>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

terça-feira, 18 de outubro de 2011

MONGAGUÁ - 09 A 23/11/2011 - I CURSO DE CRIAÇÃO DE LAMBARI

Mongaguá promove I Curso de Criação do Lambari-da-Mata-Atlântica

A Prefeitura de Mongaguá, em conjunto com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e a  Coordenadoria de Assistência Técnica Integrada (Cati), do Governo do Estado, promove o I Curso de Criação do Lambari-da-Mata-Atlântica.

A capacitação acontece toda quarta-feira, do dia 9 ao dia 23 de novembro, na Regional Rural (Estrada da Fazenda, s/nº, Agenor de Campos), a partir das 8h30 e dura todo o dia.

“Nosso objetivo é capacitar produtores rurais de Mongaguá, para desenvolver a cadeia produtiva do lambari por meio da disponibilização de conceitos básicos de piscicultura e informações geradas no município”, afirmou o técnico da Diretoria de Meio Ambiente, Fernando Henrique Gonçalves.

Serão quatro palestras diárias, que debaterão a cadeia produtora, a lambaricultura na Cidade, a qualidade da água, métodos de reprodução e até técnicas de transporte. (A programação completa está no quadro).

Os palestrantes serão o extensionista da Cati, Newton Rodrigues, o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, Marcelo Ogawa, o engenheiro agrônomo da Prefeitura, Ubiraci Loureiro, Rúbia Tomita (do Instituto de Pesca), além de Gonçalves.

São 30 vagas disponíveis para produtores rurais, pesquisadores e extensionistas. “Se tivermos mais inscritos que a capacidade, iremos priorizar produtores com tanques de piscicultura”, explicou Gonçalves.

As inscrições podem ser realizadas na Diretoria de Meio Ambiente (Rua Padre Anchieta, 675, Centro), pelo e-mail  meioambiente@mongagua.sp.gov.br, ou na Casa da Agricultura (Rua Hermenegildo Barbosa, 86, Centro). Mais informações podem ser obtidas pelo (13) 3445-3049.
                                    Turismo Rural pedagógico com o Colégio Liceu Santista
‘Projeto Lambari’ – A realização do curso foi viabilizada após o sucesso do ‘Projeto Lambari’, de domesticação e reprodução induzida da espécie Deuterodon Iguape, própria da Microbacia da Água Branca, Litoral Sul e Vale do Ribeira. O estudo acontece desde 2010.

O ‘Projeto Lambari’ é executado pela Regional Rural da Prefeitura de Mongaguá com a Associação Rural da Água Branca, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Governo Federal, e da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), do Governo do Estado.

Programação
Dia 09/11
I - Sistema de criação de Lambari no Estado de São Paulo – Caracterização da cadeia produtiva. (Newton Rodrigues)
II - Lambaricultura em Mongaguá –  Histórico da atividade, experiências, mercado e expectativas futuras (Marcelo Ogawa).
III Qualidade de água – Valores de referências segundo legislação – (Fernando Gonçalves)
IV Análise e interpretação da qualidade de água – métodos práticos de avaliação (Newton Rodrigues, Marcelo Ogawa, Fernando Gonçalves e Ubiraci Loureiro).  

Dia 16/11
I - Métodos de reprodução e alevinagem do Lambari, com apresentação de custos de produção de pós-larvas e alevinos – aula teórica (Newton Rodrigues)
II - Métodos de reprodução e alevinagem do Lambari – aula prática (Newton Rodrigues e Marcelo Ogawa)
III - Métodos de engorda do Lambari – conceitos sobre arraçoamento, manejo e custo de produção (Fernando Gonçalves, Marcelo Ogawa e Newton Rodrigues)
IV - Métodos de engorda do Lambari (Fernando Golçalves e Newton Rodrigues)

Dia 23/11
I - Construção e adaptação de viveiros à piscicultura –  (Newton Rodrigues)
II - Legislação ambiental para a piscicultura – licenciamento de empreendimentos de piscicultura em viveiros e tanques-rede. (Fernando Gonçalves)
III - Boas práticas de Manipulação e conservação do pescado (Rúbia Tomita)
IV  - Mercado: transporte vivo – Técnicas de transporte (Marcelo Ogawa)
(fonte: Prefeitura de Mongaguá/Imprensa – foto: Jonas de Moraes)


MATÉRIA ENVIADA POR:
DOMÊNICO

Nenhum comentário:

Postar um comentário