>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

segunda-feira, 19 de maio de 2014

20/05/2014 - terça-feira - PARABÉNS TÉCNICOS DE ENFERMAGEM...

20/05/2014 - terça-feira
Dia Nacional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem - comemorado no Brasil  para marcar a data da morte da cidadã brasileira Ana Neri (Ana Justina Ferreira), que faleceu em 20 de maio de 1880 e que se destacou como enfermeira voluntária durante a Guerra do Paraguai, com um inestimável trabalho para os bancos de sangue do Brasil durante o confronto, o que fez com que ela fosse homenageada com uma medalha e laureada com uma pensão vitalícia pelo então imperador do Brasil, Dom Pedro II. 
(datasdodia.net).
Ana Néri
ANA JUSTINA FERREIRA
Nascimento: 13/12/1814, Vila Cachoeira do Paraguaçu, Bahia, Brasil
Filiação: José Ferreira de Jesus e Luísa Maria das Virgens; tem um irmão: Maurício, Major
Casamento: Isidoro Antonio Néri, Capitão-de-Fragata (1837 a 1843, viúva): filhos Antonio Pedro, Justiniano de Castro Rebelo e Isidoro Antonio Nery Filho (os 2 últimos oficiais de saúde)
Falecimento: 20/05/1880, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Causa: Parada cardíaca (após 6 meses doente), agravado por uma infecção generalizada e pneumonia
Pioneira da enfermagem no país, oferece-se como voluntária para a Guerra do PAR (1864), ao ter seus 2 filhos convocados (é autorizada pelo Conselheiro Manuel Pinho de Sousa Dantas, Presidente da Província da Bahia); parte de Salvador para o Rio Grande do Sul com o 10* Batalhão de Voluntários (08/1865); presta serviços nos hospitais de Corrientes (onde cuida de mais de 6.000 soldados, com a ajuda das freiras vicentinas), Salto, Humaitá e Curupaiti; vê morrer um de seus filhos e, em Asunción, sitiada pelo exército brasileiro, monta uma enfermaria-modelo com recursos próprios; ao voltar, é condecorada pelo Imperador D. Pedro II com as medalhas Geral de Campanha e a Humanitária de prata (1870); recebe uma pensão vitalícia com a qual educa 4 órfãos recolhidos no Paraguai.   


Dia do Comissário de Menores - instituído no Estado de São Paulo e atualmente comemorado em vários pontos do Brasil, em homenagem a esses abnegados trabalhadores voluntários que também são conhecidos como Comissários da Infância e da Juventude e se dedicam às questões infantis no Brasil. 




Dia Mundial da Metrologia ou "World Metrology Day" - instituído pelo "Comitê Internacional de Pesos e Medidas", para marcar a data da assinatura da "Convenção do Metro", ratificada em Paris, por 17 países em 20/05/1875 e atualmente com 51 signatários, com o fim de estabelecer uma autoridade internacional no campo de metrologia, e da qual resultou a adoção do metro como unidade básica de medida do comprimento, 
No Brasil  comemora-se em 26 de junho o Dia do Metrologista, para lembrar a data em que o Sistema Métrico Decimal, oriundo da França e precursor do atual Sistema Internacional de Unidades, foi oficializado no Brasil através da Lei 1.175, assinada pelo Imperador D. Pedro II.



Dia Nacional do Medicamento Genérico - objetivando conscientizar e esclarecer a população brasileira sobre os benefícios dos medicamentos genéricos, que foram regulamentados no Brasil, pela Lei de 1999 e que devem conter o mesmo princípio ativo e dosagem dos medicamentos de marca, além de serem administrados pela mesma via e com a mesma indicação terapêutica, apresentando a segurança idêntica ao medicamento de referência, devendo ser intercambiável ou melhor, que possam ser substituídos sem riscos. (datadodia.net). 


CONHEÇA UM POUCO DA PESSOA DO PEDAGOGO
A origem etimológica do termo vem do grego antigo Paidós (criança) e Agodé (condução). 
Pedagogo é um educador profissional capaz de atuar em espaços escolares e não-escolares, na promoção da aprendizagem de pessoas em diferentes fases de desenvolvimento. Sua função é planejar, executar, coordenar, acompanhar e avaliar tarefas próprias do setor da educação como a docência do ensino infantil e fundamental, coordenação pedagógica, orientação educacional e gestão e, ainda, acompanhar e avaliar projetos e experiências educativas em ambientes não escolares como empresas, ongs, sindicatos, movimentos sociais, hospitais e outros. (proerdnosertao)



