>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

terça-feira, 6 de maio de 2014

06/05/2014 - terça-feira - DIA DA MATEMÁTICA HOMENAGEIA MALBA TAHAN

06/05/2014 - terça-feira  

Dia Nacional da Matemática -  é comemorado em 6 de maio, de acordo com Lei aprovada pelo congresso Nacional em 2004. A escolha desse dia tem como motivação a data de nascimento do professor Julio César de Mello e Souza, mais conhecido como Malba Tahan. Ele é o autor de um dos maiores sucessos literários de nosso país, o romance “O Homem que Calculava”, já traduzido em doze idiomas.

Malba Tahan
MALBA TAHAN
 JÚLIO CÉSAR DE MELO E SOUZA
Nascimento: 06/05/1895, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Filiação: João de Deus de Melo e Sousa e Carolina Carlos; família pobre, com renda apenas suficiente para criar os 8 filhos
Falecimento: 18/06/1974, em seu quarto de hotel, Recife, Pernambuco, Brasil
Causa: Enfarte
Matemático, professor e escritor; desde cedo demonstra sua personalidade original e imaginativa e seus dotes de escritor; vive a infância em Queluz (São Paulo), retornando ao Rio de Janeiro (1905); cursa o Colégio Militar e Colégio Pedro II e gradua-se em Engenharia Civil na Escola Politécnica; publica seus contos no jornal "O Imparcial" (1918); interessa-se pela cultura árabe e oriental e torna-se um dos maiores divulgadores da Matemática no Brasil, através de suas fábulas; edita a revista "Damião" por mais de 10 anos; autor de cerca de 120 obras entre livros de matemática e contos juvenis, como "Contos de Malba Than" (contos), "O Homem que Calculava" (romance), "A Caixa do Futuro" (romance), etc; escreve sobre recreação e matemática até ao fim da vida.
"No universo tudo é número e medida."



Dia Mundial do Acordeon - Há 4 anos a Confederação Internacional dos Acordeonistas (CIA) instituiu o dia 06 de Maio como o "Dia Mundial do Acordeon" por ter sido o dia em que este versátil instrumento foi patenteado em 1829.
Desde que foi lançada como data comemorativa no ano de 2009 a Confederação Internacional dos Acordeonistas juntamente com outras associações de diversos países vem realizando vários eventos com o objetivo promover a diversidade musical.
Parabenizamos a todos aqueles que dedicam seu tempo e sua paixão a este instrumento que tão bem se encaixa em todas as culturas e passeia sem preconceito por todos os gêneros musicais. (http://www.triunfob.com/2011/05/06-de-maio-dia-mundial-do-acordeon.html)

Dia da Soberania sobre a Amazônia - comemorado no Brasil, para marcar a data da "Declaração de Soberania sobre a Amazônia", que foi firmada em 6 de maio de 1989 por brasileiros e demais países sul-americanos vinculados a riquíssima região verde da bacia amazônica, tratando de uma parte de mundo que é tida como alvo da cobiça de potências centrais como Estados Unidos e países europeus.


Dia do Instrumentador  Cirúrgico - comemorado no Brasil, para marcar a data da fundação da ANIC - Associação Nacional de Instrumentadores Cirúrgicos, que foi criada em 06/05/1983, a partir da formação de várias turmas do curso de instrumentação cirúrgica ministrado pelo CEDAS - Centro de Estudos de Desenvolvimento em Administração da Saúde, vinculado ao Hospital São Camilo, na cidade de São Paulo-SP (datasdodia.net)

  

Dia do Cartógrafo - A profissão mais antiga do Brasil - O Dia do Cartógrafo foi instituído pela Sociedade Brasileira de Cartografia em referência à data do mais antigo trabalho cartográfico registrado no Brasil. O fato se deu em 27 de abril de 1500, segundo o Calendário Juliano utilizado na época, quando Mestre João, astrônomo da frota de Pedro Álvares Cabral, determinou a latitude da Baía de Cabrália - atual Porto Seguro. Porém, o documento foi enviado à corte juntamente com a carta de Pero Vaz de Caminha, na data corrigida para o atual Calendário Gregoriano, 6 de maio. Os profissionais são conhecidos como artistas da ciência de compor cartas geográficas. (http://www.oabsp.org.br)

Dia Internacional Sem-Dieta ou "International No Diet Day" - comemoração iniciada em 1992 pela feminista britânica, Mary Evans Young, numa defesa da aceitação do corpo tal qual ele costuma ser, além de também alertar para os perigos da Dieta. (datadodia.net).




