>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

quarta-feira, 14 de maio de 2014

15/05/2014 - quinta-feira - DIA DA FAMÍLIA, DO ASSISTENTE SOCIAL e +...

15/05/2014 - quinta-feira   

(15 de maio) - Dia do Assistente Social -  é uma homenagem à publicação da encíclica "Rerum Novarum" - documento que embalou a profissão em berço e lhe sustentou a vida. A Encíclica "Rerum Novarum", apresentou ao mundo católico os fundamentos e as diretrizes da Doutrina Social da Igreja. (saiba mais: http://www.cress-sc.org.br/servicosocial/dia.php)


 (15 de maio)  - Dia do Armamentista - comemorado na Marinha brasileira, para marcar a data do nascimento do militar brasileiro, Capitão-de-Mar-e-Guerra, Henrique Antônio Baptista, que veio ao mundo em 15/05/1824 e é patrono da Artilharia da Marinha do Brasil, numa homenagem que também abrange todos aqueles que conservam, testam, alinham, apontam, carregam e disparam projéteis, foguetes, bombas, granadas, mísseis e torpedos em navios, aeronaves e submarinos.  (www.olocutor.com)


(15 de maio)- Dia do Gerente Bancário


(15 de maio)-  Dia da Latinidade- Como Latinidade (latim: Latinitas) entendemos o conjunto dos povos latinos e seu respectivo modo cultural e social de ser. O dia 15 de maio foi escolhido o Dia Internacional da Latinidade no intuito de preservar as diferentes identidades nacionais e suas comunidades lingüísticas e culturais. A União Latina/UL, Foro permanente dos governos de 36 países latinos, reunido na UNESCO, decidiu criar na data acima mencionada o Dia da Latinidade, que foi aprovado pelo Conselho Executivo da UL, durante o XIX Congresso no dia 25/09/2000. A partir do dia 15 de maio,se comemora a constituição da UL como organismo internacional, isto assinala o inicio de um período no qual os estados latinos tem criado mecanismos que permitem preservar a riqueza - no seu mais amplo espectro - do mundo latino, para projetá-la no futuro.(http://pt.wikipedia.org/wiki/Latinidade)


(15 de maio)- Dia Internacional de Conscientização sobre as Mucopolissacaridoses ou "International Mucopolysaccharidosis Awareness Day" - doenças raras e degenerativas de origem hereditária, causadas por deficiência da atividade de importantes enzimas (que digerem os glicosaminoglicanos), cujos distúrbios prejudicam o funcionamento adequado do corpo humano, sendo que a informação é fundamental para o diagnóstico e o início da terapia, mas a dificuldade, no entanto, reside na suspeita do médico em relação a doença e o tratamento deve ser conduzido por uma equipe multidisciplinar, incluindo médicos geneticistas, pediatras, pneumologistas, otorrinolaringologistas, oftalmologistas, ortopedistas, neurologistas, fisioterapeutas, dentistas, fonoaudiólogos e psicólogos, entre outros. (datasdodia.net).  



(15 de maio)-  Dia Internacional das Famílias ou "International Day of the Family" - proclamado pela Assembléia Geral da ONU - Organização das Nações Unidas, através da Resolução Nº 47/237 de 20/09/1993. 

 (15 de maio)-  Dia internacional da OBJEÇÃO DA CONSCIÊNCIA ao serviço militar - Objetores de consciência são pessoas que seguem princípio religiosos, morais ou éticos de sua consciência, princípios estes que são incompatíveis com o serviço militar, ou as Forças Armadas como uma organização combatente. 


(15 de maio)-  Dia Nacional do Controle das Infecções Hospitalares - comemorado no Brasil, conforme Lei Nº 11.723 de 23/06/2008. 


(15 de maio)-  DIA DE MAYA – comemorado na Mitologia grega. Essa deusa grega é uma das sete irmãs que fugiram de Órion, o gigante, e refugiaram-se no céu, formando a constelação das Plêiades. Ela é deusa da fecundidade, e da projeção da energia vital. Maia era à ninfa que personificava os lugares frios. Maia também é filha de Atlas e Plêione
MAGIA: Olhe para Maya no céu e peça que sopre um segredo no ouvido de quem você ama. A pessoa que você deseja conquistar sonhará com você. (texto extraído da revista wicca nº2 e outros).







