>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

quinta-feira, 1 de maio de 2014

*02/05/2014 - sexta-feira* - LEONARDO DA VINCI e PAULO FREIRE são os homenageados...

*02/05/2014 - sexta-feira*
LEONARDO DA VINCI
Morre Leonardo Da VinciLeonardo Da Vinci, engenheiro e artista renascentista italiano, morre aos 67 anos, no dia 2 de maio de 1519. O autor de obras famosas, como Última Ceia, Virgem dos Rochedos e Mona Lisa (foto), deixou centenas de idéias e estudos  científicos escondidas em cadernos de anotações.
Leonardo da Vinci é considerado por vários o maior gênio da história, devido à sua multiplicidade de talentos para ciências e artes, sua engenhosidade e criatividade, além de suas obras polêmicas. 

Num estudo realizado por Catherine Cox em 1926 seu QI foi estimado em cerca de 180. Outras fontes mais precisas mencionam valores entre 220 e 250. 

Leonardo era, em seu tempo, como até hoje, conhecido principalmente como pintor. Duas de suas obras, a Mona Lisa e A Última Ceia estão entre as pinturas mais famosas, mais reproduzidas e mais parodiadas de todos os tempos, e sua fama se compara apenas à Criação de Adão, de Michelangelo 
Mona Lisa (1503 – 1507) - Louvre)

                                                                  A ÚLTIMA CEIA -1495-1497
                             
                                       Provável autorretrato de Leonardo da Vinci, cerca de 1512 a 1515.

Leonardo di ser Piero da Vinci  Nasceu em Vinci, em 15 de abril de 1452 e morreu em Amboise, e 2 de maio de 1519, foi uma das figuras mais importantes do Alto Renascimento.
SINOPSE:
Leonardo
Da Vinci
 LEONARDO DA VINCI
Nascimento: 15/04/1452, Anchiano, vilarejo perto de Vinci, Itália
Casamento: Há fortes indícios de sua homossexualidade, como o processo que o acusa de, juntamente com outros 3 homens, manter relações homoafetivas com um rapaz de 17 anos que posava como modelo em seu ateliê
Falecimento: 02/05/1519, em seu quarto no Castelo de Cloux, França
Artista e cientista; expressão máxima da Pintura Renascentista com suas obras figurativas, é precursor de várias ciências atuais; inventor das armas biológicas, propõe bombardear o inimigo com sacos cheios de veneno de sapo, tarântulas, baba de porco, de cão raivoso, etc. (1500); autor de obras como "Salvator Mundi" (1500), "Mona Lisa del Giacondo" (1506), "Última Ceia", etc; curiosamente, conseguia escrever ao mesmo tempo com ambas as mãos.
"Quando alguém está sozinho é ele mesmo, mas se está acompanhado, é apenas metade de si mesmo."


Dia 02 de maio, 'O Grito', de Munch, torna-se o quadro mais caro já leiloado
A obra, de 1895, foi arrematada por US$ 120 milhões e quebrou o recorde de 106,5 milhões alcançado por 'Nude, Green Leaves and Bust', de Pablo Picasso. 
O Grito, de Munch, foi leiloada por 120 milhões de dólares em 2 de maio na galeria Sotheby's, em Nova York

Uma das versões de O Grito, do norueguês Edvard Munch, tornou-se, nesta quarta, o quadro mais caro já arrematado em leilão na história. A tela, datada de 1895, foi vendida por 120 milhões de dólares na galeria Sotheby's, em Nova York, e é uma das quatro variações da obra, a única pertencente a colecionador privado. A pintura era do empresário norueguês Petter Olsen, cujo pai foi amigo, vizinho e patrono de Munch. 
O valor quebrou o recorde de 106,5 milhões, alcançado porNude, Green Leaves and Bust, de Pablo Picasso, em leilão realizado em 2010. As duas obras, porém, representam apenas a metade do valor do quadro mais caro já vendido - 250 milhões de dólares na tela The Card Players, de Paul Cezanne, adquirida pela família real do Qatar em fevereiro deste ano. 
A figura expressionista é o pilar da série The Frieze of Life e representa sua necessidade de expressar seu estado mental, ansioso e angustiado, através da arte. 
fonte: http://veja.abril.com.br/
  


National Baby's day - comemorado nos Estados Unidos da América, para marcar a data do nascimento do médico pediatra estadunidense, Benjamin McLane Spock, que veio ao mundo em 2 de maio de 1903 e que foi o responsável pela criação de "O Livro do Bom Senso sobre o Cuidado do Bebê e da Criança" ou "The Common Sense Book of Baby and Child Care", que é tido como um dos maiores bestsellers de todos os tempos, e que foi traduzido para cerca de 40 idiomas, cujas idéias sobre educação de filhos influenciaram tremendamente pais e mães nas décadas seguintes, sendo que ele estudou psicanálise para tentar entender as necessidades das crianças e os relacionamentos familiares, fazendo com que os pais se tornassem mais tolerantes e permissivos com seus filhos, além de mais afetuosos, o que fez com que muitos educadores e psicopedagogos responsabilizassem Benjamin Spock como o "pai da permissividade" pelos resultados negativos desse tipo de educação, sugerindo-se que seus conceitos afetaram diretamente a atitude dos jovens na década de 1960, muito embora o próprio Spock tenha alegado em sua biografia, que nunca defendeu a permissividade, o que mostra que muitos, em realidade, talvez não tenham compreendido bem o que ele havia querido transmitir em seus escritos. Fonte: http://diasde.com/2-de-maio/#ixzz2RxEDVNgK



Dia Internacional de Harry Potter ou "International Harry Potter Day" - comemoração de fãs da saga Harry Potter que teria inclusive o aval do Primeiro-Ministro britânico, David Cameron, para marcar a data do triunfo do bruxinho, Harry Potter, sobre o vilão e seu rival, Lord Voldemort [Tom Marvolo Riddle na versão original e Tom Servolo Riddle na versão brasileira], que se deu em 2 de maio de 1998 numa batalha com muitas mortes, pois ele é considerado por muitos como o mais poderoso bruxo das trevas em todos os tempos, cujos objetivos eram controlar o mundo mágico, ganhar a imortalidade através da prática das Artes das Trevas e espalhar a superioridade dos sangues-puros perante os sangues-ruins, sendo tão temido pelo povo bruxo, que é também referido como "Você-Sabe-Quem", ou "Aquele-Que-Não-Deve-Ser-Nomeado" ou ainda "Aquele-Cujo-Nome-Não-Deve-Ser-Pronunciado" e "Quem-Nós-Sabemos", em vez de seu próprio nome, além de ser chamado também de "Lorde das Trevas", geralmente apenas por seus seguidores: os Comensais (Devoradores) da Morte.
Fonte: http://diasde.com/2-de-maio/#ixzz2RxCKxppp




Dia Estadual de Luta Contra o Assédio Moral nas Relações de Trabalho - comemorado no Estado de São Paulo, conforme Lei Nº 13.036 de 29/05/2008.



Dia Nacional dos Ex-Combatentes da 2ª Guerra Mundial



ANIVERSARIANTES 02/05 - Amigos do Facebook: ouça uma homenagem pela 92.5 FM, as 10, 12, 18 e 20 horas ou pelo site

Lukas Alvez
Aniversariantes 02 de maio (menos famosos)
www.projetovip.net 
LEMBRANDO OS 105 ANOS DE ATAULFO ALVEZ
Monumento a Ataulfo Alves em Miraí
Ataulfo Alves

 ATAULFO ALVES DE SOUSA
Nascimento: 02/05/1909, Fazenda Cachoeira, Miraí, zona da mata, Minas Gerais, Brasil
Filiação: Severino de Souza (violeiro e repentista) e Matilde Rita de Jesus
Casamento: Judite (1928): filhos Adélia, Matilde, Adeílton, Adelino e Ataulfo Júnior
Falecimento: 20/04/1969, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Causa: Complicações decorrentes de uma cirurgia de úlcera duodenal (2 semanas antes)
Músico (violonista, cavaquinhista e bandolinista), compositor, cantor e sambista; cedo, faz versos para responder aos improvisos do pai (1917); radicado no Rio de Janeiro (1926), torna-se Diretor de Harmonia do bloco "Fale Quem Quiser" (1927, do Rio Comprido); primeira gravação: "Tempo Perdido" (1934, por Carmen Miranda); primeiro sucesso: "Saudade do meu Barracão" (1935); primeiro disco como intérprete: 1941; conhecido por sua elegância, faz sucesso nas décadas de 1930 e 1940; autor de músicas como "Mulata Assanhada", "Laranja Madura", "Ái, que Saudades da Amélia" (com Mário Lago), etc; grava mais de 320 músicas.

  

São grandes os seus legados para nossa música:

Ai, que saudades da Amélia (com Mário Lago)

Atire a primeira pedra (com Mário Lago)

Errei, sim

Laranja madura

Leva meu samba

Meus tempos de criança

Mulata assanhada
Requebro da mulata
Vai, mas vai mesmo

Curiosidade postado por Samuel Machado Filho no Youtube
O baterista Altemir, irmão da cantora Aracy de Almeida, vivia elogiando a doméstica que trabalhava na casa da cantora: "Amélia, aquilo sim é mulher de verdade!" Ataulfo Alves, então, pediu versos a Mário Lago, mas nenhum cantor queria gravar, por causa do andamento lento e lamentoso. E o próprio Ataulfo o acabou fazendo. Resultado: sucesso absoluto na folia de 1942 e gravado até mesmo por Roberto Carlos! Ataulfo o gravou, duas vezes na Odeon, sendo este o segundo registro, que vale conhecer. (http://www.youtube.com/watch?v=XDtAUiTRzac)



LEMBRANDO BING CROSBY
Bing Crosby
HARRY LILIS CROSBY JR
Nascimento: 02/05/1903, Tacoma, Washington, Estados Unidos
Filiação: Harry Lowe Crosby e Kate Harrigan
Casamento: Dixie Lee (29/09/1930 a 01/11/1952, viúvo): filhos Gary, os gêmeos Phillip e Dennis e Lindsay; Kathryn Grant (24/10/1957 a 14/10/1977, sua morte): filhos Harry, Nathaniel e Mary
Falecimento: 14/10/1977, Madrid, Espanha
Causa: Ataque cardíaco
Cantor e ator cinematográfico (estréia em "The King of Jazz", 1930) e TV (estréia em "Ford Star Jubilee", 1956); destaca-se em filmes como "Mississipi" (1935), "Holiday Inn" (1942), "Road to Rio" (1947), etc. e em teleséries como "The Christophers" (1958), "The Bing Crosby Show" (1964), "The Danny Thomas Hour" (1967), etc; último filme: "Dr Cook's Garden" (1971 para TV); sucesso com canções como "When I Take My Sugar to Tea", "Dawn the Old Ox Road", "Where the Blue of the Night", etc; faz 75 filmes; OSCAR de Ator por "Going My Way" (1944); indicado ao de Ator por "The Bells of St Mary's" (1945) e "The Country Girl" (1954).
Últimas palavras: "That was a great game of golf, fellers." ( "Esse foi um ótimo jogo, companheiros".)



SAULO GOMES FAZ 86 ANOS 
Saulo Gomes

SAULO GOMES
Nascimento: 02/05/1928, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Casamento: 7 filhos
Repórter de rádio e TV; começa na Rádio Continental (01/1956); especializado no jornalismo de campo e investigativo, conquista dezenas de prêmios e centenas de processos judiciais; primeiro jornalista caçado no Golpe de 1964, é preso e tem que se exilar no Uruguai; sem jamais ser filiado a algum partido, tem contra si 13 IPMs (Inquérito Policial Militar); destaca-se em reportagens como "chupa-cabra", motoboy Francisco de Assis Pereira (o maníaco do parque), desativação do Carandiru, etc.

BIANCA JAGGER FAZ 69 ANOS
Bianca Jagger
 BIANCA PÈREZ-MORA MACIAS
Nascimento: 02/05/1945, Manágua, Nicarágua
Casamento: Mick Jagger (12/05/1971 a 1980, divórcio): filha Jade (21/10/1971)
Modelo e atriz de TV (estréia em "The Rutles: All You Need is Cash", 1978) e cinema (estréia em "Couleur Chair", 1978); destaca-se como ativista política, defensora dos direitos humanos e na luta contra o governo de Somoza.





 

FAUSTO SILVA FAZ 64 ANOS

Faustão

FAUSTO CORRÊA DA SILVA
Nascimento: 02/05/1950, Araras, São Paulo, Brasil
Filiação: Amauri Corrêa Silva e Cordélia Moraes
Casamento: Magda Colares (1990 a 2000, divórcio): filha Magda; Luciana Cardoso (2002): filhos João Guilherme (02/02/2004) e Rodrigo (20/05/2008)
Jornalista, apresentador e comunicador de TV; começa como repórter da Rádio Centenário; atua na Rádio Cultura, Record (1970), onde se inicia no Esporte e Globo; estréia na TV com o programa "Perdidos na Noite" (1982, RECORD); apresenta "Safenados e Sagadinhos" (1986, BANDEIRANTES); transfere-se para a GLOBO, apresentando o programa de auditório "Domingão do Faustão" (1989).

Faustão

  • Nome completo Fausto Corrêa da Silva
  • Idade 64 anos
  • Data de nascimento 02/05/1950
  • Signo Touro

  




DAVID BECKHAM FAZ 39 ANOS
David Beckham
DAVID ROBERT JOSEPH BECKHAM
Nascimento: 02/05/1975, Leytonstone, subúrbio de Londres, Inglaterra
Casamento: Victoria Adams (04/07/1999): filhos Brooklin, Romeo, Cruz e Harper Seven (10/07/2011)
Jogador de Futebol (meio-campo) e modelo; estréia (1991) e revela-se no MANCHESTER UNITED/ING (1993 a 2003), joga no PRESTON NORTH END/ING (1995, emprestado), REAL MADRID/ESP (2003 a 2007), LOS ANGELES GALAXY/EUA (2007 a 2011) e MILAN/ITA (2009 e 2010, emprestado); Campeão inglês (1995, 1996, 1998 a 2000 e 2002) e espanhol (2006), Copa da Inglaterra (1995 e 1998), Liga dos Campeões (1998), Supercopa da Espanha (2003) e Major League Soccer Supporters Shield (2010); Capitão da Seleção e grande marca "fashion", é o quinto jogador mais rico do mundo (2011).

David Beckham

  • Nome completo David Robert Joseph Beckham
  • Idade 39 anos
  • Data de nascimento 02/05/1975
  • Signo Touro

IN MEMORIAM

 

 

Lily Allen

  • Nome completo Lily Rose Beatrice Cooper
  • Idade 29 anos
  • Data de nascimento 02/05/1985
  • Signo Touro
  • Twitter @lilyrosecooper

Lily Rose Beatrice Cooper mais conhecida como Lily Allen, é uma cantora, compositora e apresentadora britânica. Lily ganhou notoriedade na internet após postar vídeos no site MySpace, e atingiu a fama após o lançar seu primeiro single, Smile. Wikipédia
Nascimento: 2 de maio de 1985 (28 anos), Hammersmith, Londres, Reino Unido
Cônjuge: Sam Cooper (desde 2011)
Álbuns: It's Not Me, It's You, Alright, Still,NRJ Sessions, It's Not Me, It's Doctor Rosen Rosen, Remixed, Sheezus
Filiação: Keith Allen, Alison Owen
Filhos: Ethel Cooper, Marnie Rose Cooper, William Cooper

 

IN MEMORIAM

Paulo Freire, o mentor da educação para a consciência

O mais célebre educador brasileiro, autor da pedagogia do oprimido, defendia como objetivo da escola ensinar o aluno a "ler o mundo" para poder transformá-lo

 Paulo Freire. Foto: Mauricio NahasPaulo Freire (1921-1997) foi o mais célebre educador brasileiro, com atuação e reconhecimento internacionais. Conhecido principalmente pelo método de alfabetização de adultos que leva seu nome, ele desenvolveu um pensamento pedagógico assumidamente político. Para Freire, o objetivo maior da educação é conscientizar o aluno. Isso significa, em relação às parcelas desfavorecidas da sociedade, levá-las a entender sua situação de oprimidas e agir em favor da própria libertação. O principal livro de Freire se intitula justamente Pedagogia do Oprimido e os conceitos nele contidos baseiam boa parte do conjunto de sua obra.

 

 Ao propor uma prática de sala de aula que pudesse desenvolver a criticidade dos alunos, Freire condenava o ensino oferecido pela ampla maioria das escolas (isto é, as "escolas burguesas"), que ele qualificou de educação bancária. Nela, segundo Freire, o professor age como quem deposita conhecimento num aluno apenas receptivo, dócil. Em outras palavras, o saber é visto como uma doação dos que se julgam seus detentores. Trata-se, para Freire, de uma escola alienante, mas não menos ideologizada do que a que ele propunha para despertar a consciência dos oprimidos. "Sua tônica fundamentalmente reside em matar nos educandos a curiosidade, o espírito investigador, a criatividade", escreveu o educador. Ele dizia que, enquanto a escola conservadora procura acomodar os alunos ao mundo existente, a educação que defendia tinha a intenção de inquietá-los.

(http://revistaescola.abril.com.br)


Publicado em 30/11/2012
O De lá pra cá desta semana homenageia um dos maiores educadores que este país já teve: Paulo Freire. E para falar da vida e dos métodos pedagógicos que ele desenvolveu, principalmente os que são voltados à alfabetização de adultos, Ancelmo Gois e Vera Barroso conversam com o senador Cristovam Buarque, a professora da Faculdade de Educação da UERJ, Tania Carvalho Netto, o comunicador Claudius Ceccon e o ex-Ministro da Cultura, Francisco Weffort.
Paulo Freire tornou-se um pensador conhecido em todo o mundo. O livro mais importante que ele escreveu chama-se Pedagogia do Oprimido, no qual está detalhado o método para a alfabetização de adultos que ele criou. Para Paulo Freire a alfabetização deve estar diretamente relacionada ao cotidiano do trabalhador, fazendo com que ele conheça melhor sua realidade para poder atuar de forma crítica na vida social e política.

As teses revolucionárias de Paulo Freire ganharam adeptos em todo o mundo, principalmente entre os intelectuais e militantes de esquerda. Mas também lhe renderam várias inimizades. Com o golpe militar de 1964, Paulo Freire foi acusado de subversivo, acabou preso e exilado. E só retornou ao Brasil em 1980, depois da Lei de Anistia. Ao longo da vida, Paulo Freire recebeu 27 títulos de Doutor Honoris Causa das universidades mais importantes do mundo. Ganhou inúmeros prêmios e se transformou no brasileiro mais homenageado da História.

Nome completoPaulo Reglus Neves Freire
Nascimento19 de setembro de1921
Recife, Pernambuco
Morte2 de maio de1997 (75 anos)
São Paulo, São Paulo
Nacionalidade brasileiro
OcupaçãoEducador
Escola/tradiçãoMarxista
Principais interessesEducação

 MORRE MÃE DINAH
  

A vidente paulistana Benedicta Finazza, em um comercial da MTV de 2013: ela morreu em São Paulo 
 
 Benedicta Finazza, mais conhecida como Mãe Dináh, morreu nesta sexta-feira (2), em São Paulo, em 2013, aos 83 anos.

Ela foi internada na última quinta (1º), no Hospital da Luz, na Vila Mariana, em São Paulo, segundo informou um funcionário do hospital ao R7. Ela estava com um quadro de infecção intestinal. A causa da morte foi de uma infecção generalizada. A informação da morte foi confirmada pelo secretário pessoal da vidente à reportagem.

O corpo é velado neste sábado (3) no Cemitério da Paz, no Morumbi, zona sul de São Paulo. O enterro está marcado para as 15h no local, informou um funcionário do cemitério ao R7.

Previu morte de famosos

Mãe Dinah nasceu no bairro do Paraíso, na zona sul de São Paulo. Ela contava em entrevistas que desenvolveu a mediunidade desde os três anos de idade.

Ela ficou famosa na década de 1990, quando supostamente previu o acidente aéreo que matou o grupo Mamonas Assassinas, em 1996. Desde então, passou a aparecer em programas de televisão, sempre com suas previsões para os anos vindouros. Ela gostava de dizer que gostava de fazer suas previsões "de novembro para frente".

Também se vangloriava em entrevistas de ter previsto a morte da cantora Elis Regina, que morreu de overdose aos 36 anos em 1982.

A médium também sempre foi criticada por ter previsto "um ano excelente para o piloto Ayrton Senna" em 1994, ano em que ele morreu em um acidente na Fórmula 1. Ela desmentia ter errado a previsão e afirmava ter pedido ao piloto pessoalmente para "tomar muito cuidado" na corrida que o matou na Itália.
 
 Por conta dos erros em algumas de suas previsões, ela virou motivo de brincadeira de comediantes, como do humorístico Pânico na TV.

Ela levava tudo isso no bom humor. Em 2013, Mãe Dináh protagonizou o comercial da nova MTV, no qual ironizava suas próprias previsões.

Apesar de gostar de alertar os famosos quanto a seu futuro, talvez faltou à vidente ouvir um colega de profissão. No fim de 2013, um vidente chamado Pai Francisco Borges falou em um vídeo na internet que Mãe Dináh deveria tomar cuidado com a saúde em 2014.(fonte: http://entretenimento.r7.com/famosos-e-tv/morre-mae-dinah-em-sao-paulo-03052014)



Um sorriso sincero

Uma palavra carinhosa

Uma atitude construtiva.

É com pequenas ações que cada um de nós contribui para fazer um mundo melhor...
PENSE !!!!
O Senhor do universo está em cada ato seu praticado com amor.
QUE O SENHOR DO UNIVERSO A TODOS ILUMINE
                                                DOMÊNICO

Nenhum comentário:

Postar um comentário