DIA DA CORAGEM

Dia da Coragem - A coragem de enfrentar seus medos
Diz uma antiga fábula que um camundongo vivia angustiado com medo do gato.
Um mágico teve pena dele e o transformou em gato. Mas aí ele ficou com medo de cão, por isso o mágico o transformou em pantera.
Então ele começou a temer os caçadores.
A essa altura o mágico desistiu. Transformou-o em camundongo novamente e disse:
-- Nada que eu faça por você vai ajudá-lo, porque você tem apenas a coragem de um camundongo. É preciso coragem para romper com o projeto que nos é imposto. Mas saiba que coragem não é a ausência do medo, é sim a capacidade de avançar, apesar do medo; caminhar para frente; e enfrentar as adversidades, vencendo os medos...
É isto que devemos fazer. Não podemos nos derrotar, nos entregar por causa dos medos.
Senão, jamais chegaremos aos lugares que tanto almejamos em nossas vidas... Autor desconhecido (http://blogdootimismo.blogspot.com)


NA HISTÓRIA: 
06/05/1889 - A Torre Eiffel é oficialmente aberta ao público durante a Exposição Universal em Paris. Essa Exposição de 1889 foi uma FESTA DA MODERNIDADE - celebraram-se os avanços da técnica, a pujança da indústria, a diversidade das civilizações e, de maneira bem mais discreta, os 100 anos da revolução que derrubou a monarquia francesa em meio a um banho de sangue.
Foram 61 721 expositores distribuídos em 95 hectares.

06/05/1937 - O desastre do Hindenburg: o ZEPPELIN alemão pega fogo e é destruído em menos de um minuto.  Conhecido como Zeppelin, o dirigível, com 245 metros de comprimento e sustentado no ar por 200 mil metros cúbicos de hidrogênio, o maior dirigível da história até 1937, saiu de Hamburgo e cruzou o Atlântico a 110 km/h.
Na noite de 6 de maio de 1937, o gigantesco dirigível Hindenburg preparava-se para descer em Nova Jersey, nos  Estados Unidos, com 97 ocupantes a bordo, sendo 36 passageiros e 61 tripulantes, vindos da Alemanha. Durante as manobras de pouso, um incêndio tomou conta da aeronave e o saldo foi de 13 passageiros e 22 tripulantes mortos e um técnico em solo, no total de 36 pessoas.

06/05/1994 - Inauguração do Eurotunel no Canal da Mancha.
O Eurotúnel é um túnel ferroviário submarino de 50,5 km que atravessa o Canal da Mancha ligando a França à Inglaterra. Os britânicos também o chamam coloquialmente de The Chunnel.
Sua construção foi bastante demorada e o início das obras sofreu alguns adiamentos até a sua efetiva inauguração em 1994.




ANIVERSARIANTES 06/05 - Amigos do Facebook: ouça uma homenagem pela 92.5 FM, as 10, 12, 18 e 20 horas ou pelo site


Terça, 6 de maio



  






  





- MONIQUE DUARTE


- CLAUDETE MUNIZ




Aniversariantes 06 de maio (menos famosos) 
www.projetovip.net
LEMBRANDO ROBESPIERRE
Robespierre
MAXIMILIEN FRANÇOIS MARIE ISIDORE DE ROBESPIERRE
Nascimento: 06/05/1758, Arras, França
Filiação: François de Robespierre (advogado) e Jaqueline Margarite; o mais velho de 4 irmãos (Antoni Charles, Augustin e Charlotte)
Falecimento: 28/07/1794, Paris, França
Causa: Guilhotinado (sem ser julgado, juntamente com seu irmão Augustin e 17 colaboradores)
Advogado e político; forma-se na Universidade de Paris (1780) e identifica-se com os ideais radicais (o Estado e o povo são os verdadeiros senhores de todos os bens); cumprimentado pessoalmente pelo casal real (Luis XVI e Maria Antonieta), torna-se conselheiro provincial de Artois (1781); atua como advogado (1783 a 1786) e é eleito Deputado pelo Terceiro Estado da Região de Artois (26/04/1789), fazendo o primeiro discurso em 18/05/1789; após a Queda da Bastilha, destaca-se com o discurso de 25/01/1790, defendendo a admissão de qualquer francês em empregos públicos; líder dos jacobinos (31/03/1790), consegue aprovar a lei que impede a reeleição na Assembléia (16/05/1791); funda o jornal "Le Defénseur de la Constitution" (05/1792) e é Deputado por Paris (05/09/1792); conhecido como "O Incorruptível", torna-se o líder mais sanguinário do terror, condenando inúmeras figuras à forca (incluindo Danton, Marat, etc.); provoca a queda dos girondinos e passa a governar com o "Comitê de Salvação Pública", até ser ele próprio condenado por traição; tentar matar-se com um tiro no queixo, no Hotel de Ville.

LEMBRANDO FREUD
Sigmund Freud
SIGMUND FREUD
Nascimento: 06/05/1856, 18:30 h, Freiberg (atual Pribor), nordeste da Morávia, perto de Ostrau (atual República Tcheca)
Filiação: Jacob Freud (comerciante de lã) e Amalie Nathanson; tem 4 irmãs - Rosa, Dolfi, Paula e Marie - mortas em campos de concentração
Casamento: Martha Bernays (14/09/1886): filhos Mathilde (1887), Jean-Martin (1889), Olivier (1891) Ernst-Ludwig (1892), Sophie (1893) e Anna (1895, também psicanalista)
Falecimento: 23/09/1939, Maresfield Garden 20, Londres, Inglaterra
Causa: Câncer na mandíbula (depois de passar por 35 cirurgias)
Médico e psicanalista; começa seus estudos usando a hipnose para tratar histeria; por 2 vezes destrói seus escritos pessoais (em 1885 e 1907); judeu asquenaze, com o advento do Nazismo, foge para a ING (1938); pioneiro na pesquisa do inconsciente humano, é autor das teorias dos "mecanismos de defesa" e "repressão psicológica"; acredita que o desejo sexual é a energia primária da vida humana e que os sonhos e a livre associação são as fontes dos desejos inconscientes; por toda a vida tem problemas financeiros e trata sua dependência à morfina com cocaína; tido como "Pai da Psicanálise".
Últimas palavras: Isso é um absurdo! Isso é um absurdo!"
"Nunca fui capaz de responder à grande pergunta: o que uma mulher quer?".

LEMBRANDO NICOLAU ALEXANDROVITCH ROMANOV, o último czar russo, fuzilado a tiros de revólver (com toda a família imperial), à noite em 1918.
Nasceu em 06 de maio de 1868
Morreu em 17 de julho de 1918

 FORAM ASSASSINADOS em 17/07/1918: Czar Nicolau II da Rússia, sua mulher Imperatriz Alexandra, suas filhas Olga, Tatiana, Maria e Anastácia Nikolaevna Romanova e seu filho Alexei Nikolaevich Romanov. (É conhecido que esse evento foi ordenado de Moscou por LÊNIN e pelo também líder bolchevique YAKOV SVERDLOV.)
 Nicolau II e sua família (da esquerda para a direita): Olga, Maria, Nicolau, Alexandra, Anastásia, Alexei e Tatiana.
Mais tarde Nicolau II; sua mulher, a Imperatriz e seus filhos foram canonizados como mártires por grupos ligados à Igreja Ortodoxa Russa no exílio.



LEMBRANDO RODOLFO VALENTINO
Rodolfo Valentino
RODOLFO ALFONZO RAFFAELE PIERRE PHILIBERT GUGLIELMI DI VALENTINA D'ANTONGUOLLA
Nascimento: 06/05/1895, Casttelaneta, Itália
Filiação: Giovanni Guglielmi e Beatrice Barbin
Casamento: Jean Acker (1919 a 03/1923, divórcio); Natacha Rambova (13/05/1923 a 1925, divórcio); apesar dos suspiros que provoca entre o público feminino, gosta de ter relações sexuais com homens (o que é relatado em seu diário íntimo)
Falecimento: 23/08/1926, Polyclinic Hospital, New York, New York, Estados Unidos
Causa: Infecção (internado desde o dia 15, com uma úlcera perfurada e ruptura de apêndice)
Ator e "sex-symbol" cinematográfico (estréia em "My Official Wife", 1914, não creditado); radicado nos Estados Unidos, é tido como o primeiro "latin lover" do cinema mudo; destaca-se em filmes como "The Quest of Life" (1916), "The Married Virgin" (1918), "The Sheik" (1921, "O Sheik"), etc; último filme: The Son of the Sheik" (1926); faz 32 filmes.  



LEMBRANDO STEWART GRANGER
Stewart Granger
JAMES LABLANCHE STEWART
Nascimento: 06/05/1913, Londres, Inglaterra
Casamento: Elspeth March (1938 a 1948, divórcio): filhos Jamie e Lindsey; Jean Simmons (20/12/1950 a 12/08/1960, divórcio): 1 filho; Caroline LeCerf (1964 a 1969, divórcio): filha Samantha
Falecimento: 16/08/1993, Santa Monica, California, Estados Unidos
Causa: Câncer
Ator e "sex-symbol" cinematográfico (estréia em "A Southern Maid", 1933, não creditado); destaca-se em filmes como "Scaramouche" (1952), "North to Alaska" (1960), "The Last Safari" (1967), etc.


LEMBRANDO ORSON WELLES
Orson Welles
GEORGE ORSON WELLES
Nascimento: 06/05/1915, Kenosha, Wisconsin, Estados Unidos
Casamento: Virginia Nicholson (14/11/1934 a 01/02/1940, divórcio): filho Christopher (1937); Rita Hayworth (07/09/1943 a 01/12/1948, divórcio): filha Rebecca (1944); Paola Mori (08/05/1955 a 10/10/1985, sua morte): filha Beatrice (1955)
Falecimento: 10/10/1985, Los Angeles, California, Estados Unidos
Causa: Ataque cardíaco
Ator, diretor e roteirista cinematográfico (estréia em todos com "Citizen Kane", 1941, "Cidadão Kane") e de TV (estréia em "Omnibus", 1953; na direção e roteiro estréia com "Moby Dick Rehearsed", 1955); radialista e dublador, gera pânico em todo o país com a transmissão radiofônica de "A Guerra dos Mundos", fazendo crer que estava havendo uma invasão alienígena (29/10/1938); destaca-se atuando em filmes como "Jane Eyre" (1943), "The Black Rose" (1950, "A Rosa Negra"), "Touch of Evil" (1958, "A Marca da Maldade"), etc. e em seriados de TV como "Ford Star Jubilee" (1956), "The Name of the Game" (1970), "Great Mysteries" (1973), etc; dirige sucessos como "The Magnificent Ambersons" (1942, "Soberba"), "Macbeth" (1948), "The Deep" (1970), etc; entre produções de cinema e TV faz 118 filmes, 43 direções e 47 roteiros; OSCAR de Ator, Direção e Roteiro por "Citizen Kane" (194); neste filme, pela primeira vez, é contada uma história em "flashback") e, entre múltiplas transgressões, coloca os atores em diferentes planos de profundidade numa mesma cena e usa efeitos sonoros como recurso dramático; tem 2 estrelas na Calçada da Fama (1960): 1600 Vine Street (de Filme) e 6552 Hollywood Boulevard (de rádio); vem ao Rio de Janeiro para gravar um documentário para o "Office of Interamerican Affairs" (02/1942 a 06/1942) e fica conhecido pelas bebedeiras homéricas de cachaça com figuras como Grande Otelo, etc; grava os cortiços cariocas e de tecelões e pescadores pobres do nordeste e tem seus rolos de filmes confiscados pela Polícia de Getúlio Vargas.
"Não digo que todos devemos proceder mal, mas devemos dar a entender que podemos.".  


