>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

sábado, 7 de abril de 2012

*08/04/2012 - domingo de PÁSCOA* - ANIVERSÁRIO DE BUDA, DIA DOS CIGANOS, DO BRAILLE, DA ASTRONOMIA ...e muito mais...

*08/04/2012 - domingo de Páscoa*
Dia da Páscoa - comemoração móvel da Igreja Católica e outros Cristãos, celebrando a ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo: 1º domingo após a 1ª Lua-Cheia da Primavera no Hemisfério Norte e Outono no Hemisfério Sul.


DOMINGO DE PÁSCOA 
“Por que procurais entre os mortos aquele que está vivo? Não está aqui, ressuscitou!” (Lc 24, 5b-6). Três dias após a morte de Jesus, algumas mulheres foram ao seu túmulo, ouviram este anúncio e se tornaram mensageiras dessa boa notícia.
O anúncio pascal traz a certeza de que a injustiça e o egoísmo, a violência e o ódio não terão a última palavra sobre a existência 
A Páscoa de Jesus é sinal da vitória possível sobre a morte e sobre todos os males…
Nota: Historicamente, a palavra Páscoa significa 'passagem', pois muito antes de ser considerada festa da ressurreição de Cristo, Páscoa anunciava o fim do inverno e a chegada da primavera, onde os pastores faziam uma festa muito alegre, que marcava o renascimento da natureza após os meses de frio do inverno. Essa festa recebe o nome o de Páscoa.Celebrava-se a Páscoa, fazendo ofertas às Deusas da Natureza.
Com a Cristandade, esta Festa foi adaptada, para celebrar a ressurreição de Cristo.
A festa tradicional associa a imagem do coelho, um símbolo de fertilidade, e ovos pintados com cores brilhantes, representando a luz solar, dados como presentes. A origem do símbolo do coelho vem do fato de que os coelhos são notáveis por sua capacidade de reprodução. Como a Páscoa é ressurreição, é renascimento, nada melhor do que coelhos, para simbolizar a fertilidade! http://wwwusers.rdc.puc-rio.br/kids/






DIA INTERNACIONAL DOS CIGANOS – comemorado em  8 de abril foi criado  pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1971, por meio de ampla campanha liderada pelo ator americano cigano Yull Briner
O Dia Nacional do Cigano é comemorado oficialmente no Brasil no dia 24 de maio. Foi comemorado pela primeira vez em 24/05/07, com uma programação especial da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir). Como parte da programação, foi lançado o carimbo e o selo cigano, pelas Empresas Brasileiras de Correios e Telégrafos (ECT), em homenagem ao fato histórico da participação do povo cigano na facilitação das comunicações. Também foi feito o anúncio da Cartilha de Direitos da Etnia Cigana, por meio da Secretaria Especial dos Direitos Humanos.
O povo cigano inclui os Roms, Sintos e Calons, todos originados de um povo nômade oriundo do norte da Índia.
O Dia Nacional do Cigano foi instituído em 2006 por meio de decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em reconhecimento à contribuição da etnia cigana na formação da história e da identidade cultural brasileira. No calendário cigano, o dia 24 de maio é dedicado a Santa Sara Kali, padroeira dos povos ciganos (saiba mais:
http://claraluciavoigtblogspotcom.blogspot.com/2010/05/roma-holocausto-sinti-e-roma-ciganos-em.html)






Dia do Correio - O decreto que instituiu a Nova Regulação do Correio foi proclamado em 8 de abril de 1805, em Lisboa, Portugal. É por isso que a data foi escolhida para comemorar o Dia do Correio. O sistema de correios terrestres no Brasil começou a ser organizado em 1798, assim como a correspondência marítima entre Rio de Janeiro e Lisboa e, mais tarde, entre outras cidades do Brasil e Portugal. A primeira agência postal brasileira foi criada no mesmo ano, na cidade de Campos (RJ). (Fonte: Livro: A origem de Datas e Festas - Autor: Marcelo Duarte)  

Dia Nacional do Sistema Braille - para marcar a data do nascimento do pioneiro, missionário e idealista da Educação dos Cegos no Brasil, José Álvares de Azevedo, que veio ao mundo em 8 de abril de 1834 e que foi o 1º professor cego do país, particularmente na cidade do Rio de Janeiro-RJ, convertendo-se no introdutor do Sistema Braille e o idealizador da 1ª escola destinada a alunos cegos na América Latina, depois de haver estudado num colégio da França, tido por esse grande feito, como o patrono da educação dos cegos no Brasil. (datasdodia.net)


Dia Mundial da Astronomia - Astronomia, que etimologicamente significa "lei das estrelas" (com origem grega), é hoje uma ciência que se abre num leque de categorias paralela aos interesses da física, da matemática e da biologia.
O Dia Mundial da Astronomia é uma forma de manter bem presente a ciência que nos permite ver para além do nosso planeta.


Dia Mundial do Combate ao Câncer - 08 de abril é o dia Mundial de Luta Contra o Câncer, uma oportunidade para relembrar a importância da prevenção da doença por meio da realização de exames regulares.

Dia da Natação - No Brasil, a natação é um esporte que se destaca nas provas internacionais como as Olimpíadas, os jogos Pan-Americanos e competições sul-americanas. As Paraolimpíadas de Sydney, em 2000, não só despertaram a atenção para o ótimo desempenho dos nossos competidores, como renderam ao Brasil sua primeira medalha de ouro neste tipo de competição.



Festival das flores no Japão - Templos budistas de todo o Japão realizam um ritual chamado Hana Matsuri, ou Festival das Flores, em comemoração ao nascimento de Buda. Neste dia, imagens do Buda criança são colocadas em altares floridos, e os fiéis derramam chá doce sobre elas. Há pessoas que recolhem o chá e o bebem como água abençoada.  De acordo com informações da Aliança Cultural Brasil-Japão, a crença diz que o nascimento de Buda foi anunciado por um elefante branco e que no momento em que ele nasceu uma música foi ouvida, flores desabrocharam e choveu néctar. O bebê, então, teria caminhado sete passos e afirmado que "no céu como na terra, o ser humano é um ser digno". (fonte: diversas na Internet)
NA HISTÓRIA:
Dia Estadual do Cururu e Siriri - comemorado no Estado  do Mato Grosso na data da fundação da cidade de Cuiabá, que é a atual capital do Estado matogrossense e que surgiu às margens do rio Coxipó em 8 de abril de 1719.  

08/04/1553 - Fundação da vila de Santo André da Borda do Campo, atual cidade de Santo André.


Aniversariantes 08 de abril (amigos do Orkut e Facebook) 


- Fernando Gonçalves – Oceanógrado da Diretoria de Meio Ambiente de Mongaguá e músico nas horas vagas na Banda Conexão Litoralwww.bandaconexaolitoral.com.br Contato para shows: 13 9168 4433
- Ângela Oliveira



Aniversariantes 08 de abril (menos famosos)

www.projetovip.net

ANIVERSÁRIO DE BUDA
Buda
SIDDHARTHA SAKYA MUNI GAUTAMA
Nascimento: 08/04/cerca de 556 ou 563 a.C., Kapilavastu, norte da Índia (fronteira com o Nepal)
Filiação: Suddhodana e Maya Devi
Falecimento: 15/02/483 ou 476 a.C., durante uma excursão, Kusinara, bosque de Mallas, Índia
Causa: Intoxicado por uma picada de um inseto venenoso
Príncipe e líder religioso, seu nome quer dizer "o sábio, o iluminado, aquele que sabe"; fundador do Budismo.
Últimas palavras: "A decadência é inerente a todas as coisas compostas. Monges, vivei fazendo de vós mesmos a vossa ilha, convertendo-vos no vosso refúgio. Trabalhai com diligência para alcançar a vossa Iluminação."
"Não acredites em qualquer coisa, só porque te ensinou o testemunho de um velho sábio. Não acredites em qualquer coisa, só porque provém da autoridade de mestres e de sacerdotes."

URBANISTA ATÍLIO CORREA LIMA FARIA 111 ANOS
Attílio Correa Lima
ATTÍLIO CORREA LIMA
Nascimento: 08/04/1901, Roma, Itália
Filiação: José Otávio Correa Lima, escultor
Casamento: Tem um filho
Falecimento: 27/08/1944, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Causa: Acidente aéreo da VASP, no Aeroporto Santos Dumont
Arquiteto, urbanista e paisagista; graduado em Arquitetura na ENBA (1925, Escola Nacional de Belas Artes), Rio de Janeiro e Urbanismo pela Sorbonne (1930); primeiro urbanista brasileiro, faz o plano urbano de Goiânia (Goiás), o plano diretor de Niterói, o projeto de Volta Redonda e FNM (Fábrica Nacional de Motores - inacabado); como paisagista, é autor dos jardins das casa dos Matarazzo (São Paulo), dos Marinho (Rio de Janeiro) e parte da Granja Comary (Teresópolis); projeta a estação de hidroaviões do Aeroporto Santos Dumont.

KOFI ANNAN FAZ 74 ANOS
Kofi Annan
KOFI ATTA ANNAN
Nascimento: 08/04/1938, Kofandros, Kumasi, Ghana
Filiação: Henry Reginald Annan e Victoria - família de origem nobre
Casamento: Titi Alakija (até divórcio): filhos Koja e Ama; Nane Anna Lagergren, sueca (1984): filha Nina Cronstedt
Político e diplomata; seu nome significa "nascido em uma sexta-feira"; cursa Economia na Universidade de Ciências e Tecnologia de Kumasi e recebe uma bolsa para estudar nos Estados Unidos; ingressa na OMS (Organização Mundial de Saúde) da ONU (Organização das Nações Unidas) em 1962; torna-se o 7* Secretário Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) - primeiro a ser eleito dentre os próprios funcionários do organismo, é reeleito (01/01/1997 a 01/01/2007); Nobel da Paz (10/12/2001).
"Só saberemos que a Globalização está de facto a promover a inclusão e a permitir que todos partilhem as oportunidades que oferece, quando os homens, mulheres e crianças comuns das cidades e aldeias do mundo inteiro puderem melhorar a sua vida. E é essa a chave para eliminar a pobreza do mundo.”  

VICENTINHO FAZ 56 ANOS
Vicentinho
VICENTE PAULO DA SILVA

Nascimento: 08/04/1956, Santa Cruz, Rio Grande do Norte, Brasil

Sindicalista e político socialista.  






LEONI FAZ 51 ANOS
Leoni
CARLOS LEONI RODRIGUES SIQUEIRA JÚNIOR

Nascimento: 08/04/1961, Rio de Janeiro, Brasil

Cantor e compositor popular; sucessos como "Alice", "Fixação", "Lágrimas e Chuva", etc.






JULIAN LENNON FAZ 49 ANOS
Julian Lennon
JOHN CHARLES JULIAN LENNON

Nascimento: 08/04/1963, 7:45 h, Liverpool, Inglaterra

Filiação: "Beatle" John Lennon e Cynthia

Músico (guitarrista), cantor e compositor de "rock"; primeiro álbum: "Valotte" (1984); autor de canções como "Saltwater", "Day After Day", etc.



ZECA CAMARGO FAZ 49 ANOS
Zeca Camargo
JOSÉ CARLOS BRITO DE ÁVILA CAMARGO
Nascimento: 08/04/1963, Uberaba, Minas Gerais, Brasil
Jornalista e apresentador de TV e escritor; começa como repórter musical (1987) no jornal "Folha de São Paulo"; trabalha em New York e, na volta, entra para MTV BRASIL, onde chega a diretor de jornalismo; apresenta os programas "MTV no Ar" "Fanzine" (1994, TV CULTURA) e torna-se editor da revista "Capricho"; entra para a Rede GLOBO (1996), apresentando o quadro "Altos Papos" no programa "Fantástico"; em trabalhos internacionais por toda a Europa, África e Ásia, faz as séries "Aqui se Fala Português", "A Fantástica Volta ao Mundo" (a primeira série gravada pela INTERNET e não por satélite); pioneiro dos "reality show" no país, apresenta "No Limite"; autor de livros sobre suas viagens como "A Fantástica Volta ao Mundo - Registros e Bastidores de Viagens" (2004), "Os Bastidores das Entrevistas do Mundo da Música" (2006), "Novos Olhares" (2007), etc.

MARCO LUQUE FAZ 38 ANOS
Marco Luque
MARCO LUQUE MARTINS
Nascimento: 08/04/1974, São Paulo, São Paulo, Brasil
Ator humorista, locutor, dublador e apresentador de TV; jogador de futebol, faz sucesso nos palcos em peças de Plínio Marcos e no espetáculo "Terça Insana" (2006); destaca-se em programas de humor como "Quarteto em Ri Maior", "Sextas de Comédia", "Improvável", etc; sucesso com o programa de TV CQC ("Custe o Que Custar") da Rede BAND; cria personagens como CHARLES CHARLATON, MARY HELP, JACKSON FIVE MOTOBOY, etc.


PEDRO MALTA FAZ 18 ANOS
Pedro Malta
PEDRO FRANCISCO BARBOSA MALTA

Nascimento: 08/04/1994, Recife, Pernambuco, Brasil

Ator de TV (estréia em "Coração de Estudante", 2002, Rede GLOBO) e cinema (estréia em "Didi quer ser Criança", 2004); destaca-se em telenovelas como "Kubanacan" (2003, Rede GLOBO), "Prova de Amor" (2005, Rede RECORD), "Vidas Opostas", 2006, Rede RECORD), etc.




39 ANOS SEM PABLO PICASSO
Pablo Picasso
PABLO DIEGO JOSÉ FRANCISCO DE PAULA JUAN NEPOMUCENO CRISPIN CRISPINIANO DE LA SANTISSIMA TRINIDAD RUIZ BLASCO PICASSO Y LOPES
Nascimento: 25/10/1881, 23:15 h, Málaga, Andaluzia, sul da Espanha
Filiação: Jose Ruiz y Blasco (artista e professor de artes) e Maria Picasso y Lopez
Casamento: Olga Koklova, bailarina russa (17/07/1918 a 1954, viúvo): filho Paulo (1919); Jacqueline Roque (02/03/1961 a 08/04/1973, sua morte); a quarta das 7 mulheres de sua vida é a fotógrafa judia Dora Maar, sua musa (1936); tem ainda os filhos Maya Widmayer (1932, com Marie-Thérèse Walter), Claude (1947) e Paloma (1949), com a artista Grançoise Gilot
Falecimento: 08/04/1973, Mougins, Provence-Alpes-Côte d'Azur, Alpes Marítimos, perto de Cannes, Itália
Causa: Insuficiência cardíaca e pulmonar
Desenhista, gravador, escultor e pintor; ícone do Modernismo, é um dos criadores do Cubismo (técnica de composição de figuras humanas com formas geométricas); autor de obras como "O Ator" (1905), "Três Mulheres" (1908), "Mulher Loira" (1931), etc; filiado ao PC (Partido Comunista), permanece em Paris durante a ocupação nazista.
Você sabia? Sobre sua obra-prima "Guernica" (óleo de 7,76 x 3,49 m, em preto e branco) de 1937, retratando o bombardeio dos pilotos da Legião Condor nazista sobre o povoado basco na Guerra Civil espanhola, ele conta que um oficial alemão viu uma foto da obra em Paris e pergunta-lhe se ele "havia feito aquilo", ao que o artista responde: "Não! Foram vocês."


Páscoa é renascimento…
É passagem…
É mudança e transformação…
Fica para trás uma vida velha
E começa agora um novo caminhar
Cheio de luz, de fortalecimento e de
Esperanças renovadas,
Feliz Páscoa!
QUE O SENHOR DO UNIVERSO A TODOS ILUMINE
        DOMÊNICO  

2 comentários:

  1. Feliz Páscoa a todos !!!!
    Parabéns aos aniversáriantes.

    ResponderExcluir
  2. RADAMÉS MACUCO MOSCA9 de abril de 2012 às 04:41

    RÁDIO MONGAGUÁ FM COM DAMA VANISA RAZUK E DOM DOMÊNICO E O AUSENTE SERGINHO RODRIGGUEZ, DIVINA MESTRA WALDENICE MARQUES ROSANA GALVÃO E ELIAS, CELESTE PEREIRA E REINALDO PEREIRA, 'MÃE CORAGEM' MARIA APARECIDA DANTAS, CÉLIA REGINA RAMOS NA LOCUÇÃO BRILHANTE, NAJILAH RAMOS,TONINHO FILMANDO PELA 'TRICOLOR' E SUA MULHER COMO DANIELA DA SILVA HOLTZ FIZERA, E, MAIS A TÂNIA TKILA QUE DEU-NOS UM TRABALHO LINDO. O "1º ENCONTRO DOS AMIGOS DO FACEBOOK DE MONGAGUÁ NO 'ROTARY CLUB DE MONGAGUÁ, ENFIM TODA ESSA GENTE MARAVILHOSA E MAIS OS EMPRESÁRIOS E ARTESÃOS E PEQUENOS COMERCIANTES, OS CIGANOS TAMBÉM FORAM PROTAGONISTAS DE UMA NOITE INESQUECÍVEL E EU GANHEI DESTA GENTE MARAVILHOSA, NOS MEUS 77a, MAIS UM TROFÉU DE VIP=VERY IMPORTANT PERSONALITY=VAGABUNDO IDOSO PROFISSIONAL. O CURIOSO É QUE NEM TODOS SE APROXIMARAM DA NOSSA MESA 8. O BATE-PAPO BOMBOU! FIQUEI MUITO FELIZ COM VÁRIAS NOITES COM 4 A 6 PESSOAS AO MESMO TEMPO DO FB. DOM. 8 É DIA DOS CIGANOSE ESTAREMOS NA FESTA DELES LÁ ESTAREI COM DAMA MARIA APARECIDA DANTAS. FALTARAM MUITAS PESSOAS OU NÃO SE APROXIMARAM!OS ABRAÇOS MAIS CALOROSOS TROQUEI COM DAMA VANISA RAZUK, DOM DOMÊNICO VICENTE DOMÊNICO, JOÃO BISSOLOTTI NETO QUE EU NÃO CONHECIA EM PESSOA, ROSANA GALVÃO E ELIAS, WALDENICE MARQUES, CELESTE PEREIRA E REINALDO PEREIRA E O GAROTINHO LUCAS LUSA. GRATOS radamés da gaita dom. 8.4.2012

    ResponderExcluir