Dia de Mjolnir, o martelo mágico de Thor – venerado como o deus dos trovões, o mais forte dentre deuses e homens, é um deus de cabelos vermelhos e barba, de grande estatura, representando a força da natureza (trovão) no paganismo germânico, disparando raios com o seu poderoso martelo Mjolnir. Casado com  Sif, é filho de Odin, o deus supremo de Asgard, e de Jord a deusa de Midgard (A Terra).
O símbolo mais importante de Thor é o martelo, Mjolnir (destruidor), que na pré-história escandinava surgia sob a forma de um machado - relacionado à fertilidade e aos fenômenos atmosféricos. O martelo de Thor, também se relaciona com os aspectos míticos de ferreiro do deus, ao criar trovões e relâmpagos. 
Existem evidências de que o culto ao martelo continuaram na Era Viking a serem propiciadores de fertilidade feminina para o casamento. O uso de pingentes com a forma do martelo foram um dos grandes elementos de identidade pagã no final da Era Viking e segundo vários pesquisadores, serviu como uma resposta ao uso cotidiano de cruzes em pescoços dos cristãos convertidos. Recentemente, diversos formatos de pingente do martelo são vendidos em todo o mundo, demonstrando não somente a permanência do símbolo, mas também, a grandiosidade do mito de Thor na cultura e no imaginário contemporâneo, que atinge de forma impressionante o cinema, a literatura, os quadrinhos/banda desenhada e as artes plásticas em geral. (saiba mais:http://pt.wikipedia.org/wiki/Thor) 
E COMEÇA O SIGNO DE GÊMEOS... 
O terceiro signo do Zodíaco, Gêmeos, em 2014, inicia em 20 de maio, as 23h58m48s e termina em 20 de junho. É um signo de Ar, mutável, positivo, masculino duplo, estéril, loquaz e volátil. É regido pelo planeta Mercúrio, que simboliza o intelecto, a razão.
Características Astrológicas do Signo de Gêmeos
Seu símbolo: IRMÃOS GÊMEOS
GÊMEOS CASTOR E PÓLUX
Forma com Libra e Aquário a triplicidade dos signos do Ar. É também um dos quatro signos mutáveis, juntamente com Virgem, Sagitário e Peixes. 
Uma de suas características é a facilidade de comunicação, a rapidez de raciocínio e a mobilidade. Os geminianos não ficam parados num só instante e como borboletas passam de flor em flor, de assunto em assunto, de informação em informação.
O ponto conflitante de Gêmeos é sem dúvida esta dualidade, entre a irresponsabilidade da criança e a racionalidade do adulto. Fazer a grande transformação, a grande alquimia é seu desafio principal. 
Interpretação:
Adaptabilidade e oportunismo. Versatilidade, Inteligência, Afabilidade. Facilidade para se expressar. Sensibilidade, graça, amabilidade e intuição.
Adoram as mudanças e a variedade. Ocupam-se, portanto, de várias coisas ao mesmo tempo. Aparentam estar sempre ocupados. Habilidosos como artesãos.

E DEUS disse a Gêmeos: - "A ti, GEMEOS, Eu dou as perguntas e as respostas, para que possas levar a todos um entendimento daquilo que o homem vê ao seu redor. Tu nunca saberás por que os homens falam ou escutam, mas em tua busca pela resposta encontrarás o Meu Dom, reservado para ti: o Conhecimento".
E Gêmeos voltou rapidamente ao seu lugar.


NA HISTÓRIA:
Dia do Aniversário do jeans ou "Blue Jeans Birthday" - comemorado por norte-americanos, para marcar a data de 20 de maio de 1873, em que o imigrante alemão nos Estados Unidos da América, Levi Strauss, recebeu a Patente-EUA Nº 139,121, para a fabricação do que é hoje, o nosso jeans, cujo material deveria/deve ser bastante resistente e durável. (datasdodia.net). 
20/05/1880 - Morre Ana Nery, que realizou um grande trabalho para os bancos de sangue do Brasil durante a guerra de 1865.
A atuação de Ana Néri na guerra, junto aos feridos, foi incansável. Desdobrou-se como enfermeira, ministrando medicamentos e proporcionando alívio e conforto aos doentes.
No período já republicano, o nome Ana Néri foi dado à primeira Escola de Enfermagem oficializada pelo Governo Federal, em 1923, pertencente à Universidade do Brasil. Ana Néri faleceu no Rio de Janeiro, em 20 de maio de 1880, aos sessenta e seis anos

Inauguração de Auschwitz - Em 20 de maio de 1940, entra em funcionamento o campo nazista de Auschwitz. Ele foi o maior campo de concentração em funcionamento durante a II Guerra Mundial. Nele, dezenas de milhares de judeus foram carbonizados em fornos coletivos. Aos prisioneiros era dito que iriam tomar banho de água quente.
20/05/2006 - O presidente Lula da Silva cria por decreto a RESERVA BIOLÓGICA DAS PEROBAS, no Paraná.
(xaxim protegido pela reserva biológica das Perobas )

