>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

quinta-feira, 18 de julho de 2013

*18/07/2013 - quinta-feira* - ANIVERSÁRIO DE MANDELA, DIA DO TROVADOR e muito mais...


*18/07/2013 - quinta-feira*




DIA NACIONAL DO TROVADOR –  Gilson de Castro, um dos mais importantes estudiosos da trova brasileira, na verdade tinha uma profissão bem distante da poesia: ele era um dos mais renomados cirurgiões-dentistas do país. O Dia do Trovador homenageia sua data de nascimento, 18 de julho de 1916, no Rio de Janeiro. Após adotar o pseudónimo literário Luiz Otávio, ele publicou, em 1956, Meus Irmãos, os Trovadores, uma coletânea de mais de duas mil trovas de 600 autores brasileiros. Em 1966, Luiz Otávio fundou a União Brasileira de Trovadores - UBT -, com sede no Rio de Janeiro. Ele morreu em Santos, no ano de 1977. (fonte: Livro a Origem das Datas – Marcelo Duarte). 

Dia Internacional de Nelson Mandela, é celebrado desde 2010 em 18 de julho o Dia Internacional de Nelson Mandela. A data foi definida pela Assembléia Geral da ONU e corresponde ao dia de seu nascimento.  

Nelson Mandela
NELSON ROLIHLAHLA MANDELA
Nascimento: 18/07/1918, tribu tembu, Qunu, Transkei, a algumas dezenas de quilômetros de Umtata, África do Sul
Filiação: Henry Mgdalla Mandela e Noseki Fanny
Casamento: Evelyne Ntoko Mase (1944 a 1956, divórcio): filhos Madiba Thembi (1946-1969), Makgatho (1950) e Makaziwe (1953); Nomzano Winnifred Makikizela, militante política (14/06/1958 a 1991, divórcio): filhas Zeni (1958) e Zindri (1960); Graça Machel (1997)
Político e líder da luta anti-racial contra o "apartheid"; torna-se membro da CNA (1944, Congresso Nacional Africano) e seu Vice-Presidente (1952); funda a guerrilha "Lança da Nação" (década de 1960); preso (04/1962), é condenado à prisão perpétua em Robben Island por subversão (1964 a 11/02/1990 - libertado pelo Presidente Frederik De Klerk); Nobel da Paz (1993, com De Klerk); primeiro Presidente do país, negro e eleito (04/1994). (www.projetovip.net)
"Democracia com fome, sem educação e saúde, para a maioria é uma concha vazia."

Dia Internacional da Juventude Marial Vicentina ou "International Day of Vincentian Marian Youth" - comemorado por adeptos da JMV, para marcar a data da 1ª Aparição da Virgem Maria à Santa Catarina Labouré, que se deu em 18 de julho de 1830 , véspera da "Festa de São Vicente de Paula" quando, entre outras revelações feitas na capela do convento da Rue du Bac da cidade de Paris, Maria teria comunicado a Catarina o projeto da fundação de uma nova Associação de Jovens, donde seria criada a JMV (Juventude Mariana Vicentina ou "Vincentian Marian Youth").(datasdodia.net).


Dia do artista Circense - comemorado no Rio de Janeiro para marcar a data do nascimento do palhaço brasileiro de circo, "Carequinha" (GEORGE SAVALLA GOMES), que veio ao mundo em 18 de julho de 1915 e que já foi conhecido como o palhaço dos presidentes, por ter feito graça com sua careca postiça para os presidentes brasileiros, Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek de Oliveira e João Goulart , o Jango, entre outros. (datasdodia.net)

Carequinha

 GEORGE SAVALLA GOMES
Nascimento: 18/07/1915, picadeiro do Circo Peruano, Rio Bonito, Rio de Janeiro, Brasil
Filiação: Lázaro Gomes e Elisa Savalla
Casamento: Elpídia Teixeira (1940 a 05/04/2006, sua morte): filhos Tyrone, Wellington, Marlene e Silvia Cristina
Falecimento: 05/04/2006, em sua casa, São Gonçalo, Rio de Janeiro, Brasil
Causa: Infarto agudo do miocárdio, provocado por problemas pulmonares
Artista de circo, cantor e compositor (26 discos); começa a trabalhar em circo em 1920 e torna-se palhaço em 1927; primeiro artista circense a fazer sucesso na TV (1951, TUPI) e pioneiro nos programas de auditório.

Na Mitologia Egípcia, comemora-se hoje as deusas Ísis e Néftis, que  representam as coisas que já existem e as que ainda estão por vir.
Ísis  deusa da maternidade e da fertilidade, cuja adoração se estendeu por todas as partes do mundo greco-romano, cultuada como modelo da mãe e da esposa ideal, protetora da natureza e da magia, amiga dos escravos, pescadores, artesãos, oprimidos, além de ouvinte das preces das donzelas, opulentos, aristocratas e governantes
Neftis representava as terras áridas e secas do deserto e a morte, tida como quem ajudou Ísis a recolher os pedaços de Osíris quando Seth o destruiu, cujo nome significa "Senhora da Casa" ou "Senhora do Castelo" [entendendo-se como casa o lugar onde Hórus viveu)
MAGIA:  Neste dia, plante algumas sementes num vaso e celebre o nascimento das coisas novas que vão nascer e das coisas que já cumpriram sua função e seu tempo em sua vida. (http://magiadailha.blogspot.com/)

COISAS DE NORTE-AMERICANOS:
Dia Nacional do Caviar ou "National Caviar Day"

18/07 - Eventos históricos
18/07/1841 – D. Pedro II é coroado Imperador do Brasil, com apenas 15 anos de idade. 

18/07/1945 -  Dia dos Veteranos de Guerra - comemorado por brasileiros, para marcar a data do desembarque do 1º escalão dos Expedicionários da FEB -Força Expedicionária Brasileira e da FAB - Força Aérea Brasileira, que haviam partido da cidade italiana de Nápoles em 6 de julho e chegaram no Rio de Janeiro- RJ em 18 de julho de 1945, onde foram recebidos e calorosamente aplaudidos por uma multidão que se formou na Praça Mauá, Avenida Rio Branco e Praça Paris, por onde desfilaram os veteranos do Brasil, acompanhados por acrobacias e vôos rasantes de aviões da FAB, que haviam chegado do Panamá neste mesmo dia.

Aniversariantes 18/07 (amigos do Orkut e Facebook)
OUÇA na 92.5 FM, as 10, 12, 18  e 20 HS, NOSSA HOMENAGEM







Cachaçaria Fazenda

Rithynha Perez

Larissa


Cibele Camargo  

Aniversariantes 18/07 (menos famosos)  
www.projetovip.net
EDU CHAVES
Edu Chaves

 EDUARDO PACHECO CHAVES
Nascimento: 18/07/1887, num casarão da Rua de São Bento, São Paulo, São Paulo, Brasil
Filiação: Elias Pacheco Chaves e Anésia da Silva Prado - antiga família de cafeicultores
Falecimento: 21/06/1975, São Paulo, São Paulo, Brasil
Aviador; o interesse por aviões começa na Inglaterra onde estuda e conhece Santos Dumont; adquire seu "brevê" na "Federátion Aeronautique Internacionale", na França (28/07/1911); é o primeiro a realizar vôos noturnos, o primeiro brasileiro a voar no Brasil e faz a primeira viagem aérea São Paulo-Santos-São Paulo (09/03/1932, em Santos, com o francês Roland Garros, cada um em seu avião); funda a primeira escola de aviadores do país (Guapira, São Paulo); voa do Rio de Janeiro-Buenos Aires (01/1921); em sua homenagem, um bairro paulista é batizado com seu nome: Parque Edu Chaves.

FRIEDENREICH
Friedenreich

 ARTHUR FRIEDENREICH
Nascimento: 18/07/1892, São Paulo, Brasil
Filiação: Alemão e mulata
Falecimento: 06/09/1969, São Paulo, São Paulo, Brasil
Causa: Arterosclerose e pneumonia (sofria do Mal de Parkinson)
Jogador de Futebol (atacante), destaca-se no SÃO PAULO/SP; apelidado pela imprensa sul-americana de "El Tigre"; um dos maiores artilheiros brasileiros (1.329 gols reconhecidos pela FIFA - mais que Pelé); joga em clubes como FLAMENGO/RJ, INTERNACIONAL/RS, ATLÉTICO/MG, SANTOS, etc; 22 jogos pela seleção (10 gols), mas nunca disputou uma Copa.

JAIR AMORIM
Jair Amorim

 JAIR PEDRINHA DE CARVALHO AMORIM
Nascimento: 18/07/1915, Santa Leopoldina, Espírito Santo, Brasil
Falecimento: 15/10/1993, São José dos Campos, São Paulo, Brasil
Jornalista, letrista (estréia escrevendo para blocos) e compositor, começa no jornal "Diário da Manhã" (Vitória); dirige a Rádio Clube (1940); radicado no Rio de Janeiro (1941), é cronista de revistas como "Carioca", "Vamos Ler", etc; primeira letra gravada: "Maria Elena" (versão, cantada por Arnaldo Amaral); autor de sucessos como "Bem Sei" (1942), "Alguém Me Disse", "Que Queres Tu de Mim?" (1964), etc; atua nas rádios Mundial e Mayrink Veiga (1948 a 1952).

TITO MADI FAZ 84 ANOS
Tito Madi

 CHAUKI MADDI
Nascimento: 18/07/1929, Pirajuí, São Paulo, Brasil
Músico, cantor e compositor popular; pioneiro na interpretação de samba-canção de forma delicada (no lugar do chamado "estoura-peito"); dedica-se mais à noite, ficando um pouco à margem da Bossa-Nova; em discussão com João Gilberto, este quebra o violão em sua cabeça; grava 19 LP's.  
... O pai e os irmãos tocavam violão, alaúde e bandolim, e aos dez anos começou a tocar e cantar em festas da escola. Mais tarde trabalhou na rádio de sua cidade natal (Pirajuí, SP), de que se tornou diretor. No final da década de 40 passou a compor e organizar shows e eventos. Por volta de 1952 foi para São Paulo, onde trabalhou em rádio e televisão. Teve algumas músicas gravadas durante esse períodos, e mudou-se para o Rio de Janeiro em 1954. No Rio foi crooner de boates e trabalhou em rádio, sempre exercendo sua atividade de compositor. Seu primeiro grande sucesso, "Chove Lá Fora", foi gravado em 1957 e lhe rendeu vários prêmios de composição. A música teve uma versão em inglês, com o nome "It's Raining Outside", gravada por Della Reese e The Platters. O conjunto vocal norte-americano gravou outras versões de músicas de Madi. O cantor e compositor passou por diversas gravadoras, lançou discos seus e fez participações especiais, apresentando-se em shows no Brasil e no exterior, principalmente Estados Unidos. Foi um compositor da geração pré-bossa nova, que teve influência sobre o movimento, com sambas-canções de harmonização moderna como "Cansei de Ilusões", "Sonho e Saudade", "Carinho e Amor" e "Não Diga Não". Outros sucessos, "Fracassos de Amor", "Gauchinha Bem Querer". (http://cliquemusic.uol.com.br/artistas/ver/tito-madi

BABY DO BRASIL FAZ 61 ANOS
Baby Consuelo

 BERNADETE DINORÁ DE CARVALHO CIDADE
Nascimento: 18/07/1952, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil
Casamento: Pepeu Gomes (filha Nana Shara); tem os filhos Krishna Baby e Kriptus-Rá
Musicista (guitarrista), cantora e compositora "pop", tida como "Baby do Brasil"; de visual extravagante e tendências esotéricas, integra o grupo "Novos Baianos" (na época "hippie"); primeiro disco: "É Ferro na Boneca" (1970); inicia carreira solo e lança o primeiro disco: "O Que Vier eu Traço" (1978); faz sucesso com a música "Menino do Rio"; converte-se ao Evangelho (fim dos anos 1990).

