>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

sábado, 15 de outubro de 2011

HORÁRIO DE VERÃO - 16/10/2011 até 26/02/2012.

INÍCIO DO HORÁRIO BRASILEIRO DE VERÃO - data móvel instituída no Brasil que entra em vigor às 00:00:00 do 3º domingo de outubro de cada ano, quando os relógios de parte do território brasileiro devem ser adiantados em 60 minutos, até o 3º domingo de fevereiro do ano seguinte, tomando por base a "Hora Legal de Brasília".


O horário de verão 2011/2012 tem início no próximo domingo, 16 de outubro de 2011, às 0h. A mudança de horário ocorre nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil e vai até a 0h de 26 de fevereiro de 2012.

A medida é adotada como uma forma de economia de energia. Durante o verão, os dias são mais longos e, adiantando os relógios em uma hora, é possível aproveitar melhor a luz solar no período da noite, o que economiza energia.

Atualmente, o horário de verão ocorre no Distrito Federal, no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, no Paraná, em São Paulo, no Rio de Janeiro, no Espírito Santo, em Minas Gerais, em Goiás, no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul e neste ano foi incluído o estado da Bahia.

NOTA: Esta prática aconteceu pela primeira vez 1931 no Brasil, sendo definitivamente implantado a partir de 1985. Estudos indicam através da história que o idealizador deste evento fora Benjamin Franklin por volta do ano de 1784, sendo que na época ainda não existia energia elétrica, mas o intuito era economizar vela, sendo que na ocasião não foi muito levado em conta, vindo a ser adotado posteriormente, onde o primeiro pais a adotar este projeto foi a Alemanha por volta de 1907, vindo a ser adotado atualmente por muitos países, no intuito de economizar de energia.
Críticos do horário de verão alegam que a medida afeta o chamado relógio biológico das pessoas, principalmente das mais velhas, com prejuízos à saúde.


Matéria enviada por:
DOMÊNICO



Nenhum comentário:

Postar um comentário