>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

07/01/2015 - quarta-feira - DIA DA LIBERDADE DE CULTOS, DO LEITOR, DO NATAL ORTODOXO...

07/01/2015 - quarta-feira


Dia da Liberdade de Cultos - comemorado por brasileiros, para marcar a data da instituição da "Separação Igreja-Estado", estabelecida no Brasil nos primórdios da República brasileira, pelo Decreto 119A de 7 de janeiro de 1890.   Liberdade de Culto, liberdade de pensamento, liberdade de expressão. Nada soa mais democrático do que a palavra liberdade, sobretudo em um país tão multiculturalista como o nosso. O Brasil é uma nação que abriga todas as etnias e, portanto, muitas religiões. A Liberdade de Culto e o respeito pelas outras religiões que dividem espaço com a hegemonia católica, são condição para um convívio social pacífico, ao mesmo em que enriquecem nossa gama cultural. A primeira lei sobre o assunto surgiu em 7 de janeiro de 1890 (daí a data comemorativa), em decreto assinado pelo então presidente Marechal Deodoro da Fonseca. 
HELENA MACUCO MOSCA COMENTOU EM 2014 ... - "Todos os caminhos levam a DEUS"! A liberdade de culto num país democrático como o nosso mostra a grandeza de nossa cultura! hel mac mos
....................................................................................................

Dia do leitor - comemoração de brasileiros, surgida a partir do aniversário do jornal cearense, "O Povo", que foi fundado em 7 de janeiro de 1928 pelo poeta e jornalista brasileiro, Demócrito Rocha, festejada com várias promoções em sites de livros e eventos em bibliotecas brasileiras. (datascomemorativas.net) .Uma data feita para comemorar aqueles que gostam de ler e tem, no livro, um grande amigo.
...................................................................................................
 Dia do Festival das sete ervas (Nanakusa no Sekku) - Durante a Era Heian (sécs. VIII - XII), foi introduzido no Japão o costume chinês de consumir uma sopa com sete tipos de folhas no dia 7 de janeiro, celebrado como o dia das pessoas na China. Os japoneses adaptaram o prato, criando uma papa de arroz (kayu) com sete tipos de grãos e temperada com sal (para dar sorte, trazer saúde e longevidade, além de afastar o mau).  Antes disso, já existia o costume de se colher brotos de plantas no início do ano no Japão. Juntando-se os dois costumes, criou-se, assim, o nanakusa-gayu (papa de arroz com sete ervas), que passaria a ser consumido com o desejo de uma boa colheita e saúde para o ano inteiro. http://www.nippobrasil.com.br/zz_historia/culinaria/327.shtml

...................................................................................................
 
Dia do Natal Ortodoxo  - comemorado pela Igreja Ortodoxa e Igreja Ortodoxa Oriental, com base no calendário Juliano.
.......................................................
Dia do Sinaxe - comemoração ritual de São João Batista que é celebrada na Igreja ortodoxa e Igreja Ortodoxa Copta.
A Festa da Sinaxe de São João Batista, Profeta e Precursor, é celebrada no calendário ortodoxo, no dia posterior a grande Festa da Epifania do Senhor. Comemora-se neste dia a trasladação da santa relíquia da mão do Precursor à Constantinopla, mão que batizou o próprio Senhor. Por esta razão, esta festa é contada entre as grandes festas do Precursor, de modo que não devemos silenciar sobre os efeitos milagrosos e sobrenaturais que dela sobrevém. A chegada da santa relíquia (mão direita) de São João Batista à Constantinopla ocorreu na tarde da Festa da Epifania, já celebrada pela igreja primitiva no dia 6 de Janeiro, como conta a tradição: São Lucas, o Evangelista, foi à cidade de Sebaste onde foi sepultado o corpo do Precursor. Encontrou-o intacto, mas não conseguiu retirá-lo porque foi impedido pelos cristãos locais que o veneravam. Foi-lhe concedido retirar apenas a mão direita do corpo do Precursor que São Lucas trouxe para Antioquia, sua cidade natal, onde registrou-se muitos e grandes milagres após sua chegada. (saiba mais:http://ecclesia.com.br/synaxarion/?p=851) 

...................................................................................................

