>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

terça-feira, 18 de outubro de 2011

ITANHAÉM - I SEMINÁRIO METROPOLITANO DE ECONOMIA SOLIDÁRIA

Itanhaém promove I Seminário Metropolitano de Economia Solidária da Baixada dia 26


INSCRIÇÕES – Os interessados poderão se cadastrar pelo site oficial da Prefeitura: www.itanhaem.sp.gov.br


No próximo dia 26, acontece em Itanhaém o I Fórum Metropolitano de Economia Solidária da Baixada Santista

No próximo dia 26,acontece em Itanhaém o I Seminário Metropolitano de Economia Solidária da Baixada Santista, que tem como objetivo fortalecer todas as iniciativas de economia solidária da Baixada.


Confira a programação
O evento, que é dirigido às pessoas que participam de grupos que atuam nesta área, é promovido pela Prefeitura, em parceria com o Conselho Regional de Desenvolvimento Rural e Sustentável (CRDRS), Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem) e Coordenadoria de Assistência Técnica Integral e Extensão Rural (CATI).


O Seminário acontecerá das 8 às 17h no Satélite Esporte Clube de Itanhaém, localizado na Rua Emídio de Souza, 137. A inscrição para o evento deverá ser feita pelo site oficial da Prefeitura: www.itanhaem.sp.gov.br.


As palestras terão início às 9h. A primeira, sob o tema “Realidade e perspectivas da economia solidária no Brasil”, será ministrada por Leonardo Pinho, secretário parlamentar da Câmara dos Deputados e assessor dos Projetos Cooperativistas, Associativistas e de Economia Solidária.


Às 10h30, haverá a palestra “Compra direta como instrumento de apoio à economia solidária”, com a coordenadora geral de Agricultura Urbana e Periurbana do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Simone Amaro.


A programação retorna às 13h30 com relato de experiências dos grupos que atuam em Economia Solidária na Baixada Santista. Às 15h haverá o debate: “O papel do Poder Público para consolidar e ampliar os empreendimentos econômicos solidários”, com os grupos rural e urbano. Às 16h30 haverá exposição dos representantes de cada grupo e definição da equipe de redação do documento (resultado do encontro para ser encaminhado aos órgãos públicos). O encerramento acontece às 17h.
fonte: http://www.itanhaem.sp.gov.br/



JUSTIFICATIVA  

A economia solidária é uma realidade na Baixada Santista. Grupos de agricultores, pescadores, catadores de materiais recicláveis, artesãs vinculadas à pesca, indígenas e moradores das áreas rurais, atuam fundamentados nos princípios da solidariedade, confiança e autogestão, com o objetivo de gerar renda e melhorar a qualidade de vida. Nesse contexto, emerge a necessidade de haver uma coordenação das ações desses grupos entre si para a promoção de trocas de experiências e para se relacionarem com o poder público, expondo avanços e dificuldades. Por outro lado, o poder público deve atuar para apoiar as iniciativas que gerem renda e que se situam além do mercado de trabalho convencional. 
Assim, o I Seminário de Economia Solidária da Baixada Santista tem o objetivo de definir estratégias de apoio do poder público à economia solidária, com a participação dos integrantes dos grupos que já se organizam em empreendimentos econômicos solidários. 
 
SOLICITA-SE QUE O PRESENTE SEMINÁRIO SEJA AMPLAMENTE DIFUNDIDO. REPASSE ESSA MENSAGEM  PARA LISTAS DE DISCUSSÃO, E-MAILS DE AMIGOS E PROFISSIONAIS QUE TENHAM INTERESSE NO TEMA.





Matéria enviada por:
NEWTON RODRIGUES (da CATI - COORDENADORIA DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA INTEGRAL)

Nenhum comentário:

Postar um comentário