(15 de maio) - ROMA ANTIGA - Dia do "Festival de Mercuralia" - celebrado na Roma Antiga, em honra de Mercúrio, que era venerado como o deus romano dos comerciantes e do comércio. 



 COISAS DE NORTE-AMERICANOS:
(15 de maio) - Dia das Meias-Calças de "Nylon" ou "Nylon Stockings Day" - comemoração de norte-americanos, para marcar a data da 1ª venda de meia-calça feminina na América, que se deu em 15 de maio de 1940 a partir da fabricação da Du Pont Corporation e que vendeu cerca de 5 milhões de pares num único dia, tendo causado muito alvoroço entre as consumidoras nos períodos próximos e durante a 2ª Guerra Mundial pela escassez do produto. (datasdodia.net).

UM POUCO DE NOSSA HISTÓRIA RECENTE.......

15 de maio de 1975: A saga teatral de Abajur Lilás

Jornal do Brasil: Segunda-feira, 28 de abril de 1975 - Caderno B, página 4
"Há muito tempo
que o teatro brasileiro
vem sofrendo
toda a sorte de pressões
e de cerceamento
à sua liberdade de expressão.
Os critérios utilizados
pelos poderes constituídos
escapam à nossa compreensão,
e o rigor que se utiliza contra nós,
impede freqüentemente
que possamos apresentar
um trabalho de maior profundidade
e de que sejamos
o espelho do nosso tempo,
como é função
da arte teatral".
Manifesto da Classe Teatral


Os teatros paulistas suspenderam seus espetáculos em solidariedade ao autor Plínio Marcos, que teve sua peça Abajur Lilás novamente proibida pela Censura federal às vésperas de sua estréia. Em protesto, um manifesto da classe passou a circular no palco de várias companhias teatrais durante as semanas seguintes, antes das apresentações.

Abajur Lilás foi escrita em 1969. Naquela ocasião foram dados os passos iniciais para a montagem do espetáculo: seleção de elenco, produção, ensaios; prevendo-se a estréia para o ano seguinte. Mas chegou 1970 e veio o primeiro golpe: Numa das levas de textos teatrais vetados pelo Governo estava Abajur Lilás. A Censura sentenciou a proibição da obra por cinco anos para todo o território nacional. 
Em 1975, expirada a sentença, Abajur Lilás estava de volta. A montagem foi retomada. Realizado o ensaio final, tudo estava pronto. Ou quase: faltava a aprovação dos censores que avaliariam a encenação a portas fechadas tal como seria exibida ao público. E novamente Abajur Lilás sucumbia ao crivo da Censura. O Ministro da Justiça, Armando Falcão, reiterou a proibição, alegando ferir a moral e os bons costumes. Abajur Lilás, de simples obra de dramaturgia se preconizou como símbolo da persistência da classe teatral. A peça só foi liberada pela Censura em 1980.

Torturas, confissões e a redenção

De linguagem livre, Abajur Lilás polemiza em torno da disputa travada entre os personagens para descobrir o verdadeiro culpado pela destruição do objeto de desejo do protagonista, um abajur. A trama retrata a degradação humana nas relações entre personagens que sobrevivem à beira da marginalidade: Giro, um homossexual sádico; Dilma, prostituta moralista e apegada a valores; Heleninha, prostituta alienada e individualista; Célia, uma prostituta revoltada e firme; e Oswaldo, um gigolô. Um jogo de torturas e confissões, onde o conflito interno de cada personagem é a busca da redenção. (fonte: http://www.jblog.com.br/)

 ANIVERSARIANTES 15/05 - Amigos do Facebook: ouça uma homenagem pela 92.5 FM, as 10, 12, 18 e 20 horas ou pelo site
Marlene Airam  
 Rose Gonçalves Lopes

ANIVERSARIANTES 15 DE MAIO (menos famosos)
www.projetovip.net
LEMBRANDO DANTE ALIGHIERI
Dante Alighieri

DANTE ALIGHIERI
Nascimento: 15/05/1265, Florença, Itália
Filiação: Alighiero di Bellincione e Bella degli Abati - burgueses do partido dos guelfos
Casamento: Gemma Donati (1277 a 14/09/1321, sua morte): filhos Jacopo, Pietro e Antonia
Falecimento: 14/09/1321, Ravena, Áustria
Causa: Malária (contraída nos pântanos de Veneza)
Poeta renascentista e estadista; órfão, assume o comércio do pai (1281); médico e farmacêutico, nunca exerceu essas funções, preferindo dedicar-se aos versos; primeiro soneto: para Beatrice, sua futura musa (1281); estuda Filosofia latina e religiosa, inspirando-se para a criação de sua obra-prima: o poema narrativo "A Divina Comédia" (cerca de 1307 a 1321); é o fundador da moderna literatura no país.
"Os lugares mais quentes do Inferno são reservados àqueles que, num período de crise moral, conservam a neutralidade." (Dante Alighieri) 


LEMBRANDO PIERRE CURIE
Pierre Curie
PIERRE CURIE
Nascimento: 15/05/1859, Paris, França
Filiação: Eugène Curie e Sophie-Claire Depouilly; tem um irmão: Jacques
Casamento: Marie Curie, cientista polonesa (1895): filhas Irène Joliot (12/09/1897-17/03/1956) e Éve Denise (06/12/1904 a 22/10/2007)
Falecimento: 19/04/1906, Paris, França
Causa: Atropelado (tem a cabeça esmagada pela roda de uma carruagem) ao atravesar a Rua Dauphine, durante uma tempestade, depois de um almoço na Associação de Professores da Faculdade de Ciências
Cientista; começa a estudar com seu pai e doutora-se na Faculdade de Ciências da Sorbonne (1895); se doutora (1895); professor titular (1904), começa a pesquisar magnetismo e eletricidade, sendo pioneiro no estudo da cristalografia, piezoeletricidade e radioatividade; estabelece o Ponto de Curie (instante em que as substâncias alteram suas propriedades magnéticas numa determinada temperatura) e constrói instrumentos altamente sofisticados para seus estudos; trabalhando com sua esposa, descobrem o rádio e o polônio (1898), pelo que ganham o Nobel de Física (inicialmente para ele, mas extendido a Marie após reclamação de Pierre) e a Medalha Davy da "Royal Society" (ambos em 1903); revoluciona o tratamento do câncer.



TRINI LOPEZ FAZ 77 ANOS 
Trini Lopez
TRINIDAD LÓPEZ III
Nascimento: 15/05/1937, Dallas, Texas, Estados Unidos
Músico (guitarrista), cantor e compositor popular; alavancado por Frank Sinatra, destaca-se nas comunidades latinas, em shows nos cassinos de Las Vegas e com o LP "Trini López at PJ's"; sucesso com músicas como "La Bamba", "If I Had a Hammer", "Lemon Tree", etc (fim dos anos 1960).






KITO JUNQUEIRA FAZ 66 ANOS
Kito Junqueira
HERÁCLITO GOMES PIZANO
Nascimento: 15/05/1948, São Paulo, São Paulo, Brasil
Ator de TV (estréia em "Divinas & Maravilhosas", 1973), cinema (estréia em "Eternamente Pagu", 1987) e teatro; destaca-se em novelas como "Espelho Mágico" (1977), "Vereda Tropical" (1984), "Pantanal" (1990, TV MANCHETE), etc.







SIG BERGAMIN FAZ 60 ANOS
Sig Bergamin

JOSÉ ANTONIO SIG BERGAMIN
Nascimento: 15/05/1954, Marissol, São Paulo, Brasil
Filiação: Pais pequenos citiantes
Casamento: Vive com Murilo Lomas
Arquiteto e decorador; graduado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Santos, é um especialista em "design" de interiores e não se prende a um estilo específico, trabalhando com o que chama de "somatório de ecletismo, diversidade étnica, humor e versatilidade"; radicado em SP, é autor do livro "Adoro o Brasil" (2008) e tem escritórios em Paris, Londres, Roma e New York, além de nas principais cidades do país; tem mais de 25 anos de carreira.
TINO MARCOS FAZ 52 ANOS
Tino Marcos

TINO MARCOS BATISTA FERNANDES
Nascimento: 15/05/1962, Duque de Caxias, Rio de Janeiro, Brasil
Filiação: Faustino Ruiz Fernandes (comerciante de imóveis) e Maria Aparecida (professora)
Jornalista esportivo; faz Jornalismo na Faculdade da Cidade (Rio de Janeiro) e estagia no "Jornal dos Sports" (1983); trabalha no jornal "O Dia" (1984), TV EDUCATIVA (atual TV BRASIL) e Rede GLOBO (1985); cobre várias Copas do Mundo de Futebol, Copas América e Olimpíadas; é o único a registrar o pênalti perdido pelo italiano Roberto Baggio, que dá o título de campeão ao Brasil (1994, Estrados Unidos) e cobre o episódio envolvendo o maratonista Vanderley Cordeiro de Lima, interceptado por um débil na maratona das Olimpíadas de Atenas (2004); apresentador e editor-chefe do "Globo Esporte", além de setorista da CBF (Confederalão Brasileira de Futebol); prêmio COMUNIQUE-SE de Repórter Esportivo (2002 e 2005); é o jornalista que mais esteve ao lado da Seleção ininterruptamente (mais de 200 jogos).


RAÍ FAZ 49 ANOS
Raí

RAÍ SOUZA VIEIRA DE OLIVEIRA
Nascimento: 15/05/1965, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
Filiação: Raimundo Vieira de Oliveira e Guiomar Souza
Casamento: Dirce Cristina Bellíssimo Oliveira (1982 a 2000, divórcio): filhos Emanuella (1983) e Raíssa (1989); tem um relacionamento com Danielle Dahouí (2003 a 2005): filha Noáh (2005)
Jogador de Futebol (meio-campo); inicia no BOTAFOGO/SP e joga pelo PONTE PRETA/SP, SÃO PAULO/SP (1987 a 1993 e 1998), onde se torna ídolo; atua no PARIS SAINT GERMAIN/FRA (1993 a 1996); funda a "Fundação Gol de Letra" (ajuda à juventude); encerra a carreira em 2000.


ANDRÉ SEGATTI FAZ 42 ANOS
André Segatti
ANDRÉ LUCIANO SEGATTI

Nascimento: 15/05/1972, São Paulo, São Paulo, Brasil
Modelo e ator de TV (estréia na novela "Torre de Babel", 1998) e cinema (estréia em "O Trapalhão e a Luz Azul", 1999); destaca-se em telenovelas como "Chiquinha Gonzaga" (1999), "Prova de Amor" (2005), "Caminhos do Coração" (2007), etc.




GRAZIELLA MORETTO FAZ 42 ANOS
Graziela Moretto

GRAZIELLA MORETTO FIGUEIREDO
Nascimento: 15/05/1972, Santos, São Paulo, Brasil
Casamento: Guilherme Ayrosa (filha Nina); tem mais uma filha - Mabel - com Pedro Cardoso
Atriz de teatro (estréia em "Morus e seu Carrasco", 1998), cinema (estréia em "Mater Dei", 2000) e TV (estréia em "Aquarela do Brasil", 2000); destaca-se em filmes como "Cidade de Deus" (2002), "Não por Acaso" (2007), "O Signo da Cidade" (2007), etc. e em seriados de TV como "Os Normais" (2002), "Da Cor do Pecado" (2004), "Três Irmãs" (2008), etc.

MAYANA NEIVA FAZ 31 ANOS
Mayana Neiva
MAYANA NEIVA
Nascimento: 15/05/1983, Campina Grande, Paraíba, Brasil
Atriz de teatro, TV (estréia em "A Pedra do Reino", 2007) e cinema (estréia em "Os Normais 2 - A Noite mais Maluca de Todos", 2009); Miss Paraíba (2003); radicada em São Paulo, estuda teatro no Grupo de Antunes Filho (2004); destaca-se em teleseriados como "Queridos Amigos" (2008), "Som e Fúria" (2009), "Dalva e Herivelto" (2010), etc; no teatro faz sucesso em espetáculos como "Paixão de Cristo: O Auto de Deus", "A Cantora Careca", "Hello Boy", etc.




SEJA QUAL FOR O PRINCÍPIO RELIGIOSO, FILOSÓFICO, 
CIENTÍFICO OU COMERCIAL, É SABIDO QUE, SEM A NATUREZA, NÃO EXISTIRIA O SER HUMANO.
CONSCIÊNCIA E RESPONSABILIDADE É DEVER DE TODOS.
                    DOMÊNICO
"Que o Senhor do Universo a todos Ilumine"!



Nenhum comentário:

Postar um comentário