Dia Estadual à Memória da Beata mártir Irmã Lindalva Justo de Oliveira - comemorado no Estado do Rio Grande do Norte, conforme Lei de 2011, para marcar a data do batismo da Mártir potiguar do Brasil, Lindalva Justo de Oliveira (Maria Lúcia), que se deu em 7 de janeiro de 1954, data em que também se realizam as comemorações da paróquia Irmã Lindalva e São Cristóvão na cidade brasileira de Assu-RN, em honra de uma virgem que sempre levou uma vida de oração e dedicação às diferentes facetas do sofrimento humano, especialmente dos pobres, até ser assassinada numa Sexta-Feira Santa em 11 de abril de 1993, ao resistir ao assédio sexual do interno do abrigo Dom Pedro II, Augusto Peixoto, que então matou a freira com 44 facadas na cidade de Salvador-BA, por ele querer o que não podia ter. (datascomemorativas.net).
....................................................

COISAS DE NORTE-AMERICANOS: Dia da Rocha antiga ou "Old Roc Day" - comemorado nos Estados Unidos da América.
....................................................................................

NA HISTÓRIA:
07/01/1927 - Primeira ligação de telefone transatlântica, entre Nova Iorque e Londres. Começou o primeiro serviço de telefonia transatlântica, com uma ligação entre Nova York e Londres. Três minutos de conversa custavam 75 dólares.

.................................................................


PARABÉNS AOS ANIVERSARIANTES DE 07/01/2015 - Amigos do Facebook: ouça uma homenagem pela 92.5 FM, as 10, 12, 18 e 20 horas no programa Paixão sertaneja ou pelo site... Felicidades, Vanisa e Domênico (em memória).
Quarta, 7 de janeiro

Edson Lemos
fazendo 42 anos de idade

André Rocha
fazendo 34 anos de idade

MA Fernandes Ramos
fazendo 35 anos de idade

Balão M. Festas
fazendo 34 anos de idade

Lucilene Carmo Lima
fazendo 40 anos de idade

Brunnɑ Xɑvier
fazendo 22 anos de idade

Cristhian Novais Dos Santos
fazendo 21 anos de idade

Lina Marcondes
fazendo 65 anos de idade

Laudelina Marcondes
fazendo 65 anos de idade

Angelita Souza
fazendo 24 anos de idade

Angelita Lucyano
fazendo 24 anos de idade
.............................................................
ANIVERSARIANTES 07/01 - MENOS FAMOSOS
www.projetovip.net
HÁ 171 ANOS NASCIA SANTA BERNARDETE
Santa Bernardete
MARIE-BERNARD SOUBIROUS
Nascimento: 07/01/1844, Moinho de Boly, Lourdes, Altos Pirineus, França
Filiação: Francisco Soubirous (moleiro humilde) e Luísa Castèrot; primeira de 9 irmãos
Falecimento: 16/04/1879, Nevers, Nièvre, Borgonha, França
Religiosa católica; passa a infância como pastora e criada doméstica e com saúde debilitada (devido à colera que pegara nos primeiros anos de vida); adquire asma (1854) e só frequenta a escola em 1858; primeira aparição da Virgem Maria: 11/02/1858 (numa gruta à margem do rio Gave); afirma ter 18 visões entre 11/02/1858 e 16/07/1858; isola-se no hospital das Irmãs da Caridade de Nevers para fugir dos curiosos (1860); começa o noviciado no convento de Saint-Gildard (07/1866); dedica-se à enfermagem até ser imobilizada pela doença (1878).

........................................................................................

HÁ 160 ANOS NASCIA TEODORO SAMPAIO
Teodoro Sampaio
TEODORO FERNANDES SAMPAIO
Nascimento: 07/01/1855, Engenho Canabrava, Santo Amaro da Purificação (atual Teodoro Sampaio), Bahia, Brasil
Filiação: Manuel Fernandes Sampaio (padre) e Domingas Paixão do Carmo (escrava)
Falecimento: 11/10/1937, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Engenheiro, geógrafo, escritor e historiador; estuda no colégio do professor José Joaquim Passos até ser levado pelo pai para São Paulo (1864) e Rio de Janeiro; estuda no Colégio São Salvador e forma-se em Engenharia no Colégio Central (1877); é professor nos Colégio São Salvador e Abílio, além de ser desenhista do Museu Nacional; de volta à sua cidade, compra a carta de alforria de seu irmão (1878), Ezequiel (1882) e Matias (1884); integra a "Comissão Hidráulica" nomeada pelo Imperador D. Pedro II (1879, único engenheiro brasileiro entre os norte-americanos) e participa do levantamento geológico de São Paulo (1886, a convite de Orville Derby); engenheiro-chefe da Comissão de Desobestrução do Rio São Francisco (1883), participa da Companhia Cantareira (1890) e torna-se diretor de Saneamento do Estado de São Paulo (1898 a 1903); preside o Instituto Histórico e Geográfico da Bahia (1922).