LEMBRANDO ZEZÉ MACEDO
Zezé Macedo
MARIA JOSÉ DE MACEDO
Nascimento: 06/05/1916, Silva Jardim, Rio de Janeiro, Brasil
Casamento: Alcides Manhães (1931); Victor Zambito (1961 a 08/10/1999, sua morte)
Falecimento: 08/10/1999, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Causa: Derrame cerebral (internada desde 26/08)
Atriz comediante de rádio, teatro, cinema (estréia em "Aviso aos Navegantes", 1951) e TV; inicia na Rádio TAMOYO, no programa "Lar Doce Lar"; tida como a primeira dama das chanchadas da ATLÂNTIDA, faz 108 filmes (recorde feminino brasileiro); destaca-se no programa humorístico "Escolinha do Professor Raimundo", de Chico Anísio (Rede GLOBO); Oscarito classifica-a como a maior comediante do cinema brasileiro, Grande Otelo chama-a "Carlitos de Saias" e Ivan Cardoso de primeira-dama do cinema nacional; poetisa, tem 4 livros publicados.


TONY BLAIR FAZ 61 ANOS
Tony Blair
ANTHONY CHARLES LYNTON BLAIR
Nascimento: 06/05/1953, Edinburgh, Escócia
Casamento: Cherie Blair (29/03/1980): 4 filhos (inclusive Euan Blair)
Político do Partido Trabalhista (1983); líder da Oposição (1994 a 1997); Primeiro-Ministro (02/05/1997 a 27/06/2007); promove o fim do conflito de 30 anos com a Irlanda do Norte.  





FÁTIMA GUEDES FAZ 56 ANOS
Fátima Guedes
MARIA DE FÁTIMA GUEDES
Nascimento: 06/05/1958, Rua Dr. Satamini, Tijuca, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Casamento: Zeca Winicki (filha Beatriz)
Cantora e compositora popular, inicia a carreira em 1973; primeiro disco: "Fátima Guedes" (1979); mora em LA (1990), retornando em 1991; autora de sucessos como "Passional", "Onze Fitas", "Mais uma Boca", etc.  






GEORGE CLOONEY FAZ 53 ANOS
George Clooney
GEORGE TIMOTHY CLOONEY
Nascimento: 06/05/1961, Lexington, Kentucky, Estados Unidos
Filiação: Nick Clooney
Casamento: Talia Balsam (15/12/1989 a 09/1993, divórcio)
Ator de TV (estréia no seriado "Centennial", 1978) e cinema (estréia em "Predator: The Concert", 1987); sucesso em diversos seriados policiais, recebe várias indicações ao EMMY e GOLDEN GLOBE; destaca-se em filmes como "Batman & Robin" (1997), "Solaris" (2002), etc; produtor em 2000 (estréia em "Kilroy", para a TV), diretor em 2002 e roteirista em 2004.

George Clooney

  • Nome completo George Timothy Clooney
  • Idade 53 anos
  • Data de nascimento 06/05/1961
  • Signo Touro



BRITO JÚNIOR FAZ 51 ANOS
Britto Júnior
HILTON ANTONIO MENDONÇA BRITTO JÚNIOR
Nascimento: 06/05/1963, Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil
Filiação: Hilton Britto e Nivalda Anita
Jornalista, radialista (estréia na Rádio Independência, 1979) e comentarista esportivo de TV (estréia na RBS TV, 1981); atua no jornal "Zero Hora"; transfere-se para a Rede Globo em 1984 e em 08/2005 vai para a RECORD, apresentando os programas "Hoje em Dia" (com Ana Hickmann e Eduardo Guedes) e "Programa da Tarde" (2012, com Ana Hickman).



DANIEL ALVES FAZ 31 ANOS
Daniel Alves
DANIEL ALVES DA SILVA

Nascimento: 06/05/1983, Juazeiro, Bahia, Brasil

Jogador de Futebol (lateral direito); começa no JUAZEIRO/BA e é revelado no BAHIA/BA (2001 a 2002; 30 partidos com 3 gols); joga no SEVILLA/ESP (2003 a 2008) e BARCELONA/ESP (2008); convocado para a Seleção (2006), conquistando a Copa América (2007).





SEJA QUAL FOR O PRINCÍPIO RELIGIOSO, FILOSÓFICO, CIENTÍFICO OU COMERCIAL,   É SABIDO QUE, SEM A NATUREZA, NÃO EXISTIRIA O SER HUMANO.
- CONSCIÊNCIA E RESPONSABILIDADE É DEVER DE TODOS.
                    DOMÊNICO
"Que o Senhor do Universo a todos Ilumine"!


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário