>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

sábado, 10 de janeiro de 2015

10/01/2015 - sábado - LAMARTINE BABO, 111 ANOS ...

10/01/2015 - sábado


HÁ 111 ANOS NASCIA LAMARTINE BABO
Lamartine Babo
LAMARTINE DE AZEREDO BABO (o Lalá). 
Nascimento: 10/01/1904, Rua Teófilo Otoni, Centro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Filiação: 
Era um dos doze filhos de Leopoldo Azeredo Babo e Bernarda Preciosa Gonçalves, sendo um dos três que chegaram à idade adulta. Era tio de Oswaldo Sargentelli.
Casamento: Maria José (19/03/1951)
Falecimento: 16/06/1963, durante uma homenagem de Carlos Machado, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Causa: Infarto (tivera um em 02/1963)
Músico, cantor, compositor popular e humorista, autor dos hinos dos clubes de Futebol cariocas.  
Apesar de muitas outras composições, foi  através das marchinhas carnavalescas, cantadas até hoje, como O TEU CABELO NÃO NEGA, LINDA MORENA e  A Marchinha do Grande Galo, que o seu nome se tornou mundialmente conhecido como o Rei do CARNAVAL. Em suas letras, predominavam o humor refinado e a irreverência.
Como poucos, Lamartine alcançou os dois extremos da alma brasileira: a gozação e o sentimento.
Em 1981 a escola de samba IMPERATRIZ LEOPOLDINENSE conquistou seu primeiro bicampeonato com o enredo "O teu cabelo não nega", uma comovente e divertida homenagem ao compositor. 

EU SONHEI QUE TU ESTAVAS TÃO LINDA
LAMARTINE BABO
Eu sonhei que tu estavas tão linda
Numa festa de raro esplendor
Teu vestido de baile lembro ainda
Era branco, todo branco, meu amor

A orquestra tocou uma valsa dolente
Tomei-te aos braços
Fomos dançando
Ambos silentes

E os pares que rodeavam entre nós
Diziam coisas, trocavam juras à meia voz
Violinos enchiam o ar de emoções
E de desejos, uma centena de corações

Pra despertar teu ciúmes
Tentei flertar alguém
Mas tu não flertastes ninguém
Olhavas só para mim

Vitórias de amor cantei
Mas foi tudo um sonho
Acordei


...............................................................................................
 
HÁ 58 ANOS MORRIA GABRIELA MISTRAL

10/01/1957 - Morre Gabriela Mistral
Lucila Godoy Alcayaga foi a primeira escritora latino-americana a ganhar o Prêmio Nobel de Literatura, em 1945. Descendente de espanhóis, bascos e índios, nasceu em Vicuña, uma vila do norte do Chile, em 1889. Foi poeta, professora e diplomata, e teve uma vida sofrida, cujas dificuldades ela transformou nos temas centrais dos seus poemas, carregados de amor e esperança. O pai abandonou a família quando ela tinha 3 anos, e aos 15 anos Lucila já dava aulas.

Em 1914, venceu um concurso literário com Sonetos de la muerte, assinados com o pseudônimo Gabriela Mistral, formado a partir do nome de dois poetas, o italiano Gabriele D'Annunzio e o francês Frédéric Mistral.

O suicídio do seu noivo em 1907 a marcou por toda a vida e foi abordado em seu primeiro livro de poesias, Desolación (1922). No mesmo ano foi convidada pelo Ministério da Educação do México para planejar a reforma educacional daquele país e criar bibliotecas populares. Depois de receber o Prêmio Nobel, representou o Chile como diplomata em Nápoles, Madri, Lisboa e Rio de Janeiro, e atuou em várias instituições de ensino superior na Europa e na América Latina.
Gabriela Mistral foi cônsul no Brasil no anos 40 e viveu em Petrópolis. O período foi marcado pelo suicídio de seu sobrinho, a quem chamava de filho. A morte da mãe em 1929 a inspirou a escrever o livro Tala.

Cecília Meirelles, que conheceu Gabriela no Rio, a descrevia como uma pessoa de hábitos simples, de extrema dedicação pelas crianças, que procurava realizar uma obra educativa que espelhasse suas preocupações com o futuro da humanidade.

Alguns dos seus poemas mais conhecidos são Piececitos de Niño, Balada, Todas íbamos a ser Reinas, La Oración de la Maestra, El Ángel Guardián, Decálogo del Artista e La Flor del Aire. (www.jblog.com.br). 