........................................................................................


HÁ 105 ANOS NASCIA CÍCERO POMPEU DE TOLEDO
Cícero Pompeu
de Toledo
CÍCERO POMPEU DE TOLEDO
Nascimento: 07/01/1910, São Paulo, São Paulo, Brasil
Falecimento: 08/09/1959, São Paulo, São Paulo, Brasil
Dirigente esportivo; ingressa no SÃO PAULO/SP (1939) e torna-se Secretário da Diretoria (1944 a 1946), alavancando um significativo aumento do quadro social do clube; Presidente (1947 a 1957), afasta-se por motivos de saúde, depois de conquistar 4 campeonatos paulistas (1948, 1949, 1953 e 1957); incentiva a construção do Estádio do Morumbi e inicia as obras da praça de esportes que leva seu nome; torna-se Presidende de Honra do SÃO PAULO/SP.



........................................................................................

NICETE BRUNO FAZ 82 ANOS
Nicete Bruno
 NICETE XAVIER MIESSA
Nascimento: 07/01/1933, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil
Filiação: Sinésio Campos Xavier e Eleanor Bruno
Casamento: Paulo Goulart (05/1954 - um dos mais duradouros casais do cenário artístico brasileiro): filhos Barbara (04/07/1956), Beth (25/01/1965) e Paulo (13/03/1965)
Atriz de teatro (estreia na Companhia Teatral de Arte, 1947), cinema (estreia em "Querida Susana", 1947) e TV (estréia em "Grande Teatro Tupi", 1952); funda o Teatro de Alumínio (1952, vendido à Prefeitura); destaca-se em filmes como "A Marcha" (1972), "Seja o que Deus Quiser" (2002), "A Guerra dos Rocha" (2008), etc. e em telenovelas da Rede GLOBO como "Éramos Seis" (1977) "Bebê a Bordo" (1988), "A Próxima Vítima", etc; MOLIÉRE de Atriz (1974); mordida por um cão na juventude, tem trauma de cachorros.



........................................................................................

LADY FRANCISCO FAZ 75 ANOS 
Lady Francisco

LADY CHEQUER VOLLA BORELLI FRANCISCO BOURBON
Nascimento: 07/01/1940, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil
Casamento: filhos Andréa e Oscar Victor
Atriz de TV (estréia em "Jerônimo, o Herói do Sertão", 1972) e cinema (estréia em "Um Varão entre as Mulheres", 1974); radicada no RJ (1972), destaca-se em filmes como "O Padre que Queria Pecar" (1975), "Lúcio Flávio, o Passageiro da Agonia" (1977), "O Preço do Prazer" (1979), etc. e em novelas de TV como "O Feijão e o Sonho" (1976), "Pecado Rasgado" (1978), "Baila COmigo" (1981), etc; CANDAGO de Atriz por "O Crime do Zé Bigorna" (1977).

........................................................................................


JOSÉ AUGUSTO BRANCO FAZ 73 ANOS
José Augusto Branco
JOSÉ AUGUSTO BRANCO
Nascimento: 07/01/1942, Manaus, Amazonas, Brasil
Ator cinematográfico (estréia na "Onda do Ié-Ié-Ié", 1966) e TV (estréia em "A Rainha Louca", 1967); começa na Rádio e TV JORNAL DO COMMÉRCIO (1961, Recife, Pernambuco); radicado no Rio de Janeiro, atua na TV TUPI (1964), RIO e GLOBO; destaca-se em filmes como "Estranho Triângulo" (1970), "A Viúva Virgem" (1972), "Violência e Sedução" (1979), etc. e em telenovelas como "Véu de Noiva" (1969), "Os Ossos do Barão" (1973), "Estúpido Cupído" (1979), etc.

........................................................................................

LUIS MELODIA FAZ 64 ANOS
Luis Melodia
LUIS CARLOS DOS SANTOS
Nascimento: 07/01/1951, Estácio, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Filiação: Oswaldo dos Santos (Oswaldo Melodia) e Eurídice
Casamento: Jane Reis (filho Mahal, 1980)
Cantor, compositor popular e sambista; cresce vendo o pai tocar uma viola de 4 cordas e começa a carreira adotando seu nome artístico (1963); forma o conjunto da Jovem Guarda e Bossa Nova OS INSTANTÂNEOS (1964) e acaba deixando os estudos; primeiro LP: "Pérola Negra" (1973); autor de canções como "Ébano", "Magrelinha", "Tive Sim", etc. faz sucesso com músicas como "Nós", "Codinome Beija-Flor", "Juventude Transviada", etc; em 1987 apresenta-se em shows em Chateauvallon (França) e Berna (Suíça).

........................................................................................

NICOLAS CAGE FAZ 51 ANOS
Nicolas Cage
NICHOLAS KIM COPPOLA
Nascimento: 07/01/1964, Long Beach, California, Estados Unidos
Filiação: August Coppola e Joy Vogelsang
Casamento: Patricia Arquette (1995 a 2001, divórcio); Lisa Marie Presley (2002 a 2004, divórcio); Alice Kim (30/07/2004: filho Kal-el Cappola Cage (2005); tem um filho, Weston Cappola Cage (1990), com Christina Fulton
Ator de TV (estréia em "Beset of Times", 1981) e cinema (estréia em "Fast Times at Ridgemont High", 1982); destaca-se em filmes como "Rumble Fish" (1983), "Con-Air" (1997), "Lord of War" (2005), etc; chega a dever US$ 14.000.000 ao fisco devido a suas trapalhadas financeiras; entre os 15 imóveis de luxo de sua propriedade, conta-se uma ilha nas Bahamas e 2 castelos medievais, além de 22 carros de luxo, um avião, 4 iates e um esqueleto de dinossauro no valor de US$ 300.000.
........................................................................................

RICARDO MAURÍCIO FAZ 36 ANOS
Ricardo Maurício
RICARDO MAURÍCIO
Nascimento: 07/01/1979, São Paulo, São Paulo, Brasil
Piloto automobilístico; canhoto, estréia no kart; campeão da F-FORD (1995), corre pela F-VAUXHALL, F-3 inglesa e F-3000 Internacional; campeão da F-3 espanhola (2003); estréia na STOCK CAR na equipe KATÁLOGO RACING, com CHEVROLET ASTRA (2004), tornando-se campeão brasileiro pela equipe WA MATTHEIS (2008, com PEUGEOT 307) e pela equipe RC COMPETIÇÕES (2010, com CHEVROLET VECTRA).


........................................................................................


YANE MARQUES FAZ 31 ANOS
Yane Marques

YANE MARQUES
Nascimento: 07/01/1984, Afogados da Ingazeira, Pernambuco, Brasil
Atleta (pentlatlo moderno); começa no NÁUTICO/PE (Recife), quando descobre a vocação para o Pentatlo (1995); campeã da primeira competição que participa (Porto Alegre), vence o Sul Americano (2006); ouro no Pan Americano do Rio de Janeiro (2007) e participa das Olimpíadas de Pequim (2008); prata no Pan Americano de Guadalajara (2011), é 3ª no ranking mundial (melhor posição de um atleta sul-americano); bronze nas Olimpíadas de Londres (2012 - primeira brasileira medalhista na prova).

........................................................................................


LEWIS HAMILTON FAZ 30 ANOS
Lewis Hamilton
LEWIS HAMILTON
Nascimento: 07/01/1985, Hertfordshire, Tewin, Inglaterra

Piloto automobilístico, campeão de F3 pela ASM F3 (2005), de GP2 pela ART GRAND PRIX (2006); estréia na F1 na MCLAREN, no GP da Austrália (2007); primeira vitória: GP do Canadá (2007); primeiro piloto negro a pilotar na F-1.




........................................................................................

Um sorriso sincero
Uma palavra carinhosa
Uma atitude construtiva.
É com pequenas ações que cada um de nós contribui para fazer um mundo melhor...
PENSE !!!!
O Senhor do universo está em cada ato seu praticado com amor.
QUE O SENHOR DO UNIVERSO A TODOS ILUMINE - DOMÊNICO

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário