>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

sábado, 12 de maio de 2012

*13/05/2012 - domingo* - DIA DAS MÃES, DA ABOLIÇÃO DOS ESCRAVOS, DE N. SRA. DE FÁTIMA e muito mais...

*13/05/2012 - domingo*
DIA DAS MÃES - No Brasil, o Dia das mães é comemorado sempre no segundo domingo de maio, de acordo com decreto assinado em 1932 pelo presidente Getúlio Vargas.
(foto: VANISA E IVANA RAZUK) 
   OBRIGADO SENHOR!
Obrigado , Senhor , pela mãe que você me deu ...
... por todas as Mães do mundo
... pelas mães brancas , de pele alvinha ...
... pelas pardas , morenas ou bem pretinhas ...
... pelas ricas e pelas pobrezinhas ...
... pelas mães - titias , pelas mães -vovós , pelas madrastas -mães ,
... pelas professoras - mães ...
... pela mãe que embala ao colo o filho que não é seu ...
... pela saudade querida da mãe que já partiu ...
... pelo amor latente em todas as mulheres , que
desperta ao sentir desabrochar em si uma nova vida ...
... pelo amor , maravilhoso amor que une mães e filhos ...
Eu lhe agradeço , Senhor ! (autor desconhecido)


Nesta oportunidade, queremos prestar uma singela homenagem a todas as mães.



Dia da Abolição da Escravatura no Brasil (1888) - em memória à assinatura da Princesa Isabel na "Lei Áurea", que trazia a seguinte disposição: "Art. 1º - É declarada extinta desde a data desta Lei a escravidão no Brasil. Art. 2º - Revogam-se as disposições em contrário.
 13/05/1888 - Sanção da LEI ÁUREA, abolindo a escravidão no Brasil.

A Lei Áurea (Lei Imperial n.º.353), sancionada em 13 de maio de 1888, foi a lei que extinguiu a escravidão no Brasil. Foi precedida pela lei n.º 2.040 (Lei do Ventre Livre), que libertou todas as crianças nascidas de pais escravos, e pela lei n.º 3.270 (Lei Saraiva-Cotejipe),  que regulava "a extinção gradual do elemento servil".
 Dona Isabel
Foi assinada no Paço Imperial por Dona Isabel e pelo ministro Rodrigo Augusto da Silva às três horas da tarde do dia 13 de maio de 1888.
A Lei do Ventre Livre e a Lei Áurea foram sancionadas por Dona Isabel, quando seu pai estava na Europa.
A palavra Áurea, que vem do latim Aurum, é uma expressão de uso simbólico que significa "feito de ouro", brilhante, magnífico, nobre ou "de muito valor".
            Triste Observação:
A Lei Áurea, aos 13 de maio de 1888, pôs fim à exploração da mão-de-obra escrava no Brasil, embora, na prática, ainda hoje, possa ser constatado, no país, algumas formas contemporâneas de escravidão, de forma ilegal.
                           Camélias (símbolo movimento abolicionista)


Dia do Automóvel - comemorado no Brasil para marcar a data da inauguração oficial da 1ª estrada de rodagem entre as cidades brasileiras do Rio de Janeiro-RJ e Petrópolis-RJ, que foi inaugurada oficialmente em 13 de maio de 1926, depois de haver sido construída por iniciativa do Automóvel Club do Brasil e com o patrocínio dos poderes públicos brasileiros, dando início à comunicação rodoviária entre a então Capital da República brasileira e o centro e norte do país. (datadodia.net).


Dia da Fraternidade Brasileira  - comemorado no Brasil, conforme Decreto de 1990.

