>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

06/02/2015 - sexta-feira - PORTINARI, UM ORGULHO PARA O BRASIL...

06/02/2015 - sexta-feira

Em 6 de fevereiro de 1962 morria Cândido Portinari

MENINOS E PIÕES

COLHEDORES DE CAFÉ

 "Hemorragia cerebral, provocada por intoxicação de sais pesados existentes nas tintas", foi o diagnóstico da morte dado por médicos que acompanharam Cândido Portinari, 58 anos, em seus últimos momentos na Casa de Saúde São José. O Dr. Mem Xavier, médico assistente e amigo particular do pintor, revelou que Portinari já havia sofrido, oito anos antes uma crise idêntica, com hemorragia gastrointestinal, quando passou a ser proibido para ele o uso de determinados materiais em suas obras. O artista, contudo, não obedeceu. O óbito foi assinado minutos antes da meia-noite.

Portinari deixou viúva Maria Portinari e um único filho João Portinari.

"Cândido Portinari é uma expressão constante e fiel da nossa cultura, porque traduziu, em sua arte, as dores e as esperanças do nosso povo, que por ser autenticamente brasileiro, conquistou renome universal. Por isso, a morte do grande pintor não está sendo lamentada pelo Brasil, que nele reconhece um dos seus maiores intérpretes, mas também, pelo mundo artístico internacional, ao qual deu uma contribuição inestimável", declarou na ocasião o então Presidente João Goulart.
Usou seu traçado firme para concretizar formas mais compactas e agressivas. Óleo sobre tela de Cândido Portinari. Mestiço - 1934 - Óleo sobre tela - 81x61 cm
Filho de imigrantes italianos, Cândido Portinari nasceu na Cidade paulista de Brodovski, a 30 de dezembro de 1903 e em 1918, transferiu-se para o Rio, onde sem quaisquer recursos, matriculou-se na Escola Nacional de Belas Artes, em 1922. Começou, então, sua extraordinária carreira, que teve a mais ampla repercussão internacional. Antes de adoecer, ele estava concluindo a pintura de dois quadros encomendados pelo Palácio Real da Itália, em Milão: Os Três Músicos e Favela.

Retornara pouco antes de morrer de mais uma viagem à Europa, e estava prestes a lançar um livro de poemas em que retornava aos motivos constantes de sua obra: meninos, desespero dos retirantes, angústia dos espoliados. Coube ao escritor Antonio Callado selecionar 50 entre os poemas, para que seriam editados por José Olímpio.

Portinari realizou decorações para o Pavilhão Brasileiro na Exposição Internacional em Nova York (1940); quatro murais para a Biblioteca do Congresso em Washington, EUA (1942); painés para a Igreja da Pampulha, em Belo Horizonte (1944); exposições em Montevidéu, Buenos Aires e Washington (1947); e Guerra e Paz, dois painéis oferecidos pelo Governo brasileiro à sede da ONU. (www.jblog.com.br). 
Nota: Guerra e Paz são dois painéis de, aproximadamente, 14 x 10m cada um produzidos pelo pintor brasileiro Cândido Portinari, entre 1952 e 1956. Os painéis foram encomendados pelo governo brasileiro para presentear a sede da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York, mas antes de partirem, em 1956, foram expostos numa cerimônia no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, que contou com a presença do então Presidente Juscelino Kubitschek.
 Atualmente encontra-se exposto no Grand Palais de Paris

Cândido Portinari
Da esquerda para a direita: Cândido Portinari, Antônio Bento,Mário de Andrade e Rodrigo Melo Franco. Rio de Janeiro,1936.
Nome completoCândido Portinari
Nascimento29 de dezembro de 1903
Brodowski (SP)
Morte6 de fevereiro de 1962 (58 anos)
Rio de Janeiro (RJ)
Nacionalidade brasileiro
Principais trabalhosos painéis Guerra e Paz (1953-1956)
ÁreaPintura
FormaçãoArtista plástico

....................................................................................................

