>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

terça-feira, 22 de abril de 2014

*23/04/2014 - quarta-feira* - SALVE JORGE, VIVA PIXINGUINHA...

*23/04/2014 - quarta-feira*
SALVE JORGE
São Jorge e o Dragão, de Gustave Moureau
 

No dia 23 de abril comemora-se seu martírio. Ele também é lembrado no dia 3 de novembro quando, por toda parte, se comemora a reconstrução da igreja dedicada a ele, em Lida (Israel), onde se encontram suas relíquias, erguida a mando do imperador romano Constantino I.


São Jorge, a Lua e os Orixás
A ligação de São Jorge com a lua é algo puramente brasileiro, com forte influência da cultura africana. Tal associação se dá porque na Bahia o santo é associado a Oxossi, orixá associado à lua. No Rio de Janeiro, rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e em Recife, no candomblé e na umbanda, o santo é associado a Ogum.

A tradição diz que as manchas apresentadas pela lua representam o milagroso santo, seu cavalo e sua espada prontos para defender aqueles que buscam sua ajuda.

São Jorge na cultura popular
Dia 23 de abril, para algumas das religiões afro-brasileiras, é o dia em que se fazem homenagens ao santo.
- As tatuagens com o santo estão entre as que fazem mais sucesso no Brasil.
- Atualmente existe uma grande variedade de produtos de moda que possuem a estampa de São Jorge, desde simples camisas a até mesmo bolsas de marcas famosas.
- São Jorge é tido como o padroeiro do Corinthians. Acredita-se que sua história de devoção e fidelidade à Verdade cristã até o fim de seu martírio seja a origem do termo "Fiel", popular entre os torcedores e presente em várias agremiações corintianas.
- Jorge de Capadócia é uma música de Jorge Ben,
- A banda inglesa Iron Maiden fala de São Jorge na música "Flash of the blade", no álbum Powerslave.
- A banda brasileira Angra utilizou a imagem do santo na capa do álbum Temple of Shadows.
- Zeca Pagodinho gravou recentemente em seu álbum "Uma Prova de Amor" a música "Ogum" com uma letra com um forte apelo ao sincretismo, a oração de São Jorge é feita no trecho final da música pelo cantor e compositor Jorge Ben.
Moacyr Luz e Aldir Blanc fizeram a música "Medalha de São Jorge" em homenagem ao santo. (fonte: wikipedia)
Dia de SÃO JORGE
WILLIAN SÃO JORGE

Nascimento: Capadócia, sudeste da Anatólia (atual Turquia)
Filiação: Família abastada; o pai morre em combate e mãe de Lida (Palestina)
Falecimento: 23/04/303, Nicomédia, Ásia Menor
Causa: Degolado (depois de ser supliciado), por ordem do Imperador romano Diocleciano
 Soldado; entra para o exército romano, chegando a Tribuno; converte-se ao Cristianismo, pelo que é perseguido e torturado; patrono da Cavalaria, da Inglaterra, Portugal, Geórgia, Catalunha, Lituânia, Moscou, etc; no Brasil, sincretizado com o orixá OGUM, é padroeiro do Escotismo e do CORINTHIANS/SP; homenageado com um feriado no Rio de Janeiro (23/04); também é comemorado em 03/11 (data da reconstrução de sua igreja em Israel). 

VIVA PIXINGUINHA

Dia Nacional do Choro -  instituído no Brasil pela Lei nº 10.000 de 04/09/2000, para marcar a data do nascimento do compositor e instrumentista brasileiro, Alfredo da Rocha Viana Júnior, o Pixinguinha, mestre no Estilo Musical brasileiro chamado de "Chorinho".
HÁ 117 ANOS NASCIA PIXINGUINHA

Pixinguinha

ALFREDO DA ROCHA VIANA FILHO
Nascimento: 23/04/1897, Piedade, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Filiação: Alfredo da Rocha Vianna e Raimunda Maria da Conceição
Casamento: Albertina Pereira Nunes Vianna (05/01/1927 a 07/06/1972, viúvo): filho Alfredo da Rocha Vianna Neto (adotivo)
Falecimento: 17/02/1973, Igreja N. Sra. da Paz (onde seria padrinho de batismo do filho de um amigo), Ipanema, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Causa: Infarto



Músico (flautista e saxofonista), arranjador, compositor e maestro; estuda no Colégio São Bento e cria o jeito brasileiro de orquestrar; primeira composição: "Lata de Leite" (1911, chorinho); funda o grupo "Os 8 Batutas", que se apresenta internacionalmente; autor de "Carinhoso" (1927), "Cochichando", "Fala Baixinho", etc; espalha o ritmo do choro em todo o país e escreve cerca de 2.000 músicas (a maioria ainda inédita e sem letra); Prêmio da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro de Arranjador (1967) e Diploma da Ordem do Mérito do Trabalho (do Presidente).
 




.Dia de Sigurd Na mitologia germânica, Sigurd era o caçador de dragões. É representado pela tradição cristã por São Jorge. Acenda uma vela branca e peça a Sigurd que a ajude a vencer o dragão que a impede de realizar seus desejos. Sigurd (ou São Jorge) lutará ao seu lado.(texto extraído da revista wicca nº2.)  



. Em São Paulo é DIA DO TORCEDOR CORINTIANO, em homenagem ao Santo Guerreiro SÃO JORGE DA CAPODÓCIA, padroeiro do Corinthians.





Dia da Festa de OGUM –  Ogum é o guerreiro, general destemido e estratégico, é aquele que veio para ser o vencedor das grandes batalhas, o desbravador que busca a evolução.
Defensor dos desamparados, segundo a lenda, Ogum andava pelo mundo comprando a causa dos indefesos, sempre muito justo e benevolente. Ele era o ferreiro dos orixás, senhor das armas e dono das estradas. Irreverente, pois é um orixá valente, traz na espada tudo o que busca. (fonte: http://nucleotendadeoxossi.blogspot.com)









. Dia Mundial do ESCOTEIRO - Em todo o mundo comemora-se no dia 23 de abril o "Dia Mundial do Escoteiro". Esta data foi escolhida em homenagem a SÃO JORGE, padroeiro dos Escoteiros.
"Baden-Powell apresenta o padroeiro como um modelo a ser seguido pelos escoteiros, ponderando que não se deve desistir diante de um obstáculo, pois São Jorge "fez o melhor que pode e, finalmente, conseguiu superar uma dificuldade que ninguém ousara enfrentar".
A Promessa Escoteira, prestada por Escoteiros, Escoteiras, Seniores, Guias, Pioneiros e Pioneiras na cerimônia correspondente e renovada quando da passagem de um Ramo para outro, é a seguinte:" Prometo pela minha honra fazer o melhor possível para: Cumprir meus deveres para com Deus e minha Pátria; Ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião; Obedecer à Lei Escoteira."



Dia Nacional do Serralheiro  - comemoração criada pelo marketing da Gerdau em 1999, para incentivar o "Programa Profissional do Aço" pelo Brasil, aproveitando como gancho o "Dia de São Jorge" que, segundo a lenda, sempre tinha consigo armas e espadas de metal, produtos feitos pelos antigos ferreiros/serralheiros.


 
DIA 23 DE ABRIL O DIA INTERNACIONAL DO LIVRO
O Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor foi criado em 1995, pela Unesco (Organização das Nações Unidas Para a Educação, a Ciência e a Cultura). Por causa disso, passamos a comemorar no mundo todo o Dia do Livro. E como livro não nasce em árvores, também se resolveu estender a comemoração ao direito daquele que escreve o livro: O autor! O autor é o poeta, o romancista, o cientista, o filósofo, o professor. É quem cria o conhecimento e também quem transmite este conhecimento.
Em 1926 a Espanha resolveu comemorar o Dia do Livro no dia 23 de abril. Uma das razões para a escolha desta data é que no dia 23 de abril de 1616 dois dos maiores autores de todos os tempos morreram: o dramaturgo inglês William Shakespeare e o romancista espanhol Miguel de Cervantes.
Ninguém nasce gostando de ler. Ler é uma coisa que a gente aprende devagar e que leva com a gente para a vida toda. O livro é uma forma universal de transmissão de conhecimento. Por isto ele une culturas tão diferentes, países tão distantes entre si.
O direito desses criadores é garantido por lei. Quem cria o livro tem direito a ter sua obra protegida e a receber por aquilo que criou.
(resumo de pesquisa).

Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, 
instituido pela UNESCO em 1996, em honra de 
Cervantes e Shakespeare, que faleceram neste dia, 
em 1616.
William
Shakespeare

WILLIAM SHAKESPEARE
Nascimento: 23/04/1564, Strattford-on-Avon, Inglaterra
Casamento: Tem uma filha, analfabeta; muitos estudiosos acreditam ter sido homossexual, apesar de não haver muitas evidências
Falecimento: 23/04/1616, Strattford-on-Avon, Inglaterra
Causa: Tifo
Dramaturgo, poeta e escritor, tido como o "Rei das Tragédias"; suas peças desvirtuam os dogmas do teatro grego: eliminam o coro, dá saltos de tempo e lugar entre uma cena e outra e apresenta personagens diante de seus próprios pensamentos; autor de 37 peças, cria a companhia Lord Chamberlain's Men, que constrói o teatro Globe, perto do rio Tâmisa (1599, Londres - seria destruído por um incêndio em 1613).
"Os covardes morrem muitas vezes antes da morte; o valente experimenta o gosto da morte apenas uma vez."



Miguel de
Cervantes
MIGUEL DE CERVANTES SAAVEDRA
Nascimento: 29/09/1547, Alcalá de Henares, Espanha
Falecimento: 23/04/1616, pobre, Madrid, Espanha
Causa: Doença
Escritor épico, romancista e dramaturgo, autor de "Don Quixote de La Mancha" (1604 a 1614) - o livro mais traduzido no mundo depois da Bíblia, marco zero do romance moderno.
"Elimine a causa e o efeito cessa."  






ANIVERSARIANTES 23/04 - Amigos do Facebook: ouça uma homenagem pela 92.5 FM, as 10, 12, 18 e 20 horas ou pelo site


 




Prof. Armando Simitan Junior


ANIVERSARIANTES 23 DE ABRIL (menos famosos)
www.projetovip.net

LEMBRANDO JORGE DE LIMA
Jorge de Lima

JORGE MATEUS DE LIMA

Nascimento: 23/04/1893, União, Alagoas, Brasil

Falecimento: 15/11/1953, Rio de Janeiro, Brasil

Escritor, poeta, médico e político, autor de "Essa Negra Fulô" (1928); converte-se ao catolicismo, iniciando uma fase de temática cristã que culmina com "Invenção de Orfeu" (1952).  




LEMBRANDO GERALDO PEREIRA
Geraldo Pereira
GERALDO THEDORO PEREIRA
Nascimento: 23/04/1908, Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil
Filiação: Sebastião Maria Pereira e Clementina Maria Teodoro
Casamento: Eulíria Salustiano (1938 a 1940, separação): filho Celso (1938); Isabel Mendes da Silva (1940 a 8/05/1955, sua morte)
Falecimento: 08/05/1955, Hospital dos Servidores, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Causa: Hemorragia cerebral (depois de bater com a cabeça no meio-fio, 3 meses antes)
Sambista e compositor popular; muda-se para o Rio de Janeiro (1930, perto da Mangueira); amigo de Cartola e Herivelto Martins, cria o samba sincopado (que influencia a Bossa Nova); participa das comemorações do IV Centenário paulista (1954, Teatro Esplanada); tem mais de 70 composições, como "Se Você Sair Chorando" (1930), "Acertei no Milhar" (1940), "Escurinha" (1952), etc;

LEMBRANDO SEVERINO ARAÚJO
Severino Araujo
SEVERINO ARAUJO DE OLIVEIRA
Nascimento: 23/04/1917, Limoeiro, Pernambuco, Brasil
Filiação: "Mestre Cazuzinha" (professor de música e mestre de banda); tem os irmãos Manuel, Plínio, José (Zé Bodega) e Jaime - todos músicos
Casamento: Neuza Monteiro (filhos Tânia e Ronaldo); tem ainda os filhos Francisco e Ieda de um casamento anterior
Falecimento: 03/08/2012, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Causa: Falência múltipla dos órgãos
Músico, compositor e maestro; começa estudando música com o pai (1923) e já toca clarinete em 1929; faz arranjos para a banda da cidade de Ingá (1933, Paraíba) e integra a banda da Polícia de João Pessoa; convidado pelo maestro Luna Freire para tocar na Orquestra da rádio TABAJARA de João Pessoa, passando a regente com a morte do titular (1938); serve o Exército e radica-se no Rio de Janeiro (1944), sendo contratado pela CONTINENTAL, gravando o primeiro disco: "Vou pra Pernambuco" (frevo) e "Vaidade de Mulher" (samba); vai com a sua orquestra para a rádio TUPI e, quando da inauguração da TV TUPI, fa sucesso junto com a orquestra de Tommy Dorsey (1951); passa pela rádio NACIONAL e TV RIO e grava mais de 100 discos (78 rpm), batendo recordes de longevidade.

LEMBRANDO HERVAL ROSSANO
Herval Rossano
HERVAL ROSSANO
Nascimento: 23/04/1935, Campos, Rio de Janeiro, Brasil
Casamento: Doris Guerreiro (1960 a 1976, divórcio): filhos Elizabeth Eugenia (1960), Henrique Daniel (1961) e Herval (1963); Nívea Maria (1976 a 2003, divórcio): filha Vanessa (1980); Mayara Magri (2005 a 08;05;2007, sua morte)
Falecimento: 08/05/2007, São Paulo, São Paulo, Brasil
Causa: Ataque cardíaco
Ator de teatro (estréia levado por João Rios), cinema (estréia em "Luzes nas Sombras", 1952) e TV (estréia em "Trágica Mentira", 1959); diretor de telenovelas (estréia em "Los Días Jóvenes", 1967); destaca-se como ator em filmes como "Eu sou o Tal" (1959), "A Viúva Valentina" (1960), "Samba em Brasília" (1961), etc. e na direção de novelas como "Senhora" (1975, TV GLOBO), "Escrava Isaura" (1976, TV GLOBO), "Dona Beija" (1986, TV MANCHETE), etc; Diretor do Núcleo de Telematurgia da Rede Globo), etc.


LEMBRANDO ROY ORBISON
Roy Orbison
ROY KELTON ORBISON
Nascimento: 23/04/1936, Vernon, Texas, Estados Unidos
Filiação: Orbie Lee e Nardine
Casamento: Claudette Frady (09/1957 a 06/06/1966, viúvo): filhos Roy Dewayne (1958), Anthony King (1962), "Wesley (1965); Barbara (25/03/1969 a 06/12/1988, sua morte): filhos Roy Kelton (18/10/1970) e Alex (1975)
Falecimento: 06/12/1988, Hendersonville, Madison, Tennessee, Estados Unidos
Causa: Ataque cardíaco
Músico (violognista), cantor e compositor; pioneiro do "rock", com o tempo ganha reputação de brega por seu romantismo exacerbado; forma a banda THE WINK WESTERNERS e depois THE TEEN KING; primeiro disco: "Crying" (1962); sucesso com canções como "Only the Lonely", "In Dreams", A Love So Beautiful", etc; autor de canções como "Crying", "It's Over", "Oh, Pretty Woman", etc; com uma carreira de mais de 4 décadas, é conhecido pelas melodias ritmicamente avançadas, o timbre vocal de 3 oitavas e falsetes.  


LEMBRANDO SANDRA DEE
Sandra Dee
ALEXANDRA CYMBOLIAK ZUCK
Nascimento: 23/04/1942, Bayonne, New Jersey, Estados Unidos
Filiação: Mary Douvan
Casamento: Bobby Darin (01/12/1960 a 07/03/1967, divórcio): filho Dodd Mitchell Cossotto
Falecimento: 20/02/2005, Los Robles Hospital Medical Center, Thousand Oaks, Los Angeles, California, Estados Unidos
Causa: Problemas renais e pulmonares (após 14 dias internada)
Modelo e atriz cinematográfica (estréia em "Until they Sail", 1957) e TV (estréia em "Love, American Style", 1972); ídolo dos adolescentes das décadas de 1950 e 1960, destaca-se em filmes como "Gidget" (1959), "Imitation of Life" (1959), "A Man Could Get Killed" (1966), etc. e em seriados de TV como "Night Gallery" (1971), "Fantasy Island" (1983), "Lost" (1983), etc; GOLDEN GLOBE de Revelação (1958).

LEMBRANDO TATTOO, DA ILHA DA FANTASIA
Hervé Villechaize
HERVÉ JEAN-PIERRE VILLECHAIZE
Nascimento: 23/04/1943, Saint-Etiénne, França
Falecimento: 04/09/1993, norte de Hollywood, California, Estados Unidos
Causa: Suicídio
Ator cinematográfico e de TV, destaca-se como o "Tattoo" do seriado "Ilha da Fantasia"; deixa de crescer muito cedo e o pai, cirurgião, tenta achar a cura, sem sucesso.


 
 LEMBRANDO SHIRLEY TEMPLE
Shirley Temple
 SHIRLEY JANE TEMPLE
Nascimento: 23/04/1928, Santa Monica, California, Estados Unidos
Filiação: George Francis Temple e Gertrude

Casamento: John Agar (19/09/1945 a 05/12/1949, divórcio): filha Linda Susan; Charles Alden Black (16/12/1950 a 04/08/2005, viúva): filhos Charles (24/04/1952) e Lori (09/04/1954)
Falecimento: 10/02/2014, em sua casa, Woodside, California, Estados Unidos
Causa: Natural
Cantora, dançarina e atriz cinematográfica (estréia em "The Red Haired Alibi", 1932) e de TV (estréia em "Shirley Temple Theatre", 1958); tida como a "Namoradinha da América", começa a carreira aos 3 anos e aos 6 já é uma estrela; por 5 anos é campeã de bilheteria e salva a FOX da falência durante a Grande Depressão; destaca-se em filmes como "Little Miss Parker" (1934), "Dimples" (1936), "Honeymoon" (1947), etc; OSCAR juvenil pela contribuição ao cinema (1934); último filme: "A Kiss for Corliss" (1949); último trabalho: "The Red Skelton Hour" (1963, seriado de TV); tem uma estrela na Calçada da Fama (1500 Vine Street, desde 08/02/1960); aposenta-se aos 21 anos (1949), dando adeus à fama, à mãe dominadora, a um casamento fracassado e a filmes medíocres; atuante do Partido Republicano, faz campanha para Richard Nixon, trabalha na Casa Branca (1967), representa o país na ONU e é embaixadora em Gana (1974 a 1976) e Tchecoslováquia (1989 a 1992).



CLÁUDIA BARROSO FAZ 82 ANOS
Cláudia Barroso
 
AMÉLIA ROCHA BARROSO

Nascimento: 23/04/1932, Pirapetinga, Minas Gerais, Brasil
Casamento: Tem um relacionamento com o cantor Waldick Soriano
Cantora e compositora popular; começa a carreira nos anos 1960; primeira gravação: compacto "Nenhum de Vocês" e "Dio, Come ti Amo!"; destaca-se como jurada do programa "Silvio Santos" (início dos anos 1970, TV GLOBO); sucesso com canções como "Ah Se Eu Fosse Você", "Quem Mandou Você Errar", "Por Deus Eu Juro", etc; morando em Fortaleza (Ceará), faz shows por todo o país.


LÉO JAIME FAZ 54 ANOS
Leo Jaime
LEONARDO JAIME
Nascimento: 23/04/1960, Goiânia, Goiás, Brasil
Casamento: Daniela Analia Smith (filho Davi, 24/02/2008)
Cantor e compositor "pop"; participa da banda "João Penca & Seus Miquinhos Amestrados"; autor de "As 7 Vampiras", "Sessão da Tarde", "Gatinha Manhosa", etc; sucesso nos anos 1980, faz incursões como ator na TV e teatro e como articulista de jornais e revistas.









AKRIT JASWAL FAZ 21 ANOS

Akrit Jaswal
AKRIT JASWAL
Nascimento: 23/04/1993, Himachal Pradesh, Índia
Sensitivo; desde cedo demonstra suas faculdades parapsicológicas: começa a falar no 10º mes de idade, escreve e lê aos 2 anos; aos 5 lê poesias e peças de Shakespeare e interessa-se por livros de Medicina, Anatomia e Cirurgia, discursando sobre esses assuntos aos 6; com memória fotográfica e QI 146 (Quociente de Inteligência), torna-se cirurgião aos 7 anos (2000); estuda na Punjab University (2004) e, depois, na Harvard University (Zoologia e Botânica); pesquisa a cura do câncer e AIDS.
UM POUCO MAIS:
Vc sabe quem é Akrit Jaswal? Esse é o nome do menino indiano, considerado um prodígio, com QI acima da média e dono de uma memória incrível. 
Ele começou a falar muito bem com menos de um ano de idade. Aos cinco, já lia Shakespeare e, hoje, com 20, é atuante na Medicina, de uma forma inusitada.

Akrit Jaswal é um incrível menino indiano que faz cirurgias inacreditáveis desde seus 7 anos de idade. Filho de família pobre, nasceu em Himachal Pradesh, na Índia no dia 23 de abril em 1993.

Esse gênio indiano começou a falar aos 10 meses e aos seus 5 anos de idade já gostava de livros, começando a ler aos 2 anos de idade o garoto que gostava de poesia, vira fã dos livros de medicina e anatomia.
Com uma incrível memória fotográfica, Akrit Jaswal aos 6 anos de idade já debatia com médicos, complexos temas da medicina. Ele memorizou de cabeça dezenas de tratados médicos de medicina, anatomia, fisiologia e cirurgia, que são difíceis de ler até mesmo para os Especialistas veteranos destas áreas !

Difícil de acreditar que um menino, aos seus 7 anos, tenha feito sua primeira cirurgia, realizada no Hospital de Himachal. A cirurgia foi filmada e o menino médico corrigiu os dedos de uma menina que havia se queimado. 

Diante do fato, o garoto gênio passou a ser estudado pelos cientistas, que logo constataram um QI surpreendente de 146. Aos 11 anos ele começou a estudar na Punjab University.

Camponeses sem recursos, os pais da criança não tinham a quem recorrer. Decidiram confiar em Akrit.

A operação durou uma hora e foi um sucesso! Esta incrível história aconteceu em novembro de 2000. A partir daquele dia, Akrit ficou conhecido na região como o pequeno gênio da índia.

Nunca se sabe de onde sairá um gênio. Akrit nasceu num vilarejo pobre, sem estrutura alguma. A escola mais próxima ficava a quase 500 km dali. Mas isso nunca foi um problema.

A mãe de Akrit conta que aos dez meses, o filho já andava e falava com habilidade. Aos dois anos, aprendeu sozinho a escrever. Aos cinco, lia clássicos da literatura.

Em uma coisa, o pequeno gênio é absolutamente igual aos amigos. Adora uma farra.

Mas a genialidade exige dedicação. A maior parte do tempo, Akrit devora tratados da medicina. Os livros são presentes do pai, que dedicou a vida para investir nos interesses do filho. E conseguiu até que o menino acompanhasse dezenas de cirurgias nos hospitais da região. O que era um hobby virou obsessão.

“Quero acabar com os gritos, a dor e o sofrimento humanos,” diz ele.

Akrit Jaswal o menino cirurgião da Índia, estudou em Harvard nos Estados Unidos, em paralelo com seus estudos autodidáticos em medicina ele fez outros cursos na área da saúde e bacharelado em Botânica e Zoologia.

O Sonho de Akrit é encontrar a Cura definitiva para o Câncer e a AIDS, pois ele declara em suas palestras que já possui milhares de idéias extremamente criativas para a renovação completa da Medicina atual e para o Tratamento do Câncer.

Akrit Jaswal é visto na Índia como o grande Mahatma reencarnado, e considerado como uma das crianças mais evoluídas com super inteligência do mundo. Esse menino indiano é realmente uma mente brilhante na medicina e trará, com certeza, muitos avanços na área da saúde.
Fonte: 
http://www.vocerealmentesabia.com/2013/01/akrit-jaswal-o-menino-medico-da-india.html




IN MEMORIAM
LEMBRANDO OLGA BENÁRIO
Olga Benário
 OLGA GUTMANN BENÁRIO

Nascimento: 12/02/1908, Munique, Império Alemão (atual Alemanha)

Filiação: Leo Benário (advogado) e Eugénie; família judia de classe média
Casamento: Luis Carlos Prestes (1934 a 23/04/1942, sua morte); filha: Anita Leocádia (27/11/1936); antes, tem um relacionamento com o militante comunista Otto Braun (até 1931)
Falecimento: 23/04/1942, Campo de Concentração de Bernburg, Terceiro Reich, Alemanha
Causa: Executada na câmara de gás do campo de concentração

Militante política; entra para o KJVD (Liga Juvenil Comunista da Alemanha, 1923) e muda-se para Berlim, destacando-se no assalto à prisão de Moabit para libertar seu namorado; exila-se na União Soviética, onde recebe treinamento político-militar na Escola Lenin; graduada pela Komintern (a Terceira Internacional), recebe a missão de atuar numa revolução comunista no Brasil, vindo como mulher de Luis Carlos Prestes (anos 1930); após a fracassada Intentona Comunista (1935), é presa com Prestes (03/1936), grávida de 7 meses, sendo deportada pelo governo de Getúlio Vargas para o regime nazista.

Olga Benário Prestes
Nascimento12 de fevereiro de 1908
Munique, Alemanha
Morte23 de abril de 1942 (34 anos)
Bernburg, Alemanha
NacionalidadeAlemanha alemã(o)
CônjugeLuís Carlos Prestes (1934-1942)
OcupaçãoMilitante política
 
Olga Benário no momento da sua prisão no Brasil, em 1936
 http://pt.wikipedia.org/wiki/Olga_Ben%C3%A1rio_Prestes 






















Nenhum comentário:

Postar um comentário