Projeto de oceanógrafo de Mongaguá é o melhor do Instituto de Pesca
O projeto de mestrado do oceanógrafo da Diretoria de Meio Ambiente de Mongaguá, Fernando Henrique Gonçalves, 25 anos, foi considerado como o melhor dos iniciados em 2011, durante o 3º Encontro de pós-graduandos do Instituto de Pesca, no último dia 23, na Capital.
O trabalho “Viabilidade técnica e econômica do bicultivo do lambari-da-mata-atlântica (Deuterodon iguape) com a tilápia (Oreochromis niloticus)” foi selecionado entre dezenas por uma comissão do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Para Fernando, o mestrado foi reconhecido “por apresentar uma nova proposta de criação da tilápia, que já tem um mercado consolidado, e inserir uma espécie nativa na piscicultura, considerando a viabilidade econômica”.
O projeto consiste na criação das duas espécies em viveiro escavado, sendo que o lambari estará condicionado em tanques-redes e a tilápia no meio externo,em viveiro. Serãoutilizados 12 tanques, de1 m3cada.
“Avaliarei o desenvolvimento dos peixes de acordo com a quantidade por tanque. Será gerado um protocolo de engorda dos animais, visando maior aproveitamento de ração – que equivale a 70% dos custos de uma piscicultura”, explicou o oceanógrafo.
Na ocasião, Gonçalves também recebeu menção honrosa por ter sido aprovado no mestrado do Instituto de Pesca em primeiro lugar. O oceanógrafo fez testes de conhecimentos específicos, inglês e currículo.
Gonçalves já encerrou a maioria das disciplinas necessárias para cumprir os créditos do curso – que iniciou em agosto. “Tenho dois anos para terminar, incluindo a realização do projeto, mas acredito que em um ano e meio consiga fazer a defesa da minha dissertação”.
O oceanógrafo, que sempre se destacou nos estudos, foi um dos melhores alunos na sala de aula desde o ensino fundamental. Inclusive, já faz palestras. Nessa semana, falou para produtores de Peruíbe a respeito de ‘Legislação ambiental para piscicultura’, orientando sobre procedimentos de licenciamento ambiental e outorga de uso de água.
(fonte: Prefeitura de Mongaguá/Imprensa)
PRÁ VOCÊ FERNANDO, UM FUTURO BRILHANTE.
COM ORGULHO... DOMÊNICO
“QUE O SENHOR DO UNIVERSO CONTINUE TE ILUMINANDO”
parabens FERNANDO, que seus sonho se tornem realidade
ResponderExcluir