>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

MONGAGUÁ - 27/10/2011 - PARTICIPE DA CAMINHADA ROSA

Mongaguá participa do Outubro Rosa

Como parte das realizações do Movimento Mundial Outubro Rosa, Mongaguá promoverá campanha de conscientização sobre o câncer de mama no Dia D (20) e caminhada, seguida de palestra, no dia 27.

No Dia D, será realizada ação de informação, com distribuição de material, e pesquisa na rua sobre a doença. “Vamos perguntar se a pessoa já teve câncer de mama, ou se conhece alguém que teve”, explicou a presidente da Fundação Laço Rosa, Marcelle Medeiros.

Já no dia 27, está programada caminhada partindo do Clube da Melhor Idade (Avenida Marina, s/n, no Centro), às 8h30m, com destino ao Centro Cultural Raul Cortez (Avenida São Paulo, 3465, Vera Cruz), onde será realizada uma palestra sobre câncer de mama e apresentação musical da Banda Conexão Litoral.

Mongaguá oficializou a participação na última quinta-feira (29), durante o pré-lançamento da Campanha Onda Rosa, da Fundação Laço Rosa. O trabalho da ONG foi apresentado à Prefeitura pela moradora Celeste Lopes Pereira, através de Domênico, Diretor de Meio Ambiente.

“A minha amiga Elaine Maria Greco comentou sobre o Outubro Rosa e tive vontade de iluminar de rosa pelo menos uma praça na Cidade, mas não sabia como conseguir isso. Pedi ajuda à Vanisa Razuk, da Rádio Mongaguá FM, esposa do diretor de Meio Ambiente, Vicente Domênico, que marcou uma audiência com o prefeito (Paulo Wiazowski Filho)”, disse.

“Apresentei o projeto a eles e não imaginava que o prefeito e a primeira-dama fossem abraçar a causa dessa maneira. Foi surpreendente! Já conseguimos encaminhar para exame duas pessoas que precisavam de mamografia”, continuou Celeste.

Elaine foi responsável por um dos momentos mais emocionantes da cerimônia, quando deu depoimento sobre a luta que enfrenta contra o câncer em estágio avançado.

“É uma satisfação muito grande ter o pré-lançamento aqui em Mongaguá. Essa campanha mostra que não podemos deixar para amanhã, porque pode ser tarde demais”, afirmou o prefeito, Paulo Wiazowski Filho, o Paulinho.

“Informação é o principal para prevenir o câncer de mama. 95% das pessoas que são diagnosticadas precocemente são curadas”, continuou a presidente. A primeira-dama, Cristina Wiazowski, reforçou o coro e pediu apoio dos presentes. “Vamos nos unir nessa grande causa. Sejam multiplicadores dessa campanha”, solicitou.

Banco de perucas – A ONG foi fundada por Marcelle e as irmãs após uma delas ser diagnosticada com câncer de mama e ter falecido no ano passado. A partir daí veio a ideia de fazer um banco de perucas online. Elas são doadas ou compradas pela fundação e emprestadas gratuitamente às mulheres portadoras de câncer. “Elas não gastam nada, só precisam solicitar que a peruca chega em casa”, explicou Marcelle.
(fonte: Prefeitura de Mongaguá/Imprensa – foto: Jonas de Moraes).

 Matéria enviada por:
DOMÊNICO

Nenhum comentário:

Postar um comentário