>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

quarta-feira, 28 de março de 2012

MORRE ADEMILDE FONSECA, A RAINHA DO CHORINHO BRASILEIRO

MORRE ADEMILDE FONSECA, A RAINHA DO CHORINHO BRASILEIRO




Cantora inovou ao lançar em 1942 o álbum "Tico-Tico no Fubá"



Morreu no fim da noite dessa terça-feira, dia 27, aos 91 anos, a cantora Ademilde Fonseca. Conhecida como a Rainha do Choro, ela trabalhou por mais de uma década nas rádios Nacional e Tupi.

Ademilde Fonseca sofreu um mal súbito em sua casa, em Ipanema, zona sul do Rio de Janeiro. O enterro será realiza nesta quarta-feira, dia 28, no Cemitério São João Batista, em Botafogo, também na zona sul. O horário ainda não foi definido.

Ela deixa uma filha, a também cantora Eimar Fonseca, três netas e quatro bisnetos.

Ademilde tornou-se famosa em 1942 ao lançar o álbum "Tico-Tico no Fubá" e emprestar sua voz ao chorinho, gênero que até então era pouco cantado.

Entre os sucessos que interpretou, destacam-se os clássicos do repertório brasileiro como "Tico-Tico no Fubá", "Brasileirinho", e "Apanhei-te um Cavaquinho". 
http://www.band.com.br






Ademilde Fonseca

ADEMILDE FONSECA DELFINO
Nascimento: 04/03/1921, Pirituba, São Gonçalo do Amarante, Rio Grande do Norte, Brasil
Morte: 27/03/2012
Casamento: Naldimar Gedeão Delfim, músico; tem uma filha: Eymar Fonseca Barreto (1940)
Cantora popular; mora em Natal (1925 a 1941), quando se radica no Rio de Janeiro; atua no rádio e canta em programa de calouros até estourar com o primeiro disco: "Tico-Tico no Fubá" (1942, COLUMBIA); contratada pela Rádio Tupi (1944), é tida como Rainha do Chorinho; sucesso com canções como "Brasileirinho", "Fala Baixinho", "Molengo", etc.
(www.projetovip.net)


matéria enviada por:
DOMÊNICO

3 comentários:

  1. A partida de Ademilde Fonseca é sem dúvida uma perda para a história da musica brasileira. Para quem quiser ouvir uma linda homenagem prestada à Rainha do Choro, ouça o CD "Choro Cantado" da Cantora mineira, Lígia Jacques. Lançado em 2011, esse trabalho foi idealizado para ser uma merecida comemoração aos 90 anos de Ademilde. Acesse: http://ligiajacques.blogspot.com.br/p/discos.html e aprecie um belíssimo repertório em uma linda voz.

    ResponderExcluir
  2. Tenho uma entrevista da cantora Ademilde Fonseca com o maior comunicador do rádio brasileiro chamado HÉLIO RIBEIRO em 1976 na Rádio Bandeirantes de São Paulo. Muito linda esta entrevista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mande a entrevista pra mim pelo email vanisarazuk@gmail.com que eu coloco aqui nesta página ... ou pelo Face: Vanisa Razuk ... abraço

      Excluir