WAGNER MONTES FAZ 59 ANOS
Wagner Montes

 WAGNER MONTES DOS SANTOS
Nascimento: 18/07/1954, Duque de Caxias, Rio de Janeiro, Brasil
Casamento: Kátia Pedrosa (um filho); Sônia Lima
Jornalista, repórter e apresentador de rádio e TV; começa como repórter policial na SUPER RÁDIO TUPI do Rio de Janeiro (1974) e destaca-se no programa "Aqui e Agora" (1979, TV TUPI de São Paulo); na rede SBT trabalha 17 anos em programas populares como "O Povo na TV", "Jornal Policial", "Clube dos Artistas", etc; sofre um acidente de triciclo na Zona Sul do Rio (05/12/1981), tendo que amputar a perna direita; atua nas rádios RECORD e AMÉRICA (de São Paulo), MANCHETE (Rio), etc; na TV CNT (1997) apresenta os programas "190 Urgente", "Na Boca do Povo" e "Em Cima do Fato", além do sucesso "Wagner Montes"; na TV RECORD (2003) apresenta os programas "Verdade do Povo", "Cidade Alerta Rio" e "RJ no Ar"; Deputado Estadual (2006 - o mais votado do PDT: mais 100.000 votos); retorna ao sucesso na TV com o programa "Balanço Geral"; tem uma coluna semanal no jornal carioca "Meia Hora".

TADEU SCHMIDT FAZ 39 ANOS
Tadeu Schmidt

 EMANUEL TADEU BEZERRA SCHMIDT
Nascimento: 18/07/1974, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil
Filiação: Tem um irmão: Oscar Schmidt (jogador de Basquete "Mão Santa")
Jornalista; começa a carreira na TV GLOBO de Brasília (1997), passando a integrar a equipe de esportes da filial do Rio de Janeiro (2000); cobre a F-1 e a Copa do Mundo (2006); apresenta o bloco de esportes do "Bom Dia Brasil" e atua nos programas "Esporte Espetacular", "Globo Esporte", etc.







IN MEMORIAM:
7 ANOS SEM RAUL CORTEZ
Raul Christiano Machado Cortez, conhecido apenas como Raul Cortez 
São Paulo, 28/08/1932
São Paulo, 18/07/2006
Pai da também atriz Lígia Cortez, fruto do seu casamento com a atriz Célia Helena, e de Maria, essa com Tânia Caldas. O ator teve duas netas, filhas de Lígia: Vitória e Clara.
Descendente de espanhóis, Raul era o mais velho de seis irmãos: Rui Celso, Lúcia, Pedro, Regina e Jô Cortez.
Tem um impressionante currículo que inclui 66 peças teatrais, 20 telenovelas, seis minisséries, 28 filmes e vários prêmios, entre eles cinco Moliére - a mais importante premiação do teatro brasileiro.
É considerado um dos maiores atores brasileiros de todos os tempos. Raul morreu às vésperas de completar cinquenta anos de carreira, em decorrência do agravamento de um câncer no pâncreas, contra o qual lutava há cerca de quatro anos.
Uma frase:
“Não gosto que me chamem de senhor, acho falta de educação. Outra coisa: está acontecendo de pessoas quererem me ajudar a sair do carro... Deus me livre. E, para ser bem sincero, ainda não me acostumei a ser chamado de avô”. (Raul Cortez)

3 ANOS SEM AS PIPOCAS DO SR. TOTÓ DE MONGAGUÁ
SR. TOTÓ - O PIPOQUEIRO DE MONGAGUÁ

Nos deixou em 18/07/2010
Seu Totó o senhor já fazia parte do cenário da nossa Cidade.
Com seu carrinho de pipocas na porta do Aracy, na entrada da feira de artesanato e nos grandes eventos.
Várias gerações foram seus fregueses, quantas vezes vimos o senhor dar pipocas para as crianças que o rodiava. Fica a saudade.


Um sorriso sincero
Uma palavra carinhosa
Uma atitude construtiva.
É com pequenas ações que cada um de nós contribui para fazer um mundo melhor...
PENSE !!!!
O Senhor do universo está em cada ato seu praticado com amor.
QUE O SENHOR DO UNIVERSO A TODOS ILUMINE

DOMÊNICO



Um comentário:

  1. ...tudo passa tão depressa que quando acordamos o ontem já está lá atrás! Mas as EFEMÉRIDES da MONGAGUÁ FM 92.5 - A NOSSA RÁDIO despertam nossa memória... hel mac mos

    ResponderExcluir