CENTRO CULTURAL GABRIELA MISTRAL
SINOPSE:
Gabriela Mistral
 LUCILA DE MARÍA DEL PERPETUO SOCORRO GODOY ALCAYAGA
Nascimento: 07/04/1889, Vicuña, Chile
Filiação: Juan Jeronimo Godoy e Petronila Alcayaga
Falecimento: 10/01/1957, New York, New York, Estados Unidos
Poetisa, educadora (1904), diplomata e feminista; o pseudônimo é em homenagem aos poetas Gabriele D'Annunzio e Frédéric Mistral; autora de obras como "Sonetos de la Muerte" (1924), "Tala" (1938), "Recados Contando a Chile" (1954), etc; Nobel de Literatura (1945).
“Dai-me, Senhor, a perseverança das ondas do mar, que fazem de cada recuo um ponto de partida para um novo avanço”.



......................................................................................................


Há 1 ano morria Marly Marley

Jurada do 'Programa Raul Gil' lutava contra câncer de pâncreas. Ela tinha 75 anos.

  Marly Marley (Foto: Reprodução/YouTube)
Marly Marley (Foto: Reprodução/YouTube)
Morreu na noite desta sexta-feira, 10 de janeiro, Marly Marley, ex-jurada do "Programa Raul Gil" e mulher do humorista Ary Toledo. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do hospital São Camilo, em São Paulo, onde ela estava internada desde o dia 3 dezembro.
Marly estava com 75 anos e lutava contra um câncer no pâncreas e apresentava metástases. Ela era casada há 45 anos com o humorista Ary Toledo.
Segundo o boletim médico, ela morreu de encefalopatia hepática, quando o cérebro tem piora em suas funções porque o fígado não consegue mais remover as substâncias tóxicas do sangue.
Leia na íntegra: "A Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo informa que a Sra. Marly de Toledo, de 75 anos, faleceu no dia 10/01/2014, às 22h05, devido à encefalopatia hepática aguda secundária à neoplasia de pâncreas metastática. A paciente estava internada na Unidade Pompeia desde o dia 03/12/2013."
Famosos lamentam
O humorista Oscar Pardini, do programa "A praça é nossa", lamentou a perda da amiga: "Solidários sentimentos ao amigo Ary Toledo pela partida de sua esposa Marly Marley. Deus abençõe a ambos e à familia toda força e fé, amigo!"
Regis Tadeu, que era jurado com Marly, lamentou em seu Facebook: "Minha amiga Marly Marley se foi... Tenho certeza que seu espírito está descansando neste exato momento. Nunca vou esquecer dela. Tive o prazer de trabalhar com ela no júri do 'Programa Raul Gil' e aprendi muito a respeito de como se comportar na TV ouvindo seu conselhos e 'broncas'. Mais ainda: tive a honra de ter me tornado seu amigo pessoal, o que muito me orgulha.Descanse em paz, querida amiga".
A apresentadora Sônia Abrão também se manifestou: "Toda nossa equipe em choque! Perdemos Marly Marley, uma grande amiga e parceira de muitos trabalhos! O Brasil perde mais uma estrela! Tá ficando muito escuro por aqui!"
Ainda segundo ela, o velório será às 9h deste sábado, 11, no Cemitério do Morumbi, em São Paulo, onde será sepultada às 17h.
Ex-vedete e jurada de calouros
Marly nasceu em Três Lagos, Mato Grosso do Sul, e se mudou ainda pequena para São Paulo, onde se formou em psicologia, profissão que não exerceu. Durante 15 anos foi vedete e atuou ao lado de Dercy Gonçalves e Mazzaropi em várias comédias.
Seu último trabalho na TV foi como jurada do concurso de calouros do "Programa Raul Gil". (http://ego.globo.com/famosos/noticia/2014/01/morre-marly-marley.html)
SINOPSE:
Marly Marley
 MARLY MARLEY
Nascimento: 05/04/1938, Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, Brasil
Casamento: Ary Toledo, humorista (há mais de 40 anos, sem filhos)
Falecimento: 10/01/2014
Vedete, atriz de teatro, cinema (estréia em "O Vendedor de Lingüiças", 1962) e TV (estréia em "O Amor tem Cara de Mulher", 1966), diretora teatral e crítica de TV; radicada em São Paulo, forma-se psicóloga e professora; dedica-se às artes, aprende acordeão, piano e canto e atua em folias carnavalescas e teatros de revista pelo país; participa de operetas com Vicente Celestino e destaca-se em filmes como "Casinha Pequenina" (1963), "O Puritano da Rua Augusta" (1965), "Chega de Saudade" (2007), etc; trabalha nas TV TUPI, EXCELSIOR, BAND, SBT e RECORD.
..................................................................................................

