>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

domingo, 22 de abril de 2012

*23/04/2012 - segunda-feira* - SALVE SÃO JORGE...e muito mais

*23/04/2012 - segunda-feira*

São Jorge e o Dragão, de Gustave Moureau

No dia 23 de abril comemora-se seu martírio. Ele também é lembrado no dia 3 de novembro quando, por toda parte, se comemora a reconstrução da igreja dedicada a ele, em Lida (Israel), onde se encontram suas relíquias, erguida a mando do imperador romano Constantino I.

São Jorge, a Lua e os Orixás
A ligação de São Jorge com a lua é algo puramente brasileiro, com forte influência da cultura africana. Tal associação se dá porque na Bahia o santo é associado a Oxossi, orixá associado à lua. No Rio de Janeiro, rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e em Recife, no candomblé e na umbanda, o santo é associado a Ogum.

A tradição diz que as manchas apresentadas pela lua representam o milagroso santo, seu cavalo e sua espada prontos para defender aqueles que buscam sua ajuda.
São Jorge na cultura popular: 
Dia 23 de abril, para algumas das religiões afro-brasileiras, é o dia em que se fazem homenagens ao santo.
As tatuagens com o santo estão entre as que fazem mais sucesso no Brasil.
Atualmente existe uma grande variedade de produtos de moda que possuem a estampa de São Jorge, desde simples camisas a até mesmo bolsas de marcas famosas.
São Jorge é tido como o padroeiro do Corinthians. Acredita-se que sua história de devoção e fidelidade à Verdade cristã até o fim de seu martírio seja a origem do termo "Fiel", popular entre os torcedores e presente em várias agremiações corintianas.
Jorge de Capadócia é uma música de Jorge Ben,
A banda inglesa Iron Maiden fala de São Jorge na música "Flash of the blade", no álbum Powerslave.
A banda brasileira Angra utilizou a imagem do santo na capa do álbum Temple of Shadows.
Zeca Pagodinho gravou recentemente em seu álbum "Uma Prova de Amor" a música "Ogum" com uma letra com um forte apelo ao sincretismo, a oração de São Jorge é feita no trecho final da música pelo cantor e compositor Jorge Ben.
Moacyr Luz e Aldir Blanc fizeram a música "Medalha de São Jorge" em homenagem ao santo. (fonte: wikipedia)

Dia de SÃO JORGE
WILLIAN SÃO JORGE

Nascimento: Capadócia, sudeste da Anatólia (atual Turquia)
Filiação: Família abastada; o pai morre em combate e mãe de Lida (Palestina)
Falecimento: 23/04/303, Nicomédia, Ásia Menor
Causa: Degolado (depois de ser supliciado), por ordem do Imperador romano Diocleciano
 Soldado; entra para o exército romano, chegando a Tribuno; converte-se ao Cristianismo, pelo que é perseguido e torturado; patrono da Cavalaria, da Inglaterra, Portugal, Geórgia, Catalunha, Lituânia, Moscou, etc; no Brasil, sincretizado com o orixá OGUM, é padroeiro do Escotismo e do CORINTHIANS/SP; homenageado com um feriado no Rio de Janeiro (23/04); também é comemorado em 03/11 (data da reconstrução de sua igreja em Israel).  


.Dia de Sigurd Na mitologia germânica, Sigurd era o caçador de dragões. É representado pela tradição cristã por São Jorge. Acenda uma vela branca e peça a Sigurd que a ajude a vencer o dragão que a impede de realizar seus desejos. Sigurd (ou São Jorge) lutará ao seu lado.(texto extraído da revista wicca nº2.)  

. Em São Paulo é DIA DO TORCEDOR CORINTIANO, em homenagem ao Santo Guerreiro SÃO JORGE DA CAPODÓCIA, padroeiro do Corinthians.



Dia da Festa de OGUM –  Ogum é o guerreiro, general destemido e estratégico, é aquele que veio para ser o vencedor das grandes batalhas, o desbravador que busca a evolução.
Defensor dos desamparados, segundo a lenda, Ogum andava pelo mundo comprando a causa dos indefesos, sempre muito justo e benevolente. Ele era o ferreiro dos orixás, senhor das armas e dono das estradas. Irreverente, pois é um orixá valente, traz na espada tudo o que busca. (fonte: http://nucleotendadeoxossi.blogspot.com)









. Dia Mundial do ESCOTEIRO - Em todo o mundo comemora-se no dia 23 de abril o "Dia Mundial do Escoteiro". Esta data foi escolhida em homenagem a SÃO JORGE, padroeiro dos Escoteiros.
"Baden-Powell apresenta o padroeiro como um modelo a ser seguido pelos escoteiros, ponderando que não se deve desistir diante de um obstáculo, pois São Jorge "fez o melhor que pode e, finalmente, conseguiu superar uma dificuldade que ninguém ousara enfrentar".
A Promessa Escoteira, prestada por Escoteiros, Escoteiras, Seniores, Guias, Pioneiros e Pioneiras na cerimônia correspondente e renovada quando da passagem de um Ramo para outro, é a seguinte:" Prometo pela minha honra fazer o melhor possível para: Cumprir meus deveres para com Deus e minha Pátria; Ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião; Obedecer à Lei Escoteira."



Dia Nacional do Serralheiro  - comemoração criada pelo marketing da Gerdau em 1999, para incentivar o "Programa Profissional do Aço" pelo Brasil, aproveitando como gancho o "Dia de São Jorge" que, segundo a lenda, sempre tinha consigo armas e espadas de metal, produtos feitos pelos antigos ferreiros/serralheiros.


Dia Nacional do Choro -  instituído no Brasil pela Lei nº 10.000 de 04/09/2000, para marcar a data do nascimento do compositor e instrumentista brasileiro, Alfredo da Rocha Viana Júnior, o Pixinguinha, mestre no Estilo Musical brasileiro chamado de "Chorinho".
HÁ 115 ANOS NASCIA PIXINGUINHA

Pixinguinha

ALFREDO DA ROCHA VIANA FILHO
Nascimento: 23/04/1897, Piedade, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Filiação: Alfredo da Rocha Vianna e Raimunda Maria da Conceição
Casamento: Albertina Pereira Nunes Vianna (05/01/1927 a 07/06/1972, viúvo): filho Alfredo da Rocha Vianna Neto (adotivo)
Falecimento: 17/02/1973, Igreja N. Sra. da Paz (onde seria padrinho de batismo do filho de um amigo), Ipanema, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Causa: Infarto

Músico (flautista e saxofonista), arranjador, compositor e maestro; estuda no Colégio São Bento e cria o jeito brasileiro de orquestrar; primeira composição: "Lata de Leite" (1911, chorinho); funda o grupo "Os 8 Batutas", que se apresenta internacionalmente; autor de "Carinhoso" (1927), "Cochichando", "Fala Baixinho", etc; espalha o ritmo do choro em todo o país e escreve cerca de 2.000 músicas (a maioria ainda inédita e sem letra); Prêmio da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro de Arranjador (1967) e Diploma da Ordem do Mérito do Trabalho (do Presidente).
 

Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, instituido pela UNESCO em 1996, em honra de Cervantes e Shakespeare, que faleceram neste dia, em 1616.

Miguel de
Cervantes

MIGUEL DE CERVANTES SAAVEDRA
Nascimento: 29/09/1547, Alcalá de Henares, Espanha
Falecimento: 23/04/1616, pobre, Madrid, Espanha
Causa: Doença
Escritor épico, romancista e dramaturgo, autor de "Don Quixote de La Mancha" (1604 a 1614) - o livro mais traduzido no mundo depois da Bíblia, marco zero do romance moderno.
"Elimine a causa e o efeito cessa."  




William
Shakespeare

WILLIAM SHAKESPEARE
Nascimento: 23/04/1564, Strattford-on-Avon, Inglaterra
Casamento: Tem uma filha, analfabeta; muitos estudiosos acreditam ter sido homossexual, apesar de não haver muitas evidências
Falecimento: 23/04/1616, Strattford-on-Avon, Inglaterra
Causa: Tifo
Dramaturgo, poeta e escritor, tido como o "Rei das Tragédias"; suas peças desvirtuam os dogmas do teatro grego: eliminam o coro, dá saltos de tempo e lugar entre uma cena e outra e apresenta personagens diante de seus próprios pensamentos; autor de 37 peças, cria a companhia Lord Chamberlain's Men, que constrói o teatro Globe, perto do rio Tâmisa (1599, Londres - seria destruído por um incêndio em 1613).
"Os covardes morrem muitas vezes antes da morte; o valente experimenta o gosto da morte apenas uma vez."


Aniversariantes 23 de abril (amigos do Orkut e Facebook)   

Prof. Armando Simitan Junior

Kelly (a única)

Gisele

El Show Produções e Eventos 27


Aniversariantes 23 de abril (menos famosos)   
www.projetovip.net - 
SHIRLEY TEMPLE FAZ 84 ANOS

Shirley Temple

SHIRLEY JANE TEMPLE
Nascimento: 23/04/1928, Santa Monica, California, Estados Unidos
Filiação: Gertrude
Casamento: John Agar (19/09/1945 a 05/12/1949, divórcio): filha Linda Susan; Charles Alden Black (16/12/1950 a 04/08/2005, viúva): filhos Charles (24/04/1952) e Lori (09/04/1954)
Cantora, dançarina (sapateadora) e atriz cinematográfica (estréia em "The Red Haired Alibi", 1932) e de TV (estréia em "Shirley Temple Theatre", 1958); tida como a "Namoradinha da América", começa a carreira aos 3 anos e aos 6 já é uma estrela; por 5 anos é campeã de bilheteria e salva a FOX da falência durante a Grande Depressão; destaca-se em filmes como "Little Miss Parker" (1934), "Dimples" (1936), "Honeymoon" (1947), etc; último trabalho: "The Red Skelton Hour" (1963); aposenta-se aos 21 anos (1949), dando adeus à fama, à mãe dominadora, a um casamento fracassado e a filmes medíocres; atuante do Partido Republicano, faz campanha para Richard Nixon, trabalha na Casa Branca (1967), representa os Estados Unidos na ONU, é embaixadora em Gana (1974 a 1976) e Tchecoslováquia (1989 a 1992); (1967); tem uma estrela na Calçada da Fama (1500 Vine Street).

LÉO JAIME FAZ 52 ANOS
Leo Jaime

LEONARDO JAIME

Nascimento: 23/04/1960, Goiânia, Goiás, Brasil

Cantor e compositor "pop" de sucesso nos anos 1980; participa da banda "João Penca & Seus Miquinhos Amestrados"; autor de "As 7 Vampiras", "Sessão da Tarde", "Gatinha Manhosa", etc; faz incursões como ator na TV e teatro e como articulista de jornais e revistas.




Inauguração da galpão da COOPERMAR
Um sorriso sincero
Uma palavra carinhosa
Uma atitude construtiva
É com pequenas ações que cada um de nós contribui para fazer um mundo  melhor
PENSE!!!  O Senhor do Universo está em cada ato seu praticado com amor.
QUE O SENHOR DO UNIVERSO A TODOS ILUMINE
        DOMÊNICO 

Um comentário:

  1. Salve São Jorge (Nosso Santo Guerreiro)
    ORAÇÃO:
    Eu andarei vestido e armado com as armas de São Jorge, para que meus inimigos tendo pés, não me alcancem; tendo mãos , não me peguem; tendo olhos não me vejam e nem em pensamentos eles possam me fazer mal .
    Armas de fogo o meu corpo não alcançarão,
    facas e lanças se quebram sem o meu corpo tocar, cordas e correntes se arrebentem sem o meu corpo amarrar.
    Jesus Cristo me proteja e me defenda com o poder de sua Santa e Divina Graça.
    Virgem de Nazaré me cubra com o seu manto sagrado e divino, protegendo-me de todas as dores e aflições, e Deus, com sua Divina Misericórdia e seu Grande Poder, seja meu defensor contra as maldades e perseguições dos meus inimigos.
    Glorioso São Jorge, em nome de Deus, estenda-me o seu escudo e as suas poderosas armas, defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza, e que debaixo das patas de seu fiel ginete
    meus inimigos fiquem humildes e submissos a vós.
    Assim seja com o poder de Deus, de Jesus
    e da falange do Divino Espírito Santo.
    Amém.
    Maria Aparecida Dantas
    Flórida-Mirim
    Mongaguá - SP
    Brasil
    23/04/2012 ás 12:28

    ResponderExcluir