>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

domingo, 8 de fevereiro de 2015

09/02/2015 - segunda-feira - ARY BARROSO é o nosso homenageado de hoje ...

09/02/2015 - segunda-feira
Ary Barroso
Foto do casamento de Ary Barroso com Yvonne em 26 de fevereiro de 1930
Informação geral
Nome completoAry de Resende Barroso
Nascimento7 de novembro de 1903
OrigemUbá, Minas Gerais MG
Data de morte9 de fevereiro de 1964 (60 anos)
Local de morteRio de Janeiro, Rio de Janeiro RJ
Nacionalidade brasileiro
Gênero(s)MPB, choro, xote, marchinha,foxtrote, samba
Instrumento(s)Piano
Período em atividadec. 1922 - 1964
Outras ocupaçõesCompositor, músico
Gravadora(s)Odeon
Victor
Copacabana
Página oficialAryBarroso.com.br



Documentário sobre a vida e obra do compositor Ary Barroso. Direção de Dimas Oliveira Junior e Luis Felipe Harazim. Realização REDE STV SESC SENAC .

HÁ 51 ANOS, EM 09/02/1964, morria Ary Barroso em pleno CarnavalAry Barroso, 60 anos, faleceu, vítima de cirrose hepática, em pleno domingo de Carnaval, festa cujo prestígio ele ajudou a firmar através de sambas e marchas que o povo entoará a vida inteira. Ary Barroso. Campanella/CPDoc JB

Nascido em 1903, na cidade mineira de Ubá, ficou órfão cedo e foi criado pela tia Rita, que o ingressou no meio musical.

Começou fazendo fundo ao piano nas sessões de cinema mudo. Chegou ao Rio nos anos 20 onde lançou as composições Eu vou à Penha e Vamos deixar de Intimidade. Bem recebidas pela crítica e pelo público, fizeram parte do seu primeiro disco, lançado em 1928.

Exaltou as belezas brasileiras, principalmente a Bahia - terra que cantou e decantou em seus sambas: Terra de IaiáNo tabuleiro da baiana Quando eu penso na Bahia. O reconhecimento maior chegou Aquarela do Brasil. Ary renovou a música popular brasileira, ao incorporar ritmos só conhecidos em instrumentos de percussão. As inovações seguiram nas composições posteriores, como Os Quindins de IaiáMorena boca de ouro e Terra seca, que  invadiram as rádios, na voz de intérpretes como Carmem Miranda e Sílvio Caldas.

O sucesso atravessou fronteiras e a convite de Walt Disney foi para em Hollywood para musicar o filme Você Já Foi a Bahia?. Compôs cerca de 500 músicas sozinho e com parceiros, como Noel e Lamartine.

A marca registrada no futebol
Além de músico, foi locutor e cronista de esporte, sua outra grande paixão. Irreverente e peculiar em suas narrações, teve uma carreira marcadas por pitorescos episódios. Ficou conhecido por soprar uma gaita-de-boca toda vez que marcava-se um gol durante os jogos.

Nada imparcial, entoava com muito mais entusiasmo quando o gol era do Flamengo, seu clube de coração, para delírios dos torcedores rubro-negros. A estréia da gaitinha aconteceu num jogo entre Vasco e São Cristovão, em que os vascaínos venceram por sete a um. (jblog.com.br). 




NOTAS:
Ary foi o artista mais gravado por Carmen Miranda, com 30 músicas. Ao todo são conhecidas cerca de 264 composições de sua autoria. “Aquarela do Brasil” teve centenas de gravações mundo afora e, até hoje, é uma das músicas que mais produz direitos autorais no exterior. 
 Dentre as homenagens póstumas ao compositor, estão uma estátua em sua homenagem, no Rio de Janeiro, que fica no Leme, Zona Sul da cidade.
Em 1988, Ary Barroso inspirou o enredo "Aquarylha do Brasil" apresentado pela Escola de Samba União da Ilha do Governador. Em um desfile alegre e muito bonito a escola cantou a História do compositor e de suas paixões.
 Samba Enredo 1988 - Aquarylha do Brasil

