>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Obras do PAC 2 darão fim a enchentes na Vila Atlântica e Vera Cruz

Cidade é a primeira da Baixada Santista a ser contemplada pelo programa Federal


Na segunda-feira (12), o prefeito de Mongaguá, Paulo Wiazowski Filho, o Paulinho, assinará o contrato com a Caixa Econômica Federal para liberação de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento 2, no valor de R$ 17,6 milhões. A cerimônia será realizada no Clube da Melhor Idade (Avenida Marina, s/n, Centro), às 11 horas, e contará com a presença do Superintendente Regional da Caixa, José Paulo Gomes de Amorim.

Os recursos serão aplicados em obras de infraestrutura urbana nos bairros Vera Cruz (que engloba a antiga Vila Operária e Aguapeú) e Vila Atlântica, com construção de dique, sistema de comportas e canal de drenagem. Essas intervenções acabarão com as enchentes na região, reivindicação unânime entre os moradores.

Além disso, também será realizada construção de unidade de saúde e centro social; abertura, pavimentação e iluminação de diversas ruas e a construção do primeiro trecho da Avenida Interbairros e de ciclovia, ambas entre a Av. José Cesário Pereira Filho e Av. São Luiz. No total, serão beneficiadas 3.280 famílias.

Também está incluído no projeto, o plano de recuperação ambiental de área degradada, com plantio de espécies vegetais nativas da Mata Atlântica; plano de regularização fundiária, permitindo a emissão de registro de imóvel para ocupações irregulares e trabalho técnico-social, visando o desenvolvimento do projeto integrado com a população.

Associadas ao pacote de obras de implantação de infraestrutura serão construídas 180 unidades habitacionais, pelo Programa Minha Casa Minha Vida, com valor já orçado de R$ 10,6 milhões, cujo contrato será assinado posteriormente. O projeto está em fase de adaptação às novas normas do Programa Minha Casa Minha Vida.

As melhorias foram previstas no projeto de ‘Urbanização Integrada dos núcleos Vila Atlântica, Vila Operária e Vera Cruz’, elaborado em conjunto pelas Diretorias de Assistência Social, Habitação, Meio Ambiente e Planejamento.

A escolha da região como beneficiada pelo projeto foi justificada pelo diretor de Planejamento, Ricardo dos Santos Ferreira. “Essa é a região da cidade com o maior índice de vulnerabilidade social e com graves problemas de invasão, urbanização e de ocorrência de enchentes, decorrentes do transbordamento do Rio Bichoró”, explicou.

“Mongaguá nunca teve a oportunidade de participar do PAC. Levamos nosso projeto até Brasília e mostramos a vulnerabilidade que estão sujeitos os munícipes desses núcleos. A Cidade participar do PAC 2 só prova que esse modelo de gestão, que prioriza o planejamento, está dando bons resultados”, afirmou o prefeito Paulo Wiazowski Filho, o Paulinho.
Fonte: Prefeitura de Mongaguá/Imprensa




Matéria enviada por:
DOMÊNICO
DIRETOR DE MEIO AMBIENTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário