>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

*15/10/2011 - sábado* - DIA DO PROFESSOR e mais 9 comemorações


*15/10/2011 - sábado*   

Dia Nacional do Professor – No Brasil, o Dia do Professor é comemorado em 15 de outubro. No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Teresa de Ávila), Pedro I, Imperador do Brasil baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, "todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras". Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A ideia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida.

Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia efetivamente dedicado ao professor. Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como "Caetaninho". O longo período letivo do segundo semestre ia de 1 de junho a 15 de dezembro, com apenas dez dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a idéia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano. (http://bahlaiuhdagata.blogspot.com)
DIA DO PROFESSOR – O professor é um profissional fundamental para o desenvolvimento de uma nação - Faça uma homenagem ao seus professores(as) Está sem idéias? Leve um pequeno bolo ou pacote de biscoitos para ele com esta receita:
Receita do Bom Professor:
2 xícaras de sabedoria
1xícara de paciência
1/2 xícara de criatividade
1 colher de sopa de alegria
1 pitada de coragem. - Junte todos os ingredientes, acrescentando muito amor. (Fonte:
ufmbb.org.br)

DIA DO MESTRE - NORMALISTA. NORMALISTA (Benedito Lacerda e David Nasser) Vestida de azul e branco
Trazendo um sorriso franco
Num rostinho encantador
Minha linda normalista
Rapidamente conquista
Meu coração sem amor...

DIA DE SANTA TEREZA DE ÁVILA - Santa Teresa de Ávila ou Santa Teresa de Jesus  foi uma religiosa e escritora espanhola, famosa pela reforma que realizou no Carmelo e por suas obras místicas. (leia mais em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Teresa_de_%C3%81vila
15 de outubro foi escolhido originalmente por ser a data evocatória de Santa Tereza d’Ávila. A santa, nascida em Ávila, na Espanha, e falecida em 1582, foi associada aos docentes por serem em sua maioria mulheres (e católicas). Além disso, Tereza d’Ávila também era conhecida pela notável inteligência, comparada, em seu tempo, a dos doutores da Igreja, e reconhecida por títulos religiosos e como “Padroeira dos Professores”.
Dia da Educação Nacional - comemorado em louvor a Santa Teresa de Jesus D'Avila, que é tida como padroeira dos educadores.  


Dia do Educador Ambiental - O Educador Ambiental atua diretamente com crianças, empresas e comunidade, no sentido de conscientizá-las da necessidade de uma mudança correta de atitudes. 

Dia Nacional Batista de Oração pelo Brasil - Um dos principais anseios dos batistas brasileiros é o de ver o Brasil se tornar um país mais próspero, justo e feliz.
Pensando nisto, a CBB - Convenção Batista Brasileira acaba de lançar o Dia Nacional Batista de Oração pelo Brasil.
A proposta é que no dia 15 de outubro cada batista brasileiro separe um tempo específico para interceder, sozinho ou em grupo, pelo país. (http://www.batistas.com/)

Dia Mundial de Lavar as Mãos (Global Handwashing Day)_– Instituído pela ONU a partir do ‘Ano do Saneamento”, em 2008. O  simples  gesto  de  lavar  as  mãos  pode  salvar a vida de um milhão de crianças  por  ano,  no  mundo.  A lavagem das mãos com sabão é o meio mais eficaz  e  barato  de  prevenir  mortes por diarréia e reduzir os riscos de cólera,  hepatite, gastrenterites, outras infecções intestinais, gripe e de pneumonia. 

Dia Mundial da Bengala Branca - (World White Cane Safety Day) - para chamar a atenção sobre um dos instrumentos mais utilizados como acessório na locomoção dos cegos.  

COISAS DE NORTE-AMERICANOS
Dia de Resmungar ou "Grouch Day" - comemoração de norte-americanos.  

DIA DO CONSUMO CONSCIENTE - Acreditamos que esta data deveria ser comemorada todo dia, porém, para estimular o consumo consciente, o Ministério do Meio Ambiente anunciou: 15 de outubro é o Dia do Consumo Consciente.
A ideia é recusar, durante as 24h do dia, as tão famosas sacolas plásticas.
Estima-se que sejam consumidas 1,5 milhão delas por hora no Brasil. Ou seja, 36 milhões por dia. Se o problema fosse só o grande consumo, menos mal seria. Porém, estas sacolas levam fins que são extremamente prejudiciais para o meio ambiente, e até podemos fazer uma lista a respeito:
- Causam problemas para animais aquáticos, que as confundem com comida e as ingerem, ou ficam presos dentro delas;
- Voam para as ruas e entopem bueiros e canos, contribuindo com enchentes;
- São feitas a partir do petróleo, recurso natural finito, que poderia ser usado na fabricação de itens realmente necessários;
- São utilizadas para guardar lixo, e demoram cerca de 100 anos para se decompor, trazendo problemas para os lençóis freáticos.
Amanhã leve sua sacola retornável com você e a utilize para toda e qualquer compra que fizer, seja alugando um DVD, comprando algo na padaria e farmácia, ou pequenas compras no supermercado.
Contribua amanhã com esta iniciativa e veja que você é capaz de fazer isso sempre. Os resultados serão percebidos no seu dia a dia. (texto e imagem: http://www.lcapromo.com.br/estadoesociedade)  
Texto recebido de DOMÊNICO.


NA HISTÓRIA:

15/10/1864 – A Princesa isabel se casa com o conde D´Eu.

15/10/1983 – NELSON PIQUET é bicampeão mundial de Fórmula 1, repetindo a façanha obtida por Emerson Fittipaldi em 1974
  
15/10/1582 marca a data do 1º dia do calendário gregoriano, que foi introduzido pelo Papa Gregório XIII em 1582, o que fez com que, oficialmente, os dias de 5 a 14 de Outubro deixassem de existir.

  
 
Aniversariantes 15/10 (amigos do Orkut e Facebook).  

JÉSSICA DRAIHER 
HEITOR LUÍS
SANDRA MARA D´ILHO
JORGE LUIZ OLIVEIRA DE SANTANA
JÚNIOR MARIANO
SINDICATO SISPUMI 


Aniversariantes 15/10 (menos famosos).  
www.projetovip.net   


Flávio Migliaccio

FLÁVIO MIGLIACCIO

Nascimento: 15/10/1934, São Paulo, São Paulo, Brasil

Ator de teatro (estréia em "Eles não Usam Blacktie", 1955), cinema (estréia em "O Grande Momento", 1958) e TV, destaca-se em telenovelas e programas humorísticos da Rede Globo (1972).






Arlete Montenegro

 ARLETE MONTENEGRO (ARLETE BIANCO APOLINÁRIO) 
Nascimento: 15/10/1938, São Paulo, São Paulo, Brasil
Filiação: Luiza
Casamento: um filho
Dubladora e atriz de TV (estréia em "Vôo 509", 1956) e cinema (estréia em "O Conto do Vigário", 1976); destaca-se em como "Palácio de Vênus" (1980), "O Sexo Nosso de Cada Dia" (1981), "Tudo na Cama" (1983), etc. e em seriados de TV como "Papai Coração" (1976), "Cara e Coroa" (1995), "Páginas da Vida" (2006), etc.




Richard Carpenter

RICHARD LYNN CARPENTER
Nascimento: 15/10/1946, New Haven, Connecticut, Estados Unidos
Filiação: Harold Bertram e Agnes Reuwer Carpenter
Casamento: Mary Carpenter (19/05/1984): 5 filhos (incluindo as filhas Kristi Lynn, 17/08/1987; Traci Tatum, 25/07/1989 e Mindi Karen, 07/07/1992)
Cantor da dupla pop THE CARPENTERS (com sua irmã Karen, 1969 a 1983); primeira gravação: "Ticket to Ride" (1969); sucesso na década de 1970, vendem cerca de 30.000.000 de discos; ganham 3 GRAMMY e 8 Discos de Ouro; destacam-se com músicas como "Top of the World", "Close to You", "Walkin", etc; dependentes de tranquilizantes, começam a decair no início dos anos 1980.



Chris de Burgh

CHRISTOPHER JOHN DAVIDSON
Nascimento: 15/10/1948, Buenos Aires, Argentina
Casamento: filha Rosanna Davidson
Cantor e compositor "pop" romântico, radicado na Irlanda; primeiro disco: "Far Beyond these Castle Walls" (1975); tem sucessos como "Knockout" (1983), "The Lady in Red" (1988), "Love is my Decision" (1988), etc.








Biafra

MAURÍCIO PINHEIRO REIS
Nascimento: 15/10/1957, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil
Músico (flautista), cantor e compositor popular, começa participando de corais; primeiro LP: "Primeira Nuvem" (1979); autor de sucessos como "Helena", "Barcos e Navios", "Leão Ferido", etc, faz sucesso no final dos anos 1970 e início dos 1980; grava 14 discos (até à década de 1990).  








Giuseppe Oristânio

GIUSEPPE ORISTÂNIO
Nascimento: 15/10/1958, São Paulo, São Paulo, Brasil
Casamento: filhos Barbara, Júlia e Vítor
Ator de teatro (estréia no teatro amador nos anos 1970), TV (estréia em "Como Salvar meu Casamento", 1979) e cinema (estréia em "Il Barbiere di Rio", 1996); destaca-se em telenovelas como "A Lua me Disse" (2005), "Cristal" (2006), "Luz do Sol" (2007), etc; trabalha nas redes de TV TUPI, BANDEIRANTES, SBT, GLOBO e RECORD; sucesso em peças como "Qualquer Gato Vira-Lata tem uma Vida Sexual mais Sadia do que a Nossa", "Maracutaia", etc.



Denise Fraga

DENISE RODRIGUES FRAGA VILLAÇA
Nascimento: 15/10/1965, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil












 Atriz comediante cinematográfica (estréia em "O Efeito Ilha", 1994), de teatro e TV, destaca-se na Rede Globo; Melhor Atriz no Festival de Brasília por "Felicidade É..." (1995); Kikito de Ouro de Atriz em Gramado e Melhor Atriz no Festival de Havana (Cuba) e no Grande Prêmio Cinema Brasil, os três por "Por Detrás do Pano" (1999).  






Tina Roma

 TINA ROMA
Nascimento: 15/10/1970, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil






  Radialista e apresentadora; cursa Publicidade e começa na rádio TRANSAMÉRICA (1986); radicado em São Paulo (1990), torna-se locutora, produtora e apresentadora do Estúdio ao Vivo Transamérica; comanda a primeira transmissão brasileira via satélite em FM com a cantora Lisa Stansfield (1991); atua na TV BANDEIRANTES e é locutora da rádio JOVEM PAN FM (1995), apresentando e produzindo programas como "Hit Parade Brasil", "Top 3", "Conexão Jovem Pan", etc; apresenta os programas "Zapping" (RECORD NEWS) e "Tudo a Ver" (Rede RECORD); também é locutora do "Programa do Gugu" e "Domingo Espetacular" e apresenta comerciais da DIRECTV e UOL.



Bianca Rinaldi

BIANCA DE CARVALHO E SILVA RINALDI
Nascimento: 15/10/1974, São Paulo, São Paulo, Brasil
Casamento: Eduardo Menga (01/01/2002)
Atriz de TV (estréia como paquita no "Xou da Xuxa", 1986), teatro (estréia na peça "As Meninas", 1999) e cinema (estréia em "Didi Quer ser Criança", 2004); destaca-se em seriados de TV nas redes GLOBO, SBT e RECORD, como "Explode Coração" (1995), "Prova de Amor" (2005), "Caminhos do Coração" (2007), etc.












Anjo do Dia: 
64º Gênio - MEHIEL
(22/Mai - 03/Ago - 15/Out - 27/Dez - 10/Mar) - 
          SALMO 32





                             IN MEMORIAM



Andreas Vesalius

ANDREAS VESALIUS - (O PAI DA ANATOMIA MODERNA)
Nascimento: 31/12/1514, Bruxelas, Bélgica
Casamento: Anne van Hamme (1544): filha Anne van Hamme
Falecimento: 15/10/1564, Ilha de Zante, Grécia
Causa: Fome e fadiga (após naufrágio e nadar até à ilha)
Médico e pesquisador; grauda-se em Medicina na Universidade de Pádua (1537) e visita cemitérios em busca de ossadas de criminosos e vítimas de pragas, para seus estudos (como Michelangelo); primeiro trabalho: "Tabulae Sex" (1538); autor de um atlas de anatomia: "De Humani Corporis Fabrica" (1543); nomeado médico da Corte do Imperador Carlos V (1546 a 1556) e, depois, de Felipe II (1559, Espanha); tido como pai da Anatomia Moderna.



Mata-Hari

 MATA-HARI (MARGARETHA GEERTRUIDA ZELLE) 
Nascimento: 07/08/1876, Leeuwarden, Holanda
Filiação: Adam Zelle (empresário) e Antje van der Meulen (descendente de javaneses)
Casamento: 2 filhos de um casamento fracassado
Falecimento: 15/10/1917, Vincennes, França
Causa: Fuzilada durante a I Guerra Mundial
Dançarina e atriz; após tentar ser professora, radica-se em Paris e torna-se uma dançarina exótica, personificando uma Princessa javanesa; cortesã, tem casos com inúmeros oficiais e políticos franceses e alemães durante a I Guerra Mundial; acusada de espionagem por ambos os lados, é presa pelos franceses e condenada à morte (1917).  



René Magritte

RENÉ MAFRITTE (RENÉ FRANÇOIS GHISLAIN MAGRITTE) - 
Nascimento: 21/11/1898, Lessines, Bélgica
Filiação: Léopold Magritte e Régine
Casamento: Georgette Berger (06/1922 a 15/08/1967, sua morte): 3 filhos
Falecimento: 15/10/1967, Bruxelas, Bélgica
Causa: Câncer
Pintor surrealista; entra para a Académie Royale des Beaux-Arts (1916 a 1918); desenhista de cartazes e anúncios (1922 a 1926); primeira pintura surrealista: "Le Jockey Perdu" (1926); primeira exposição: 1927; muda-se para Paris, envolvendo-se com grupos surrealistas; sua obra parece realista, mas é caracterizada pelos paradoxos visuais e metáforas de símbolos recorrentes; autor de quadros como "La Trahison des Images", "L'Empire des Lumières", "Le Fils de L'Homme", etc; expõe suas obras em New York (1936) e em retrospectivas no MOMA (Museu de Arte Moderna) e Metropolitan of Art - ambas em New York.  



Jair Amorim

JAIR PEDRINHA DE CARVALHO AMORIM
Nascimento: 18/07/1915, Santa Leopoldina, Espírito Santo, Brasil
Falecimento: 15/10/1993, São José dos Campos, São Paulo, Brasil
Jornalista, letrista (estréia escrevendo para blocos) e compositor, começa no jornal "Diário da Manhã" (Vitória); dirige a Rádio Clube (1940); radicado no Rio de Janeiro (1941), é cronista de revistas como "Carioca", "Vamos Ler", etc; primeira letra gravada: "Maria Elena" (versão, cantada por Arnaldo Amaral); autor de sucessos como "Bem Sei" (1942), "Alguém Me Disse", "Que Queres Tu de Mim?" (1964), etc; atua nas rádios Mundial e Mayrink Veiga (1948 a 1952).



Tião Carreiro

 TIÃO CARREIRO (JOSÉ DIAS NUNES)
Nascimento: 13/12/1934, Monte Azul, Montes Claros, Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais, Brasil
Filiação: Orcissio Dias Nunes e Júlia Alves das Neves
Casamento: Nair Avanço (1953); filha: Alex Marli Dias
Falecimento: 15/10/1993, São Paulo, Brasil
Causa: Diabetes
Músico, cantor e compositor sertanejo, grava 27 discos 78 rpm e 41 LPs; primeira gravação: 11/1956 em 78 rpm; faz dupla com Carreirinha e com Pardinho (com quem o ritmo Pagode de Viola).  
In memoriam extraído do site: www.projetovip.net 


Emil Rached

EMIL ASSAD RACHED
Nascimento: 20/06/1943, Vera Cruz, São Paulo, Brasil
Falecimento: 15/10/2009, Centro Médico de Barão Geraldo, Campinas, São Paulo, Brasil
Causa: Infecção generalizada (internado há 10 dias, após uma embolia pulmonar e 4 paradas cardíacas)
Jogador de Basquete (pivô) e ator comediante de TV e cinema (estréia em "O Trapalhão nas Minas do Rei Salomão", 1977); com 2,20 m de altura, é o jogador mais alto do basquete brasileiro; joga no PALMEIRAS/SP (1964), XV DE PIRACICABA/SP, CORINTHIANS/SP, BOTAFOGO/RJ, TC CAMPINAS/SP e RIO CLARO/SP; pela Seleção faz 18 partidas (114 pontos), sendo bronze no Mundial do URU (1967) e ouro no Pan Americano de Cali, COL (1971); ao deixar o esporte (1980), torna-se ator destacando-se na trupe dos "Trapalhões" e, depois, representante de vendas (2003).

                 
PROFESSORINHA (Ataulfo Alves) Eu daria tudo que tivesse
Pra voltar aos tempos de criança
Eu não sei pra que a gente cresce
Se não sai da gente essa lembrança 

Aos domingos missa na matriz
Da cidadezinha onde eu nasci...

"Que saudades da professorinha"
"Que me ensinou o beabá"
"Onde andará Mariazinha"
"Meu primeiro amor onde andará?"... 

Na data de hoje, nossa sincera homenagem a todos os professores e professoras,
educadores de Mongaguá, incansáveis defensores de nossa educação e cultura.
Domênico
"Que o Senhor do Universo a todos Ilumine"


Nenhum comentário:

Postar um comentário