>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

sexta-feira, 2 de maio de 2014

*03/05/2014 - sábado* - A LIBERDADE DA IMPRENSA É FUNDAMENTAL PARA UMA DEMOCRACIA PLENA...

*03/05/2014 - sábado*
(03 de maio) – DIA MUNDIAL DA LIBERDADE DE IMPRENSA – Para lembrar o nosso direito à informação confiável e integridade de jornalistas, do exercício sem medo da liberdade editorial e do compromisso constante da mídia com os princípios de liberdade e independência jornalísticas.

(03 de maio) – DIA INTERNACIONAL DO SOL - O Programa das Nações Unidas criou o dia 3 de maio como o Dia Internacional do Sol, tendo como objetivo prestigiar a nossa principal fonte de vida, pois a luz e o calor transmitidos pelo Sol são fundamentais para a vida na Terra.

Domênico no Colégio Hortência, plantando árvore de pau-brasil
(03 de maio) DIA NACIONAL DO PAU BRASIL -  Data regulamentada por Lei, que também a denominou como  árvore nacional brasileira, instituída com a finalidade de conscientizar a população da necessidade de se preservar o pau-brasil que, para atingir a sua plenitude, demora cem anos, alcançando os 30 metros de altura e 1,5 metros de circunferência. Hoje, os remanescentes dessa planta não passam de 3% da quantidade existente à época do descobrimento do Brasil, em 1500. (http://www.ambiente.sp.gov.br)  
Pau-brasil é o nome genérico que se atribui a várias espécies de árvores do gênero Caesalpinia presentes na região da Mata Atlântica brasileira.

(03 de maio) DIA MUNDIAL DO SOLO - O solo é um meio complexo e heterogêneo originado, principalmente, pelas rochas, além de organismos vivos (plantas, bactérias, fungos, protozoários, invertebrados e outros animais), clima, o relevo e o tempo.
Os solos possuem muitas funções importantes, entre elas, destaca-se a sustentação da vida e do “habitat” para pessoas, animais, plantas e outros organismos; a manutenção do ciclo da água e dos nutrientes; a proteção da água subterrânea; a conservação das reservas minerais e de matérias primas; a produção de alimentos e o meio para manutenção da atividade sócio-econômica.
Vivemos no planeta Terra, que possui ciclos de criação e recriação contínuos. As atividades humanas exercem influência sobre estes ciclos. Necessário se faz então, conhecer e entender os processos que nele ocorrem para identificar qual a ação menos impactante ao meio ambiente. (Fonte: Cetesb) 


(03 de maio) - Dia Mundial da Asma - celebra-se anualmente no dia 03 de Maio. A asma é uma doença crónica e muito comum. Afeta mais as crianças que os adultos. Os sintomas mais comuns são a falta de ar, pieira, tosse e cansaço. A prevenção precoce favorece o tratamento da asma e o adensar dos sintomas. Estima-se que mais de um milhão de portugueses sofram de asma. Algumas profissões representam maiores riscos de desenvolver a doença, como padeiros, pedreiros, cabeleireiros e pescadores. (www.calendarr.com) 

 
(03 de maio) DIA DO PARLAMENTO – Instituído por Lei para marcar a data da instalação da 1ª Assembleia Constituinte Brasileira em 03/05/1823 e a consequente criação do Poder Legislativo no Brasil. Fomos o primeiro Poder Legislativo constituído da América Latina.
Já em 1823, reunia-se a Assembleia Constituinte.
O Parlamento, não só no Brasil, mas no mundo, é o escoamento natural das grandes propostas do povo. Por lá circulam propostas no campo da educação, da saúde, da habitação, do trabalho, dos direitos humanos. Enfim, por lá pulsa o coração do país.

(03 de maio) - DIA DO TAQUÍGRAFO - comemoração de brasileiros que foi instituída em 1951, durante o 1º "Congresso Brasileiro de Taquigrafia", realizado na cidade de São Paulo-SP, para marcar a data de 03/05/1823, em que a profissão de taquígrafo foi exercida para fins parlamentares pela 1ª vez no Brasil, com o fim de documentar a 1ª Assembleia Constituinte brasileira.  (www.datasdodia.net)

(03 de maio) - Dia do Sertanejo - comemorado no Brasil desde 1964 com uma grande festa promovida pela Fundação mantenedora da Rádio Aparecida no Vale do Paraíba no interior do estado de São Paulo, nascida a partir da iniciativa do então radialista brasileiro, Geraldo Meireles. 

NA HISTÓRIA: 
03/05/1902 - Inauguração do Estádio Palestra Itália, da Sociedade Esportiva Palmeiras. 

3 de maio de 1933 — A primeira deputada eleita

A médica Carlota Pereira de Queiroz foi a única mulher eleita para Assembleia Nacional Constituinte. A deputada destacou-se durante a Revolução Constitucionalista, movimento de contestação à Revolução de 1930 ocorrido em São Paulo em 1932, quando conseguir arregimentar 700 mulheres para dar assistência aos feridos no conflito.

Carlota integrou na Constituinte a Comissão de Saúde e Educação, na qual trabalhou em prol da alfabetização e assistência social. Foi autora do primeiro projeto de lei para a criação de serviços sociais no Brasil, assim como da emenda que fundou a Casa do Jornaleiro e o Laboratório de Biologia Infantil.

Depois da promulgação da Constituinte em 17 de julho de 1934, teve o seu mandato prorrogado até maio de 1935. Ainda em 1934, ingressou no Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo. Carlota foi reeleita pelo Partido Constitucionalista de São Paulo nas eleições de outubro de 1934, e permaneceu na Câmara até 1937, quando Getúlio instaurou o Estado Novo (1937-1945). Sem mandato, lutou pela redemocratização do país, mas apoiou o golpe militar que derrubou o presidente João Goulart em 1964.

Carlota foi membro da Academia Nacional de Medicina e fundou a Academia Brasileira de Mulheres Médicas. Morreu em 1982.

O direito ao voto feminino e à candidatura de mulheres à Câmara e ao Senado foi instituído pelo Código Eleitoral promulgado pelo presidente Getúlio Vargas. Até então era também vetado às mulheres o acesso a cargos públicos por meio de concurso.

Mineira tira o título de eleitor aos 99 anos
O alistamento eleitoral feminino foi realizado no Brasil inteiro, mas o número de mulheres que se inscreveu foi muito pequeno. A inscrição para obter o título de eleitor que chamou mais atenção no país foi a de Virgínia Augusta de Andrade Lage, moradora de Itabira (MG), que tinha na época 99 anos.
A segunda deputada brasileira a tomar posse na Câmara Federal foi a bióloga e advogada Bertha Lutz, que assumiu a cadeira em julho de 1936 depois da morte de um deputado. Bertha Lutz e Nathércia da Cunha Silveira haviam sido nomeadas por Getúlio Vargas em 1932 para integrarem a comissão que elaborou o anteprojeto da nova Constituição Brasileira. fonte: http://jblog.com.br/

03/05/1957 - aos pés de uma cruz de madeira situada no ponto mais alto do Plano Piloto, conhecido atualmente por Cruzeiro de Brasília, foi rezada a primeira missa de nossa Capital. 

ANIVERSARIANTES 03/05 - Amigos do Facebook: ouça uma homenagem pela 92.5 FM, as 10, 12, 18 e 20 horas ou pelo site


Sábado, 3 de maio



  






Guiomar Gomes




Maria Helena Zaniboni Veiga
 

Aniversariantes 03 de maio (menos famosos)  
www.projetovip.net
LEMBRANDO MAQUIAVEL
Maquiavel
 NICCOLÓ MACHIAVELLI
Nascimento: 03/05/1469, Florença, Itália
Filiação: Bernardo de' Nelli e Bartolomea di Stefano - família modesta
Casamento: Marieta Corsini (1502): 4 filhos e 2 filhas
Falecimento: 22/06/1527, Florença, Itália
Causa: Apendicite
Escritor e filósofo; Secretário da Chancelaria de Florença (1498), torna-se Conselheiro do governador Piero Soderini (por 10 anos) e diplomata na Itália, França e Alemanha; pioneiro no estudo do comportamento dos homens em relação ao poder, coloca a guerra no centro de sua reflexão e defende a criação das "Ordinanza" (milícias de cidadãos que dispensam mercenários); no exílio, escreve sua obra-prima "O Príncipe" (1519 a 1520, sobre a arte da guerra e inaugurando uma perspectiva pragmática do Bem e do Mal); tido como o Pai da Política, é a favor de táticas severas e cínicas, pelo que vira sinônimo de "manipulação".

"Quando os homens não são forçados a lutar por necessidade, lutam por ambição."
LEMBRANDO GOLDA MEIR
Golda Meir
GOLDA MABOVITCH
Nascimento: 03/05/1898, Kiev, Rússia
Falecimento: 08/12/1978, Jerusalém, Israel
Causa: Câncer
Política judia; uma das fundadoras de Israel, torna-se Primeira-Ministra (02/1969 a 1974, quando é afastada); durante seu governo, vence a Guerra do Yom Kippur (1973) e destaca-se pelo esforço em manter a paz no Oriente Médio.
"Deixem-me dizer o que tenho contra Moisés. Ele nos levou pelo deserto durante 40 anos para nos trazer ao único lugar do Oriente Médio onde não há petróleo" (Golda Meir). 



LEMBRANDO JAMES BROWN
James Brown
 JAMES JOSEPH BROWN JR
Nascimento: 03/05/1933, Macon, South Caroline, Estados Unidos
Casamento: Adrienne
Falecimento: 25/12/2006, cerca de 1:45 h, Emory Crawford Long Hospital, Atlantia, Georgia, Estados Unidos
Causa: Insuficiência cardíaca (internado no dia anterior com pneumonia)
Cantor, compositor e produtor musical; abandonado pela mãe (1935), é deixado pelo pai com uma tia dona de um prostíbulo (Georgia); na infância, ganha dinheiro como engraxate, lavador de carros, vendedor de selos e colhedor de algodão; aprende a tocar guitarra com Tampa Red, "bluesman" que vai à casa da tia; preso por roubo a mão armada (1950), fica 3 anos num reformatório e desenvolve-se nos corais de igreja; começa a carreira em 1953, no grupo STARLIGHTERS (1953, depois FAMOUS FLAMES); destaca-se pela voz imponenente e gestos frenéticos e transforma o "gospel" e "rhythm and blues" em "soul" e "funk"; primeiro disco solo: "Try Me" (1959); sucesso com músicas como "Papa's Got a Brand New Bag", "I Got You" (I Feel Good), "Iam Black and I'm Proud", etc. (anos 1960 e 1970); tido como o "Pai do Soul", tem mais de 800 canções e coloca 122 músicas nas paradas de sucesso (superado apenas por Elvis Presley: 149); GRAMMY em 1965, 1987 e 1992.

Últimas palavras: "Estou indo embora esta noite" (à seu agente Frank Copsidas ao amigo Charles Bobbit, ambos a seu lado)


LEMBRANDO NILTON SANTOS
Milton Santos
 MILTON SANTOS
Nascimento: 03/05/1926, Brotas de Macaúbas, Bahia, Brasil
Filiação: Pais professores primários
Falecimento: 24/06/2001, São Paulo, Sâo Paulo, Brasil
Causa: Câncer de próstata
Advogado, jornalista e geógrafo; alfabetizado em casa, aos 13 anos já dá aulas de Matemática; doutora-se em Geografia na Universidade de Strasburgo, França (1958) e lá fica até 1971; depois mora naTanzânia, Venezuela, Estados Unidos e Canadá, retornando em 1978; leciona na UFRJ (1978 a 1983, Universidade Federal do Rio de Janeiro) e depois na USP (Universidade de São Paulo); milita em prol da cidadania e da ética e produz uma obra complexa cuja base é o aspecto humano da ciência geográfica; Prêmio VAUTRIN LUD (1994 - equivalente ao NOBEL de Geografia - único não anglo-saxão a recebê-lo); autor de mais de 40 obras publicadas (entre elas "O Espaço Dividido", 1979, "A Natureza do Espaço", 1997, "Por uma Outra Globalização (1999, etc.); 12 títulos Honoris Causa de universidades estrangeiras, torna-se referência contra o neoliberalismo (anos 1990).


AGNALDO RAYOL FAZ 76 ANOS
Agnaldo Rayol
AGNALDO CONIGLIO RAYOL
Nascimento: 03/05/1938, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil
Ator (estréia no cinema em "Também Somos Irmãos", 1950) e cantor romântico (estréia na Rádio Nacional, programa "Papel Carbono"); de estilo operístico, alcança o auge da carreira nos anos 1960, com programas de TV como "Agnaldo Rayol Show", "Corte Rayol Show", "Jovem Guarda", etc; atua em novelas como "Mãe" (1964), "O Caminho das Estrelas" (1965), "A Última Testemunha" (1968), etc.




SÍLVIA SALGADO FAZ 64 ANOS
Sílvia Salgado
SÍLVIA HELENA SALGADO
Nascimento: 03/05/1950, Fortaleza, Ceará, Brasil
Casamento: Amílcar Moraes (separados): filho Thiago
Atriz, inicia a carreira nos anos 1970, revelada num concurso do programa "Moacyr TV" (de Moacyr Franco, Rede Globo); na TV estréia na novela "À Sombra dos Laranjais" (1977) e no cinema em "Meus Homens, Meus Amores" (1978); destaca-se em filmes como "O Cortiço" (1978), "Por um Corpo de Mulher" (1979), "Sábado Alucinante" (1979), etc e em telenovelas como "O Astro" (1977), "Chega Mais" (1980), "Ciranda de Pedra" (1981), etc; dedica-se à família e retorna às novelas em 2004 ("Senhora do Destino").


BRUNO MAZZEO FAZ 37 ANOS
Bruno Mazzeo
BRUNO MAZZEO DE OLIVEIRA PAULA
Nascimento: 03/05/1977, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Filiação: Chico Anysio (comediante) e Alcione Mazzeo (modelo e atriz)
Casamento: Renata Castro Barbosa, atriz (2004 a 2008, separado): filho João (27/05/2005)
Jornalista, ator comediante de teatro e TV, roteirista e colunista; começa na Rede GLOBO (1991) como roteirista do programa do pai "Escolinha do Professor Raimundo"; escreve o primeiro programa de humor da TV a cabo brasileira: "Cilada" (MULTISHOW da GLOBOSAT), eleito um dos 10 Melhores Programas do Ano (2007) e um dos 100 melhores de todos os tempos (revista "Monet"); destaca-se pelas tiradas ácidas, raciocínio veloz e alta capacidade de improvisação (um tipo de humor da nova geração de humoristas, ainda visto como elitizado pelo grande público); trabalha nos humorísticos "Chico Total" (1996), "Sai de Baixo" (1997), "A Diarista" (2004), etc; atua na publicidade (propagada da PEPSI TWIST, etc.) e produz, escreve e dirige peças como "Descontrole Remoto", "Os Famosos Quem?", "Enfim, Nós", etc; atua em 9 peças, 3 novelas, 4 seriados e 2 filmes (até 2011).

Bruno Mazzeo

  • Nome completo Bruno Mazzeo de Oliveira Paula
  • Idade 37 anos
  • Data de nascimento 03/05/1977
  • Signo Touro
  • Twitter @Bmazzeo




JULIANA ALVES FAZ 32 ANOS
Juliana Alves
JULIANA ALVES DE OLIVEIRA
Nascimento: 03/05/1982, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Modelo, dançarina e atriz de TV (estréia em "Chocolate com Pimenta", 2003) e teatro (estréia na peça "Como o Diabo Gosta", 2003); atua no "reality show Big Brother Brasil 3" (2002, convidada por uma produtora da Rede Globo, durante um show de Luiz Melodia); destaca-se em telenovelas como "Duas Caras" (2007), "Caminho das Índias" (2009), "Ti-Ti-Ti" (2010), etc; estuda Psicologia na UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro, beneficiada pelo sistema de cotas para negros); é musa da Escola de Samba do Salgueiro (2004), rainha da bateria das Escolas de Samba Império da Tijuca e madrinha da bateria da Escola de Samba Pérola Negra (2009); capa da revista "Playboy" (10/2009).

Juliana Alves

  • Nome completo Juliana Alves de Oliveira
  • Idade 32 anos
  • Data de nascimento 03/05/1982
  • Signo Touro
  • Twitter @Julianaalvesiam






Nenhum comentário:

Postar um comentário