>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

16/02/2015 - segunda-feira - LEMBRANDO DE JÂNIO QUADROS...

16/02/2015 - segunda-feira



HÁ 23 ANOS MORRIA JÂNIO QUADROS

Jânio Quadros recém-empossado Prefeito de São Paulo, após derrotar Fernando Henrique nas urnas, abre pela primeira vez seu gabinete à imprensa.
Jânio Quadros

JÂNIO DA SILVA QUADROS
Nascimento: 25/01/1917, Campo Grande, Mato Grosso (atual Mato Grosso do Sul), Brasil
Filiação: Gabriel Nogueira Quadros (médico) e Leonor Silva (dona-de-casa)
Casamento: Eloá do Valle (filha Dirce Tutu)
Falecimento: 16/02/1992, São Paulo, São Paulo, Brasil
Causa: Após uma seqüência de 3 derrames cerebrais
Professor e político; estuda Direito na Faculdade do Largo de São Francisco (São Paulo), torna-se professor de Português; faz carreira política em São Paulo, no PDC (Partido Democrata Cristão), PTN (Partido Trabalhista Nacional) e PTB (Partido Trabalhista Brasileiro); entra para a Maçonaria (1946, loja Libertas) e é eleito Vereador (1948 a 1950); Deputado Estadual mais votado (1951 a 1953); Prefeito (08/04/1953 a 06/07/1954 e 01/01/1986 a 01/01/1989) e Governador (31/01/1955 a 31/01/1959); cria o Complexo Penitenciário do Carandiru); Deputado Federal pelo Paraná (1958, não assume o mandato); populista e histriônico, é conhecido como o "Homem da Vassoura", tornando-se o 22* Presidente pela UDN (União Democrática Nacional) com a maior votação até então (31/01/1961 a 24/08/1961, quando renuncia após 7 meses); é o primeiro Presidente a tomar posse em Brasília e único maçom pós Getúlio Vargas; aumenta o expediente dos servidores públicos, reduz o orçamento das Forças Armadas e das embaixadas, tabela o preço do arroz e do feijão, combate os monopólios, desvaloriza a moeda, restabelece relações diplomáticas com a União Soviética, condecora Che Guevara com a Grã Cruz da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul (19/08/1961), proibe maiô nos concursos de Miss, lança-perfume, briga de galo, corridas de cavalo em dias úteis e veiculação de comerciais no cinema; cria reservas indígenas como o Parque Nacional do Xingu e rompe com Carlos Lacerda; falando português impecavelmente, moralista e mulherengo, volta à Prefeitura paulista (1985).

                     Frases polêmicas de Jânio Quadros
“Bebo-o porque é líquido, se fosse sólido comê-lo-ia”
- Nota-se o uso da mesóclise, recurso da língua portuguesa pouco usado no Brasil 
“Desinfeto porque nádegas indevidas se sentaram nela.”
-Eleito prefeito de São Paulo (1985), sobre a cadeira na qual o outro candidato, Fernando Henrique Cardoso, se sentara na véspera das eleições.
“Mentira! O som não se propaga no vácuo!”
- Num debate à presidência, Jânio estava passando um sermão a um presidenciável quando ele interrompeu: “Pode falar, suas palavras entram por um ouvido e saem pelo outro!” 
“Intimidade gera aborrecimentos ou filhos. Como não quero aborrecimentos com a senhora, e muito menos filhos, trate-me por Senhor.” 
- Quando interpelado por uma jornalista a respeito de sua opinião sobre os homossexuais e foi chamado de “você”.
"Se o Criador desejasse que dos seus filhos uns só fossem criados para trabalhar e outros só para comer, tê-los-ia feito: uns, só com braços e, outros, só com boca."

UM POUCO MAIS:

Jânio Quadros 


"Varre, varre, vassourinha. Varre, varre a bandalheira, que o povo já está cansado de sofrer desta maneira. Jânio Quadros é a esperança deste povo abandonado." (Jingle da campanha eleitoral de Jânio Quadros)

           Jânio Quadros, embora tivesse tido um curto governo, revolucionou as relações exteriores do Brasil. Sua administração foi formulada numa política externa independente que focou intrinsecamente a defesa da paz, coexistência pacifica e desarmamento geral progressivo. Quando Jânio assumia a presidência, o país passava por uma crise, onde a massa eleitoral buscava soluções para os problemas mais graves: inflação, baixos salários e indevidamente externo.
         
         Durante o período que assumiu o estado, definiu as diretrizes gerais e regionais em quinze pontos, sendo eles:
01) Respeito aos com compromissos e a posição tradicional do Brasil ao mundo livre;
02) Ampliação dos contatos com todos os países inclusive os do mundo socialista;
03)Contribuição constante e objetiva à redução das tensões internacionais quer o plano regional, quer mundial;
04) Expansão do comércio externo brasileiro;
05) Apoio decidido ao ante colonialismo;
06) Luta contra o subdesenvolvimento econômico;
07) Incremento das relações com a Europa, em todos os planos;
08) Reconhecimento e atribuição da devida importância aos interesses e aspirações comuns ao Brasil e as nações da África e da Ásia;
09) Estabelecimento e estreitamento de relações com os estados africanos;
10) Fidelidade ao sistema interamericano;
11) Continuidade e intensificação da Operação Pan Americana;
12) Apoio constante ao programa e associação do Livre Comercio Latino Americano;
13)A mais intima e completa cooperação com as republicas irmãs da America Latina em todos os planos; 
14)Relações de sincera colaboração com os Estados Unidos, em defesa do progresso democrático e social das Américas;
15) Apoio decidido e ativo a Organização das Nações Unidas, para que ela se constitua na garantia efetiva e incontestável da paz internacional e da justiça econômica.
          Diferentemente do governo de Dutra, com um realinhamento com os Estados Unidos, a nova política instituída pelo então presidente, defendia o não alinhamento. Acreditava-se assim que o país alcançaria certo grau de desenvolvimento.
           Segundo Jânio Quadros, se a nação,  não se alinhasse a nenhum país conseguiria preservar sua liberdade de decisões, mantendo negócios comerciais com qualquer um independente de ideologias. Salientava-se também que o Brasil deveria constituir uma frente, junto com seus vizinhos e as nações afro-asiáticos em prol de combater o subdesenvolvimento e as opressões sofridas.
            É de inteira importância ressaltar, que neste momento histórico, a ideologia socialista, se proliferava no mundo, desafiando os Estados Unidos com seu sistema capitalista. Aproveitando-se disso, Jânio Quadros reiterou a política de Juscelino Kubitschek (Operação Pan Americana), onde alertava aos Estados Unidos, que era de bom senso que o sistema democrático-capitalista mostra-se  sua eficiência, antes que o comunismo o fizesse, principalmente nos países constituintes da America Latina.
            As possibilidades de estabelecer negócios com o extremo Oriente  e do Sudoeste asiático nomeadamente Japão, Ceilão, Índia e Indonésia era extremamente vislumbrada. O distanciamento e os problemas políticos não poderiam ser motivos de desencorajamento. Acreditava-se  que os princípios de autodeterminação e intervenção seriam os norteadores da relações brasileiras com outros países.
            Na presidência de Jânio Quadros, julgou-se que o então apoio que o Brasil dera a ONU era equivocado, pois o país deveria servir de ponte entre África e o Ocidente. A defesa contra o colonialismo e a favor dos interesses nacionais, mantendo relações diplomáticas com os países africanos.
             Jânio Quadros, no pouco tempo de sua gestão foi perdendo o apoio do congresso, com quem tinha péssimas relações, e sendo questionado pelas forças armadas, principalmente após ter condecorado com o título do Cruzeiro do Sul, Ernesto Che Guevara, (líder da revolução cubana) e reatada das relações diplomáticas e comerciais com a União Soviética, não restou outra atitude a Jânio senão a renúncia. Em 25 de agosto de 1961, inesperadamente, o presidente apresentou o documento da renúncia ao congresso, alegando pressões que denominou Forças Ocultas.
             No leito da morte, num hospital, Jânio arrependido confessou ao seu neto que seu verdadeiro intuito ao renunciar a presidência: “Pensei que os militares, os governadores e o povo ocultariam o pedido de renúncia”. Os militares queriam fechar o congresso. Eu poderia ter sido um ditador mas não quis.


A Renúncia de Jânio Quadros

              “Fui vencido pela reação e, assim deixo o governo. Nestes sete meses cumpri o meu dever. Tenho-o cumprido dia e noite, trabalhando infatigalmente sem prevenções nem rancores. Mas baldaram-se os meu esforços para conduzir esta nação pelo caminho de sua verdadeira libertação política e econômica, o único que possibilitaria progresso efetivo e a justiça social a que tem direito a seu generoso povo. Desejei um Brasil para os brasileiros, afrontando neste sonho a corrupção, a mentira e a covardia que subordinam os interesses gerais aos apetites e as ambições de grupos ou indivíduos, inclusive do exterior. Sinto-me, porém, esmagado. Forças terríveis levantam-se contra mim e me intrigam ou informam até com a desculpa da colaboração (...). Retorno agora ao meu trabalho de advogado e professor. Trabalhemos juntos. Há muitas formas de servir nossa pátria.
                   Brasília, 25 de agosto de 1961
                                        
                                                          Jânio Quadros"
(http://pei61a64.weebly.com/jacircnio-quadros.html)

(PRIORE, M. del. Documentos de História do Brasil de Cabral aos anos 90. São Paulo, Scipione, 1997, p. 103.)




NOTA: Não estou aqui para julgar, mas sim para mostrar o homem Jânio Quadros às novas gerações... Vanisa Razuk
................................................................



(16 de fevereiro) -DIA DO REPÓRTER - Na busca pela verdade, o repórter desempenha o trabalho de um verdadeiro investigador. Mas não basta descobrir a informação. É preciso saber contá-la através de uma linguagem clara, objetiva e acessível ao seu público.



................................................................ 
Na Coreia do Norte é comemorado o nascimento de Dia de Kim Jong-il e que viria a exercer a partir de 1994 e por cerca de 17 anos, as funções de Líder Supremo da República Popular Democrática da Coreia do Norte e de Presidente da Comissão de Defesa Nacional da Coreia do Norte, além de Secretário-Geral do Partido dos Trabalhadores da Coreia, que são cargos máximos em âmbito militar e político na nação coreana.  
Kim Jong-Il
 KIM JONG IL - (YURI IRSENOVICH KIM)

Nascimento: 16/02/1941, Vyatskoye, Khabarovs Krai, Sibéria, Rússia
Filiação: Kim Il-Sung e Kim Chong-Suk
Casamento: Kim Yong-Suk (divórcio): 4 filhos (inlcuindo uma filha e Kim Jong-un)
Falecimento: 17/12/2011, Coréia do Norte
Causa: Ataque cardíaco (durante uma viagem de trem)
Político; radicado na China durante a Guerra da Coréia, retorna e entra para o PC (Partido Comunista) norte-coreano; membro do Politburo, torna-se Ministro da Cultura e Chefe de Operações contra a Coréia do Sul; Comandante-Supremo das Forças Armadas norte-coreanas (1991), torna-se Presidente-ditador por 17 anos (08/07/1994 a 17/12/2011, sua morte); excêntrico e com fama de "playboy", possui uma coleção de mais de 20.000 filmes, sendo fã confesso dos gêneros terror e faroeste; retoma os testes nucleares e do lançamento de mísseis de longo alcance (2006 e 2009); sofre de problemas cardíacos e diabetes, além de ter um ataque de apoplexia (2008).
......................................................................................................

HISTÓRIA:

 
16/02/1896 - Primeira publicação da tira Yellow Kid no New York Journal, pioneiro da história em quadrinhos, obra de Richard Fenton Outcault.
....................................................................


16/02/1908 - O Presidente do Brasil Affonso Penna inaugura um trecho com quatro estações da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, em 1908.

................................................................ 


PARABÉNS AOS ANIVERSARIANTES DE 16/02/2015 - Amigos do Facebook: ouça uma homenagem pela 92.5 FM, as 10, 12, 18 e 20 horas no programa Paixão sertaneja ou pelo site... Felicidades, Vanisa e Domênico (em memória)
SEGUNDA, 16 DE FEVEREIRO

fazendo 49 anos de idade

fazendo 40 anos de idade

fazendo 35 anos de idade

fazendo 54 anos de idade

fazendo 25 anos de idade

fazendo 37 anos de idade

fazendo 23 anos de idade
 

fazendo 34 anos de idade

fazendo 62 anos de idade
..................................................................

Aniversariantes 16 de fevereiro - (menos famosos):
www.projetovip.net
IRIS BRUZZI FAZ 80 ANOS
Íris Bruzzi

ÍRIS MARIA BRUZZI DE MEDEIROS
Nascimento: 16/02/1935, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Casamento: Walter Pinto (1954 a 1965, divórcio): filhos Katia (1955) e os gêmeos Álvaro e Walter (1956); Nelson Caruso (divórcio): filho Marcelo (1972); Jorge Doria (por 8 anos, até divórcio)
Vedete e atriz cinematográfica (estréia em "Massagista de Madame", 1958) e de TV (estréia em "É Proibido Amar", 1964); corretora de imóveis nos EUA, destaca-se nas pornochanchadas dos anos 1970, como "Som, Amor e Curtição" (1972), "As Alegres Vigarista" (1974), "Assim era a Pornochanchada" (1978), etc. e em telenovelas como "Jogo da Vida" (1981), "Vale Tudo" (1988), "Belíssima" (2005), etc.
.................................................................................................

ELLEN GRACIE FAZ 67 ANOS
Ellen Gracie
Northfleet
 ELLEN GRACIE NORTHFLEET
Nascimento: 16/02/1948, Rio de Janeiro, Brasil
Filiação: José Barros Northfleet e Helena
Casamento: Ênio Correia Palmeiro da Fontoura (1974 a 11/1988, divórcio): filha Clara (20/06/1976)
Jurista; bacharel (1970, Rio Grande do Sul), Assistente Técnico do Consultor Geral do Rio Grande do Sul (11/10/1971 a 25/10/1973); especializa-se em Antropologia Social (1980); Procuradora da República (05/11/1973); participa da elaboração do Projeto GLIN (Global Legal Information Network) nos Estados Unidos; Ministra do STF (Supremo Tribunal Federal, 23/11/2000, pelo presidente Fernando Henrique) - primeira mulher nomeada; Medalha Moisés Viana do Mérito Eleitoral (2004); Presidenta do STF (15/03/2006), aposenta-se como Ministra da instituição.
.................................................................................................

OSCAR FAZ 57 ANOS
Oscar
OSCAR DANIEL BEZERRA SCHMIDT
Nascimento: 16/02/1958, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil
Filiação: Tem um irmão: Tadeu (jornalista)
Jogador de Basquete, começa em 1975 em Brasília; joga pelo PALMEIRAS/SP (1976), SÍRIO/SP e MONTE/SP, sendo Tri-Campeão paulista, Bi-Braileiro e Mundial Interclubes (1979, com o SÍRIO/SP); na Itália (1982), torna-se ídolo e fica na Europa por 13 anos, retornando para o CORINTHIANS/SP (09/1995); iguala o recorde de Olimpíadas (1996, cinco) do cubano Teófilo Cruz; na Seleção desde 1974; ao encerrar a carreira de 21 anos, tem mais de 1.000 pontos olímpicos e quase 14.000 pela Liga Italiana.

.................................................................................................
BEBETO FAZ 51 ANOS
Bebeto
JOSÉ ROBERTO GAMA DE OLIVEIRA
Nascimento: 16/02/1964, Salvador, Bahia, Brasil
Casamento: Filho Mateus
Jogador de Futebol (atacante) e político; começa no VITÓRIA/BA (1981 a 1983, 1997 e 2000); joga no FLAMENGO/RJ (1983 a 1989 e 1996, 310 jogos e 151 gols), VASCO/RJ (1989 a 1992 e 2000 a 2001, 30 gols), DEPORTIVO LA CORUÑA/ESP (1992 a 1996, 86 gols), SEVILLA/ESP (1997), CRUZEIRO/MG (1997), BOTAFOGO/RJ (1998 a 1999), TOROS NEZA/MEX (1999), GAVILANES TAMPICO/MEX (2000), KASHIMA ANTLERS/JAP (2000) e AL-ITTIHAD/ARAB (2002); medalha de prata nas Olimpíadas de Seul (1988) e bronze em Atltanta (1996); pela Seleção (1985 a 1998), participa das Copas de 1990 (não joga nenhuma partidas) e é Campeão Mundial (1994) e Vice (1998); Campeão Carioca (1986 e 1992) e Brasileiro (1983 e 1989); cria o gesto de ninar ao comemorar um gol (em homenagem a seu recém-nascido filho Mateus); depois de deixar os campos torna-se técnico do AMÉRICA/RJ (2010) e Deputado Estadual pelo PDT-RJ (2011 a 2014, Partido Democrático Trabalhista do Rio de Janeiro); funda o "Instituto Bola Para Frente" (29/06/2000, com Jorginho, em Guadalupe, para resgatar adolescentes para o esporte).

.................................................................................................
CHICO DIAZ FAZ 56 ANOS
Chico Diaz
 FRANCISCO DIAZ ROCHA
Nascimento: 16/02/1959, Cidade do México, México
Filiação: Juan Diaz Bordenave e Maria Candida (filho Antonio, 1995)
Casamento: Sílvia Buarque: filha Irene (03/10/2005); tem ainda um filho: Antônio
Ator de teatro, cinema (estréia em "Chico Rei", 1980) e TV (estréia na novela "Corpo Santo" (1988, Rede Manchete); destaca-se em filmes como "Aventuras de um Paraíba" (1982), "Gabriela, Cravo e Canela" (1983), "Policarpo Quaresma, Herói do Brasil" (1998), etc.
.................................................................................................
VALENTINO ROSSI FAZ 36 ANOS
Valentino Rossi
VALENTINO ROSSI
Nascimento: 16/02/1979, Tavullia, Urbino, Itália
Filiação: Graziano Rossi (piloto motociclista) e Stefania
Piloto motociclista; começa a correr de Kart (1984), sendo campeão regional (1990); muda para as minimotos e vence 16 corridas regionais (1991); estréia no mundial de motos com APRILIA (1996, na 125cc, pela SCUDERIA AVG); 9 vezes campeão mundial: 125 cc (1997, APRILIA da NASTRO AZURRO), 250 cc (1999, APRILIA da GRAND PRIX RACING), 500 cc (2001, HONDA da NASTRO AZURRO), MotoGP 2002 e 2003 (HONDA da REPSOL), 2004 (YAMAHA da GAULOISES FORTUNA), 2005 (YAMAHA da GAULOISES) e 2008 e 2009 (YAMAHA da FIAT); até 2011 tem um cartel de 258 largadas, 105 vitórias, 175 pódios, 59 poles e 86 melhoers voltas; vive em Londres devido a problemas com o fisco italiano (2000 a 20008, Inglaterra); conhecido como "Il Dottore", usa sempre o número 46 (em homenagem ao pai) e é um dos 20 esportistas mais bem pagos do mundo.
.................................................................................................


Nenhum comentário:

Postar um comentário