20/05/2007Romário de Souza Faria faz o seu milésimo gol na carreira.
ANIVERSARIANTES 20/05 - Amigos do Facebook: ouça uma homenagem pela 92.5 FM, as 10, 12, 18 e 20 horas ou pelo site
Há 37 anos, em 20 de maio de 1977,  NELSON GALLO e MARIA PAULA se casavam - Para conhecê-los, vá até a loja PICANHA PRAIA e CIA, em Agenor de Campos (a melhor picanha de Mongaguá) - ligue para (13) 3448-3099. 

ANIVERSARIANTES 20 de MAIO (menos famosos)
www.projetovip.net
LEMBRANDO HONORÉ DE BALZAC
Honoré de Balzac
BERNARD FRANÇOIS BALSSA
Nascimento: 20/05/1799, Tours, França
Filiação: Pai funcionário público modesto e mãe burguesa
Falecimento: 18/08/1850, à tarde, Beratcheft, Paris, França
Causa: Envenenamento por cafeína (consume enorme quantidade de café diariamente, o que o leva a problemas estomacais e cardíacos)
Advogado, dramaturgo e romancista; estuda em Vendôme e forma-se em Direito em Paris (para onde vai em 1814); tenda ser editor (1824) e outras atividades até decidir ser escritor; estuda hipnotismo, magnetismo e ocultismo; autor de "Les Chouans" (1829), "O Pai Goriot" (1834), "Os 2 Irmãos" (1842), etc; inventor do romance moderno, é um dos mais prolíferos escritores do seu tempo, trabalhando de 12 a 15 horas por dia; é o primeiro a produzir um folhetim-romance, publicado em capítulos num jornal (1836); escreve 79 novelas, a maioria englobada na monumental "A Comédia Humana", que também é publicado em formato de folhetim.
"Provocar o riso sem participar dele aumenta grandemente o efeito."


LEMBRANDO CORIFEU DE AZEVEDO MARQUES
Corifeu
CORIFEU DE AZEVEDO MARQUES
Nascimento: 20/05/1907, Brasil
Falecimento: 29/08/1965, Brasil
Jornalista, radialista e político comunista; militante e dirigente do PCB (Partido Comunista Brasileiro) nos anos 1930; faz sucesso com o programa de rádio "O Grande Jornal Falado Tupi"; atua nas rádios "Diários Associados", "Difusora", etc; destaca-se pelos comentários políticos e sociais.





JOE COCKER FAZ 70 ANOS
Joe Cocker
JOHN ROBERT COCKER
Nascimento: 20/05/1944, Sheffield, Inglaterra
Cantor de "rock"; inicia na banda AVENGERS (1959), passando pela BIG BLUES (1963) e GREASE BAND (1966); sucesso com canções como "With a Little Help from my Friends", "She Came Through the Bathroom Window", "The Letter", etc; primeiro disco: "With A Little Help From My Friends" (1969); participa do Festival de Woodstock e envolve-se com álcool e drogas (início anos 1970); reabilitando-se, volta nos anos 1980, destacando-se com músicas como "Up Where We Belong", "You are so Beautiful", "When the Night Comes", etc.  


RENATO TEIXEIRA FAZ 69 ANOS
Renato Teixeira
RENATO TEIXEIRA DE OLIVEIRA
Nascimento: 20/05/1945, Santos, São Paulo, Brasil
Cantor e compositor popular; autor de canções como "Romaria", "Tocando em Frente" (com Almir Sater), "Dadá Maria" (com Gal Costa), etc; apresenta o programa "Tom Brasileiro" (Rede RECORD) e defende a música de raíz, caipira; compõe músicas para novelas como "Cavalo Branco" (para "Pai Herói", 1979), "Amora" (para "Cabocla", 2004), "Amanheceu, Peguei a Viola" (para "Araguaia", 2010), etc.




CHER FAZ 68 ANOS
Cher
CHERYLYN SARKISIAN LA PIERE
Nascimento: 20/05/1946, El Centro, Condado Imperial, sul da California, Estados Unidos
Filiação: John Sarkisian e Georgia Holt
Casamento: Sonny Bono (27/10/1964 a 26/06/1975, divórcio): filha Chastity (mudaria de sexo em 2009); Gregg Allman (30/06/1975 a 16/01/1979, divórcio): filho Elijah
Modelo, cantora (country, soul e rock),forma a dupla "Sonny & Cher", chegando ao topo das paradas com a música "I Got You Babe"; em carreira solo, faz sucesso com músicas como "I Found Someone", "We all Sleep Alone", "If I Could Turn Back Time", etc; atriz cinematográfica (estréia em "Wild On the Beach", 1965) e de TV (estréia em "Drehscheibe, Die", 1966); destaca-se em filmes como "Silkwood" (1983), "Suspect" (1987), "Tea with Mussolini" (1999), etc; OSCAR de Atriz por "Feitiço da Lua" (1987). 
Segundo informa em sua conta oficial no Twitter, Cher deve lançar um novo single em junho e um novo álbum em setembro seguido de turnê. Com o feito ela chegará a cerca de cinco décadas no mundo artístico. Parabéns, Cher!

Cher

  • Nome completo Cheryl Sarkisian
  • Idade 68 anos
  • Data de nascimento 20/05/1946
  • Signo Touro
  • Twitter @cher
  • Frase "I Got You Babe!"

LUCÉLIA SANTOS FAZ 57 ANOS
Lucélia Santos
MARIA LUCÉLIA DOS SANTOS
Nascimento: 20/05/1957, Santa Terezinha, Santo André, São Paulo, Brasil
Filiação: Maurílio Simões dos Santos e Maria Moura; tem os irmãos Cristina e Maurílio Wagner
Casamento: John Neschling (divórcio): filho Pedro Henrique (28/06/1982)
Atriz de teatro (estréia em 1972), cinema (estréia em "Paranóia", 1976) e TV (estréia em "Escrava Isaura", 1976); destaca-se em filmes como "Bonitinha mas Ordinária" (1981), "Álbum de Família" (1981), "As 7 Vampiras" (1986), etc. e em telenovelas da Rede Globo como "Locomotivas" (1977), "Feijão Maravilha" (1979), "Guerra dos Sexos" (1983), etc; sucesso na China com a personagem ISAURA da telenovela "Escrava Isaura"; ÁGUIA de Ouro de Atriz Estrangeira por "Escrava Isaura" (1976, China), CANDANGO de Atriz no Festival Brasileiros de Filmes de Brasília por "Engraçadinha" (1981) e "Vagas para Moças de Fino Trato" (1993) e KIKITO de Ouro de Atriz no Festival do Filme de Gramado por "Luz del Fuego" (1982).


PADRE MARCELO ROSSI FAZ 47 ANOS
Padre
Marcelo Rossi
MARCELO MENDONÇA ROSSI
Nascimento: 20/05/1967, São Paulo, São Paulo, Brasil
Filiação: Antônio e Vilma
Religioso católico; decide-se pelo sacerdócio em 1990; ordenado padre (01/12/1994), exerce a função em Santo Amaro; torna-se líder da Renovação Carismática (fim dos anos 1990) e conquista uma infinidade de fiéis com sua comunicação e estilo alegre e musical de levar a palavra de Deus; em 16 anos de sacerdócio vende 10.000.000 de 8 CDs e 4 DVDs e protagoniza o filme "Maria, Mãe do Filho de Deus" (2003); reduz suas missas-shows a partir de 2007 (reune até 3.000.000 de fiéis em cada uma) e sofre grave acidente na esteira ergomética (2010); autor do livro "Ágape" (2010 - 3.000.000 de cópias), cria o Santuário Mãe de Deus (2011, em São Paulo, com capacidade para 100.000 pessoas).


CAUÃ REYMOND FAZ 34 ANOS
Cauã Reymond
CAUÃ REYMOND MARQUES
Nascimento: 20/05/1980, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Filiação: José Marques e Denise
Casamento: Grazielle Massafera (atriz): filha Sofia (2012)
Modelo internacional (New York, Milão e Paris) e ator de TV (estréia em "Malhação", 2002, Rede Globo); destaca-se em telenovelas como "Do Cor do Pecado" (2004), "Como uma Onda" (2004), "Belíssima" (2006), sucesso como o Jorginho, da novela Avenida Brasil.

Cauã Reymond

  • Nome completo Cauã Reymond Marques
  • Idade 34 anos
  • Data de nascimento 20/05/1980
  • Signo Touro
  • Frase "Adoro que alguém me diga que não sou capaz"


SEJA QUAL FOR O PRINCÍPIO RELIGIOSO, FILOSÓFICO,

CIENTÍFICO OU COMERCIAL, É SABIDO QUE, SEM A NATUREZA, NÃO EXISTIRIA O SER HUMANO.
CONSCIÊNCIA E RESPONSABILIDADE É DEVER DE TODOS.

                    DOMÊNICO

"Que o Senhor do Universo a todos Ilumine"!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário