>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

02/02/2015 - segunda-feira - SALVE YEMANJÁ, RAINHA DO MAR...

02/02/2015 - segunda-feira


DIA DE YEMANJÁ - SENHORA DAS ÁGUAS - YEMANJÁ é considerada mãe de todos os demais ORIXÁS OGUM, XANGÔ, OBÁ, OXOSSI e OXUM que nasceram de caso ilícito que teve com IFÁ. NANÃ como vimos, é mãe de OMULU e OXUMARÉ. YEMANJÁ, por sua vez, filha de OLODKUN, ORIXÁ masculino em BENIN, ou feminino em IFÉ, sempre do mar. No Brasil, é muito venerada, e seu culto tornou-se quase independente do CANDOMBLÉ. É representada como uma sereia de longos cabelos pretos.
Gosta muito de flores e é costume oferecer-lhe sete rosas brancas abertas, que são jogadas ao mar para agradecimento.
0 tipo psicológico dos filhos de YEMANJÁ é imponente, majestoso e belo, calmo, sensual, fecundo e cheio de dignidade e dotado de irresistível fascínio (o canto da sereia).
As filhas de YEMANJÁ são boas donas de casa, educadoras pródigas e generosas, criando até os filhos de outros (OMULU).
Rege a maternidade, e é a mãe dos peixes que representam fecundidade. Seu dia é sábado.
No Brasil, a orixá goza de grande popularidade entre os seguidores de religiões afro-brasileiras, e até por membros de religiões distintas.
Em Salvador, ocorre anualmente, no dia 2 de fevereiro, a maior festa do país em homenagem à "Rainha do Mar". A celebração envolve milhares de pessoas que, trajadas de branco, saem em procissão até ao templo-mor, localizado próximo à foz do rio Vermelho, onde depositam variedades de oferendas, tais como espelhos, bijuterias, comidas, perfumes e toda sorte de agrados.
Saravá Iemanjá
Odoiá
Axé de paz e luz!
(saiba mais: http://www.mulhernatural.hpg.ig.com.br/trablux/iemanja.htm)


..............................................................................................................................................


DIA DE Nossa Senhora dos Navegantes (Nossa Senhora das Candeias) - A designação Nossa Senhora dos Navegantes (ou Senhora das Candeias), originou-se no século XV, com a navegação dos europeus, especialmente dos portugueses.
Aqueles que viajavam, pediam proteção à Nossa Senhora, para retornarem salvos à pátria.
Nossa Senhora das Candeias é a padroeira dos alfaiates e das costureiras.
(saiba mais: http://cantinhodasoracoes.blogspot.com/2010/02/hoje-e-dia-da-senhora-das-candeias.html


.................................................................................................
Dia da Apresentação do Senhor - celebração da Igreja Católica para comemorar a apresentação do Menino Jesus no Templo, por seus pais, Maria e José, a fim de que ele fosse oferecido ao Criador
Quarenta dias depois do Natal, a Igreja hoje revive o mistério da Apresentação de Jesus no Templo.
O Menino, que Maria e José levam com emoção ao Templo, é o Verbo encarnado, o Redentor do homem da história.

Apresentação do Senhor
Vitral na Igreja de São Nicolau em Örebro, na Suécia.

..........................................................................................

Nossa Senhora da Luz
Virgem do Carvoeiro.jpg
Imagem de Nossa Senhora da Luz do século XVI
Nossa Senhora das Candeias, da Candelária, da Apresentação e da Purificação.
Venerada pelaIgreja Católica
Principal igrejaIgreja de Nossa Senhora da Luzem Lagoa, Algarve
Festa litúrgica2 de fevereiro
AtribuiçõesVelas benditas
FESTA DA CANDELÁRIA (ou PURIFICAÇÃO DA VIRGEM) - A festa da Apresentação de Jesus no Templo também conhecida como festa da Candelária ou Festa da Purificação da Virgem celebra um episódio da vida de Jesus. Na Igreja Católica Romana, a apresentação é uma festa celebrada em 2 de fevereiro e é o quarto Mistério Gozoso do Santo Rosário. Na  Igreja Ortodoxa Oriental, é uma das doze Grandes Festas, e é muitas vezes chamada Hypapante (lit., 'Encontro'). Em muitas igrejas de litúrgia ocidental a festa da "Apresentação" marca o fim da época da Epifania. Na Igreja da Inglaterra, a "Apresentação de Cristo no Templo" (Candelária) é a principal festa celebrada quer, em 2 de fevereiro ou no domingo entre 28 de janeiro e 3 de fevereiro. (saiba mais: http://pt.wikipedia.org/wiki/Nossa_Senhora_da_Luz )
..........................................................................................

Dia Mundial da Vida Consagrada ou "World Day for Consecrated Life" - comemorado desde 1997 pela Igreja Católica Apostólica Romana, cuja liturgia celebra a experiência de Maria, Mãe de Jesus, que, em obediência à lei de Deus em seu tempo, foi ao Templo passados quarenta dias do nascimento do Salvador, para apresentá-lo ao Pai, e cumpriu o rito da própria purificação. (datascomemorativas.net). 
..........................................................................................

Dia do Crepe ou Panqueca Francesa ou "Journée La Chandeleur" - comemoração de franceses relacionada com o "Dia de Nossa Senhora da Candelária", na data da celebração da purificação da Virgem Maria e da apresentação do menino Jesus no Templo e com a tradição de se oferecer crepes, a partir da crença que se você pudesse pegar o crepe com uma frigideira depois jogá-lo no ar com a mão esquerda, segurando uma moeda de ouro em sua mão direita, então você teria grandes chances de ficar rico naquele ano. (datascomemorativas.net). 
 ..........................................................................................

MITILOGIA CELTA - FESTIVAL DE LUGHNASADH - Na Wicca são celebrados os festivais de Lughnasadh no hemisfério sul e Imbolc no hemisfério norte.
Lughnasadh é também conhecido como Lammas ou Festival da Primeira Colheita. Dia sagrado no paganismo, tendo origem principalmente Celta. Celebrado no dia 2 de Fevereiro no hemisfério Sul e no dia 1º de Agosto no hemisfério Norte.
Lughnasad= pronuncia-se Lunasá.
Lammas= pronuncia-se Lamas.
É importante lembrar que os Sabás não são originários da Wicca. São comemorações muitos mais antigas do que essa religião que apareceu por meados da década de 50, que agregou essas, e outras características a sua doutrina.(saiba mais:http://pt.wikipedia.org/wiki/Lughnasadh)


..........................................................................................

Dia Mundial das ZONAS HÚMIDAS - Em comemoração aos 40 anos da Convenção das Zonas Úmidas, foi anunciado nesta segunda-feira (31) o primeiro lugar para Gestão Sustentável de Sítios Ramsar nas Américas para a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, no Amazonas. O prêmio será entregue no dia 2 de fevereiro, em Huatulco, México, quando se comemora o Dia Mundial das Zonas Úmidas. Representantes dos países das Américas, entre eles o Ministério do Meio Ambiente, estão reunidos no México para simpósios temáticos, com a apresentação de atividades desenvolvidas nos Sítios Ramsar em cada país. (saiba mais: http://noticias.ambientebrasil.com.br/clipping/2011/02/01/65899-brasil-ganha-premio-no-dia-mundial-das-zonas-umidas.html
..........................................................................................
DIA DO AGENTE FISCAL da Receita Federal.


..........................................................................................
Dia Mundial das Viúvas ou "World Widows Day" - comemorado em louvor a Santa Joanna de Lestonnac, que faleceu em 2 de fevereiro de 1640 e que é tida na conta de padroeira das viúvas. Fonte: http://diasde.com/2-de-fevereiro/#ixzz2JeRztTii

Santa Joana de Lestonnac
Santa Joana de Lestonnac
Fundadora da Companhia de Maria
Nascimento 27 de Dezembro de 1556 em Bordéus, França
Morte 2 de fevereiro de 1640
Veneração por Igreja Católica
Beatificação 23 de setembro de 1900 por Papa Leão XIII
Canonização 15 de maio de 1949 por Papa Pio XII
Festa litúrgica 15 de maio
Padroeiro vítimas de abuso; pessoas rejeitadas em ordens religiosas; viúvas
Nasceu num período em que a Igreja Católica vivia grandes conflitos. Seu pai, Richard de Lestonnac, um católico fervoroso e membro do Parlamento de Bordéus, era conselheiro do rei da França; sua mãe, Jeanne Eyquem, de confissão calvinista, era irmã do filósofo humanista Michel de Montaigne (1533-1592). Casou-se em 1572 com Gaston de Montferrand, com o qual conviveu até 1602 e teve sete filhos. Quando viúva, após perder dois de seus filhos, Joana de Lestonnac entrou para o mosteiro cisterciense em Toulouse, mas, por problemas de saúde, não pôde continuar na vida monástica. Voltou para Bordéus e, mais tarde, fundou a Companhia de Maria com o objetivo de avançar o catolicismo através do ensino.
Em 19 de setembro de 1834 Joana de Lestonnac foi declarada venerável.

COMPANHIA DE MARIA: A ordem que fundou recebeu aprovação pontifícia em 7 de abril de 1607. Hoje a Companhia de Maria marca presença em 26 países, mantendo diversas instituições de ensino, inclusive no Brasil. (wikipedia)

..........................................................................................
NA HISTÓRIA:
02/02/1892 - Abertura do Porto de santos, o maior do Brasil.
 ..........................................................................................

PARABÉNS AOS ANIVERSARIANTES DE 02/02/2015 - Amigos do Facebook: ouça uma homenagem pela 92.5 FM, as 10, 12, 18 e 20 horas no programa Paixão sertaneja ou pelo site... Felicidades, Vanisa e Domênico (em memória)

Segunda, 2 de fevereiro

fazendo 45 anos de idade

fazendo 93 anos de idade

fazendo 25 anos de idade

fazendo 51 anos de idade

fazendo 70 anos de idade

fazendo 25 anos de idade

fazendo 45 anos de idade

fazendo 39 anos de idade

fazendo 32 anos de idade

fazendo 42 anos de idade

fazendo 29 anos de idade



fazendo 26 anos de idade

fazendo 40 anos de idade

fazendo 24 anos de idade
 -
Jayme Carmona
..................................................................................................

Aniversariantes 02 de fevereiro (menos famosos)      
www.projetovip.net
HÁ 68 ANOS NASCIA FARRAH FAWCET
Farrah Fawcett

MARY FARRAH LENI FAWCETT Nascimento: 02/02/1947, Corpus Christi, Texas, Estados Unidos Filiação: James Fawcett e Pauline Evans Casamento: Lee Majors (28/07/1973 a 16/02/1982, divórcio); tem um filho - Redmond - com Ryan O'Neal (com quem vive 17 anos) Falecimento: 25/06/2009, 9:30 h (hora local), Hospital Saint John, Santa Barbara, California, Estados Unidos Causa: Câncer retal (diagnosticado em 09/2006, estava internada desde o início da semana) Modelo e atriz cinematográfica (estréia em "Un Homme qui me Plaît", 1969) e de TV (estréia em "Mayberry R.F.D.", 1969); destaca-se em filmes como "Logan's Run" (1976), "Saturn 3" (1980), "The Cannonball Run" (1981), etc. e em seriados de TV como "Harry O" (1974), "The Six Million Dollar Man" (1974), "The Guardian" (2002), etc; pousa para a revista "Playboy" (12/1995, sendo até hoje a segunda maior vendagem); sucesso com a personagem JILL MUNROE do seriado de TV "Charlie's Angels" (1976 a 1980, 29 episódios); padrão da beleza americana na década de 1970, transformada em poster vende mais de 12.000.000 de cópias em todo o mundo (nenhuma outra "pin-up" consegue tal feito); indicada ao GOLDEN GLOBE de Atriz de TV por "Charlie's Angels" (1976), "The Burning Bed" (1984), "Nazi Hunter: The Beate Klarsfeld Story" (1986), "Poor Little Rich Girl: The Barbara Hutton Story" (1987) e "Small Sacrifices" (1989) e de Atriz de Filme por "Extremities" (1986); tem uma estrela na Calçada da Fama (7051 Hollywood Boulevard).


........................................................................................

LUIS GUSTAVO FAZ 75 ANOS

Luís Gustavo

LUÍS GUSTAVO SÁNCHEZ BLANCO Nascimento: 02/02/1940, Gothemburg, Västra Götalands Iän, Suécia Filiação: Luís Amador Sanches (diplomata espanhol) e Helena Blanco Casamento: Mila Moreira (divórcio); Desirée Vignolli (divórcio): filha Jessica Ator de TV (estréia em "Segundos Fatais", 1953), cinema (estréia em "O Sobrado", 1956) e teatro; começa na TV como contra-regra (levado por seu cunhado Cassiano Gabus Mendes); destaca-se em novelas como "O Sorriso de Helena" (1964, TV TUPI), "Te Contei" (1978, TV GLOBO), "O Beijo do Vampiro" (2002, TV GLOBO), etc. e filmes como "Casinha Pequenina" (1963), "Amada Amante" (1978), "As Aventuras de Mário Fofoca" (1982), etc; sucesso com seu personagem BETO ROCKFELLER na telenovela homônima da Rede TUPI (1968).




........................................................................................



CRISTINA LOBO FAZ 57 ANOS

Cristiana Lobo

CRISTIANA DOS SANTOS MENDES LOBO Nascimento: 02/02/1958, Goiânia, Goiás, Brasil Jornalista; estuda Comunicação Social na UFG (Universidade Federal de Goiás) e começa a escrever para "Folha de Goiás", fazendo estágio na editoria de política (1978); vai para a sucursal da GLOBO em Brasília (1979 a 1981), cobrindo vários Ministérios; acompanha o Congresso Nacional (1984 a 1986) e torna-se assistente de Tereza Cruvinel, passando a escrever a coluna "Panorama Político" do "O Globo"; trabalha com Ricardo Boechat (1992) e assume uma coluna no jornal "O Estado de São Paulo" (1992 a 1998); apresenta o programa "Fatos e Versões" na GLOBO NEWS, tratando dos bastidores de Brasília; conhecida por "Loba" nos meios jornalísticos.



........................................................................................




LENINE FAZ 56 ANOS

Lenine

OSWALDO LENINE MACEDO PIMENTEL
Nascimento: 02/02/1959, Recife, Pernambuco, Brasil
Músico (violonista), cantor e compositor popular; primeiro álbum: "Baque Solto" (1983); sucessos como "Tudo por Acaso", "O Que Você Faria", "Meu Amanhã", etc.



........................................................................................








PAULA BURLAMAQUI FAZ 48 ANOS

Paula Burlamaqui

ANNA PAULA BURLAMAQUI SOARES Nascimento: 02/02/1967, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil Filiação: Mauro Malta Soares Atriz de teatro, TV (estréia em "O Sexo dos Anjos", 1989) e cinema (estréia em "Paixão Perdida", 1998); "sexy-symbol", eleita "Garota do Fantástico" (1987), é capa da "Playboy" (1996); destaca-se em filmes como "Procuradas" (2004), "Meteoro" (2007), "Reis e Ratos" (2012), etc. e novelas das redes GLOBO e BANDEIRANTES como "América" (2005), "A Favorita" (2009), "Cama de Gato" (2009), etc; atua em 22 telenovelas (1989 a 2012).




........................................................................................



LATINO FAZ 46 ANOS

Latino

ROBERTO SOUZA ROCHA
Nascimento: 02/02/1969, Maria da Graça, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Filiação: Pai fotógrafo e mãe comerciária
Casamento: Isabel Cristina, advogada (1996 a 1997): filha Dayana; Jucinéia de Oliveira (1999): filha Amanda; Kelly Key (1998 a 2002, divórcio): filha Suzanna (2002); Roselma Severina de Souza (2002): filho Victor Hugo; Mirella Santos (2004); Rayanne Morais
Cantor e compositor "pop"; vive ilegalmente nos Estados Unidos (1989 a 1993); destaca-se na "dance music" onde suas letras ocupam uma faixa entre a juvenilidade descerebrad e a simples baixaria; sucesso com músicas como "Me Leva" (1993), "Tô Nem Aí" (2003, que vira refrão nacional), "Festa no Apê" (2004), etc; viciado em apostas de turfe e depressivo, é responsáve por revelações como o grupo "funk" "Bonde do Tigrão" (2000), a cantora Kelly Key (2002) e a gaúcha Luka (2003); cultuador do 12, tatuado em seu braço, procura marcar eventos importantes em datas com esse número.





........................................................................................



SHAKIRA FAZ 38 ANOS

Shakira

SHAKIRA ISABEL MEBARAK RIPOLL
Nascimento: 02/02/1977, Barranquilla, Colombia
Filiação: William Mebarak Chadid e Nidia del Carmen Ripolli Torrado
Casamento: Tem um relacionamento de 11 anos com Fernando de La Rua, filho de um ex-presidente argentino (2000 a 2011); tem um relacionamento com o jogador de futebol Gerard Piqué (2012)
Musicista (violonista, guitarrista, gaitista e baterista) e cantora de "rock" e "latin pop"; sucesso com canções como "Despedida", "Hay Amores", "Pienso en Ti", etc; autora de músicas como "Las de la Intuición", "Hips Don't Lie", etc; primeiro disco: "Magia" (1991); cria a Fundacion Pies Descalzos (1997, entidade assistência de crianças carentes) e a Fundacion ALAS (America Latina en Acción Sociale, com outras personalidades); é uma das maiores vendedoras de CDs da década 2000.
"As mulheres são todas iguais. São cheias de botões, milhões de botões. Já os homens só têm o de ligar e desligar. Eles precisam apenas de comida."



........................................................................................





IN MEMORIAM - 

2 de fevereiro de 1997: morre Chico Science, ananauê

Adeus a Chico Science. Jornal do Brasil: 4 de fevereiro de 1997

Francisco de Assis França, o Chico Science, 30 anos, teve sua trajetória precocemente abortada ao morrer em um acidente de carro. O veículo que dirigia chocou-se contra um poste na rodovia Complexo de Salgadinho, a oito quilômetros da capital pernambucana.

Com nome de santo, Chico Science tornou-se profeta de uma nova miscigenação musical. Líder da banda Nação Zumbi, foi um dos mais conhecidos artista do movimento mangue bit – resultante da fusão dos ritmos tradicionais da cultura nordestina como o maracatu e o coco, com o rock e o reggae.
Durante seu funeral, Chico ganhou uma emocionante homenagem do seu grande professor de cultura popular, o Mestre Salustiano. Líder do Maracatu Piaba de Ouro, um dos mais tradicionais de Recife, levou 12 cablocos do bloco, vestidos com seus mantos bordados e tocando as lanças - uma espécie de berimbau. Durante 15 minutos eles dançaram fazendo círculos em volta do corpo e das centenas de coroas enviadas por fãs e amigos. O público se amontoava e cantava as canções de Chico, como o Maracatu Atômico, um dos sucessos do cantor e de seu grupo.

"Ananauê, Chico"! gritavam. Estima-se que mais de dez mil pessoas tenham passado pelo Centro de Convenções do Recife para se despedir do músico.

O então governador Miguel Arraes decretou luto oficial por três dias. "Era um jovem que desapareceu bruscamente. Ele ainda tinha muito o que fazer, embora já tivesse feito muito", comentou. Mas a morte dele não ai acabar como movimento Mangue.

Este samba é misto de Maracatu
A fusão rock-raízes está no ar desde Jorge Benjor, consolidando-se na tropicália, no mineiro Clube da Esquina e no experimentador Jorge Mautner. Depois veio uma geração de nordestinos – de Alceu Valença e Belchior, a Novos Baianos, Fagner, Geraldo Azevedo e Zé Ramalho. Quase duas décadas depois, despontava do Pernambuco, berço do maracatu, o movimento mangue bit, capitaneado pelos grupos Chico Sciense & Nação Zumbi e Mundo Livre S A que puseram a capital pernambucana de volta ao mapa cultural do país. (http://www.jblog.com.br/)
Chico Science
 FRANCISCO DE ASSIS FRANÇA
Nascimento: 13/03/1966, Recife, Pernambuco, Brasil
Falecimento: 02/02/1997, divisa de Olinda e Recife, Pernambuco, Brasil
Causa: Acidente rodoviário
Cantor e compositor popular; um dos principais colaboradores do movimento "Manguebeat (início dos anos 1990) e líder da banda CHICO SCIENCE & NAÇÃO ZUMBI; primeira gravação: "Da Lama ao Caos"; participa das bandas ORLA ORBE e LOUSTAL de "soul", "funk" e "hip hop".

.....................................................................................





Nenhum comentário:

Postar um comentário