>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

terça-feira, 15 de maio de 2012

ITANHAÉM - COMUNIDADE DE AJUDA AO DEPENDENTE QUÍMICO

ASSISTÊNCIAA comunidade segue os conceitos dos ‘12 passos do Narcóticos Anônimos’, programa utilizado no tratamento de todos os tipos de dependência química

Comunidade Benefícios & Dádivas ajudou na reinserção social de cerca de 300 pessoas 
Por Secretaria de Governo / Departamento de Comunicação Social
comunicacao@itanhaem.sp.gov.br


 

 
O envolvimento dos familiares é tão levado em conta que a internação do paciente só é feita se a família dele também passar por reuniões com grupos de mútua ajuda  

O tratamento de um dependente químico é um processo que exige total dedicação por parte de todos os envolvidos. A união entre o paciente e a família é essencial para que a doença seja controlada, porém, essa união fica ainda mais forte quando conta com o auxílio de comunidades terapêuticas, como é o caso da Benefícios & Dádivas, no Parque Novaro.


Atuando no Município há mais de cinco anos, a comunidade é responsável por já ter ajudado cerca de 300 pessoas de diversas cidades da região. Seguindo o preceito de que é preciso trabalhar também com a família do paciente, Benefícios & Dádivas segue os conceitos dos ‘12 passos do Narcóticos Anônimos’, programa utilizado no tratamento de todos os tipos de dependência química.


O presidente da comunidade terapêutica e também presidente do Conselho Municipal de Entorpecentes (Comen), Danilo Augusto Fonseca Rosas, explica que o tratamento é feito com sucesso quando a família do dependente se envolve ativamente no caso. “Este é um processo de reeducação a longo prazo, de resgate de valores. É bom lembrar que a doença não é só do dependente, também é da família”.


O envolvimento dos familiares é tão levado em conta que a internação do paciente só é feita se a família dele também passar por reuniões com grupos de mútua ajuda. “Muitas vezes a família é codependente, ou seja, sustenta o vício da pessoa para que ela não saia de casa, por exemplo. Por isso é importante também trabalhar essa questão”, explica Danilo.


Durante a estada na comunidade, que é de seis meses, os pacientes realizam diversas atividades que reforçam o ensino da disciplina e estabelecimento de metas e objetivos. Eles praticam esportes, fazem videoterapia e laborterapia, que consiste em trabalhos feitos dentro da comunidade, como limpeza, organização dos quartos, entre outros. Além disso, os pacientes recebem a visita de uma psicóloga toda semana e trabalham a espiritualidade, com leitura de livros e trechos da bíblia.




A Comunidade Terapêutica Benefícios & Dádivas atende pessoas de 18 a 59 anos e fica situada na Rua José Augusto Rodrigues, 270, no Parque Novaro. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone (13) 3422-1696, ou pelo site www.comunidadebd.com.br, ou pelo e-mail comunidadebd@gmail.com.




fonte: http://www.itanhaem.sp.gov.br/noticias/2012/maio/comunidade_beneficios_dadivas_ajudou_reinsercao_social_cerca_300_pessoas.html


MATÉRIA ENVIADA POR:
DOMÊNICO

Nenhum comentário:

Postar um comentário