIOSIDADE NORTE-AMERICANA:
Dia de Sadie Hawkins ou "Sadie Hawkins Day" - comemoração dos Estados Unidos da América, nascida em 15 de novembro de 1937 na clássica história caipira em quadrinhos, "Li'l Abner", criada pelo cartunista e humorista norte-americano, Al Capp, relacionada com uma moça feia das montanhas que não conseguia marido, cujo pai, Hekzebiah Hawkins, pessoa respeitada da comunidade norte-americana de Dogpatch, decidiu promover uma corrida esportiva em que as solteironas do lugar perseguiriam os rapazes casadoiros até conseguir alcançar seu futuro esposo.



Dia do Flamengo  - O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral Filho, sancionou a Lei Estadual 4.998/2007 criando o Dia do Flamengo em 17 de novembro, data da fundação do Clube..
NOTA: O Prefeito Municipal, em 2007, criou o Dia do flamenguista em 28 de outubro, dia de São Judas Tadeu que é padroeiro do Flamengo. E aí??? Será que outros governantes criarão outras datas comemorativas para o Flamengo???? 
Informação recebida no twitter: 
@vanisarazuk Ficou resolvido que a data oficial da fundação do clube seria 15 de novembro, feriado nacional.

EVENTOS HISTÓRICOS:

15/11/1889 – Proclamação da República Brasileira.
Rui Barbosa assina o primeiro decreto do governo provisório.

15/11/1982 - São realizadas as primeiras eleições diretas no Brasil
desde o golpe de 1964 (exceto para presidente).

15/11/1989 - Realizada, em meio às comemorações dos cem anos da República brasileira, a primeira eleição presidencial direta em quase trinta anos. O resultado é prorrogado para um segundo turno.



ANIVERSARIANTES 15/11 - (amigos do Orkut e Facebook)
Dhrayan Gato Dan
Ana Cristina
Lucas (Deus é meu escudo)
Rosemeire Gonçalves
Sérgio Lucas Camargo

ANIVERSARIANTES 15/11 - (menos famosos):
www.projetovip.net

Samuel Klein


SAMUEL KLEIN
Nascimento: 15/11/1923, Zakików, Polônia
Filiação: Pai marceneiro; tem os irmãos Sezia e Salomon
Casamento: Chana (filhos Oscar, Michael, Saul e Eva)
Empresário; prisioneiro dos campos de concentração nazistas em seu país, vive com os irmãos na Alemanha de pós-guerra; viaja para a Bolívia e radica-se em São Caetano do Sul (1952) como comerciante; compra a loja CASA BAHIA (1957) transformando-a na rede CASAS BAHIA (em homenagem à maioria dos fregueses, retirantes baianos); atualmente tem mais de 560 lojas e o maior depósito de distribuição da América Latina, tornando-se uma das maiores redes de varejo do país.



Ilva Niño

ILVA NIÑO
Nascimento: 15/11/1934, Floresta, Pernambuco, Brasil
Casamento: Luiz Mendonça (até ficar viúva): filho Luiz Carlos)
Atriz de teatro, cinema (estréia em "Como Ganhar na Loteria sem Perder a Esportiva", 1971) e TV (estréia em "Bandeira 2", 1971); destaca-se em filmes como "Com um Grilo na Cama" (1975), "Crueldade Mortal" (1976), "Leila Diniz" (1987), etc. e em telenovelas como "Gabriela" (1975), "Água Viva" (1980), "Alma Gêmea" (2005), etc; sucesso no teatro em peças como "Ópera do Malandro" (1978), etc.



Leilane Neubarth

LEILANE NEUBARTH TEIXEIRA
Nascimento: 15/11/1958, Rio de Janeiro, Rio de Janeirol, Brasil
Filiação: César Teixeira (publicitário) e Mara Neubarth (fonoaudióloga)
Casamento: Olívio Petit (2 filhos)
Jornalista, apresentadora e escritora; começa a carreira na Rede GLOBO (1979); faz reportagens especiais para os programas jornalísticos e apresenta e é repórter do "Jornal da Globo", "Jornal Nacional", "Fantástico", "Bom Dia Brasil" e "Globo Repórter"; muda-se para a Rede MANCHETE e volta à GLOBO (1991); participa do Rali Paris-Dacar (1999, fica em 3* lugar na categoria caminhão) e medía o debate dos candidatos à Prefeitura do Rio de Janeiro (2000); apresente o "Jornal Globo News" e o "Arquivo N" (GLOBO NEWS).



Marcelo Faria
MARCELO ACHCAR DE FARIA
Nascimento: 15/11/1971, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Filiação: Reginaldo Faria e Kátia Achcar
Casamento: Camila Lucciola (16/07/2010): filha Felipa (16/02/2011)
Ator de teatro, TV (estréia na novela "Top Model", 1989) e cinema (estréia em "O Diabo a Quatro", 2004); destaca-se em telenovelas da Rede Globo como "Corpo Dourado" (1998), "Celebridade" (2003), "Beleza Pura" (2008), etc.




Nicole Bahls
NICOLE BAHLS

Nascimento: 15/11/1985, Londrina, Paraná, Brasil

Dançarina, modelo e jornalista; radicada no Rio de Janeiro, é modelo da FORD MODELS e vence o Concurso Musa do Brasileirão (2007, Rede GLOBO); destaca-se no programa "Pânico na TV" (2008 a 2010, Rede TV) e é capa da revista "Playboy" (10/2010).  




ANJO DO DIA:

Príncipe: Tsaphkiel (Auriel) 
O príncipe dos Tronos é o Anjo Tsaphkiel (Auriel). Ele é o protetor das doze tribos de Israel.
O Rei David, em agradecimento pela sua proteção, criou os salmos, originalmente cantados.
Sua proteção angelical é sentida ao ouvirmos músicas ou quando estamos em profunda paz. A morada de Tsaphkiel chama-se "Harmonia".
22º Gênio - IEIAIEL 
(10/Abr - 22/Jun - 03/Set -
15/Nov - 27/Jan) - SALMO 9


IN MEMORIAM:
www.projetovip.net

Johannes Kepler

JOHANNES KEPLER
Nascimento: 27/12/1571, Weil der Stadt, Província de Württemberg, perto de Stutgartt, sul da Alemanha (então território austríaco)
Filiação: Heinrich Kepler e Katharina Guldenmann
Falecimento: 15/11/1630, Regensburg, durante viagem a Ratisbona, Alemanha
Causa: Doença -
Astrônomo, formula as 3 leis fundamentais da mecânica celeste (Leis de Kepler); principal teórico da revolução astronômica renascentista, refuta a teoria geocêntrica de Ptolomeu e confirma a heliocêntrica de Copernico; protestante, quando as observações físicas se chocaram com o dogma, opta pelos fatos científicos; pressionado pela Igreja Católica, exila-se em Praga; determina a órbita de Marte e dedica-se ao estudo da Ótica.  



D.Maria II

 D. MARIA II - (MARIA DA GLÓRIA JOANA CARLOTA LEOPOLDINA DA CRUZ FRANCISCA XAVIER DE PAULA ISIDORA MICAELA GABRIELA RAFAELA GONZAGA) - 
Nascimento: 04/04/1819, Palácio da Quinta da Boa Vista, São Cristóvvão, Rio de Janeiro, Brasil
Filiação: D. Pedro I e Imperatriz Maria Leopoldina Josefa Carolina
Falecimento: 15/11/1853, Paço das Necessidades, Lisboa, Portugal
Rainha serena e de bom senso no trono, pelo que é homenageada pelo Papa Gregório XVI com a Rosa de Ouro.  



Tyrone Power

TYRONE EDMUND POWER JR
Nascimento: 05/05/1914, Cincinati, Ohio, Estados Unidos
Filiação: Tyrone Power e Patia Riaume
Casamento: Annabella (23/04/1939 a 26/01/1948, divórcio); Linda Christian (27/01/1949 a 07/08/1956, divórcio): filhos Romina Francesca (02/10/1951) e Taryn (13/09/1953); Debbie Ann Minardos (07/05/1958 a 15/11/1958, sua morte): filho Tyrone William Power IV (22/01/1959)
Falecimento: 15/11/1958, Madrid, Espanha
Causa: Ataque cardíaco -
Ator cinematográfico (estréia em "School for Wives", 1925); na II Guerra Mundial, após o bombardeio de Pearl Harbor, alista-se nos fuzileiros e é piloto de transporte de material e feridos em Iwo Jima e Ikonawa; destaca-se em "Jesse James" (1939), "Blood and Sand" (1941), "The Black Rose" (1950), etc; último filme: "Salomon and Sheba" (1959, "Salomão e a Rainha de Sabá", não creditado); tem uma estrela na Calçada da Fama (6743 Hollywood Boulevard).



Ada Rogato

ADA ROGATO
Nascimento: 22/12/1910, São Paulo, São Paulo, Brasil
Filiação: Guglielmo Rogato e Maria Rosa - filha única do casal de imigrantes italianos
Casamento: Solteira e sem filhos
Falecimento: 15/11/1986, São Paulo, São Paulo, Brasil
Aviadora; escriturária do Instituto Biológico (1940 a 1980, aposentadoria); pioneira da aviação brasileira, é a primeira mulher a obter licença de paraquedista (1941) e volovelista (pilota de planador) e terceira a ter brevê em avião; durante a II Guerra Mundial faz 213 vôos voluntários de patrulhamento aéreo pelo litoral paulista; destaca-se pelas acrobacias aéreas; também primeira piloto agrícola do país (1948), quebra vários tabus e recordes, sempre voando sozinha, é o primeira piloto brasileiro a atravessar os Andes (1950); ganha o diploma "Paul Tissandier" da Federação Aeronáutica Internacional (1954); primeiro piloto a cruzar a Amazônia, num pequeno avião, sem rádio (1956); redatora de aviação da "Revista dos Aviadores" e do magazine "Velocidade" (anos 1950).





Domênico informa:
Denúncias de infrações de pesca e outros danos ao mar da
Polícia Ambiental. (13) 3341-6145
SEJA QUAL FOR O PRINCÍPIO RELIGIOSO, FILOSÓFICO, CIENTÍFICO OU COMERCIAL, É SABIDO QUE, SEM A NATUREZA, NÃO EXISTIRIA O SER HUMANO.
CONSCIÊNCIA E RESPONSABILIDADE É DEVER DE TODOS.
"QUE O SENHOR DO UNIVERSO A TODOS ILUMINE"
                                                            DOMÊNICO

Nenhum comentário:

Postar um comentário