>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

terça-feira, 20 de setembro de 2011

PASSOS DOS JESUÍTAS - ANCHIETA - FESTA DE LANÇAMENTO

Passos dos Jesuítas – Anchieta é lançado pelo governador Geraldo Alckmin em Peruíbe

Com uma grande festa junto ao Mercado de Peixes de Peruíbe, o governador Geraldo Alckmin inaugurou na última quarta-feira, dia 14, a primeira etapa do projeto Caminha São Paulo com a rota de peregrinação denominada Passos dos Jesuítas – Anchieta.

Inspirado nos moldes do famoso Caminho de Santiago, que leva à igreja e ao santuário do apóstolo São Tiago, na província da Galícia, na Espanha, o projeto paulista abrange uma rota de peregrinação religiosa, contemplação e visitação turística pelo litoral.

Em seu total, o caminho tem 360 quilômetros, incluindo 13 municípios, sendo disponibilizado neste começo do projeto um percurso de 140 quilômetros entre a nossa cidade e Bertioga, terminando na edificação histórica do Forte São João, naquela cidade.

Passos dos Jesuítas – Anchieta refaz os caminhos que os missionários jesuítas percorreram na segunda metade do século 16. José de Anchieta, uma figura mística, que além de missionário, era poeta, professor e historiador é o homenageado nesta fase.

“Este é um momento muito importante para a Educação e para a Cultura, para fortalecer a nossa história, que está intimamente ligada à presença dos jesuítas, em especial do padre Anchieta. Aqui está nossa história, que começa com Anchieta”, disse o governador Geraldo Alckmin, durante o lançamento do roteiro aqui em Peruíbe.

É uma redescoberta do litoral paulista e de suas belezas, segundo o secretário do Turismo, Márcio França. “Os municípios participantes já estão se sensibilizando para aumentar seus produtos turísticos e atrair cada vez mais visitantes. É um incentivo à hotelaria, ao comércio e à integração da região do litoral como um todo”, disse.

A prefeita Milena Bargieri, feliz com o lançamento em nossa cidade do projeto turístico pelo governador Geraldo Alckmin e o secretário do Turismo, Márcio França, demonstrou entusiasmo com a iniciativa. “Isso é muito importante para fortalecer o movimento de turistas nos hotéis, pousadas e restaurantes, gerando emprego e renda no decorrer do ano. Vamos contar com o crescimento de nossa economia em todos os meses do ano e não apenas na temporada”, falou Milena.

No lançamento do projeto turístico o ator Nuno Leal Maia fez uma representação do padre José de Anchieta, tendo ao seu lado o casal de atores Bruna Lombardi e Carlos Alberto Riccelli. 

Participaram também da encenação artística o Grupo de Teatro Pura Raridade, dirigido por Elias Carvalho, e o Grupo de Dança da Aldeia Piaçaguera. 

Quem quiser participar do roteiro Passos dos Jesuítas – Anchieta deve fazer sua inscrição no portal www.caminhasaopaulo.com.br. Na ocasião, o caminhante recebe um código de barras para ser trocado por um cartão inteligente em um dos postos instalados nas secretarias e locais de informação turística dos municípios. A rota a ser percorrida pelos caminhantes estará totalmente sinalizada com placas e avisos para permitir segurança e precisão aos peregrinos.

José de Anchieta
Nascido em Tenerife, nas Ilhas Canárias, Espanha, o padre José de Anchieta, estudou filosofia na famosa universidade de Coimbra, ocasião que ingressou na Companhia de Jesus, sendo enviado para o Brasil, em missão espiritual, desembarcando na Bahia em 1553.

O padre Leonardo Nunes, que havia chegado ao Brasil três anos antes, responsável pela construção da edificação religiosa que se transformou em um dos pontos turísticos mais importantes de nossa história, “As Ruínas do Abarebebê”, orgulho para nós de Peruíbe, foi quem buscou em Salvador, a mando de Manuel da Nóbrega, o padre José de Anchieta.

O missionário esteve em nossa região ao lado de Leonardo Nunes, apelidado pelos índios de “Abarebebê” (padre voador) pela sua capacidade de se deslocar rapidamente por vários pontos.  E foi aqui, no litoral sul paulista, em  Itanhaém e Peruíbe, que José de Anchieta preparou várias missões, como a que realizou com o padre Manuel da Nobrega para o Armistício com os Tupinambás de Ubatuba (Armistício de Iperoig).

Nesse período, em 1563, intermediou as negociações entre os portugueses e os indígenas reunidos na chamada Confederação dos Tamoios, oferecendo-se como refém dos Tamoios em Iperoig, enquanto o padre Manuel da Nóbrega retornou a São Vicente  para ultimar as negociações de paz entre os indígenas e os portugueses.

Durante este tempo em que esteve em poder dos indios Anchieta compôs o "Poema à Virgem". Segundo uma tradição, teria escrito nas areias da praia e memorizado o poema, e apenas mais tarde, em São Vicente, o teria passado para o papel. Ainda segundo a tradição, foi também durante o cativeiro que teria em tese "levitado" entre os indígenas, os quais, imbuídos de grande pavor, pensavam tratar-se de um feiticeiro.

Com o padre Manuel da Nóbrega e outros jesuítas, José de Anchieta fundou, em 1554, a escola e a capela que constituiriam as origens da cidade de São Paulo.

Por suas ações ganhou o título de Apóstolo do Brasil e foi beatificado pela Igreja.
(fonte: Prefeitura de Peruíbe - Assessoria de Comunicação PMP)

MATÉRIA ENVIADA POR:
DOMÊNICO

Nenhum comentário:

Postar um comentário