>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

terça-feira, 1 de abril de 2014

*01/04/2014 - terça-feira* - DIA DA MENTIRA, DOS TOLOS, DO TROTE...

*01/04/2014 - terça-feira*  

Abril é o quarto mês do ano e tem 30 dias. O seu nome deriva do Latim Aprilis, que significa abrir, numa referência à germinação das culturas. Outra hipótese sugere que Abril seja derivado de Aprus, o nome etrusco de Vênus, deusa do amor e da paixão. É por esta razão que surgiu a crença de que os amores nascidos em Abril são para sempre. Outra versão é que se relaciona com Afrodite, nome grego da deusa Vênus, que teria nascido de uma espuma do mar que, em grego antigo, se dizia "abril".
"Era em abril, o mês do dia de anos de Pedrinho e por todos considerado o melhor mês do ano. Por quê? Porque não é frio nem quente e não é mês das águas nem de sêca - tudo na conta certa!"
Trecho escrito por Monteiro Lobato em "Viagem ao Céu", capítulo 1 - O mês de abril - Pág. 3 - Editora Brasiliense - 10ª Edição - 1960
(wikipedia)



(01 de abril) – DIA DA MENTIRA/HUMORISMO/TOLOS/TROTE

Há muitas explicações para o 1 de abril ter se transformado no dia da mentira, também conhecido como dia das mentirasdia das petasdia dos tolos (de abril) ou dia dos bobos. Uma delas diz que a brincadeira surgiu na França. Desde o começo do século XVI, o Ano Novo era festejado no dia 25 de março, data que marcava a chegada da primavera. As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1 de abril.
Em 1564, depois da adoção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX de França determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1 de janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano iniciaria em 1 de abril. Gozadores passaram então a ridicularizá-los, a enviar presentes esquisitos e convites para festas que não existiam. Essas brincadeiras ficaram conhecidas como plaisanteries.
Em países de língua inglesa o dia da mentira costuma ser conhecido como April Fool's Day, "Dia dos Tolos (de abril)"; na Itália e na França ele é chamado respectivamente pesce d'aprile e poisson d'avril, literalmente "peixe de abril".
No Brasil, o primeiro de abril começou a ser difundido em Minas Gerais, onde circulou A Mentira, um periódico de vida efêmera, lançado em 1º de abril de 1828, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte. A Mentira saiu pela última vez em 14 de setembro de 1849, convocando todos os credores para um acerto de contas no dia 1º de abril do ano seguinte, dando como referência um local inexistente.(fonte: Wikipedia).



Essa figura, de um manuscrito islândês do século XVIII, mostra Loki com sua invenção: a rede de pesca.
Na mitologia nórdica, o dia é consagrado ao Deus LOKI, dos truques e das brincadeiras, culto que teria posteriormente gerado o Dia da Mentira. visto que diz a lenda: "Escolha um desejo e minta para 3 pessoas dizendo que você já realizou esse desejo e se você conseguir convencer as 3 pessoas, Loki ficará tão satisfeito com seu talento, que transformará a sua mentira em realidade".

Na mitologia Romana, Dia do Festival de Veneralia
Hoje, dia 1º de Abril, início do mês de Vênus - já que «Abril» vem de «Aprire», mês em que a terra «abre», ficando mais fértil - celebra-se a Veneralia, consagrada, como o próprio nome indica, a Vênus, Deusa da Fertilidade e do Amor.
Nesta ocasião, as mulheres tomavam banho nos locais de banho público dos homens, vestindo grinaldas de mirto e aproveitavam para pedir à Deusa auxílio nas suas vidas amorosas. Esperavam também que a Deusa as dispusesse para serem fiéis.
Hoje celebra-se também o Dia de Todos os Loucos, razão pela qual se passava, já na Antiga Roma, todo o dia em festanças e hilaridade cômica, e fazia-se tudo ao contrário, com homens vestindo roupas de mulher, e, na generalidade, dançava-se nas ruas e assumiam-se comportamentos absurdos e de zombaria constante.
Assim, esta celebração romana persiste, de certo modo, até hoje.
http://yvannasaraiva.blogspot.com.br/2009/04/veneralia.html
(01 de abril) Dia do Humanismo
A palavra humanismo deriva do latim "humanus", que significa humano. Podemos definir um humanista como alguém cuja visão do mundo confere grande importância aos seres humanos e à vida.

(01 de abril) Dia do Tomate - Engana-se quem pensa que dia 01 de abril é comemorado apenas o Dia da Mentira. A data também lembra o tomate, eterno protagonista da pergunta “É fruta ou legume?”.
O alimento é a fonte mais rica em licopeno, um poderoso antioxidante que combate os radicais livres, retarda o envelhecimento e pode proteger contra o câncer. Originário da América do Sul, o alimento foi levado pelos navegadores para a Europa e popularizou-se como legume, mas é cientificamente considerado um fruto. Com baixo teor calórico - apenas 14 calorias por 60 gramas -, o tomate é a segunda hortaliça mais cultivada do mundo, depois das batatas, e o seu consumo está associado a diferentes pratos do dia-a-dia. (www.baressp.com.br)



NA HISTÓRIA:
01/04/1680 - Carta de Lei abolindo a escravidão dos índios no Brasil. Abolir a escravidão dos índios é uma coisa curiosa, porque não teve nada de humanitário nisso. Na verdade os índios não se adaptaram a escravidão, não entendiam o conceito de posse, morriam e ficavam doentes muito rápido. Optou-se pela escravidão do africano. Os negros no Brasil só seriam libertados em 1888. (fonte: http://www.perolasparaporcos.com)




 01/04/1933. Em discurso, o Ministro da Propaganda Joseph Goebbels exorta o povo alemão a boicotar as lojas de propriedade de judeus.
(projetovip.net) 


 ANIVERSARIANTES 01/04 - Amigos do Facebook: ouça uma homenagem pela 92.5 FM, as 10, 12, 18 e 20 horas ou pelo site






Aniversariantes 01 de abril (menos famosos)
www.projetovip.net
HÁ 141 ANOS NASCIA RACHMANINOFF
Rachmaninoff
SERGEI VASILIEVICH RACHMANINOFF
Nascimento: 01/04/1873, Semyonovo, perto de Novgorod, Rússia
Falecimento: 28/03/1943, Beverly Hills, California, Estados Unidos
Causa: Câncer no pulmão
Músico (pianista), compositor e maestro erudito, último representante do romantismo russo; autor de 4 concertos para piano, 3 sinfonias, 2 sonatas para piano, uma para coral, noturnos e muitas outras músicas.




HÁ 81 ANOS NASCIA MÁRIO CHAMIE
Mário Chamie
MÁRIO CHAMIE
Nascimento: 01/04/1933, Cajobi, São Paulo, Brasil
Casamento: Emilie (artista gráfica): filha Lina, cineasta
Falecimento: 03/07/2011, cerca das 9:00 h, Hospital Alemão Oswaldo Cruz, São Paulo, São Paulo, Brasil
Causa: Parada cardíaca (sofre de câncer no pulmão, diagnosticado em 05/2010)
Professor, poeta, escritor e locutor; formado em Direito pela USP (Universidade de São Paulo, 1952 a 1956), participa da vanguarda surgida nos anos 1950); dissidente do Concretismo, instaura o "poema-práxis" com seu livro "Lavra Lavra" (1962); Secretário Municipal da Cultura (1973 a 1983), cria na capital paulista a Pinacoteca Municipal, o Museu da Cidade e o Centro Cultural; tem mais de 140 obras publicadas, traduzidas em 57 idiomas; professor da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) de São Paulo e locutor do programa "50 por 1" (Rede RECORD).



OLACYR DE MORAES FAZ 83 ANOS
Olacyr de Moraes
OLACYR DE MORAES
Nascimento: 01/04/1931, Itápolis, São Paulo, Brasil
Filiação: Augusto de Moraes (vendedor); tem um irmão: Odimir
Casamento: Tem o filho Marcos (empresário)
Empresário; começa ajudando seu pai, vendedor de máquinas de costura (1945); funda a ARGEU AUGUSTO DE MORAES E FILHOS LTDA (1950, com o irmão e o pai); faz fortuna como empreiteiro, funda a CONSTRAN (Construção e Transportes Ltda, 1957) e torna-se o maior produtor de soja do mundo (anos 1980); pioneiro deste cultivo na região do cerrado de Mato Grosso do Sul, é dono da Fazenda Itamarati, onde desenvolve pesquisas genéticas como o algodão ITA-90 (que torna o país exportador do produto); também é grande produtor de cana-de-açúcar e etanol, mas seu império começa a desmoronar ao construir a ferrovia FERRONORTE (ligando a zona da soja ao porto de Santos, anos 1990); o mais jovem brasileiro a ter uma fortuna acima de US$ 1.000.000.000, vende a Fazenda Itamarati ao INCRA (2004, para assentamento do MST), o BANCO ITAMARATI (ao BCN) e a construtora seminal CONSTRAN (2010).
"Meu amigo, eu gosto muito de camarão. Quando vou a um restaurante e peço um prato desta iguaria, não pergunto se o camarão gosta de mim. Eu simplesmente como e depois pago" (respondendo à pergunta de um repórter 'se achava que as mulheres gostam mesmo dele')  


JAMIL HADDAD FARIA 88 ANOS

Jamil Haddad
 JAMIL HADDAD
Nascimento: 02/04/1926, Rio de Janeiro, Brasil
Falecimento: 11/12/2009, em sua residência, Tijuca, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Causa: Natural
Médico e político; forma-se pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) com especialização em Ortopedia (1949); Deputado Estadual pelo PSB (1966, Partido Social Brasileiro), passa para MDB (Movimento Democrático Brasileiro), mas é cassado por 10 anos; filiado ao PTB (Partido Trabalhista Brasileiro, 1979), é Prefeito (1983); torna-se Senador (1985) e Deputado Federal (1990); Ministro da Saúde do governo Itamar Franco (1992), amplia o SUS (Sistema Único de Saúde) e cria os remédios genéricos (Dec. 793, 05/04/1993), especificando o componente ativo nas embalagens dos medicamentos em tamanho maior que a marca; rompe com o partido, deixando o ministério (1994); no governo Lula é Diretor Geral do INCA (Instituto Nacional do Câncer, 2003 até ser exonerado 5 meses depois por pressões políticas).


DEBBIE REYNOLDS FAZ 82 ANOS
Debbie Reynolds
MARY FRANCIS REYNOLDS
Nascimento: 01/04/1932, El Paso, Texas, Estados Unidos
Casamento: Eddie Fisher (26/09/1955 a 05/1959, divórcio): filhos Carrie Fisher (1956) e Todd Fisher (1958); Harry Karl (25/11/1960 a 1973, divórcio); Richard Hamlett (2505/1984 a 1996, divórcio)
Cantora, dançarina e atriz cinematográfica (estréia em "June Bride", 1948, não creditada) e TV (estréia em "Bracken's World", 1969); destaca-se em filmes como "Singin' in the Rain" (1952), "The Rat Race" (1960), "Mary, Mary" (1963), etc.



JIMMY CLIFF FAZ 66 ANOS
Jimmy Cliff
JAMES CHAMBERS
Nascimento: 01/04/1948, Saint Catherine, Jamaica
Músico, cantor e compositor de "reggae", pioneiro na divulgação do ritmo na Europa e resto do mundo; cantor de "soul" na Inglaterra (1964), envereda pelo "funk" e "pop" (anos 1980); sucesso com canções como "You Don't Have to Cry", "Vietnam", "I Can See Clearly Now", etc; autor de músicas como "The Harder They Come", "Sitting in Limbo", "Peace One Day", etc; convertido ao islamismo, é acusado de abandonar as origens "rastas".




ANA MARIA BRAGA FAZ 65 ANOS
Ana Maria Braga
ANA MARIA BRAGA MAFFEI
Nascimento: 01/04/1949, São Joaquim da Barra, São Paulo, Brasil
Filiação: Antonio Maffei e Lourdes Braga (italianos; filha única)
Casamento: Eduardo Carvalho (divórcio): filhos Mariana e Pedro José; Carlos Madrulha (197 a 2002, divórcio); Marcelo Frisoni (31/03/2007 a 12/2009, divórcio)
Jornalista (estréia na revista "Cláudia") e apresentadora de TV (estréia no jornalista da TV TUPI); graduada em Biologia pela Universidade de São Paulo; destaca-se nas Redes RECORD (apresentando programas como "Note e Anote" e "Programa Ana Maria Braga") SBT e Globo (07/1999); sucesso com o programa "Mais Você" (08/10/1999, Rede GLOBO); sobrevive a 2 cânceres.

Ana Maria Braga

  • Nome completo Ana Maria Braga Maffeis
  • Idade 65 anos
  • Data de nascimento 01/04/1949
  • Signo Áries
  • Twitter @ana_maria_braga





SUSAN BOYLE FAZ 53 ANOS
Susan Boyle
SUSAN BOYLE
Nascimento: 01/04/1961, Blackburn, West Lothian, Escócia
Filiação: Patrick Boyle e Bridget
Cantora lírica; voluntária da igreja católica "Our Lady of Lourdes" (N. Sra. de Lourdes); sucesso no "reality show" "Britain's Got Talent", no "Clyde Auditorium ", em Glasgow, ao cantar "I Dreamed a Dream" (do musical "Os Miseráveis") em 11/04/2009.
"A sociedade moderna é rápida ao julgar as pessoas. Não há muito o que fazer sobre isto. É a maneira como pensam; o seu modo de ser."



ASTRID FONTENELLE FAZ 53 ANOS
Astrid Fontenelle
ASTRID COUTINHO FONTENELLE DE BRITO
Nascimento: 01/04/1961, Engenho de Dentro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Filiação: José Fontenelle e Malu Coutinho
Casamento: Marcelo Checon, empresário e produtor (por 7 anos); tem um filho adotado: Gabriel
Jornalista e apresentadora de TV; muda-se para São Paulo (1977) e forma-se na PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo); faz estágio numa assessoria de imprensa e assessora o nadador Ricardo Prado; produtora do Festival dos Festivais (1985, Rede GLOBO) e apresenta o "Hollywood Rock"; apresenta o "TV Mix" (1988, TV GAZETA); trabalha na TV MANCHETE onde apresenta o programa "Mulher 90" (1990) e torna-se VJ da MTV (1991), apresentando programas como "Pé na Cozinha", "Disk MTV" e "Barraco"; na Rede BAND apresenta "Programaço" (1999), "Programa Silvia Poppovic" e "Melhor da Tarde" (2001 a 2005); seu programa "Chegadas e Partidas" (GLOBOSAT), ganha o APCA de Melhor Programa (2011, Associação Paulista de Críticos de Arte).


BUCHECHA FAZ 39 ANOS
Buchecha
CLAUCIRLEI JOVÊNCIO DE SOUZA
Nascimento: 01/04/1975, Morro do Salgueiro, São Gonçalo, Rio de Janeiro, Brasil
Filiação: Pai compositor, de família simples
Músico (violonista), cantor e compositor "rap" e "funk"; começa a carreira incentivado por seu amigo Claudinho (1992); forma a dupla CLAUDINHO & BUCHECHA (1995), que se destaca pelo estilo "pop" romântico e pelas coreografias; primeiro disco: "Claudinho & Buchecha" (1996 - 1.250.000 cópias); destaca-se com músicas como "Quero te Encontrar" (1997), "Só Love", "Xereta", etc; shows em todo o país, Japão, Portugal, Argentina e Estados Unidos; com a morte de Claudinho (2002), segue carreira solo com o primeiro disco: "MC Buchecha" (2003).


VITOR BELFORT FAZ 37 ANOS
Vitor Belfort
VITOR VIEIRA BELFORT
Nascimento: 01/04/1977, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Filiação: Tem uma irmã: Priscila (sequestrada e desaparecida em 09/01/2004, por dívida com traficantes de drogas)
Casamento: Joana Prado; filhos Davi (06/02/2003), Victoria (31/10/2007) e Kyara (07/06/2009) - evangélicos
Lutador de MMA (Mixed Martial Arts); faixa preta em BJJ (Brazilian Jiu-Jitsu) e Judô, faixa azul em Shotokan Karatê e especialista em Boxe; começa lutando Judô e é o lutador mais jovem a receber a faixa preta de Jiu-Jitsu; estréia no SB 2 (SuperBrawl) vencendo Jo Hess (11/10/1996), no UFC 12 vencendo Tra Telligman (07/02/1997), no PRIDE 5 vencendo Kazushi Sakuraba (29/04/1999), no STRIKEFORCE vencendo Alistair Overeem (09/06/2006) e no CAGE RAGE vencendo Ivan Serati (21/04/2007); é suspenso por 9 meses por "dopping" (21/12/2006); Campeão dos Meio-Pesados (Light Heavyweight) no UFC 42; no cartel do MMA tem 20 vitórias (14 por nocaute e 2 por finalização) e 9 derrotas (2 por nocaute e uma por finalização).  



IN MEMORIAM
HÁ 30 ANOS MARVIN GAYE NOS DEIXAVA 


MARVIN GAYE
Nasceu em Washington, em 02/04/1939 e morreu em Los Angeles em 01/04/1984.
Filiação: Marvin Pentz Gay

Casamento: Anna Gordy (1961 a 1975, divórcio): filho Marvin III; Jan (10/1977 a 02/1981, divórcio): 2 filhos (inclusive Nona)
Foi um cantor popular de soul e R&B, arranjador, multi-instrumentista, compositor e produtor. Ganhou fama internacional durante os anos 60 e 70 como um artista da gravadora Motown.
O início da carreira do cantor foi em 1961, na Motown, onde Gaye rapidamente se tornaria o principal cantor da gravadora e emplacaria numerosos sucessos durante os anos sessenta, entre eles "Stubborn Kind of Fellow", "How Sweet It Is (To Be Loved By You)", "I Heard It Through the Grapevine" e vários duetos com Tammi Terrel, incluindo "Ain't No Mountain High Enough" e "You're All I Need to Get By".
Com seu bem-sucedido álbum What's Going On, de 1971, e outros lançamentos subsequentes - includindo Trouble Man, de 1972, e Let's Get It On, de 1973, Gaye, que vez ou outra compunha canções para artistas da Motown no início da sua carreira, provou também que poderia tanto escrever quanto produzir seus próprios discos sem ter de confiar no sistema da Motown. Ele é também conhecido por seu ambientalismo, talvez mais evidente na canção "Mercy Mercy Me (The Ecology)"
Durante os anos setenta, Gaye lançaria outros notáveis álbuns, includindo Let's Get It On e I Want You, além de ter emplacado vários sucessos, como "Let's Get It On" e "Got to Give It Up".
Já no começo dos anos oitenta, seria a vez do hit "Sexual Healing", que lhe rendeu - antes de sua morte - dois prêmios Grammy.
Até o momento de ser assassinado pelo seu pai, em 1984, Gaye tinha se tornado um dos mais influentes artistas da cena soul.
Em 1996, Gaye foi homenageado na 38º cerimônia do Grammy Awards.

 Críticos têm afirmado que a produção musical de Gaye “significou o desenvolvimento da black music a partir do rhythm’n blues, através de um sofisticado soul de consciência política nos anos setenta e de uma abordagem maior em assuntos de cunho pessoal e sexual”. (fonte: Wikipedia)


Um sorriso sincero
Uma palavra carinhosa
Uma atitude construtiva
É com pequenas ações que cada um de nós contribui para fazer um mundo melhor
PENSE!!!  O Senhor do Universo está em cada ato seu praticado com amor.
QUE O SENHOR DO UNIVERSO A TODOS ILUMINE
        DOMÊNICO  

Nenhum comentário:

Postar um comentário