>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

sábado, 24 de janeiro de 2015

24/01/2015 - sábado - APOSENTADOS SIM, INATIVOS PARA A LUTA, JAMAIS!

24/01/2015 - sábado

 
DIA NACIONAL DOS APOSENTADOS
É muito justo homenagear quem durante muito tempo lutou por si e pelos outros, produzindo e consumindo, participando ativamente da vida econômica e social do país.
É muito justo comemorar porque ainda há força e alegria. Força para provar que ainda há muita vida, força para lutar pela garantia das conquistas, e alegria para compartilhar com as novas gerações a experiência e a memória dos anos vividos.

Aposentado é quem merece olhar sossegado tudo o que ajudou a construir ao longo da vida – filhos, netos; casas, escolas; praças, parques; avenidas, igrejas; empresas, bancos, estradas. Sobretudo, homens e mulheres, uma nação. (texto extraído do site: http://www.apeoc.org.br)
"APOSENTADOS SIM.
INATIVOS PARA A LUTA, JAMAIS!"


...............................................................................................................................................

(24 JANEIRO) Dia da Previdência Social  - para marcar a data da assinatura da "Lei Elói Chaves" ou Decreto Nº 4.682 de 24 de janeiro de 1923, que foi proposto pelo deputado brasileiro, Elói Chaves, e que então, criou uma caixa de aposentadoria e pensões para os funcionários de cada uma das empresas de estrada de ferro do Brasil, sendo sancionada pelo Presidente brasileiro Artur Bernardes e tida como a 1ª lei de previdência social feita para os brasileiros. (datasdodia.net).
............................................................................................

(24 JANEIRO) Dia Global da Gargalhada de barriga ou "Global Belly Laugh Day" - promovido por www.bellylaughday.com para que as pessoas possam esticar seus braços para o ar e rir alto, aquela risada gostosa, de barriga, de corpo inteiro. (datasdodia.net).

..................................................................................................

(24 JANEIRO)Dia do início da Semana Global de Ação para a abolição da carne ou "Global Week of Action for the abolition of meat" - comemoração destinada a promover a reivindicação política da abolição da morte de animais por sua carne junto ao grande público, levando em conta que o consumo de carne causa mais sofrimentos e mortes do que qualquer outra atividade humana, pois 6 milhões de seres sensíveis são mortos no mundo a cada hora, com o fim de serem transformados em carne, isso sem contar o massacre de peixes, que também são levados em conta na reivindicação da abolição da carne, já que os ativistas dessa celebração defendem a tese de que a carne não é necessária e de que o consumo de carne não é justificado do ponto de vista ético e deve então por esta razão ser abolido – do mesmo modo que a escravidão humana foi extinta em seu tempo. (datasdodia.net).
..................................................................................................

 
(24 JANEIRO) Festival das Velas -  País Hungria - Descrição: Esta é uma cerimônia ancestral de purificação através do poder das Deusas do Fogo. Harmonize-se com a energia deste dia, acenda uma vela laranja e concentrando-se no poder da chama, peça às Deusas do Fogo que queimem todos os seus males físicos e espirituais.
.....................................................................................................


 
De 24 até 26 de janeiro se celebrava a Sementivae.Sementivae, conhecida também como Feriae Sementivae ou Sementina dies, era o festival romano da semeadeira.
Estes dias de folga eram observados todos os anos, mas não em dias fixos, tinha seu início marcado pelos magistrados ou sacerdotes.
Era celebrado em honra a Ceres e Tellus. A primeira metade do evento era um festival em honra a Tellus. O festival em honra a Ceres ocorria uma semana após. A Sementina dies era observada na época da semeadura em Roma com o objetivo de orar por uma boa colheita. Durava por um dia, o qual era fixado pelos pontífices. Ao mesmo tempo a Paganalia era observada no reino.
Fonte: http://betoquintas.blogspot.com/2008/12/festivais-romanos-janeiro.html


.....................................................................................................
(24 JANEIRO) Dia de São Francisco de Sales – Patrono dos escritores e jornalistas.
Nasceu em 21/08/1457 – Morreu em 28/12/1622 - Foi um sacerdote católico, bispo de Genebra. Tem o título de Doutor da Igreja, é titular e patrono da família salesiana (fundada por São João Bosco).
Curiosidades
Em 1632, na exumação dos seus restos mortais, o seu corpo encontrava-se em perfeito estado e inclusive com elasticidade nos braços, e ao mesmo tempo uma fragrância doce emanava de seu túmulo.
Dom Bosco denominou sua comunidade de Salesiana em homenagem a São Francisco de Sales.
São Francisco de Sales aceitou em sua casa um jovem com dificuldade de audição e criou uma linguagem de símbolos para possibilitar a comunicação. Essa obra de caridade conduziu a Igreja a dar-lhe um outro título, ou seja, o de Padroeiro dos de Difícil Audição (surdos).(saiba mais: http://pt.wikipedia.org/wiki/Francisco_de_Sales)
.....................................................................................................
COISAS DE NORTE-AMERICANOS:
(24 JANEIRO) National Speak Up and Succeed Day (Dia Nacional de Falar mais alto para ter sucesso) - comemorado nos estados Unidos da América e idealizado pela empreendedora e escritora norte-americana, Mary-Ellen Drummond, enquanto presidente da Apresentações Internacionais de Aperfeiçoamento ou "Polished Presentations International", como uma comemoração destinada aos profissionais que necessitem falar em público. (datasdodia.net).

.....................................................................................................


NA HISTÓRIA:

24/01/1890  -  o então presidente da República, marechal Deodoro da Fonseca promulgou o Decreto nº 181 instituindo o casamento civil.


.....................................................................................................

PARABÉNS AOS ANIVERSARIANTES DE 24/01/2015 - Amigos do Facebook: ouça uma homenagem pela 92.5 FM, as 10, 12, 18 e 20 horas no programa Paixão sertaneja ou pelo site... Felicidades, Vanisa e Domênico (em memória)
SÁBADO, 24 DE JANEIRO

fazendo 61 anos de idade

fazendo 44 anos de idade

fazendo 52 anos de idade

fazendo 56 anos de idade
fazendo 20 anos de idade
fazendo 63 anos de idade
...................................................................
ANIVERSARIANTES 24 de janeiro - (menos famosos):
www.projetovip.net 
HÁ 103 ANOS NASCIA AYMORÉ MOREIRA
Aymoré Moreira
AYMORÉ MOREIRA
Nascimento: 24/01/1912, Miracema, Rio de Janeiro, Brasil
Filiação: Tem os irmãos Zezé e Ayrton - também treinadores
Falecimento: 26/07/1998, UTI da Clínica Ortopédica e Traumatológica, Salvador, Bahia, Brasil
Causa: Falência múltipla dos órgãos
Jogador de Futebol; começa como ponta-direita, mas muda para goleiro (1928); estréia profissionalmente no ESPORTE CLUBE DO RIO/RJ (1930) e joga pelo SPORT CLUBE BRASIL, AMÉRICA/RJ, PALESTRA ITÁLIA/SP e BOTAFOGO/RJ (1936 a 1946); chega a jogar pela seleção e, ao encerrar a carreira, torna-se técnico, estreando no OLARIA/RJ (1948); treina o BOTAFOGO/RJ, SÃO PAULO/SP, SANTOS/SP, CORINTHIANS/SP, PORTUGUESA/SP, PALMEIRAS/SP, FLAMENGO/RJ, CRUZEIRO/MG, VITÓRIA/ES, BAHIA/BA, FERROVIÁRIA/SP (1977), TAUBATÉ/SP e GALÍCIA/BA; comanda a seleção paulista na vitória sobre a carioca na inauguração do Maracanã (1950) e a seleção (1953, 1961 a 1963, 1965 e 1967 - 61 jogos, 37 vitórias, 9 empates e 15 derrotas); participa das Copas do Mundo do Chile (1962, bi-campeão) e Inglaterra (1966); é campeão da Taça Oswaldo Cruz (1961 e 1962), Taça Bernardo O'Higgins (1961 e 1966), Copa Roca (1963) e Copa Rio Branco (1967); segundo técnico que mais dirigiu a Seleção (depois de Zagallo, com 144 jogos), aposenta-se por problemas mpedicos e torna-se comentarista esportivo de rádio e articulista de jornais; muda-se para Salvador (1979), onde mora até sua morte.


...............................................................................

NICO FIDENCO FAZ 82 ANOS
Nico Fidenco

DOMENICO COLAROSSI
Nascimento: 24/01/1933, Roma, Itália
Cantor e compositor romântico popular; comaça a carreira no curso de Direção no Centro Experimental de Cinema (1951); faz Medicina e Direito na Universidade de Roma (1953); primeiro disco: "What a Sky" (1960 - 500.000 cópias nos primeiros meses de lançamento); sucesso nos anos 1960 com diversas canções, como "La Ragazza con la Valigia", "Exodus", "L'Uomo che non Sapeva Amare", etc; autor de músicas como "Legata ad un Granello di Sabbia", "Come Nasce un Amore", "Con te Sulla Spiaggia", etc; no Brasil e no mundo é conhecido pela sucesso "A Casa di Irene" - tida como uma imagem da Itália.


...............................................................................

PAULO DINIZ FAZ 75 ANOS

Paulo Diniz

PAULO DINIZ
Nascimento: 24/01/1940, Pesqueira, Pernambuco, Brasil
Músico (baterista), compositor e cantor popular; primeiro disco: "O Chorão" (1966); começa a carreira "crooner" e baterista em casas noturnas de Recife; locutor e ator de rádio e TV em PE e CE; radicado no RJ (1964); musicaliza poemas de Carlos Drummond de Andrade como "E Agora, José?", "Vou-me Embora pra Passárgada", "Essa Nega Fulô", etc; sucesso com canções como "Canoeiro", "Um Chopp pra Distrair", "I Want to go Back to Bahia", etc; contrai misteriosa doença que paralisa seus membros inferiores (2005), mas continua apresentando-se numa cadeira de rodas.  


...............................................................................
NEIL DIAMOND FAZ 74 ANOS
Neil Diamond
NEIL LESLIE DIAMOND
Nascimento: 24/01/1941, Brooklyn, New York, Estados Unidos
Casamento: Jaye Posner (1963 a 25/11/1969, divórcio): 2 filhos; Marcia Murphey (05/12/1969 a 03/1995, divórcio): 2 filhos
Cantor e compositor "pop"; primeiro disco: "Solitary Man" e "Cherry, Cherry" (1966); autor de sucessos como "Girl, You'll Be a Woman Soon", "The Heat is On", "September Morning", etc; é tido como um dos 10 maiores cantores populares de todos os tempos.


...............................................................................

MICHIO KAKU FAZ 68 ANOS
Michio Kaku
MICHIO KAKU
Nascimento: 24/01/1947, San Jose, California, Estados Unidos
Filiação: Pais imigrantes japoneses
Físico teórico; forma-se na Harvard University (1968) e dirige o Berkeley Radiation Laboratory (1972); membro da Universidade de Princeton, é professor da City University of New York; autor de artigos técnicos sobre a teoria das cordas, supergravidade, supersimetria, hádrons, etc; estuda a Teoria do Tudo e é autor de livros elucidativos dos conceitos mais obscuros da Física moderna.

...............................................................................

MÁRIO CARDOSO FAZ 65 ANOS
Mário Cardoso
MÁRIO MANUEL CARDOSO DE ARAUJO
Nascimento: 24/01/1950, Lisboa, Portugal
Dublador e ator de teatro, cinema (estréia em "Robin Hood, o Trapalhão da Floresta", 1974) e TV (estréia na novela "Escalada", 1975); destaca-se em filmes como "E as Pílulas Falharam" (1976), "Os Foragidos da Violência" (1979), "Profissão Mulher" (1982), etc. e telenovelas como "Escrava Isaura" (1976), "Coração Alado" (1980), "Xica da Silva" (1996), etc.



...............................................................................

MARIA CRISTINA POLI FAZ 51 ANOS
Maria Cristina Poli
MARIA CRISTINA POLI
Nascimento: 24/01/1964, São José do Rio Preto, São Paulo, Brasil
Casamento: Tem o filho Antônio
Jornalista e apresentadora; começa na Rede GLOBO paulista (1982 a 1992) e apresenta o programa "Vitrine" na TV CULTURA (1993 a 1998, São Paulo); vai para a Rede BANDEIRANTES (2000) apresentar "Circular" (nba antiga Rede 21) e o "Jornal da Noite" (2002 a 2003); volta à GLOBO (2005 a 2008), fazendo reportagens em São Paulo; retorna à TV CULTURA (2010), apresentando o "Jornal da Cultura".


...............................................................................

CARLOS SALDANHA FAZ 50 ANOS
Carlos Saldanha
CARLOS SALDANHA
Nascimento: 24/01/1965, Jacarepaguá, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Filiação: Mãe Clymene
Diretor de animação (estréia no curta-metragem "Rime for Love", 1994, Prêmio Voto Popular no festival canadense "Images du Future" e Melhor Animação Gráfica no Festival Internacional de Animação por Computador, em Genebra, Suíça); radicado nos Estados Unidos (1991), desenvolve sólida carreira em Hollywood, estreando na direção em "Ice Age" (2002, "A Era do Gelo"), ao lado de Chris Wedge; já em carreira solo, dirige a continuação "Ice Age 2 - The Meltdown" (2006, "A Era do Gelo 2") e "Rio" (2011, com suas as araras-azuis - sucesso em mais de 70 países e visto por 150.000.000 de pessoas).


...............................................................................
YAMANDU COSTA FAZ 41 ANOS
Yamandu Costa
YAMANDU COSTA
Nascimento: 24/01/1974, Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil
Filiação: Algacir Costa (instrumentista, líder do grupo OS FRONTEIRIÇOS) e Clari Marson (cantora)
Casamento: Elodie Bouny, francesa (filho Vinicius, 06/2011)
Músico (violonista) e compositor popular; começa estudando violão com o pai (1981) e aprimora-se com o argentino Lúcio Yanel; toca música folclórica do sul brasileiro, Argentina e Uruguai (até 1989), quando se interessa por música popular; apresenta-se no Circuito Centro Cultural Banco do Brasil (1991, São Paulo); toca choro, bossa nova, milongas, tango, samba, etc, com arranjos personalizados e seu violão de 7 cordas; grava 15 álbuns (2001 a 2010); primeiro álbum: "Diamandu" (1999); vence o "Free Jazz Festival" (2001, Rio e São Paulo); apresenta-se na Holanda, Bélgica, Áustria, Alemanha, etc.
...............................................................................

IN MEMORIAM
Amedeo Clemente Modigliani
Livorno, 12/07/1884 – Paris, 24/01/1920 - Foi um artista plástico e escultor italizano que viveu em Paris. Um artista principalmente figurativo, ele se tornou conhecido por pinturas e esculturas em estilo moderno caracterizado por faces mascara e alongamento da forma. Ele morreu de meningite tuberculosa, agravada pela pobreza, excesso de trabalho, alcool e drogas (haxixe). http://pt.wikipedia.org/wiki/Amedeo_Modigliani
Amedeo Modigliani
Amedeo Modigliani, 1906.
Nome completo Amedeo Clemente Modigliani
Nascimento 12 de julho de 1884
Livorno
Morte 24 de janeiro de 1920 (35 anos)
Paris
Residência Paris
Nacionalidade Itália italiano
Cônjuge Jeanne Hébuterne
Filho(s) Jeanne Modigliani (1918-1984)
Ocupação Artista plástico e escultor
Movimento estético Modernismo

Modigliani, Pablo Picasso e André Salmon em Montparnasse

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/32/Amedeo_Modigliani_053.jpgAUTO-RETRATO
 
 ..........................................................................................

 ,

Morreu hoje Maria Della Costa

GENTILE MARIA MARCHIORO DELLA COSTA POLONI
(89 anos)
Atriz

* Flores da Cunha, RS (01/01/1926)
+ Rio de Janeiro, RJ (24/01/2015)

Gentile Maria Marchioro Della Costa Poloni foi uma atriz brasileira nascida no interior do Rio Grande do Sul. No Rio de Janeiro estreou como show-girl no Cassino Copacabana. Em 1944, estreou no teatro em "A Moreninha", de Joaquim Manuel de Macedo. Em seguida foi para Portugal estudar arte dramática com a atriz Palmira Bastos, no Conservatório de Lisboa.

De volta ao Brasil, passou a fazer parte do grupo Os Comediantes e participou de espetáculos como "Rainha Morta", de Henry de Montherlant (1946), "Terras do Sem Fim", de Jorge Amado, "Vestido de Noiva", de Nelson Rodrigues, e "Não Sou Eu", de Edgard da Rocha Miranda.

Fundou em 1948, junto com seu marido, o ator Sandro Polloni, o Teatro Popular de Arte, e estreou a peça "Anjo Negro", de Nelson Rodrigues, no Teatro Fênix, no Rio de Janeiro.

Em 1954, inaugurou sua própria casa de espetáculos, o Teatro Maria Della Costa, em São Paulo, projetado por Oscar Niemeyer e Lúcio Costa. Sandro Polloni, à frente da casa, criou um repertório considerado um dos melhores do teatro brasileiro. Montagens como "Tobacco Road", de Erskine Caldwell e Jack Kirkland (1948), "A Prostituta Respeitosa", de Sartre (1948), "Com a Pulga Atrás da Orelha", de Feydeau (1955), "A Moratória", de Jorge Andrade (1955), "Rosa Tatuada", de Tennessee Williams (1956), e "A Alma Boa de Setsuan", de Brecht (1958), marcaram essa fase.

A companhia seguiu por uma excursão pela Europa e em 1963 lotaram por 45 dias casas de espetáculos em Buenos Aires. Ao visitar New York conheceu o autor Arthur Miller e dele trouxe, para comemorar os dez anos de seu teatro, em 1964, a famosa peça "Depois da Queda", dirigida por Flávio Rangel. Com esse mesmo diretor fez também os espetáculos "Homens de Papel", de Plínio Marcos em 1967, "Tudo no Jardim", de Edward Albee, em 1968, entre outros.

No cinema, Maria Della Costa, atuou em diversos filmes como "O Cavalo 13" (1946) e "O Malandro e a Grã-fina" (1947), ambos sob a direção de Luiz de Barros"Inocência" (1949), "Caminhos do Sul" (1949), e "Moral em Concordata" (1959).

Foi dirigida pelo italiano Camillo Mastrocinque no premiado "Areião" (1952), produção da Maristela Filmes.

Já na televisão teve pouca participação. Fez a novela "Beto Rockfeller", na TV Tupi, em 1968, e na TV Globo atuou em "Estúpido Cupido" (1976) e "Te Contei?" (1978).

Em São Paulo, no bairro da Bela Vista, foi fundado em 1954 um teatro que leva seu nome. Nos palcos do Teatro Maria Della Costa passaram os melhores atores e atrizes do teatro brasileiro, bem como importantes cenógrafos, como Gianni Ratto.

Em 2002, Maria Della Costa foi homenageada pelo Ministério da Cultura com a Ordem do Mérito Cultural. Em seus últimos anos de vida, residia no município fluminense de Parati, onde administrava seu hotel.

Morte

Maria Della Costa morreu às 16:30 hs de sábado, 24/01/2015, aos 89 anos. Ela estava internada no Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro, e teve um edema pulmonar agudo. O velório foi realizado no domingo, 25/01/2015, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Maria Della Costa não tinha filhos.

Televisão
  • 1990 - Brasileiras e Brasileiros
  • 1982 - Sétimo Sentido ... Juliana
  • 1978 - Te Contei? ... Ana Paula
  • 1976 - Estúpido Cupido ... Olga
  • 1970 - As Bruxas ... Teresa
  • 1969 - Beto Rockfeller ... Maitê



Teatro
  • 1992 - Típico Romântico
  • 1988 - Temos Que Refazer a Casa
  • 1986 - Alice, Que Delícia
  • 1982 - Motel Paradiso
  • 1974 - Tome Conta de Amélia
  • 1973 - Bodas de Sangue
  • 1968 - Tudo no Jardim
  • 1968 - Abra a Janela e Deixa Entrar o Ar Puro e o Sol da Manhã
  • 1967 - Homens de Papel
  • 1964 - Depois da Queda
  • 1963 - Pindura Saia
  • 1962 - Armadilha Para um Homem Só
  • 1962 - O Marido Vai à Caça
  • 1960 - Society em Baby Doll
  • 1959 - Gimba
  • 1958 - A Alma Boa de Set-Suan
  • 1956 - Moral em Concordata
  • 1956 - A Rosa Tatuada
  • 1956 - A Casa de Bernarda Alba
  • 1955 - A Mirandolina
  • 1955 - Com a Pulga Atrás da Orelha
  • 1954 - O Canto da Cotovia
  • 1952 - Manequim
  • 1951 - Ralé
Fonte: Wikipédia


Maria Della Costa
 GENTILE MARIA MARCHIORO DELLA COSTA POLLONI
Nascimento: 01/01/1926, Flores da Cunha, RS, BRA
Filiação: Descendente de imigrantes italianos
Casamento: Fernando de Barros (1941 a 1945, separação); Sandro Polloni (1948 a 23/12/1995, viúva)
Falecimento: 24/01/2015, 16:30 h, Hospital Samaritano, Botafogo, RJ, BRA
Causa: Edema pulmonar
Modelo e atriz de cinema (estréia em "O Cavalo 13", 1946), teatro e TV (estréia na novela "Beto Rockfeller", 1968); destaca-se em telenovelas como "Estúpido Cupido" (1976), "Te Contei" (1978), "Sétimo Sentido" (1982), etc; funda o Teatro Maria Della Costa (1954, SP) e ajuda a lançar nomes como Fernanda Montenegro, Sérgio Britto, Ney Latorraca, etc; ao deixar a carreira, dirige um hotel em Parati.
 ............................................................................................



SEJA QUAL FOR O PRINCÍPIO RELIGIOSO, FILOSÓFICO, 
CIENTÍFICO OU COMERCIAL, É SABIDO QUE, SEM A NATUREZA 

NÃO EXISTIRIA O SER HUMANO.
CONSCIÊNCIA E RESPONSABILIDADE É DEVER DE TODOS.
QUE O SENHOR DO UNIVERSO A TODOS ILUMINE...
              DOMÊNICO (em memória)

Nenhum comentário:

Postar um comentário