>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

sábado, 10 de maio de 2014

*11/05/2014 - domingo* - DIA DAS MÃES e DIA O REGGAE em homenagem a BOB MARLEY ...

*11/05/2014 - domingo*  

DIA DAS MÃES - No Brasil, o Dia das mães é comemorado sempre no segundo domingo de maio, de acordo com decreto assinado em 1932 pelo presidente Getúlio Vargas.

   OBRIGADO SENHOR!
Obrigado , Senhor , pela mãe que você me deu ...
... por todas as Mães do mundo
... pelas mães brancas , de pele alvinha ...
... pelas pardas , morenas ou bem pretinhas ...
... pelas ricas e pelas pobrezinhas ...
... pelas professoras - mães ...
... pela mãe que embala ao colo o filho que não é seu ...
... pela saudade querida da mãe que já partiu ...
... pelo amor latente em todas as mulheres , que
desperta ao sentir desabrochar em si uma nova vida ...
... pelo amor , maravilhoso amor que une mães e filhos ...
Eu lhe agradeço , Senhor ! (autor desconhecido)

 Foto: Sei lá ... sem palavras ... tanto a falar e ... você gostava muito de datas comemorativas, principalmente o Dia das Mães, quando nos reuníamos para um belo almoço em sua casa ... o tempo passando e as saudades aumentando ... sabe mamãe, não vou chorar, só vou pedir a Deus e aos Anjos de Luz para te dar toda a compreensão e entendimento de sua nova vida ... este ano não tem presente, apenas um momento de oração ... #teamoeternamente  (a foto é do dia 12/05/2013 - Dia das Mães) 
  (IVANA RAZUK: a foto é do dia 12/05/2013 - Dia das Mães)
Sei lá ... sem palavras ... tanto a falar e ... você gostava muito de datas comemorativas, principalmente o Dia das Mães, quando nos reuníamos para um belo almoço em sua casa ... o tempo passando e as saudades aumentando ... sabe mamãe, não vou chorar, só vou pedir a Deus e aos Anjos de Luz para te dar toda a compreensão e entendimento de sua nova vida ... este ano não tem presente, apenas um momento de oração ... #teamoeternamente
 Acho que esta foto foi a última que ela tirou em sua casa, e também o último almoço que estivemos em sua companhia ... foi internada 16 dias depois, no dia 28 de maio e nunca mais voltou pra casa ...nos deixou em 16/01/2014...

OBRIGADA MAMÃE POR TUDO QUE REPRESENTOU E REPRESENTA EM MINHA VIDA...
PALMAS PARA UMA GUERREIRA  CHAMADA IVANA RAZUK
... de sua filha... Vanisa Razuk


Dia do Reggae - comemorado nas cidades de São Luis-MA e Salvador-BA, para marcar a data da morte do cantor e compositor jamaicano de reggae, Bob Marley, que faleceu em 11 de maio de 1981 e que é tido por muitos como o "profeta jamaicano dos negros e pobres do mundo". (datasdodia.net). 
Bob Marley
ROBERT NESTA MARLEY
Nascimento: 06/02/1945, Vila Nine Miles, interior da Freguesia de Ann, norte da Jamaica
Filiação: Cedella Booker
Casamento: Rita (10/02/1966 a 11/05/1981, sua morte): filhos Sharon Prendergast, Cedella, Ziggy, Stephen e Stephanie
Falecimento: 11/05/1981, Cedars Hospital, Miami, Florida, Estados Unidos
Causa: Câncer de fígado (diagnosticado a partir de uma ferida no pé) que se espalha para os pulmões, estômago e cérebro
Músico (guitarrista), cantor e compositor de "raggae"; primeira gravação: "Judge Not" (1962); sucesso com músicas como "Jammin", "Wake Up and Live", "Burnin' and Lootin", etc; autor de canções como "Stir It Up", "Simmer Down", "One Love", etc; um dos símbolos do "Movimento Rastafari"; sofre atentado político em sua casa, ferindo-se levemente (1976).
Últimas palavras: "O dinheiro não compra a vida"
"O que eu faço hoje é importante porque estou trocando um dia de minha vida por isso"

11 de maio de 1981 - Reggae perde Bob Marley

Jornal do Brasil: Terça-feira, 12 de maio de 1981 - página 4 do Caderno B
Bob Marley, 36 anos, o astro jamaicano da música reggae morreu vítima de câncer no cérebro, conforme noticiou o porta-voz do Hospital americano Cedros do Líbano em Miami, na Flórida, onde estava internado.

No dia 6 de abril de 1945, nascia no vilarejo de Nine Mile na Jamaica, de um súbito relacionamento entre um oficial do exército inglês e uma jovem nativa, Robert Nesta Marley, que se tornaria o principal difusor da música reggae e do rastafarianismo: Bob Marley.

Com apenas 21 anos, uniu-se aos amigos Peter Tosh e Bunny Wailer e fez surgir na favela onde moravam, na capital jamaicana o grupo The Wailing Wailers. Em meio à pobreza, criavam música aprimorando o reggae que começava a ganhar contornos. O sucesso veio com sucessivos discos lançados, motivando o rebatizamento do grupo como The Wailers, que ganhou  novos integrantes, entre eles a futura mulher de Bob, Rita, com quem se casaria também em 66. Foi nesta época que Bob conheceu o rastafarianismo e, seguindo a filosofia da doutrina à risca, deixou de cortar os cabelos, passando a cultivar seus famosos dreadlocks. A projeção internacional chegou em 1975, quando Eric Clapton regravou um de seus maiores sucessos, I shot the sheriff. A versão do guitarrista inglês foi um marco na carreira de Bob, que a partir daí passou a excursionar por diversos países. Em 1977, a doença deu os primeiros sinais. Em respeito à sua religião, o cantor não cumpriu o tratamento médico recomendado. A doença progrediu a uma mestátase que interrompeu precocemente sua carreira quatro anos mais tarde. Passados 27 anos, a genialidade de Bob Marley se mantém influente através da crítica social de suas músicas entoadas como hinos em todo o mundo.

Festa na Urca e pelada de futebol

Embora o sonho de uma apresentação de Bob Marley no Brasil nunca tenha se concretizado, ele passou pelo país em 1980, convidado para uma festa da gravadora alemã Ariola, no Morro da Urca. Em sua breve estadia, participou do famoso evento esportivo do sítio de Chico Buarque: a pelada de futebol. Além do ilustre anfitrião, Marley, vestindo a camisa do Santos Futebol Club, compartilhou da companhia de famosos como os artistas Moraes Moreira e Toquinho, e o jogador Paulo Cesar Caju. fonte: http://www.jblog.com.br/ 

11/05/1862 – Ferdinand Carré inventa a primeira geladeira.

11/05/1927 - Fundação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pelo ÓSCAR.


11/05/2001 – Lançamento da edição em português da Wikipédia.

11/05/2007 – Canonização do 1º Santo Brasileiro, FREI GALVÃO, em São Paulo, pelo Papa Bento VVI.
FREI GALVÃO
O dia 25 de outubro, dia oficial do santo, foi estabelecido, na Liturgia, pelo saudoso Papa João Paulo II, na ocasião da beatificação de Frei Galvão em 1998 em Roma. Com a canonização do primeiro santo que nasceu, viveu e morreu no Brasil. Em 11 de maio de 2007, o Papa Bento XVI manteve a data de 25 de outubro.
ORAÇÃO:



Ó Deus que inspirastes ao Santo Frei Antônio de Sant'Anna Galvão extraordinária caridade com os enfermos, os aflitos e os escravos de sua época no [Brasil], dai-me o vosso espírito de amor para que eu saiba suportar com paciência meus sofrimentos. Intercedei junto a Jesus Cristo, que tanto amaste, e neste momento de dor, (faça o pedido…) não me falte a força e a coragem de suportar a doença; fortalecei meu ânimo onde, passando pelo sofrimento, purifique-me dos meus pecados e também possa ajudar meus irmãos necessitados. AMÉM.
Frei Galvão
ANTONIO DE SANT'ANA GALVÃO
Nascimento: 10/05/1739, Guaratinguetá, São Paulo, Brasil
Filiação: Antonio Galvão e Isabel Leite de Barros
Falecimento: 23/12/1822, 10:00 h, Mosteiro da Luz, São Paulo, Brasil
Religioso franciscano, inicia a carreira no Convento de São Boaventura do Macacu, RJ (1760); Padre (11/07/1762), funda o atual Mosteiro da Imaculada Conceição da Luz (1774), das irmãs concepcionistas, em SP; conhecido por aliviar o sofrimento alheio e sempre atender aos necessitados; primeiro Santo brasileiro (11/05/2007, canonizado pelo Papa Bento XVI).





 ANIVERSARIANTES 11/05 - Amigos do Facebook: ouça uma homenagem pela 92.5 FM, as 10, 12, 18 e 20 horas ou pelo site

Aniversariantes 11 de maio (menos famosos) 
www.projetovip.net

LEMBRANDO BIDU SAYÃO

Bidu Sayão
BALDUINA DE OLIVEIRA SAYÃO
Nascimento: 11/05/1902, sobrado da Praça Tiradentes, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Falecimento: 12/03/1999, Rockport, Maine, Estados Unidos
Causa: Pneumonia
Cantora erudita (estréia na ópera "O Barbeiro de Sevilha", 1926, Teatro Costanzi, Roma); diva das óperas e única cantora lírica brasileira a alcançar fama internacional, destaca-se pela emoção das interpretações (década de 1920, Europa); soprano do Metropolitan Opera de New York (1937 a 1952); canta para o Presidente Roosevelt na Casa Branca (1938); naturaliza-se norte-americana (1959); sucesso em óperas como "La Bohème", "Don Giovanni", "Roméo et Juliette", etc; sua casa, reformada (2009), transforma-se no Centro Carioca de Design.

"Minha carreira foi um milagre de determinação, de força de vontade e de desejo de vencer."
 

LEMBRANDO NHÔ TINOCO
Nhô Totico

VITAL FERNANDES DA SILVA
Nascimento: 11/05/1903, Belém do Descalvado, São Paulo, Brasil
Filiação: João Fernandes da Silva (músico baiano) e Adelina Mandelli (italiana); caçula de 6 irmãos
Falecimento: 04/04/1996, São Paulo, São Paulo, Brasil
Radialista e humorista; tendendo para as artes desde cedo, gosta de tocar violão; um dos pioneiros do humor radiofônico, destaca-se com o sotaque de NHÔ TOTICO (matuto que narra as aventuras dos moradores da Vila do Arrelia) e das vozes dos demais personagens, que fazia de improviso, sem nenhum texto (anos 1930, Rádio CULTURA).



LEMBRANDO SALVADOR DALI
Salvador Dali
 SALVADOR FELIPE JACINTO DALÍ I DOMÈNECH
Nascimento: 11/05/1904, 8:45 h, Rua Monturiol 20, Figueres, Cataluña, Espanha
Filiação: Salvador Dalí Cusi (advogado) e Felipa Domènech Ferrés; tem os irmãos Ana Maria e Salvador (1901-1903)
Casamento: Elena Ivanovna Diakonova, "Gala Éluard" (1934 a 10/06/1982, viúvo; relacionam-se desde 1929): filho Cecile Éluard Boaretto
Falecimento: 23/01/1989, Figueres, Cataluña, Espanha
Causa: Insuficiência cardíaca
Pintor, desenhista, fotógrafo e escultor; anti-semita, passa por fases anarquistas e comunistas e estuda na Escola de Desenho Federal; começa com um estilo impressionista e faz sua primeira exposição pública: Teatro Municipal de sua cidade (1919); aperfeiçoa-se na Real Academia de Belas Artes de São Fernando, em Madrid (10/1921 a 1926, expulso ao declarar que ninguém ali era suficientemente compentente para o avaliar) e torna-se íntimo de Federico García Lorca e Luis Buñuel; vai a Paris (1926), expõe em Barcelona e foge do país ao eclodir a Guerra Civil; destaca-se com temas do inconsciente, sendo um dos maiores representantes do Surrealismo; I Marquês de Dalí de Púbol, é autor de obras como "A Persistência da Memória" (1931), "Rinoceronte Vestido con Puntillas" (1956), "A Tentação de Santo Antonio", etc; um coquetel de medicamentos não prescritos danifica seu sistema nervoso, impedindo-o de trabalhar (1980); com Mal de Parkinson e deprimido pela morte da esposa, desidrata-se e é internado com insuficiência cardíaca (11/1988).
"Não tenha medo da perfeição; você nunca alcançará ela".


LEMBRANDO SANDRA BRÉA
Sandra Brea
SANDRA BRÉA BRITO
Nascimento: 11/05/1952, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Filiação: Aurora Santorra
Casamento: Eduardo Espínolla Neto (1972 a 1975, desquite); Antonio Guerreiro (1981 a 1983, divórcio); Arthur Guarisse (1983 a 1984, divórcio); sem filhos, adota Alexandre
Falecimento: 04/05/2000, 13:04 h, em sua casa, Jacarepaguá, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Causa: Câncer no pulmão (após uma parada respiratória, agravada pela AIDS - "Acquired Immune Deficiency Syndrome")
Modelo e atriz de teatro (estréia em "Plaza Suite", 1968), cinema (estréia em "Um Whisky Antes, Um Cigarro Depois", 1969) e TV (estréia em "Assim na Terra como no Céu", 1970); começa a vida artística como modelo (1965), tornando "sex-symbol" nos anos 1970; destaca-se em filmes como "Sedução" (1974), "O Prisioneiro do Sexo" (1978), "Os Imorais" (1979), etc. e em telenovelas das Redes GLOBO e BANDEIRANTES como "O Bem-Amado" (1973), ""O Pulo do Gato" (1978), "Sabor de Mel" (1983), etc; último longa-metragem: "As Aventuras de Mário Fofoca" (1982); último trabalho: "Felicidade" (1991); primeira personalidade feminina a assumir publicamente no país ser soro-positiva (08/1993).

RUBEM FONSECA FAZ 88 ANOS
Rubem Fonseca

JOSÉ RUBEM FONSECA
Nascimento: 11/05/1925, Juiz de Fora, Minas Gerais, BrasilCasamento: Théa Maud Komel (1954 a 1997, viúvo): filhos José Alberto (1957), Maria Beatriz (21/05/1958) e José Henrique (1964)
Escritor; de temática urbana contemporânea (principalmente ambientado no RJ) e estilo áspero, irônico e contundente; estréia com a coletânea de contos "Os Prisioneiros" (1963); atua no IPES (Instituto de Pesquisa e Estudos Sociais), órgão que dá suporte ideológico ao golpe militar de 1964; crítico de cinema e música (anos 1970), é autor de obras como "Feliz Ano Novo" (1975, proibido pela censura militar), "O Cobrador", "José" (2011), etc; de renome internacional, mas avesso à exposição pública, tem seus romances traduzidos em mais de 10 idiomas.




VALENTINO FAZ 82 ANOS
Valentino
VALENTINO CLEMENTE LUDOVICO GARAVANI
NascimenTo: 11/05/1932, Voghera, norte de Milão, Lombardia, Itália
Estilista internacional; desde criança desenha figurinos para o cinema; estuda na França e trabalha com Guy Laroche e Jean Deses; de corte extremamente feminino, defende que "nenhuma homem gostaria de sair com uma mulher que parece um homem"; possui uma linha de cosméticos e perfumes (ROCKIN ROSE, V, etc.); abre o primeiro estúdio (1959, em Via Condotti, Roma) e faz a primeira coleção (1962, Florença); sua marca "V" aparece na coleção "Valentino's White" (1967) e a sociedade com Giancarlo Giammetti, expande-a por todo o mundo; primeira boutique em Roma e Milão (1972); introduz seus jeans, braceletes, colares e camisetas e uma linha de decoração (tecidos, estampas, papel de parede e móveis); primeiro perfume (1978, numa noite de gala em Paris); abre boutiques nos Estados Unidos e Japão, além da Academia Valentino (1989 - um espaço para apresentações de arte); deixa o mundo "fashion" em 2008, ficando as criações da "maison" com Pier Paolo Piccioli e Maria Grazia Chiuri.


CARLOS LYRA FAZ 75 ANOS
Carlos Lyra
CARLOS EDUARDO LYRA BARBOSA
Nascimento: 11/05/1939, Botafogo, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Filiação: José Domingos Barbosa e Helena Lyra; tem os irmãos Sérgio Henrique e Maria Helena
Casamento: Katherine Lee Revell, a modelo e atriz Kate Lyra (1970 a 2004, divórcio): filha Kay
Músico (pianista e violonista), cantor e compositor popular; estuda no Colégio Santo Inácio, no semi-internato do Colégio São Bento e no Colégio Mallet Soares; começa o curso de Arquitetura, mas troca tudo pela música; um dos articuladores da Bossa-Nova (com Tom Jobim e João Gilberto), seu repertório vai da valsa e samba-canção à música clássica; primeira gravação: "Bossa Nova" (1959); autor de sucessos como "Maria Ninguém", "Lobo Bobo", "Minha Namorada"), etc; rompe com a turma do novo movimento (1961) e exila-se no México (1966) e Estados Unidos por 5 anos; destaca-se em trilhas para peças e filmes no Brasil e exterior.



BETE MENDES FAZ 65 ANOS
Bete Mendes
ELIZABETH MENDES DE OLIVEIRA
Nascimento: 11/05/1949, Santos, São Paulo, Brasil
Filiação: Osmar Pires de Oliveira e Maria Mendes
Casamento: Dênis Carvalho
Atriz de teatro, TV (estréia em "Águias de Fogo", 1967) e cinema (estréia em "Sandra, Sandra" (1968); militante política da VAR-P (Vanguarda Armada Revolucionária Palmares, de São Paulo) na época da ditadura, é eleita Deputada Federal pelo PT (Partido dos Trabalhadores, nos 1980); destaca-se em novelas da Rede Globo como "Quatro por Quatro" (1994 a 1995), "América" (2005), "Páginas da Vida" (2006 a 2007), etc. e filmes como "As Delícias da Vida" (1974), "Os Amantes da Chuva" (1979), "Eles não usam Black-Tie" (1981), etc.


TRAMONTINA FAZ 58 ANOS
Carlos Alberto
Tramontina
CARLOS ALBERTO TRAMONTINA
Nascimento: 11/05/1956, Adamantina, interior de São Paulo, Brasil
Filiação: Armando Tramontina e Vanda Furtado
Jornalista, começa estagiando no departamento de imprensa da VOLKSWAGEN; entra na TV Globo como repórter, passa para o "Jornal Nacional" (1970) e chega a editor-chefe e apresentador de telejornais como "Bom Dia SP", "SP Já", etc. (anos 1990); apresentador fixo da segunda edição do SPTV e do semanal "Antena Paulista" (anos 2000).




Um comentário:

  1. RADAMÉS MACUCO MOSCA11 de maio de 2014 às 03:58

    'DIA DAS MÃES' MÃES POBRES! MÃES RICAS! MÃES GOSDAS, MAGRAS, FEIAS E BONITAS! MÃES DE LIXEIROS, MAGNATAS, ROCEIROS, MAQUINISTAS! MÃES DE GÊNIOS, ANALFABETOS, ANÔNIMOS, ATÉ DE ARTISTAS! MULHERES MARAVILHOSAS, NÃO HÁ QUEM RESISTA! COZINHAM E LAVAM E PASSAM E AMAM E CONCEBEM, ALTRUÍSTAS! ''MÃE'' TAMBÉM NA FLORA! VEGETAIS! RASTEIRAS, ROBUSTAS, GIGANTESCAS E PEQUENINAS! ''MÃE'' NA FAUNA! PAQUIDERMES! CARNÍVORAS! INSETOS! AVES! DE TODAS LISTAS! CARINHO, PACIÊNCIA, TRABALHO SEMPRE PARA PROVER, EDUCAR! INCENTIVAR! TUDO ESTÁ NOS LIVROS E NAS LISTAS! A MULHER MODERNA FAZ DE TUDO É POLIVALENTE! DESEMPENHA CADA VEZ COM MAIS PERFEIÇÃO SEUS PÇAPÉIS E VALORES!HÁ MÃES ÓTIMAS QUE AINDA AUXILIAM A PROPERAR TUDO E TODOS! GRATO MAMÃES DE TODO O MUNDO!

    ResponderExcluir