G.R.E.S União da Ilha do Governador (RJ)

Saudade, só deixou saudade
Pra ser mais um dos menestréis
Vem na cegonha pra ver
Ari Barroso, o tema é você
Na Bela Época, nasceu em Ubá (em Ubá, em Ubá)
O menino iluminado
Hoje atravessa o mar
Com a minha Ilha
Nessa Aquarilha do Brasil
Marcou gerações, ligou corações
E o povo ainda canta as suas canções
Tia Ritinha, foi ela
Que abriu as portas pro seu caminhar (ô dá nela)
Machucou meu coração
Ô Maria, na palma da minha mão
Vai cantar o quê? Calouro
Morena da boca de ouro
Quindim gostoso
Quem vai provar? (bis)
No tabuleiro de Iaiá
Boneca de piche, faceira, grau dez
Trabalha, trabalha, nego
Alô amigos, Zé Cariocou
Divina musa
Sua voz maior no exterior
A gaitinha tocando... é gol
A galera vibrando... Mengo! (bis)
Na homenagem veio a paz, a emoção
Minha Ilha risque agora (bis)
A saudade nesse chão

 

....................................................................................................


(09 de frevereiro) Hoje é o Dia do Frevo. A dança típica de PERNAMBUCO faz 107 anos. No dia 9 de fevereiro de 1907, saiu no jornal a palavra “frevo” – uma adaptação de ferver e de efervescência. Agitação é o que se vê nesse ritmo. Seus passos são acrobáticos, mas qual será o mais difícil? O carnaval de Pernambuco tem rainhas e reis, mas a grande majestade é o frevo.
Hoje o ritmo já é considerado como um patrimônio cultural brasileiro, ganhando maior notoriedade fora das linhas pernambucanas.

.....................................................................................................

Dia 09 de Fevereiro - DIA DE KUAN YIN Na China, Kuan Yin é muito venerada, sendo considerada a grande deusa do Oriente; é a deusa da maternidade e proteção, da Compaixão e da Misericórdia. Também considerada por muitos a Deusa dos Milagres.
Ritual: - Para homenagear essa deusa, enterre uma laranja num jardim e ofereça-a a ela. Hoje também tome um chá de ervas de sua preferência e Medite sobre a Compaixão pelos demais seres vivos.
(http://magiadailha.blogspot.com

.................................................................



HISTÓRIA:

Locomotiva da Central do Brasil abandonada na Estação Barão de Mauá, no Rio de Janeiro.
09/02/1855 – Estrada de Ferro Central do Brasil: o Governo Imperial do Brasil firmou contrato com Edward Price para a construção da primeira seção de uma estrada de ferro que visava ligar a Corte (então sediada na cidade do Rio de Janeiro) às províncias de São Paulo e de Minas Gerais. http://pt.wikipedia.org/wiki/Estrada_de_Ferro_Central_do_Brasil

09/02/1858 – É inaugurada a segunda ferrovia brasileira, entre Recife e São Francisco.


.........................................................................................................................

PARABÉNS AOS ANIVERSARIANTES DE 09/02/2015 - Amigos do Facebook: ouça uma homenagem pela 92.5 FM, as 10, 12, 18 e 20 horas no programa Paixão sertaneja ou pelo site... Felicidades, Vanisa e Domênico (em memória)
SEGUNDA, 9 DE FEVEREIRO

fazendo 27 anos de idade


fazendo 47 anos de idade



fazendo 52 anos de idade
 
 

fazendo 20 anos de idade


fazendo 21 anos de idade

fazendo 60 anos de idade

Gilneide Gomes
fazendo 37 anos de idade

Suely Stuart De Lira Mota
fazendo 55 anos de idade

 ..............................................................
Aniversariantes 09 de fevereiro (menos famosos)

www.projetovip.net
HÁ 105 ANOS NASCIA CARMEN MIRANDA 

Carmen Miranda
 CARMEN MIRANDA - (MARIA DO CARMO MIRANDA DA CUNHA)
Nascimento: 09/02/1909, aldeia de Marco de Canavezes, Porto, Portugal
Filiação: José Maria Pinto da Cunha e Maria Emília Miranda
Casamento: David Alfred Sebastian (17/03/1947)
Falecimento: 05/08/1955, em seu quarto, sozinha, Beverly Hills, Los Angeles, California, Estados Unidos
Causa: Enfarte (depois de passar mal num programa de TV)
Cantora popular radicada no Rio de Janeiro (1911); começa a carreira em 1928; primeira gravação: 1929; sucesso em Hollywood, Estados Unidos, onde fica conhecida como "Brazilian Bombshell" (Embaixatriz do Samba); tida como a "Pequena Notável", seus turbantes e chapéus tornam-se marca registrada (adolescente, aprende a modelar esses acessórios ao trabalhaR na loja "La Femme Chic", na Rua do Ouvidor 141, Centro, Rio de Janeiro) "Uma bunda pode ser tão atraente, tanto no homem como na mulher. É realmente linda, como um rosto de criança. Detesto homens sem bunda, desses com a calça solta no corpo.".
"Tudo depende da interpretação de cada um. O que é ser indecente, imoral? Posar nua para uma fotografia? Ter um amante? Não sei. Não sou promíscua, mas sou aberta aos costumes e princípios, desde que não me afetem particularmente".
..............................................................

CAROLE KING FAZ 73 ANOS

Carole King
 CAROLE KING - (CAROLE KLEIN)
Nascimento: 09/02/1942, Brooklyn, New York, Estados Unidos
Musicista (pianista) e cantora "pop" de sucesso nos anos 1970; primeira gravação: "Writer" (1970).
Seu disco, Tapestry, de 1971, ficou por quinze semanas no 1º lugar da parada dos EUA. Ganhou quatro prêmios Grammy, sendo eles: Álbum do Ano; Melhor Performance Vocal Pop; Gravação do Ano (It's Too Late); e, Canção do Ano (You've Got a Friend)

..............................................................


JOE PÉSCI FAZ 72 ANOS

Joe Pesci
 JOE PÉSCI - (JOSEPH PESCI)
Nascimento: 09/02/1943, 11:45 h, Newark, New Jersey, Estados Unidos
Casamento: Claudia Haro (07/09/1988 1992, divórcio): um filho
Ator e comediante cinematográfico (estréia em "Hey, Let's Twist" (1961, não creditado) e TV (estréia em "The Lucy Show", 1966); destaca-se em filmes como "Raging Bull" (1980), "Man on Fire" (1987). "Moonwalker" (1988), etc; indicado ao OSCAR e GLOBO DE OURO de Coadjuvante em "Ragingn Bull" (1980) e "Goodfellas" (1990).


..............................................................
MIA FARROW FAZ 70 ANOS

Mia Farrow
 MIA FARROW - (MARIA DE LOURDES VILLIERS FARROW)
Nascimento: 09/02/1945, Los Angeles, California, Estados Unidos
Filiação: John Farrow e Maureen O'Sullivan
Casamento: Frank Sinatra (19/07/1966 a 1968, divórcio); André Previn (10/10/1970 a 1979, divórcio): filhos Matthew Phineas e Sascha Villiers (gêmeos, 1970) e Fletcher Farrow (1974), mais os adotados Lark Song, Soon-Yi (1970) e Summer Song (1974); tem 3 filhos com Woody Allen: Moses (1978, adotado), Dylan (1985, adotada) e Satcher (1987); adota ainda 2 filhas: Tam (1979) e Kaeli-Shea (1994) e 3 filhos: Isaiah (1991), Thaddeus (1988) e Gabriel
Atriz cinematográfica (estréia em "John Paul Jones", 1959) e TV (estréia em "Peyton Place", 1964); destaca-se em filmes como "Guns at Batasi" (1964), "The Great Gatsby" (1974), "Hurricane" (1979), etc.

..............................................................

MONIQUE LAFOND FAZ 61 ANOS

Monique Lafond
MONIQUE DE GORMAZ LAFOND
Nascimento: 09/02/1954, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Atriz cinematográfica (estréia em "Até que o Casamento nos Separe", 1969) e de telenovelas, destaca-se na Rede Globo; uma das musas do cinema brasileiro (décadas de 1970 e 1980).  





..............................................................

MÔNICA WALDWOGEL FAZ 59 ANOS

Mônica Waldwogel
MÔNICA WALDWOGEL
Nascimento: 09/02/1956, Brasil
Jornalista de rádio, TV e jornal; apresentadora e comentarista econômica, começa na TV MANCHETE (1983 a 1987); passa para o SBT, apresentando o "TJ Brasil" (até 1996); vai para a GLOBO (1996 a 2001), apresentando os telejornais "Jornal da Globo", "Bom Dia SP" e "Jornal Hoje"; atua na RECORD (2004); âncora do programa "Saia Justa" (2002, GNT); comanda o núcleo paulista do "Jornal das Dez" (2006 a 2008) na GLOBO NEWS, apresentando o programa "Entre Aspas" na mesma emissora.

..............................................................

LARS GRAEL FAZ 51 ANOS

Lärs Grael
LÄRS SCHMIDT GRAEL
Nascimento: 09/02/1964, São Paulo, Brasil
Filiação: Dickson Melges Grael e Ingrid Schmidt
Casamento: Renata Pellicano (1995): filhos Nicholas (12/03/1997) e Sofia (20/01/2000); tem a filha Trine (14/12/1988) do primeiro casamento
Velejador campeão mundial da Classe SNIPE (1983, Porto); Deca-campeão brasileiro e Penta-campeão sul-americano da Classe TORNADO; 2 Bronzes olímpicos (Seul e Atlanta); sofre acidente em Vitória, Espírito Santo, perdendo uma das pernas (09/1998); Secretário Nacional de Esportes no governo de Fernando Henrique (1998); volta a velejar nas Classes STAR e OCEAN e cria o Projeto Grael que funda o Instituto Rumo Náutico (2000) de desenvolvimento de crianças para o esporte, artes e cursos profissionalizantes.

..............................................................

EDSON CORDEIRO FAZ 48 ANOS

Edson Cordeiro
EDSON CORDEIRO
Nascimento: 09/02/1967, Santo André, São Paulo, Brasil
Ator de teatro (estréia em "Amapola", 1983) e cantor popular e erudito; sucesso no primeiro show solo: "Mistura Up" (08/1990, RJ); primeiro CD: "Edson Cordeiro" (1993, SONY); tournées na Europa (1994 a 1995); destaca-se com canções como "Ave Maria", "Down em Mim", "Voz de Mulher", etc; sua escala de 4 oitavas é a mais elevada dos sopranos masculinos: G1 - G5.




..............................................................
Aírton Daré (Bauru, 9 de fevereiro de 1978) é um piloto de automobilismo brasileiro. Competiu na Indy Lights Series e 1997 a 1999 e na IRL entre 2000 e 2006. (Wikipédia). 

..............................................................


TÂNIA MARA FAZ 32 ANOS
Tânia Mara

TÂNIA MARA ARAÚJO ALMEIDA
Nascimento: 09/02/1983, Brasília, Brasil
Filiação: Roberto Almeida e Cida Araújo; tem um casal de irmãos: Roberta e Rafael
Casamento: Jayme Monjardim (10/03/2007): filha Maysa (29/09/2010)
Cantora, apresentadora e atriz; começa a carreira como dançarina no programa "Fantasia" (1999, SBT); primeiro disco: "Tem Que Ser Com Você" (2000, "single); primeiro álbum: "Tânnia Mara" (2000); sucesso com canções como "Meu Dengo", "Sonho Lindo", "Como Eu Vou Viver", etc; estréia no cinema com "A Turma do Didi" (2009).


..............................................................


SEJA QUAL FOR O PRINCÍPIO RELIGIOSO, FILOSÓFICO,
CIENTÍFICO OU COMERCIAL, É SABIDO QUE, SEM A NATUREZA,
NÃO EXISTIRIA O SER HUMANO.
CONSCIÊNCIA E RESPONSABILIDADE É DEVER DE TODOS.
                    DOMÊNICO (em memória)

"Que o Senhor do Universo a todos Ilumine"!

Nenhum comentário:

Postar um comentário