(06 de fevereiro) - Dia do Agente de Defesa Ambiental.
No dia 6 de fevereiro é comemorado o Dia do Agente de Defesa Ambiental, homenageando aqueles que trabalham pela proteção do nosso meio ambiente e pelo desenvolvimento sustentável.
A natureza é um grande patrimônio da humanidade, do qual depende a nossa sobrevivência. Nos moldes de produção e consumo atuais, o meio ambiente do planeta está sendo rapidamente degradado. Diversas espécies encontram-se extintas e alterações climáticas vêm destruindo cidades, aumentando o nível do mar e inutilizando áreas que uma vez foram agricultáveis. Para reverter o processo e evitar a extinção da própria raça humana precisamos tomar ações de prevenção e manutenção do meio ambiente enquanto ainda há tempo, permitindo que as futuras gerações possam viver em harmonia. http://intranet.meioambiente.ba.gov.br
....................................................................................................
 
(06 de Fevereiro) – Dia Internacional Contra a Mutilação Genital Feminina – International Day Against Female Genital Mutilation
Mais de 150 milhões de mulheres e meninas foram submetidas a mutilação genital feminina em todo o mundo. Segundo o Unicef - Fundo das Nações Unidas para a Infância, cerca de três milhões de meninas se tornam vítimas dessa prática a cada ano.
 ....................................................................................................

06/02/2000O amestrador de cães Edson Néris da Silva é espancado até a morte por um grupo de skinheads em São Paulo. É o primeiro caso de morte por ódio contra homossexuais no Brasil, que teve repercussão na imprensa e nos órgãos de defesa dos direitos humanos. (wikipedia)
 .................................................................................................

PARABÉNS AOS ANIVERSARIANTES DE 06/02/2015 - Amigos do Facebook: ouça uma homenagem pela 92.5 FM, as 10, 12, 18 e 20 horas no programa Paixão sertaneja ou pelo site... Felicidades, Vanisa e Domênico (em memória)
SEXTA, 6 DE FEVEREIRO

fazendo 36 anos de idade
 
 

fazendo 48 anos de idade


fazendo 46 anos de idade


fazendo 44 anos de idade


fazendo 77 anos de idade


fazendo 25 anos de idade


fazendo 47 anos de idade


fazendo 27 anos de idade

fazendo 34 anos de idade



Helena Macuco Mosca Helena Macuco Mosca publicou no Facebook
SINGELA HOMENAGEM - Um de meus irmãos hoje faria aniversário. Desde pequenininho queria ser militar. Um vizinho (Dr. RENATO CACCURI, Médico) quando o via na calçada, cumprimentava-o: - "Bom-dia, General"! e ele se esguia e batia continência. Habilidoso em tudo que fazia, inclusive em trabalhos manuais, fez o Curso de Desenho Arquitetônico no Liceu de Artes e Ofícios e ao engajar-se no Exército Brasileiro exerceu seu mistér com retidão e muito brio.. Bom filho, bom irmão. Amoroso, adorava levar flores para minha cunhada. Chorou, chorou sim, escondido, no seu quarto, quando teve que repreender seu filho, dando-lhe um tapa por uma peraltice do menino. Esse filho deu-lhe a alegria e o orgulho de também seguir a carreira militar. Reformado, ia adquirir um imóvel quando ouviu a notícia de que sua poupança havia sido "congelada" pelo Governo Collor e teve um AVC que o levou aos 54 anos, em 1992. *06/02/1937 +04/10/1992 - Muita saudade do nosso RONI (RONALDO) - hel mac mos
.....................................................................................

Aniversariantes 06 de fevereiro (menos famosos) 

 (www.projetovip.net)
Padre Antonio Vieira
Retrato do Padre António Vieira, de autor desconhecido do início do século XVIII.
Nascimento6 de fevereiro de 1608
Lisboa, Reino de Portugal Reino de Portugal
Morte18 de julho de 1697 (89 anos)
Salvador, PortugueseFlag1750.png Estado do Brasil, Ultramar Português
NacionalidadeReino de Portugal Português
OcupaçãoReligioso, escritor e orador
 Uma das mais influentes personagens do século XVII em termos de política e oratória, destacou-se como missionário em terras brasileiras. Nesta qualidade, defendeu infatigavelmente os direitos dos povos indígenas combatendo a sua exploração e escravização e fazendo a sua evangelização. Era por eles chamado de "Paiaçu" (Grande Padre/Pai, em tupi).
António Vieira defendeu também os judeus, a abolição da distinção entre cristãos-novos (judeus convertidos, perseguidos à época pela Inquisição) e cristãos-velhos (os católicos tradicionais), e a abolição da escravatura. Criticou ainda severamente os sacerdotes da sua época e a própria Inquisição.
Na literatura, seus sermões possuem considerável importância no barroco brasileiro e português. As universidades frequentemente exigem a sua leitura.(wikipedia) 
SINOPSE:
Padre
Antonio Vieira
 ANTONIO VIEIRA
Nascimento: 06/02/1608, Lisboa, Portugal
Falecimento: 18/07/1697, Salvador, Bahia, Brasil
Causa: Febre
Religioso católico, colonizador, diplomata, escritor e orador; radicado com a família em Salvador, Bahia (1614), estuda em colégios inacianos e é ordenado sacerdote da Companhia de Jesus (1635); retorna a Lisboa (1641) e enriquece a língua portuguesa com textos argumentativos e discursivos, como "O Sermão de Santo Antonio aos Peixes" (1654), "O Sermão da Sexagésima" (1655), etc; exerce influência na Corte de D. João IV e executa missões diplomáticas em Paris, Roma e Amsterdam; convence o rei a não perseguir os cristãos-novos (judeus convertidos), pelo que acaba desterrado para Coimbra (1663) e preso pela Santa Inquisição (1665); anistiado (1668), é enviado ao Maranhão, onde defende os índios dos abusos dos colonos e luta pelo fim da escravidão; cego e surdo mas lúcido, trabalha na organização de suas obras.
“Não está a felicidade em viver muito, mas viver bem”

 ..................................................................................................
HÁ 104 ANOS NASCIA RONALD REAGAN
(06 de Fevereiro) Dia de Ronald Reagan ou "Ronald Reagan Day" - comemorado no Estado norte-americano da Califórnia, para marcar a data do nascimento do ator e estadista estadunidense, Ronald Reagan, que veio ao mundo em 6 de fevereiro de 1911 e foi o 40º presidente dos Estados Unidos da América. (datasdodia.net).
Ronald Reagan
RONALD WILSON REAGAN
Nascimento: 06/02/1911, sótão de uma loja, Tampico, Illinois, Estados Unidos
Filiação: Jack Reagan e Nelle
Casamento: Jane Wyman (26/01/1940 a 28/06/1948, divórcio): filhos Maureen e Michael Edward (adotado); Nancy Davis (04/03/1952 a 05/06/2004, sua morte): filhos: Patricia Ann e Ronald Prescott
Falecimento: 05/06/2004, em sua residência de Bel Air, Los Angeles, California, Estados Unidos
Causa: Pneumonia e Mal de Alzheimer (desde 1994)
Ator cinematográfico (estréia em "Love is on the Air", 1937) e TV (estréia em "Nash Airflyte Theatre", 1950) e político; destaca-se em filmes como "Cowboy from Brooklyn" (1938), "Boy Meets Girl" (1938), "An Angel from Texas" (1940), etc. e em seriados de TV como "Hollywood Opening Night" (1952), "The Million Berle Show" (1953), "Startime" (1960), etc; é recusado para o papel principal de "O Padrinho" por "não ter ares de Presidente" (1964); Presidente do Sindicato dos Atores (1947); tem uma estrela na Calçada da Fama (6374 Hollywood Boulevard); político republicano (1962); Governador da California (11/1966 e 1970); Presidente (1981 a 1989, reeleito); origina um grande "deficit" orçamentário em benefício do complexo militar industrial e sofre atentado cometido por John Hinckley (03/1981); sofre cirurgia para remover pólipos malignos do intestino (1985) e células cancerosas não agressivas do nariz (1987).
"O contribuinte é o único cidadão que trabalha para o governo sem ter que prestar concurso".  
...............................................................................................

HÁ 70 ANOS NASCIA BOB MARLEY
(06 de Fevereiro) Dia Nacional do Reggae - comemorado com feriado na Jamaica, para marcar a data do nascimento do cantor e compositor jamaicano de reggae, Bob Marley [Robert Nesta Marley], tido por muitos como o "profeta jamaicano dos negros e pobres do mundo" .
Bob Marley

ROBERT NESTA MARLEY
Nascimento: 06/02/1945, Vila Nine Miles, interior da Freguesia de Ann, norte da Jamaica
Filiação: Cedella Booker
Casamento: Rita (10/02/1966 a 11/05/1981, sua morte): filhos Sharon Prendergast, Cedella, Ziggy, Stephen e Stephanie
Falecimento: 11/05/1981, hospital de Miami, Florida, Estados Unidos
Causa: Câncer de pele (diagnosticado a partir de uma ferida no pé, posteriormente generalizado)
Músico (guitarrista), cantor e compositor de "raggae"; primeira gravação: "Judge Not" (1962); sucesso com músicas como "Jammin", "Wake Up and Live", "Burnin' and Lootin", etc; autor de canções como "Stir It Up", "Simmer Down", "One Love", etc; um dos símbolos do "Movimento Rastafari"; sofre atentado político em sua casa, ferindo-se levemente (1976).
"O que eu faço hoje é importante porque estou trocando um dia de minha vida por isso"  

...............................................................................................

HÁ 102 ANOS NASCIA DONA ZICA DA MANGUEIRA
Dona Zica

EUZÉBIA SILVA DO NASCIMENTO
Nascimento: 06/02/1913, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Casamento: Primeiro (1932 a 1952, viúva): 6 filhos e um adotivo; Angenor de Oliveira, "Cartola" (1954 a 1980, viúva)
Falecimento: 22/01/2003, em casa, Mangueira, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Causa: Parada cardio-respiratória (sofria de hipertensão, circulação e diabetes)
Sambista da Velha Guarda da Escola de Samba Estação Primeira da Mangueira (segunda a ser fundada no RJ, em 1928), onde se inicia em 1943; em seu restaurante - o "ZiCartola" (num sobrado da Rua da Carioca, Centro) - a classe média e a elite carioca entram em contato com o samba feito nos morros.

................................................................................................
HÁ 76 ANOS NASCIA O NOSSO JAIR RODRIGUES
Jair Rodrigues
 JAIR RODRIGUES DE OLIVEIRA
Nascimento: 06/02/1939, Igarapava, São Paulo, Brasil
Casamento: Clodine Mello (1972 a 08/05/2014, sua morte): filhos Jair (17/03/1975) e Luciana (22/01/1979) - ambos cantores
Falecimento: 08/05/2014, na sauna de seu sítio em Cotia, São Paulo, Brasil
Causa: Infarto (encontrado de manhã)
Cantor popular; começa nas noites paulistas (1954) e estréia profissionalmente na rádio SÃO CARLOS, mudando-se para a capital paulista e participando do programa de calouros de Cláudio de Luna (1960, rádio CULTURA); primeiro disco: "Vou de Samba com Você" (1964); sucesso com o programa "Fino da Bossa" (1965, TV RECORD, com Elis Regina) e vence o II Festival da Canção com a canção "Disparada" (1966); destaca-se com músicas como "Deixa Isso pra Lá" (1964), "Festa para um Rei Negro" (1971), "O Menino da Porteira", etc. e faz turnês pela Europa, Estados Unidos e Japão.

...................................................................................................

HÁ 85 ANOS NASCIA ARMANDO MARQUES
Armando Marques
 ARMANDO NUNES CASTANHEIRA DA ROSA MARQUES
Nascimento: 06/02/1930, Rio de Janeiro, Brasil
Falecimento: 16/07/2014, Rio de Janeiro, Brasil
Causa: Insuficiência renal
Árbitro de Futebol (estréia em 13/08/1961); vaidoso e polêmico, é tido como o melhor árbitro de seu tempo, mas também autor de erros históricos: anular gols válidos em finais de campeonatos (1971, Paulistão e 1974, Brasileirão), encerrar a cobrança de pênaltis entre SANTOS/SP e PORTUGUESA/SP quando este ainda tinha 2 cobranças e podia empatar (1971, o título seria dividido entre os 2), etc; último jogo: FLUMINENSE/RJ 0 X 1 VASCO/RJ, no Maracanã (08/05/1977); ao deixar os campos (depois de 25 anos), torna-se comentarista de futebol e apresenta um programa de auditório (1993, TV MANCHETE); é presidente da Comissão de Arbitragem da CBF (Confederação Brasileira de Futebol).

...................................................................................................


ISA ISA GARBOR FAZ 98 ANOS
 Ailing: Gabor was in hospital last month, here she is seen being  presented with a cake by her husband of 25 years Prince Frederic von Anhalt for her 94th birthday (http://www.dailymail.co.uk/) 
Zsa Zsa Gabor
 ZSA ZSA GABOR - (SÁRI GABOR)
Nascimento: 06/02/1917, Budapeste, Império Austro-Hungria (atual Hungria)
Filiação: Vilmos Gabor e Jolie Tilleman; tem 2 irmãs: Magda e Eva
Casamento: Burhan Belge, ministro turco (1937 a 1941, divórcio); Conrad Hilton, dono da cadeia de hotéis Hilton (10/04/1942 a 1947, divórcio): filha Constance Francesca; George Sanders, ator (02/04/1949 a 02/04/1954, divórcio); Herbert Hutner (05/11/1962 a 03/03/1966, divórcio); Joshua S. Cosden Jr (09/03/1966 a 18/10/1967, divórcio); Jack Ryan (21/01/1975 a 24/08/1976, divórcio); Michael O'Hara (27/08/1976 a 1982, divórcio); Felipe de Alba (13/04/1983 a 14/04/1983, anulado); Frédéric von Anhalt, Príncipe alemão (14/08/1986).
Atriz de teatro (começa em Viena, Áustria, 1932), cinema (estréia em "Lovely to Look At", 1952) e TV (estréia em "Climax!", 1955); Miss HUN (1936), radica-se nos EUA (1941); destaca-se em filmes como "Touch of Evil" (1958), "La Contessa Azzurra" (1960), "Up the Front" (1972), etc. e em seriados de TV como "Burke's Law" (1963), "Gilligan's Island" (1965), "Bonanza" (1967), etc; tem uma estrela na Calçada da Fama (6925 Hollywood Boulevard); sofre um acidente automobilístico em LA (27/11/2002) e uma cirurgia para desobstruir uma artéria (2005); hospitalizada 6 dias com Influenza (2009); com problemas circulatórios na perna direita, é internada (02/01/2011), acabando por amputá-la (15/01/2011).
"A única profundidade que os homens admiram em uma mulher é a do seu decote".

...................................................................................................
NATALIE COLE FAZ 65 ANOS
Natalie Cole
 NATALIE COLE - (STEPHANIE NATALIE MARIA COLE)
Nascimento: 06/02/1950, Los Angeles, California, Estados Unidos
Filiação: Nat King Cole e Maria
Casamento: Marvin Yancy (1976 a 1980, divórcio): um filho; Andre Fischer (1989 a 1995, divórcio); Kenneth H. Dupree (12/10/2001, divórcio)
Musicista (pianista), cantora (jazz, blues, soul e pop), compositora e atriz de TV (estréia em "The Nat King Cole Show", 1956); destaca-se em seriados como "Touched by an Angel" (1995), "Freak City" (1999), "Grey's Anatomy" (2006), etc; 8 GRAMMY; sucesso com músicas como "When Sunny Gets Blue", "This Will Be", "The Christmas Song", etc; envolve-se com drogas (cocaína, heroína e álcool, anos 1980), adquirindo hepatite C e reabilitando-se (2008).

.............................................................................................

AXL ROSE FAZ 53 ANOS
Axl Rose
 AXL ROSE - (WILLIAM BRUCE BAILEY)
Nascimento: 06/02/1962, Laffayete, Indiana, Estados Unidos
Filiação: Sharo E. Bailey
Casamento: Erin Everly (28/04/1990 a 01/1991, anulado)
Músico (pianista), compositor e vocalista da banda de "rock" GUNS N'ROSES (o último da formação original); funda a banda HOLLYWOOD ROSE (1983) e atua na LA GUNS (da fusão de ambas nasce a GUNS N'ROSES); autor de sucessos como "Welcome to the Jungle", "You Could Be Mine", "Oh My God", etc.


...............................................................................................

CLÁUDIA OHANA FAZ 52 ANOS
Cláudia Ohana
 CLÁUDIA OHANA - (MARIA CLÁUDIA CARNEIRO SILVA)
Nascimento: 06/02/1963, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Filiação: Arthur José Carneiro e Nazareth Ohana
Casamento: Ruy Guerra (1981 a 1984): filha Dandara Guerra (10/10/1983)
Atriz de cinema (estréia em "Amor e Traição", 1980), TV (estréia no seriado "Obrigado Doutor", 1981) e teatro (estréia em "Rock Horror Show"); destaca-se em filmes como "Menino do Rio" (1982), "Ópera do Malandro" (1985), "Kuarup" (1989), etc e em telenovelas como "Amor com Amor se Paga" (1984), "Fera Ferida" (1993), "Zazá" (1997), etc.
"Para seu marido não acordar com a macaca... Depile-se"
 
.................................................................................................

RICK ASTLEY FAZ 49 ANOS
Rick Astley
 RICK ASTLEY - (RICHARD PAUL ASTLEY)
Nascimento: 06/02/1966, Newton-le-WIllows, Stl Helens, Lancashire, Inglaterra
Casamento: Lene Bausager (2003): filha Emilie
Músico (pianista, guitarrista, saxofonista e baterista), cantor e compositor "pop"; começa como baterista da banda FBI (1985) e é indicado ao GRAMMY de Revelação (1989); primeiro álbum: "Whenever You Need Somebody" (1987); sucesso nos anos 1980 e 1990 com canções como "Never Gonna Give You Up", "Togehter Forever", "Cry for Help", etc; autor de músicas como "Ben's Theme", "Sing", "Faith, Hope & Love", etc.

...................................................................................

ORKUT FAZ 38 ANOS
Orkut
Büyükkökten
 ORKUT BÜYÜKKÖKTEN

Nascimento: 06/02/1977, Konya, Turquia

Engenheiro de software; cria a rede social ORKUT enquanto estuda na Stanford University, aperfeiçoando-a quando trabalha no GOOGLE; tem planos de casar com seu companheiro Derek Holbrook.











............................................................................................................................

Um sorriso sincero

Uma palavra carinhosa

Uma atitude construtiva.

É com pequenas ações que cada um de nós contribui para fazer um mundo melhor...

PENSE !!!!

O Senhor do universo está em cada ato seu praticado com amor.

QUE O SENHOR DO UNIVERSO A TODOS ILUMINE
DOMÊNICO (em memória) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário