>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

sábado, 19 de novembro de 2011

*20/11/2011 - domingo* - DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA, DE ZUMBI ...e +


*20/11/2011 - domingo*
Dia da Consciência Negra  - é celebrado em 20 de Novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A semana dentro da qual está esse dia recebe o nome de Semana da Consciência Negra. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro (1594).

Temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc. (fonte: wikipedia)  
Importância da Data: A criação desta data foi importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. É um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira. 
(VEJA PROGRAMAÇÃO PARA MONGAGUÁ, NO FINAL DESTE E-MAIL)

Dia de ZUMBI DOS PALMARES - Nessa data, em 1695, Zumbi, o último líder do Quilombo dos Palmares, foi morto. O quilombo ficava num local de difícil acesso na Serra da Barriga, situado atualmente no estado de Alagoas, que na época era uma capitania do estado de Pernambuco. Em seu auge, por volta de 1654, a população total de Palmares atingiu vinte mil habitantes, o que representava 15% da população do Brasil. Zumbi havia sido capturado um ano antes, após ter fugido do quilombo, e foi morto numa emboscada na Serra Dois Irmãos. Ele foi traído por um de seus principais comandantes, António Soares, que revelou onde o líder se encontrava. Após sua morte, Palmares foi destruído. Segundo grupos que defendem os direitos dos negros, é esta data, e não a assinatura da lei Áurea, a mais importante para os negros no Brasil. (Fonte: Livro: A origem de Datas e Festas - Autor: Marcelo Duarte )
NOTA: Os quilombos representaram uma das formas de resistência e combate à escravidão. Rejeitando a cruel forma de vida, os negros buscavam a liberdade e uma vida com dignidade, resgatando a cultura e a forma de viver que deixaram na África.   


Dia Internacional da Declaração dos Direitos das Crianças – 20 de novembro -  Esta é a data da aprovação da Declaração dos Direitos das Crianças pela ONU, em 1959. O documento é uma adaptação da Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948. Ficou estabelecido que a criança deve ter seus direitos garantidos, já que ainda é imatura física e mentalmente e precisa de proteção e cuidados especiais, antes e depois do nascimento.(Fonte:Livro: A origem de Datas e Festas - Autor: Marcelo Duarte)



Dia do Auditor Interno – 20 de novembro é a data da fundação do Instituto dos Auditores Internos do Brasil - Audibra - em 1960, em São Paulo. A entidade representa os auditores internos do país com o objetivo de proporcionar formação, capacitação e desenvolvimento profissional da categoria nas principais capitais do país.
( Fonte:Livro: A origem de Datas e Festas - Autor: Marcelo Duarte)

Dia do Biomédico - Em 20 de novembro de 1985 foi assinada a última lei referente à regulamentação dessa profissão. O biomédico é especializado em análises clínicas, análises relacionadas ao saneamento do meio ambiente, e também manipula soros e vacinas em indústrias químicas e biológicas. (Fonte:Livro: A origem de Datas e Festas - Autor: Marcelo Duarte)

Dia do Esteticista  - comemorado nesta data, para evidenciar o profissional que cuida da saúde e da beleza.
Aproveitamos a oportunidade para homenagear todos os ESTETICISTAS de MONGAGUÁ, através de Lucilene Martins (imagem). 


DIA DE MAWU - deusa suprema – em 20 de novembro, na África, Mawu é a criadora suprema e pode enviar-nos mensagens através dos sonhos. Hoje acenda uma vela cor de prata para Mawu e durma com um objeto de prata sob o travesseiro. A Deusa enviará mensagem através dos sonhos.(http://ocaldeiraodabruxaluciana.blogspot.com) 


COISAS DE NORTE-AMERICANOS:
Dia de dar nome ao seu PC ou "Name Your PC Day" - comemoração de norte-americanos, provavelmente relacionada com o papel desempenhado pelo PC (computador pessoal ou "Personal computer") na vida das pessoas em nosso tempo.

NA HISTÓRIA: 

20/11/1695 – ZUMBI é morto no QUILOMBO DOS PALMARES, pelas tropas do bandeirante DOMINGOS JORGE VELHO.

20/11/1910 - Fundação do VITÓRIA FUTEBOL CLUBE.

20/11/1917 - Fundação do clube PORTUGUESA SANTISTA..

20/11/1959 - Publicada pela ONU  a Declaração dos DIREITOS DA CRIANÇA.

20/11/1959 - Inauguração da Basílica do Santuário Nacional da Imaculada conceição -  é uma basílica católica romana localizada em Washington, DC.. A basílica é dedicada a Virgem Maria sob o título de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, padroeira dos Estados Unidos.  Esta basílica é o maior templo católico dos Estados Unidos, a oitava maior estrutura religiosa do mundo e o prédio mais alto de Washington, DC. Cerca de 1 milhão de peregrinos de todo o país e do mundo visitam anualmente a basílica, que está localizada na Avenida Michigan, num terreno doado pela Universidade Católica da América.




ANIVERSARIANTES 20/11 - (amigos do Orkut e Facebook)

Jana Santos  - (a nossa JANAINA)

Eric Lima
Eric Arruda
Marco Coelho
Maibi Soares Bandeira da Silva




ANIVERSARIANTES 20/11 - (menos famosos):
www.projetovip.net


Guarabira

 GUARABIRA - (GUTEMBERG NERY GUARABIRA FILHO) - 
Nascimento: 20/11/1947, Barra, Bahia, Brasil
Compositor, músico e cantor popular; radicado no Rio de Janeiro (1966), vence o Festival Internacional da Canção com "Margarida" (1967); destaca-se com o conjunto SÁ, RODRIX & GUARABIRA (1971) e depois com a dupla SÁ & GUARABIRA (1973, com a saída de RODRIX); primeiro LP: "Gutemberg Guarabyra" (1969, ODEON); autor de sucessos como "A Estrangeira", "A Ilha", "Abre essa Porta" (todos com Luiz Carlos Sá), etc; criador do "Rock Rural" (incorporando "folk", "country" e "toada", anos 1970).



Luiz Fernando
Guimarães


LUIZ FERNANDO GUIMARÂES

Nascimento: 20/11/1949, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Ator de teatro, cinema (estréia em "O Ibraim do Subúrbio", 1976) e TV, destaca-se na Rede Globo.  









Bo Derek

MARY KATHLEEN COLLINS
Nascimento: 20/11/1956, Torrance, California, Estados Unidos
Filiação: Paul Collins e Norma
Casamento: John Derek (10/06/1976 a 22/05/1998, viúva)
Atriz cinematográfica (estréia em "Orca", 1977) e TV (estréia em "Shattered Image", 1994); destaca-se em filmes como "Tarzan, The Ape Man" (1981), "Bolero" (1984), "Hot Chocolate" (1992), etc.






Rickson Gracie

RICKSON GRACIE
Nascimento: 20/11/1958, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Filiação: Hélio Gracie
Lutador de Jiu-Jitsu (7* Dan da Faixa Preta); especialista em artes-marciais e lutador de Vale-Tudo, é tido como o maior lutador da família Gracie; com mais de 300 combates, 11 apenas são registradas oficialmente (todas vencidas por KO); ao contrário da lenda, foi derrotado pelo norte-americano Ron Tripp no Norte-Americano de Sambo (1993).




Caio Junqueira

CAIO DE LIMA TORRES JUNQUEIRA
Nascimento: 20/11/1976, São Paulo, São Paulo, Brasil
Filiação: Fábio Junqueira
Ator de TV (estréia em "Desejo", 1990) e cinema (estréia em "Buena Sorte", 1996); destaca-se em filmes como "Central Brasil" (1998), "Viva Sapato!" (2002), "Tropa de Elite" (2007), etc. e em seriados de TV como "Brava Gente" (2000), "A Escrava Isaura" (2004), "Paraíso Tropical" (2007), etc.





ANJO DO DIA: 
Categoria: Dominações
Príncipe: TSADKIEL (URIEL)
É dotado de grande poder e possui uma ampla esfera para cumprir a vontade de Deus. Está diretamente sujeito a Cristo, que segundo os cabalistas, tem a dominação suprema sobre tudo o que existe.
27º Gênio - IERATHEL(15/Abril - 27/Jun - 08/Set - 20/Nov - 01/Fev)- SALMO 139

IN MEMORIAM (www.projetovip.net)


Zumbi

ZUMBI DOS PALMARES
Nascimento: 1655, Alagoas, Brasil
Falecimento: 20/11/1695, Macaco, Pernambuco, Brasil
Causa: Assassinado de emboscada pelas tropas coloniais de Domingos Jorge Velho (após ter sido traído por um companheiro); seu corpo é mutilado, a cabeça decepada e enviada para Lisboa.
Líder rebelde e escravo; capturado, depois de ter a família assassinada (1661), é entregue a um missionário português; recebe educação religiosa (recebe o nome de Francisco) e aprende latim e português, mas foge para o Quilombo dos Palmares (1670), governado pelo tio, Ganga Zumba, adotando o nome de Zumbi (guerreiro); provoca uma guerra interna e assume a liderança (1678) da luta contra os portugueses pelos 14 anos seguintes; sobrevive à destruição do quilombo (1694) e continua a resistência; é perseguido pelos bandeirantes e exército português, do sul de Pernambuco ao norte de Alagoas (1694 e 1695); tido como "Rei de Palmares", é o maior ícone da resistência negra à escravidão no Brasil e, atuamente, o símbolo do Movimento Negro.  




Leon Tolstoi
LEV NIKOLÁIEVITCH TOLSTOI
Nascimento: 09/09/1828, Rússia
Casamento: Sonia Andreievna Bers (1862): 13 filhos
Falecimento: 20/11/1910, Estação Ferroviária de Astapovo (enquanto fugia de casa), Riazan, Rússia.
Causa: Pneumonia.
Escritor e pacifista; anarquista e cristão libertário, busca uma vida em comunhão com a natureza; excomungado pela Igreja Ortodoxa (1901); funda uma escola para filhos de camponeses, em Lasnaia; autor de "best-sellers" como "Guerra e Paz" (1865 a 1869, "Voina I Mir"), "Anna Karenina" (1875 a 1877), "Ressurreição" 1899), etc.  




José Maria Lisboa

JOSÉ MARIA LISBOA
Nascimento: 18/03/1838, Lisboa, Portugal
Falecimento: 20/11/1918, São Paulo, São Paulo, Brasil
Jornalista; trabalha no Diário de Notícias e outros jornais lisboetas; radicado em São Paulo (1856), trabalha como tipógrafo até ser contratado pelo "Correio Paulistano"; participa da fundação do diário "A Província de São Paulo" (04/01/1875 - futuro "O Estado de São Paulo"); abolicionista e republicano, funda seu próprio jornal "Diário Popular" (08/11/1884, com Américo de Campos), com a letra gótica no logotipo - sua marca registrada por muitos anos.



Franco

FRANCISCO PAULINO HERMENEGILDO TEÓDOLO FRANCO Y BAHAMONDE SALGADO PARDO DE ANDRADE
Nascimento: 04/12/1892, El Ferrol, Galícia, Espanha
Casamento: Carmen Polo (1923)
Falecimento: 20/11/1975, num hospital, Madrid, Espanha
Causa: Coração (após 36 dias internado)
Militar e político; destaca-se combatendo nas campanhas do Marrocos; assume o comanda da Legião como Tenente-Coronel (1923); participa do desembarque de Alhucemas e da reconquista do Protectorado (1925); dirige a Academia Militar de Saragoza (1928 a 1931); com a República (1931) é afastado dos cargos principais, mas retorna com as forças de direita (1933); Comandante das Canárias (1936); organiza o golpe de Estado a partir de 17/07/1936 e torna-se ditador por quase 4 décadas (1939-1975), criando um estado católico, autoritário e corporativo; cultiva estreitas relações com Alemanha e Itália mas mantém-se neutro durante a II Guerra Mundial; assenta as bases de uma moderna economia, mas atrasa o desenvolvimento político do país; cria uma nova Constituição (1966); sede a presidência ao seu colaborador Luis Carrero Blanco (1973).



Herbert Richers

HERBERT RICHERS
Nascimento: 11/03/1923, Araraquara, São Paulo, Brasil
Casamento: Cookie (filhos Herbert Richers Jr, Ronaldo e Celina Maria).
Falecimento: 20/11/2009, Clínica São Vicente, Gávea, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.
Causa: Problemas renais (internado desde 08/11/2009).
Produtor cinematográfico (estréia com "Com Água na Boca", 1956); radicado no Rio de Janeiro (1942), funda a "Produções Cinematográficas Herbert Richers" (1950, na Usina, Rio de Janeiro), distribuindo e dublando (pioneira no país) filmes (torna-se uma das maiores, com uma média de 150 horas dubladas/mês - 70% dos filmes projetados); destaca-se com produções como "Com Jeito Vai" (1957), "Mulheres, Cheguei!" (1959), "Asfalto Selvagem" (1964), etc; conhecido pelo salvamento de 8 pessoas de um avião que caiu na Baía da Guanabara (1959) quando saía de barco para pescar e de Grande Otelo ao resgatá-lo de um incêndio num "set" de filmagem.



Fábio Junqueira

FÁBIO CÉSAR NOGUEIRA JUNQUEIRA
Nascimento: 30/03/1956, São Paulo, São Paulo, Brasil
Casamento: Filho Caio
Falecimento: 20/11/2008, Casa de Saúde São José, Humaitá, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.
Causa: Edema cerebral (após meses internado no CTI - Centro de Tratamento Intensivo).
Ator de cinema (estréia em "O Bom Burguês", 1979) e TV (estréia em "Marina", 1980); destaca-se em filmes como "Bar Esperança" (1983), "O Judeu" (1996), "Separações" (2002), etc. e em seriados de TV como "Ciranda de Pedra" (1981), "Vale Tudo" (1988), "Mulheres Apaixonadas" (2003), etc.


DOMÊNICO INFORMA:
PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA 
DIA 20/11 – DOMINGO – INAUGURAÇÃO DA PRAÇA ZUMBI DOS PALMARES 
Av. Mário Covas Jr, esquina com canal 7, altura do nº 10.000
As 13:30 horas - será realizada uma missa afro, seguida de apresentações culturais.  
As 15:00 horas - Será inaugurada a Praça Zumbi dos Palmares, à Avenida Governador Mário Covas Júnior, s/n, Balneário Plataforma - próximo ao canal 7.  
O dia será encerrado com a apresentação da bateria da Escola de Samba Vai Q’ Vira.  

Um comentário:

  1. So tenho que agradecer por essa data maravilhosa muito Obrigado !!!

    20 de Novembro Dia da Esteticista.

    LUCILENE MARTINS

    ResponderExcluir