DIA DO BARDO GERAINT
Geraint foi um bardo do País de Gales, que viveu no século IX, sendo cultuado pelos místicos que para ele consagraram o dia 10 de janeiro.
Também conhecido como o Bardo Azul, diz-se que seu espírito ajuda a todos aqueles que amam verdadeiramente.  Hoje, faça um pedido de amor em um papel azul. Mas tem que ser em forma de poesia.
NOTA: Um Bardo na história antiga da Europa era uma pessoa encarregada de transmitir as histórias, as lendas e poemas de forma oral, cantando a história de seus povos em poemas recitados. Era simultaneamente músico e poeta e, mais tarde, seria designado de trovador. É a principal raiz da música tradicional irlandesa.

...................................................................................................


Dia das Pessoas Diferentes ou "Peculiar People Day" - comemorado por norte-americanos, como se houvessem pessoas iguais, para se ter um dia das pessoas diferentes. 
................................................................................... 

Aparece o Mickey Mouse
10/01/1932 - era registrado e publicado oficialmente o desenho do rato mais famoso do mundo, nos quadrinhos. Mickey Mouse surgiu após uma idéia de Walt Disney, seu criador, ser roubada pela Universal. Ele criou o camundongo, que foi mudando e chegou a ter 100 formas diferentes de desenho.
....................................................................................................

10/01/2003 - O Circo Garcia encerrou suas atividades após 75 anos de apresentações no Brasil.

................................................................................................................................................
PARABÉNS AOS ANIVERSARIANTES DE 10/01/2015 - Amigos do Facebook: ouça uma homenagem pela 92.5 FM, as 10, 12, 18 e 20 horas no programa Paixão sertaneja ou pelo site... Felicidades, Vanisa e Domênico (em memória)
SÁBADO, 10 DE JANEIRO

Esfiha Mania
fazendo 23 anos de idade

Luiz Henrique
fazendo 32 anos de idade

Begonia Begonia
fazendo 34 anos de idade

Luzia Genesi
fazendo 66 anos de idade

Yara Pimenta
fazendo 36 anos de idade

Gresiele Luciana
fazendo 27 anos de idade

Noeemi Bonfim
fazendo 33 anos de idade


Thalyta Zack
fazendo 21 anos de idade


Glauber Augusto Novaes Siqueira
fazendo 31 anos de idade
Fabio Togni
fazendo 60 anos de idade
.......................................................................................
ANIVERSARIANTES 10/01 - (menos famosos):   
www.projetovip.net
ROD STEWART FAZ 70 ANOS
Rod Stewart

 ROD STEWART - (RODERICK DAVID STEWART)
Nascimento: 10/01/1945, Highgate, Londres, Inglaterra
Filiação: Robert e Elsie
Casamento: Alana Stewart (06/04/1979 a 1984, divórcio): filhos Kimberley (21/08/1979) e Sean (01/09/1980); Rachel Hunter (15/12/1990 a 04/2006), divórcio): filhos Renee (01/06/1992) e Liam McAlister (04/09/1994); tem ainda Ruby (17/06/1987) com Kelly Emberg
Cantor e compositor "pop", caracterizado por sua voz áspera e rouca; participa de bandas como JIMMY POWELL AND THE FIVE DIMENSIONS (1963), SHOTGUN EXPRESS (1966), THE FACES (1969 a 1975), etc; lança-se em carreira solo com o disco "An Old Raincoat Won't Ever Let You Down" (1970); canta sucessos como "Maggie May".

.....................................................................................



GEORGE FOREMAN FAZ 66 ANOS
George Foreman

GEORGE FOREMAN

Nascimento: 10/01/1949, Marshall, Texas, Estados Unidos


Boxeador; Campeão mundial dos Pesos Pesados (1973); 81 lutas (76 vitórias, 34 por nocaute e 5 derrotas); ouro nas Olimpíadas do México (1968); ausente de 1977 a 1987, retorna e recupera o título (1994); torna-se um Ministro batista.





...........................................................................................



RORION GRACIE FAZ 63 ANOS
Rorion Grace

RORION GRACE
Nascimento: 10/01/1952, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Filiação: Hélio Gracie (lutador de Jiu-Jitsu); tem os irmãos Rickson, Royce, Relson, Rolker e Royler
Casamento: Silvia (filhos Rose, Riane, Ryron, Rener, Ralek, Segina, Reylan, Roran, Renon e Ricon)
Lutador de Jiu-Jitsu e MMA (Mixed Martial Arts); bacharel em Direito, radica-se nos Estados Unidos (anos 1970) e funda a Academia Grace (Torrance, California); é um dos criadores do UFC (Ultimate Fighting Championship, 1993), associando-se ao grupo SEG (SEMAPHORE) e desenvolvendo a idéia de um aluno, inspirada nos combates de gladiadores de Roma antiga; autor do desenho do octógono, ganha uma disputa judicial com seu primo Carley Gracie por violação da marca do triângulo (GRACIE JIU-JITSU), recebendo US$ 108.000 por danos e US$ 620.000 pelos honorários do advogado (1999 a 2000); é um dos poucos no mundo a deter o grau 9 (faixa vermelha do Jiu-Jitsu Brasileiro), recebida do pai (27/10/2003) e autor de um livro revolucionário sobre disciplina alimentar (2012).  

.................................................................................................

ZETTI FAZ 50 ANOS

Zetti

ARMELINO DONIZETE QUAGLIATO
Nascimento: 10/01/1965, Porto Feliz, São Paulo, Brasil
Filiação: Filho de Antonio Quagliato e Manoela
Casamento: Ana (filhos Pedro, Júlia e Laura)
Jogador de Futebol (goleiro), inicia no TOLEDO/PR (1983), atuando pelo PALMEIRAS/SP (1984 e 1985), LONDRINA/PR (1984), GUARANI/SP (1985), SÃO PAULO/SP (1986), SANTOS/SP (1987), FLUMINENSE/RJ (1989), UNIÃO BARBARENSE (1990), SPORT/PE (1996 a 2001); ídolo são paulino (426 jogos, sofrendo 509 gols), onde é Bi-Campeão Paulista (1991 e 1992), Brasileiro (1991), Mundial, (1992 e 1993) e da Libertadores (1992 e 1993); Campeão Mundial pela Seleção (1994); torna-se treinador de goleiros ao deixar os campos (2001).
..................................................................................................

CESAR CIELO FAZ 28 ANOS
César Cielo
CÉSAR AUGUSTO CIELO FILHO
Nascimento: 10/01/1987, Santa Bárbara D'Oeste, São Paulo, Brasil
Filiação: César Augusto Cielo e Flávia de Brito Lyra
Nadador; começa nas piscinas do BARBARENSE/SC (10/1994), até que passa a treinar com Gustavo Borges (2003) e consegue uma bolsa para a Auburn University (2005); ouro nos 50 m e 100 m Livres e Revezamento 4 x 100 m e prata no Pan-Americano do Rio de Janeiro (2007); ouro nos 50 m Livre (recorde olímpico - 21"30 - e primeiro nadador brasileiro a ganhar ouro) e bronze nos 100 m Livre, nas Olimpíadas de Pequim (2008); recordista mundial dos 50 m e 100 m Livre (20"91 e 46"91, respectivamente) - único na história a deter ambos os recordes simultâneamente (2009).
...................................................................................................

FIORELLA MATTHEIS FAZ 27 ANOS
Fiorella Mattheis
FIORELLA GELLI MATTHEIS
Nascimento: 10/01/1988, Petrópolis, Rio de Janeiro, Brasil
Filiação: Andrea Mattheis
Modelo (estréia em 2002, na ELITE), apresentadora (estréia no programa "Rolé", 2006, SPORTV) e atriz de TV (estréia em "Malhação", 2007, TV GLOBO); como modelo mora na Alemanha, Inglaterra, Itália, Grécia, Japão e China (2003 a 2005); atua em programas de TV como "Turma do Didi" (2007), "Guerra e Paz" (2008), "Uma Noite no Castelo" (2009), etc; apresenta "Vídeo Show" (2009).



....................................................................................................
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário