>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

terça-feira, 6 de setembro de 2011

*07/09/2011 - quarta-feira* - DIA DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL - FERIADO NACIONAL

*07/09/2011 - quarta-feira*  
O grito do Ipiranga, de Pedro Américo
Dia da Independência do Brasil - feriado nacional -
Em 07/09/1822 é declarada a Independência do Brasil em relação ao domínio de Portugal. - Depois de considerar as ordens da Corte abusivas, dom Pedro I expulsou as tropas lusas do Rio de Janeiro e, em 1° de agosto de 1822, declarou inimigas todas as tropas enviadas de Portugal sem o seu consentimento. No dia 7 de setembro, às margens do Riacho do Ipiranga, na então província de São Paulo, dom Pedro I recebeu cartas com novas ordens de Portugal e decidiu que era hora de romper com a metrópole. Depois de arrancar a insígnia portuguesa de seu uniforme, ele sacou a espada e gritou: "Por meu sangue, por minha honra e por Deus: farei do Brasil um país livre". Em seguida, levantou a espada e disse: "Brasileiros, de hoje em diante nosso lema será: Independência ou morte". Nesse dia, o país deixou de ser colônia de Portugal e dom Pedro se tornou imperador. (fonte: Livro: A origem de Datas e Festas - Autor: Marcelo Duarte).


1822 - Dom Pedro I (imagem do paraibano João Câmara Filho), O Príncipe Regente, é saudado em São Paulo como o primeiro Imperador do Brasil e executa o Hino da Independência. 


Quadro de Augusto Bracet (1881-1960) - D.Pedro I compondo a música da independência do Brasil

O Hino da Independência é um dos símbolos oficiais da República Federativa do Brasil. Sua letra foi composta por Evaristo da Veiga e a música é de Dom Pedro I. Segundo diz a tradição, a música foi composta pelo Imperador às quatro horas da tarde do mesmo dia do Grito do Ipiranga, quando já estava de volta a São Paulo vindo de Santos.  Este hino de início foi adotado como Hino Nacional, mas quando D. Pedro começou a perder popularidade, processo que culminou em sua abdicação, o hino, fortemente associado à sua figura, igualmente passou a ser também desprestigiado,  sendo substituído em 1831 pela melodia do atual Hino Nacional, que já existia desde o mesmo ano de 1822.(wikipedia). 

Hino da Independência do Brasil
letra de Evaristo da Veiga
música: D. Pedro I

Já podeis, da Pátria filhos,
Ver contente a mãe gentil;
Já raiou a liberdade
No horizonte do Brasil.

Brava gente brasileira!
Longe vá... temor servil:
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil.

Os grilhões que nos forjava
Da perfídia astuto ardil...
Houve mão mais poderosa:
Zombou deles o Brasil.

Brava gente brasileira!
Longe vá... temor servil:
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil.

Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil;
Vossos peitos, vossos braços
São muralhas do Brasil.

Brava gente brasileira!
Longe vá... temor servil:
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil.

Parabéns, ó brasileiro,
Já, com garbo varonil,
Do universo entre as nações
Resplandece a do Brasil.

Brava gente brasileira!
Longe vá... temor servil:
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil.


Dia do Grito dos Excluídos - Dia 7 de setembro comemora-se o dia da Independência do Brasil, mas o feriado não é comemorado somente com festa, a data é marcada também por manifestações populares, protestos e debates sobre independência, soberania, igualdade, cidadania e justiça social.  
    Uma das manifestações populares que acontecem todo dia 7 de setembro no Brasil é O Grito dos Excluídos, formado por pessoas, grupos, entidades, igrejas e movimentos sociais comprometidos com as causas dos excluídos. 
      O tema deste ano é "Pela vida, grita a Terra. Por direitos, todos nós!”, e será organizado  a partir de quatro eixos temáticos: modelo econômico, questão ambiental, juventude e direitos sociais; que apontam para  o foco dos principais problemas que atingem a população  e norteam as mobilizações e lutas populares por uma política de inclusão social, com a participação ampla de todos os cidadãos. (http://educarmaisblog.blogspot.com)

Dia do Aniversário do Google – para marcar a data da fundação da Google Inc, que foi criada pelos empreendedores estadunidenses, Larry Page e Sergey Brin, numa garagem na cidade norte-americana de Menlo Park na Califórnia-EUA, em 7 de setembro de 1998. (www.olocutor.com).

NA HISTÓRIA:
07/09/1922 - Primeira transmissão de rádio no Brasil, com discurso do presidente Epitácio Pessoa, para comemorar o centenário da Independência do Brasil.
Para que fosse possível realizar a operação, foi usada uma estação de 500 watts, instalada no morro do Corcovado pela empresa Westinghouse Electric International.
Menos de um ano depois, surgiu a primeira estação de rádio brasileira.  Era a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. Os ouvintes eram associados e contribuíam com mensalidades para a manutenção da emissora.
Atualmente um brasileiro pode acompanhar a programação de milhares de rádios espalhadas pelo mundo, que transmitem sua programação pela internet.
Não podemos nos esquecer das rádios locais, como a Mongaguá FM 92.5, que transmite uma programação exclusiva para a comunidade de Mongaguá.
Nota: Lembramos que nosso trabalho é efetuado com muito amor e pensando somente em você!  ouça pela WEB: http://www.radiomongaguafm.com.br


07/09/1936 – Benjamin, o último lobo-da-tasmânia, morre, e a espécie se extingue, no zoológico de Hobart, Tasmânia -  Após sua morte descobriram que era fêmea. Seu desaparecimento se deu porque nessa época os zoológicos não tinham o objetivo de salvar espécies ameaçadas como hoje em dia. Após seu desaparecimento, seu nicho foi ocupado pelo diabo-da-tasmânia. (fonte: evoluçãobiologia.blogspot.com)
 
07/09/1963 – She Loves You, a canção dos Beatles que mais vendeu até hoje no Reino Unido, chega ao "top 1" nas paradas de sucesso britânicas.


COISAS DE NORTE-AMERICANOS:

Dia Nacional da Abóbora ou "National Acorn Squash Day" - comemorado nos Estados Unidos da América.


Dia de fazer acontecer - objetivando ajudar aqueles que tenham dificuldades em realizar suas tarefas diárias e vão adiando o início desses necessários serviços por tempo indeterminado: 1ª quarta-feira de setembro.

Dia Nacional de Sentir o Amor ou "National Feel the Love Day" - comemoração de norte-americanos.  

Aniversariantes 07/09 - Amigos do Orkut e Facebook: 

Banda Silverado e Banda Doce Mel
Vinicius Soares
Rute Abreu Faria
Edivanda Rocha

Aniversariantes 07/09 (menos famosos)



Paulo Autran

 PAULO PAQUET AUTRAN
Nascimento: 07/09/1922, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Casamento: Karin Rodrigues (1999)
Falecimento: 12/10/2007, 16:00 h, Hospital Sírio Libanês, São Paulo, São Paulo, Brasil
Causa: Câncer no pulmão (internado no dia anterior)
Ator teatral com atuações esporádicas no cinema (estréia em "Apassionata", 1952) e TV (estréia na novela "Gabriela, Cravo e Canela", 1960); funda a própria companhia, com Tonia Carrero e Adolfo Celi (anos 1950); destaca-se em filmes como "Uma Pulga na Balança" (1953), "Terra em Transe" (1967), "O País dos Tenentes" (1987), etc; ganha o CANDANGO de Ator do Festival de Brasília por "O País dos Tenentes" (1987); carreira perfeccionista de quase 60 anos e ateu confesso.


Gloria Gaynor

 GLORIA GAYNOR - Nascimento: 07/09/1949, Newark, New Jersey, Estados Unidos
Casamento: Linwood Simon (1979)
Cantora "pop", tida como a Rainha da "Disc Music"; "crooner" da banda SOUL SATISFIERS (anos 1960), segue carreira solo; primeira gravação de sucesso: "Shell' Be Sory I Let Me Go Baby" (1965); destaca-se com sucessos como "Never Can Say Goodbye" (1973), "I Will Survive" (1979), etc.




Morris Albert

 MORRIS ALBERT (MAURÍCIO ALBERTO KAISERMANN) - Nascimento: 07/09/1951, São Paulo, São Paulo, Brasil
Músico (guitarrista) e compositor "pop"; toca em diversas bandas; é o brasileiro que mais disco vendeu no mundo; autor de sucessos como "Feelings" (1975, COPACABANA BEVERLY DISCOS, mais de 300.000 de cópias), "Leave Me" (07/1975, CHARGER RECORDS BEVERLY), "Conversation" (1977), "She's My Girl" (1978), "Gonna Love You More" (1979) e outras canções compostas em inglês.





Toni Garrido

 TONI GARRIDO (ANTONIO BENTO DA SILVA FILHO)
Nascimento: 07/09/1967, Realengo, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Filiação: Teresa
Casamento: Regina Coelho (1986): filhas Vitória (1996) e Isadora (23/05/2003)
Modelo, ator cinematográfico (estréia em "Orfeu do Carnaval", 1999) e cantor "pop", "dance" e "reggae" (estréia como vocalista da Banda Bel); "sex-symbol" e líder vocalista do "Cidade Negra" (1994).





Giovane

 GIOVANE FARINAZZO GAVIO
Nascimento: 07/09/1970, Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil
Jogador de Voley, estréia na Seleção em 1989; Melhor Bloqueador (1989), Jogador da Liga Mundial (1993), Atacante da Superliga (1994); primeiro ouro olímpico brasileiro (1992, em Barcelona); ídolo do IL MESSAGERO/ITA (1993); Campeão Mundial (2002), da Liga Mundial (1993, 2001, 2003 e 2004) e da Copa do Mundo (2003); lança linha de produtos com sua grife.





Maria Beltrão

 MARIA COUTINHO BELTRÃO
Nascimento: 07/09/1971, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Filiação: Hélio Beltrão (Ministro da Desburocratização) e Maria da Conceição de Moraes Coutinho (arqueóloga)
Jornalista; formada pela UniverCidade (1996), estréia na Rede GLOBO levada pela Diretora Alice Maria, apresentando o programa "Em Cima da Hora" (1996, GLOBO NEWS); apresenta o desfile das Escolas de Samba do RJ (2002), os EMMY e OSCAR e traduções simultâneas em francês, inglês e espanhol; âncora dos telejornais "Bom Dia Brasil" (2003) e "RJ TV" (2006); apresenta "Entre Aspas" (10/2006 a 08/2008, GLOBONEWS); apresenta o telejornal diário "Estúdio I" (27/10/2008).


ANJO DO DIA:
26º Gênio - HAAIAH(14/Abril - 26/Jun - 07/Set - 19/Nov - 31/Jan)- 
     SALMO 118   

IN MEMORIAM: www.projetovip.net



Bruno Giorgi


 BRUNO GIORGI
Nascimento: 13/08/1905, Mococa, São Paulo, Brasil
Falecimento: 07/09/1993, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Escultor, pintor e professor radicado na Itália (1911), é condenado por 7 anos por participar de movimentos antifacistas (anos 1920 - após 4 anos é extraditado para o Brasil); do realismo inicial, passa para formas estilizadas de definição mais simples e atua com os grupos SANTA HELENA e FAMÍLIA ARTÍSTICA PAULISTA; autor de obras como "Monumento à Juventude Brasileira" (1947, Ministério de Educação e Cultura, Rio de Janeiro), "Candangos" (1960, Praça dos Três Poderes, Brasília), "Meteoro" (1967, Ministério das Relações Exteriores", Brasília), etc.




Míriam Pires
 MIRIAM DE SOUZA PIRES
Nascimento: 20/04/1927, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Casamento: Solteira, tem uma filha
Falecimento: 07/09/2004, de manhã, Clínica Bambina (internada há 2 meses), Botafogo, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Causa: Toxoplasmose que lhe atingiu o cérebro
Atriz de teatro, TV (estréia em "Nuvem de Fogo", 1963) e cinema (estréia em "O Vampiro de Copacabana", 1976); destaca-se em filmes como "Aleluia Gretchen" (1976), "Um Trem para as Estrelas" (1987), "Copacabana" (2001), etc. e em telenovelas da Rede Globo como "Pedra sobre Pedra" (1992), "Chocolate com Pimenta" (2004), "Senhora do Destino" (2004), etc; CANDANGO de Coadjuvante no Festival de Brasília por "Chuvas de Verão" (1978) e APCA de Atriz de TV da Associação de Críticos de São Paulo por "Meus Filhos, Minha Vida" (1984). Fazia o papel de Clementina na novela Senhora do Destino na época de sua morte. 




Rui Viotti
 RUI VILLARA VIOTTI
Nascimento: 26/09/1929, Caxambu, Minas Gerais, Brasil
Falecimento: 07/09/2009, internado e em coma induzido há vários dias, São Paulo, Brasil
Radialista; começa como locutor na Rádio Caxambu; radicado no Rio de Janeiro (1949), trabalha nas rádios TUPI, NACIONAL e TAMOIO (1949 a 1950); participa da implantação da TV no Brasil (anos 1950); investe no segmento de publicidade (1962 a 1966), chegando a diretor comercial da TV RIO; Diretor de Programação da TV TUPI (1970), assume a direção de Esportes da TV GLOBO (1973 a 1974), sendo um dos criadores do programa "Esporte Espetacular"; pioneiro na narração de Tênis nas TVs MANCHETE e REDE TV!


Salmo 100:4 - Deus tem visto suas lutas. Deus diz que elas estão chegando ao fim. Uma bênção está vindo em sua direção. Acredite!
                       DOMÊNICO
                     "Que o Senhor do Universo a todos Ilumine"!


Nenhum comentário:

Postar um comentário