Dia do Aniversário da Imprensa Nacional - comemorado no Brasil, para marcar a data da Criação oficial da Imprensa Régia no Brasil (atual Imprensa Nacional), pelo Príncipe Regente dos brasileiros, Dom João VI, em 1808, no dia de seu aniversário. Dom João VI nasceu em 13 de maio de 1767.
 HÁ 245 ANOS NASCIA D.JOÃO VI

D. João VI
 JOÃO MARIA JOSÉ FRANCISCO XAVIER DE PAULA LUIS ANTONIO DOMINGOS RAFAEL DE BRAGANÇA, "O CLEMENTE"
Nascimento: 13/05/1767, Lisboa, Portugal
Filiação: D. Pedro III e D. Maria I
Casamento: Carlota Joaquina Teresa Cayetana de Borbon y Borbon (27/03/1785 a 07/01/1830, sua morte; por procuração, o casamento só se consumaria em 1790): 3 filhos (inclusive D. Pedro e D. Miguel) e as filhas Maria Teresa, Maria Isabel, Maria da Assunção, Isabel Maria, Maria Francisca de Assis e Ana de Jesus Maria
Falecimento: 10/03/1826, Portugal
Nobre e político; com a morte da mãe torna-se rei da 4ª Dinastia de Portugal, Brasil e Algarves (1816 a 1826); foge com a família real e a Corte para o Brasil, ante a ameaça de invasão de Napoleão (chegando a 22/01/1808); monarca com uma vertente no Antigo Regime e outra no mundo contemporâneo, é tido ora como um rei incapaz e ignorante, ora como um ilustrado e sagaz dirigente político; radicado no Rio de Janeiro, ainda como Príncipe Regente, decreta a Abertura dos Portos, liberando as relações comerciais brasileiras (28/01/1808); revive a Ordem da Torre e da Espada (13/05/1808) e funda a Ordem de N. Sra. da Vila Viçosa (02/1818); cria o Jardim Botânico, a Biblioteca Real, a Academia de Belas Artes, o Banco do Brasil, etc.  




Dia do Zootecnista para marcar a data da aula inaugural do 1º curso de Zootecnia do Brasil, realizada em 13/05/1966, na Pontifícia Universidade Católica de Uruguaiana-RS

Dia do Mulato - em tributo a todos os mulatos brasileiros, como José do Patrocínio, Luís Gama e André Rebouças, que lutaram arduamente pela libertação dos escravos brasileiros.



Dia Nacional de Denúncia contra a Discriminação Racial - comemorado pelos movimentos negros do Brasil, contra as injustiças sociais que ainda sobrevivem após os mais de 100 anos da libertação dos escravos do Brasil. 

Dia da Mãe Natureza - comemoração móvel, relacionada com o "Dia das Mães", já que a Natureza é tida como a Mãe Maior: 2º domingo de maio. 


 Dia de Nossa Senhora de Fátima
Deus Pai Onipotente, que concedestes às crianças de Fátima ver e conversar com a Virgem Maria, dai-nos pela intercessão da poderosa Virgem, a graça da maior comunhão com Vosso Filho Jesus.
Dai-nos o dom da serenidade e amor pela Verdade, pela intercessão da mesma Virgem e Poderosa mãe.

Nossa Senhora de Fátima, rogai por nós.
13/05/1917 -Três crianças (pastorinhos) declaram ter visto uma aparição da Virgem Maria sobre uma azinheira, na Cova da Iria, perto de Fátima, Portugal.
COVA DA IRIA -  Cova da Iria é uma localidade na freguesia de Fátima. É um dos lugares que constituem a cidade de Fátima. Nesse lugar situa-se o célebre Santuário de Fátima, lugar onde, segundo a Igreja Católica, Nossa Senhora apareceu a três crianças em 1917.
SANTUÁRIO DE FÁTIMA

0RAÇÃO - Santíssima virgem que nos montes de Fátima Vos dignastes a revelar a três humildes pastorinhos os tesouros de graças contidas na prática do vosso Rosário, incuti profundamente em nossa alma o apreço, em que devemos ter esta devoção, para Vós tão querida, a fim de que, meditando os mistérios da nossa Redenção que nela se comemora, nos aproveitemos de seus preciosos frutos e alcancemos a graça, que Vos pedimos nesta oração, se for para maior glória de Deus, honra Vossa e proveito de nossas almas. Assim seja. Rezar 1 Pai Nosso, 1 Ave Maria e 1 Glória ao Pai.



NO ESTADO DE SÃO PAULO:
Dia do Cozinheiro-Chefe - comemorado no Estado de São Paulo, em tributo a São Benedito, que é tido na conta de padroeiro dos cozinheiros, e festejado em 13 de maio no dia da Libertação dos Escravos Brasileiros por ele também ser venerado como um Santo negro, cuja celebração conta com o apoio da associação Brasileira de Alta Gastronomia.

Dia dos Pretos Velhos 



13/05/1967 - Entra no ar, em São Paulo, a TV Bandeirantes.


Aniversariantes 13 de maio (amigos do Orkut e Facebook) 

- Luana Braghetta Ferreira Domingues (filha de nossa amiga Lauren Braghetta)
- Sérgio Santos
- Professora Tais Bernardes
- NICOLAS ALESSANDRO SILVA (filho de nossa amiga Paula Alessandra)

Aniversariantes 13 de maio (menos famosos) 
www.projetovip.net
ÂNGELA MARIA FAZ 84 ANOS
Angela Maria
ABELIM MARIA DA CUNHA
Nascimento: 13/05/1928, Conceição de Macabu, Macaé, Rio de Janeiro, Brasil
Cantora popular romântica, de rádio (Mayrink Veiga), TV e cinema (estréia em "Portugal, Minha Saudade", 1973); começa em coro de igreja e estréia profissionalmente no "Dancing Avenida" (1948), no Rio de Janeiro; primeiro disco: "Sou Feliz" (1951); sucesso nos anos 1950 e 1960, com canções como "Não Tenho Você", "Babalu", "Falhaste Coração", etc; "Rainha do Rádio" (1954) e "Rainha dos Músicos" (1955); com mais de 100 discos gravados (1980), é conhecida como "Sapoti" e "Estrela do Brasil".  

HÁ 79 ANOS NASCIA WALDICK SORIANO
Waldick Soriano
EURÍPEDES WALDICK SORIANO
Nascimento: 13/05/1933, Caetité, interior da Bahia, Brasil
Filiação: Manuel Sebastião Soriano
Falecimento: 04/09/2008, INCA (Instituto Nacional do Câncer), Vilsa Isabel, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Causa: Câncer na próstata (diagnosticado em 2006)
Cantor e compositor popular, tido como símbolo máximo da cafonice, faz sucesso a princípio no Nordeste; primeira gravação: "Quem És Tu?" (de sua autoria, 1960, CHANTECLER); conhecido por seus figurinos sempre pretos, é autor de sucessos como "Eu não sou Cachorro não", "Paixão de um Homem", "A Dama de Vermelho", etc; tem mais de 500 canções.

HÁ 71 ANOS NASCIA RITCHIE VALENS
Ritchie Valens
RICHARD STEVEN VALENZUELA
Nascimento: 13/05/1941, 12:56 h, Pacoima, Vale de San Fernando, subúrbio de Los Angeles, California, Estados Unidos
Filiação: Connie Valenzuela
Falecimento: 03/02/1959, Clear Lake, Iowa, Estados Unidos
Causa: Acidente aéreo (o avião bate numa montanha, em conseqüência de uma tempestade, matando todos, inclusive Buddy Holly e Big Bopper - conhecido como "o dia em que a música morreu")
Músico (guitarrista), compositor e cantor "pop", de "jazz", "rock" e foclore mexicano; cria a banda SATELLTES (1957); primeira gravação: "Come On Let's Go"; destaca-se na Era do "Rockabilly" com sucessos como "Donna", "La Bamba", "Ooh! My Head", etc.


 STEVIE WONDER FAZ 62 ANOS
Stevie Wonder
STEVLAND HARDAWAY JUDKINS
Nascimento: 13/05/1950, Saginaw, Michigan, Estados Unidos
Filiação: Nionne Haardawahy e Lula Mae
Casamento: Syreeta Wright (14/09/1970 a 1972, divórcio); Kai Millard Morris (2001): filhas Aisha e Keita; tem mais 5 filhos (o último é Mandla Kadjaly Carl, 13/05/2005)
Cantor e compositor; primeira gravação: 1961; ativista social; autor de canções como "Too High", "Don't You Worry Bout a Thing", "For Once in my Life", etc; sucesso com músicas como "My Cherie Amour", "I Wish", "You Are the Sunshine of My Life", etc; OSCAR de Canção por "I Just Called to Say I Love You" (do filme "The Woman in Red"); 21 GRAMMY (até 2004).

ALOIZIO MERCADANTE FAZ 58 ANOS
Aloizio Mercadante
ALOIZIO MERCADANTE OLIVA
Nascimento: 13/05/1954, Santos, São Paulo, Brasil
Filiação: Oswaldo Muniz Olivae Yara Mercadante Oliva
Economista e professor, inicia-se na político em 1972; um dos fundadores do PT (Partido dos Trabalhadores, 02/1980) e Vice-Presidente Nacional do PT (1991 a 1999); Deputado Federal (1990 - o mais votado do PT - e 1998); eleito economista do Ano (2002); Senador por São Paulo (2003 a 2011).



JOSÉ MARIANO BELTRAME FAZ 55 ANOS
José Mariano Beltrame

JOSÉ MARIANO BENINCÁ BELTRAME
Nascimento: 13/05/1957, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil
Filiação: Imigrantes italianos
Policial e delegado federal; ingressa na Polícia Federal como agente na repressão a entorpecentes (1981); atua no setor de inteligência, combatendo o crime organizado em vários Estados; assume a Secretaria de Segurança do Rio de Janeiro (2007), tornando-se um dos idealizadores das UPP (Unidade de Polícia Pacificadora); é um dos principais articuladores da operação de tomada das favelas da Vila Cruzeiro e da invasão do Complexo do Alemão (11/2010).

PATRÍCIA MALDONADO FAZ 37 ANOS
Patrícia Maldonado
PATRÍCIA MALDONADO
Nascimento: 13/05/1975, Valinhos, São Paulo, Brasil
Casamento: Tem uma filha - Nina (25/06/2010) - com Guilherme Arruda
Jornalista e apresentadora de TV; formada na PUC-Campinas (Pontifícia Universidade Católica), começa como repórter dos jornais da "Folha de São Paulo", "Correio Popular" (de Campinas) e da EPTV (afiliada da Rede GLOBO) em 1996; apresenta telejornais na TV ALIANÇA (afiliada da GLOBO em Sorocaba e Jundiaí); estréia na SPORTV (1999 até ao primeiro semestre de 2004) e entra para TV RECORD, sendo repórter do programa "Sem Saída" e apresentando o "Tudo a Ver" (2006 a 2007), "Troca de Família" ("realilty show") e "Hoje em Dia"; assina com a Rede BAND (06/2007), apresentando "Atualíssima", "É o Amor" e "Dia a Dia"; passa a comandar o "Band Esporte Clube" (01/11/2009) e "Video News" (01/10/2010).



IN MEMORIAM:

1961 – GARY COOPER
Gary Cooper (nasceu em 07/05/1901 e morreu em 13 de maio de 1961.
Gary Cooper, 1943 (Por quem os Sinos Dobram)
Foi um ator americano duas vezes vencedor do prêmio Oscar de melhor ator. Sua carreira durou desde a década de 1920 até o ano de sua morte, tendo atuado em mais de cem filmes. Ele era reconhecido por seu forte estilo de atuação, e pelos vários papéis que teve em filmes do gênero Western.
5 indicações e 2 premiações do Óscar de Melhor Ator, nos seguintes filmes
Mr. Deeds Goes to Town (1936)
Sergeant York (1941) Vencedor
The Pride of the Yankees(1942)
For Whom the Bell Tolls (1943)
High Noon (1952) Vencedor
HIGH NOON, 1952  (MATAR OU MORRER)
Em 1960 fez duas cirurgias para retirada de câncer de prostáta e em seguida no cólon. Os médicos acreditavam que ele estava curado, até que em 1961, quando estava filmando na Inglaterra, o ator começou a sentir fortes dores no pescoço e no ombro e após uma consulta descobriu que o câncer havia se espalhado para o pulmão e os ossos. O ator acabou optando por não fazer tratamentos pesados e acabou falecendo no mesmo ano, aos 60 anos de idade.
Recebeu em 1961 um prêmio Oscar honorário pelo conjunto da obra.
Em 1999, o American Film institute nomeou Cooper como o décimo-primeiro maior ator de todos os tempos.

                              ADÉLIA E VICENTE DOMÊNICO                             
UM SORRISO SINCERO, UMA PALAVRA CARINHOSA, UMA ATITUDE CONSTRUTIVA.

É COM PEQUENAS AÇÕES QUE CADA UM DE NÓS CONTRIBUI PARA FAZER UM MUNDO MELHOR.
                     PENSE !!!
O SENHOR DO UNIVERSO ESTÁ EM CADA ATO SEU PRATICADO COM AMOR!  

                      DOMÊNICO
"Que o Senhor do Universo a todos Ilumine"! 

2 comentários:

  1. Que linda foto de D.Adélia e Sr. Vicente....saudades....que Deus lhes dê muita saúde....parabéns Domênico Vicente Domênico pela família maravilhosa....beijos meu Dindo!!

    Um Feliz dia em especial para D.Adélia e Sra.Ivana...mamães desse casal mil....Domênico e Vanisa!!

    ResponderExcluir
  2. RADAMÉS MACUCO MOSCA14 de maio de 2012 16:46

    ONTEM -A HOMENAGEM ÀS MÃES SE FAZIA ENVIANDO FLORES, CARTA, ORAÇÕES! -HOJE -UM TELEFONEMA, UM E-MAIL, POR FACEBOOK, INTERNET ATÉ! LEVANDO-A A UM RESTAURANTE CHURRASCARIA OU CHURRASCARIA, FLORES DA PREFERÊNCIA DELA, OUTROS MIMOS OU UTILIDADES. -AMANHÃ -A INTERNET TERÁ EVOLUÍDO COM REPRESENTAÇÃO DA PESSOA TRIDIMENCIONALMENTE! QUASE PRESENCIAL. AS REUNIÕES PODERÃO SER MARCADAS EM POUCOS MINUTOS OU SEGUNDOS E OS TÁXIS SUPERSÔNICOS LEVARÃO À PRÓPRIA PESSOA EM SEGUNDOS. OS CONVITES SERÃO POR TELEPATIA OU TRANSMISSÃO DE PENSAMENTO! COMO NA REGRESSÃO, OU TRANSMUTAÇÃO NO TÚNEL DO TEMPO DO FUTURO OU DO PASSADO OU DO ALÉM AO AQUÉM E VICE-VERSA! PARA SIMPLESMENTE DIZER ... O o ° MAMÃE! OBRIGADO POR TODO BEM QUE A SENHORA ME FEZ! PELA SAUDADE DO AMOR QUE ME QUEIMA E ME ARDERÁ ETERNAMENTE NA MINHA ALMA! POSSO MUDAR DE CASA! MORAR EM OUTRA CIDADE! TER OUTRA ATIVIDADE! POSSUIR OUTRAS MULHERES - O NOSSO AMOR NO NOSSO CORAÇÃO SERÁ INDESTRUTÍVEL! O o ° PROFª. NATÉRCIA MACUCO MOSCA...

    ResponderExcluir