>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

*15/08/2011 - segunda-feira* - DIA DOS SOLTEIROS, DA ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA e muito mais

*15/08/2011 - segunda-feira*   

15 de agosto - ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA
Hoje celebramos a Assunção de Nossa Senhora.
Maria foi levada de corpo e alma pelos anjos ao Céu para junto de Deus e do seu filho tão amado, Nosso Senhor Jesus Cristo.
Maria é um exemplo de fé e santidade.

15 de agosto - Dia da INFORMÁTICA - O dia da Informática é comemorado em 15 de agosto porque foi neste dia, do ano 1946 que surgiu o Eniac que mereceu ser chamado de computador. Neste dia devemos refletir sobre os benefícios que a Informática trouxe para o ser humano, afinal, ela se tornou ferramenta imprescindível para todas as sociedades cotidianamente. A informática foi uma vitória da humanidade e merece ser comemorada. Os profissionais que atuam nessa área sabem disso.(Wikipédia).

15 de agosto - Dia do ANALISTA DE SISTEMAS - O analista de sistemas estuda os diversos sistemas existentes entre hardwares (equipamento), softwares (programas) e o usuário final, seus comportamentos e aplicações, desenvolvendo a partir de então soluções que serão padronizadas e transcritas da forma que o computador possa executar.

15 de agosto - Dia dos SOLTEIROS Celebra-se no dia 15 de agosto o dia dos solteiros. Não se sabe exatamente como e quando surgiu isto, mas a idéia é boa, afinal, é uma espécie de desforra daqueles que no dia 12 de junho não têm com quem comemorar.

Sem dúvidas o Dia dos Solteiros não é tão famoso quanto às demais datas comemorativas. Isso acontece simplesmente porque não é um dia muito comercial, pois o solteiro não precisa gastar dinheiro comprando lembrancinhas, presentes, cartões e bombons para agradar alguém. Mas, que tal presentear a si mesmo? A pessoa mais importante de sua vida tem que ser você! 


Aniversariantes de 15/08, amigos do orkut e facebbok: 

 








. Paulo Wiazowski Filho, o Paulinho, nosso Prefeito Municipal


. Cristina Marino
. Luana e Júlio (amor eterno)
. Nicolly e Luiz Fernando)
. Célia Regina
. Luana Bachega Lopes


Aniversariantes 15/08  (menos famosos)


Santo Antonio

 SANTO ANTONIO DE PÁDUA (FERNANDO DE BULHÕES)
Nascimento: 15/08/1195, Lisboa, Portugal.
Falecimento: 13/06/1231, a caminho de Pádua, Itália
Causa: Após crise de hidropsia
Religioso, monge franciscano (1220), padroeiro dos pobres e casamenteiro, conhecido como Santo Antonio de Pádua ou de Lisboa; canonizado pelo Papa Gregório IX (13/05/1232). 

 

Sylvie Vartan


 SYLVIE VARTAN -
Nascimento: 15/08/1944, Iskretz, Bulgária
Filiação: Descendente de armênios-búlgaros e húngaros; irmã mais nova de Eddie (1966)
Casamento: Johnny Hallyday (12/04/1965 a 05/11/1980, divórico): David; Tony Scotti (02/06/1984)
Cantora "pop"; muda-se para a França (fins de 1952); primeira gravação: 1961; destaca-se com canções como "La Plus Belle Pour Aller Danser", "Loup", "Garde-moi dans ta Poche", etc; radicada nos Estados Unidos, tem 36 álbuns e centenas de músicas gravadas; recebe a Legião de Honra da França (2009).


Glória Maria

 GLÓRIA MARIA MATTA DA SILVA
Nascimento: 15/08/1949, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Casamento: Solteira, adota as irmãs Maria e Laura
Jornalista, repórter e apresentadora de TV; inicia a carreira nos anos 1970; âncora de telejornais como RJ TV, Jornal Hoje, Jornal Nacional, Globo Repórter, etc; apresentadora do Fantástico (1998 a 2008); destaca-se por reportagens em lugares exóticos do mundo e cobre a Guerra das Malvinas (1982); viaja por mais de 120 países e é ateísta confessa.



Leandro

 LEANDRO (LUIZ JOSÉ COSTA)
Nascimento: 15/08/1961, Goianápolis, Goiás, Brasil
Falecimento: 23/06/1998, São Paulo, Brasil
Causa: Câncer
Músico (violonista) e cantor, vocalista da banda "OS DOMINANTES" (fim dos anos 1970); forma com o irmão a dupla sertaneja LEANDRO & LEONARDO (1983), fazendo sucesso com canções como "Entre Tapas e Beijos" (1989), "Pense em Mim" (1991), "Desculpe, Mas Eu Vou Chorar" (1991), etc.




Anjo do Dia: 

3º Gênio - SITAEL (22/Mar - 03/Jun - 15/Ago - 27/Out - 08/Jan)
            SALMO 90

 




EVENTOS HISTÓRICOS:

15/08/1969 - Abertura do FESTIVAL DE WOODSTOCK (uma maratona cultural pelo amor e pela paz).
    Foi o auge da era hippie!
Em 15 de agosto de 1969, começava um festival de rock em que se apresentaram os mais conhecidos músicos do gênero. Realizado em uma fazenda em Bethel, Nova Iorque, reuniu num final-de-semana mais de 400 mil pessoas, num espaço originalmente montado para receber 50 mil.
Marco do movimento da contracultura, naquela ocasião, promoveu grande polêmica, pelos propósitos levantados: os ideais de paz e amor, defendendo o sexo livre e condenando a Guerra do Vietnã. Um protesto contra uma sociedade americana infestada pelo desejo de controle.
A abertura do festival foi ao som de "High Flyin' Bird", pelas 12 cordas do violão de Richie Havens, que criou naquele palco "Freedom". Participaram, entre outros, Santana, Janis Joplin, The Who, Joe Cocker e Jimi Hendrix, finalizando com "Hey Joe".

NOTA:: Eu vivi esse movimento... tinha apenas 18 anos... eram outros tempos. Eram tempos em que "hipocrisia" e o "cinismo" não faziam parte de nosso dia-a-dia.  Ex: a torta "nega maluca" ainda não se chamava "torta afro-descendente com deficiência mental" ... BRAZIIIILLLLLLLLL (Vanisa Razuk)



IN MEMORIAM:




Euclides da Cunha
EUCLIDES RODRIGUES PIMENTA DA CUNHA - Nascimento: 20/01/1866, Santa Rita do Rio Negro, Cantagalo, Rio de Janeiro, Brasil
Casamento: Ana
Falecimento: 15/08/1909, Estação da Piedade, Guanabara, Rio de Janeiro, Brasil
Causa: Duelo de revólver com o cadete Dilermando de Assis (absolvido 2 anos depois), amante de sua mulher
Engenheiro, jornalista (faz a cobertura da Guerra dos Canudos, 1897), professor e escritor (autor de "Os Sertões", 1902); membro da ABL (Associação Brasileira de Letras, 1909).

Os sertões: contemporâneo da posteridade

"O livro número um do Brasil", a obra prima de Euclides da Cunha - que neste ano completa 109 anos de publicação é  celebrada por muitos, muitíssimos motivos - em especial por sua espantosa atualidade.

A morte de Euclides da Cunha em 1909 ainda hoje continua a provocar polêmica

RIO - Na manhã do dia 15 de agosto de 1909, Euclides da Cunha se vestiu de preto. Não pregara olho durante a noite, fumara sem parar. De Copacabana, seguiu para a casa dos primos Nestor e Arnaldo, em Botafogo, e lá pegou emprestado um revólver Smith & Wesson, calibre 22. Na Central do Brasil, tomou o trem. Passou por São Cristóvão, Riachuelo, Sampaio, Méier... Na estação da Piedade, saltou. Ao chegar à casa 214 da Estrada Real de Santa Cruz, hoje Avenida Suburbana, o autor de "Os sertões" estava disposto a "matar ou morrer": acabou morto, com quatro tiros, por Dilermando de Assis - um cadete do Exército que, desde 1905, mantinha um romance pra lá de proibido com Anna, mulher do escritor. Euclides tinha 43 anos, Dilermando, 21. Anna 37.

Passados cem anos, a morte de Euclides continua a revolver ódios e paixões. De um lado, os que pregam que ele foi assassinado covardemente no jardim. De outro, os que defendem que Dilermando agiu em legítima defesa ao disparar o seu revólver 38 contra o escritor, quando ele ainda estava dentro de sua casa.

 

Os personagens:

Euclides da Cunha - Nascido em Cantagalo (RJ), aos 3 anos perdeu a mãe, foi abandonado pelo pai e passou boa parte da juventude pulando de casa em casa de parentes. Casou-se em 1890 e, com Anna, teve quatro filhos. Militar, jornalista, escritor, trabalhou como engenheiro.


 

Anna da Cunha - Após a morte de Euclides, casou-se em 1911 com Dilermando. Teve sete filhos com ele, dois morreram pouco após o nascimento. Em 1926, separou-se do militar. Morreu em 12 de maio de 1951, vítima de câncer, no Rio.

 



Dilermando de Assis
- Em 4 de julho de 1916, mataria num cartório Euclides da Cunha Filho, o Quidinho, que fora vingar a morte do pai. Foi absolvido. Em 1926, trocou Anna por Marieta e teve outra filha. Morreu em 13 novembro de 1951, de derrame cerebral, em São Paulo.

Dinorah de Assis - Ao lado de Dilermando, também foi alvejado por Euclides na casa da Piedade. Ele disse que o escritor entrou na residência atirando. O cadete da Marinha e jogador de futebol acabaria por suicidar-se, aos 32 anos, em Porto Alegre.

 

Solon da Cunha - Dois meses antes da morte de Quidinho, Solon (na foto à esquerda, sem chapéu) morreria assassinado, na Amazônia. Delegado em Tarauacá (Acre), morreu durante diligência em busca de homicidas. Tinha 24 anos. As últimas palavras: "Ai meu pai".

 

Angélica e Lucinda Rato - As tias de Dilermando, que chegaram a morar na casa de Euclides, confirmaram a traição. Elas é quem forneceram ao escritor o endereço da casa da Piedade (na foto) e o teriam insuflado a matar e "cuspir sobre o cadáver" da mulher que o traiu.   

 

Repercussão

A minissérie Desejo, da TV Globo, contou a história romanceada de Ana de Assis, interpretada por Vera Fischer e o livro Anna de Assis, resultado do depoimento de Judith Ribeiro de Assis, filha de Dilermando de Assis, ao jornalista Jeferson de Andrade, atingiu mais de 10 reedições.

CARICATURA DE EUCLIDES DA CUNHA, POR RAUL PEDERNEIRAS, DE 1903


Orestes Barbosa

 ORESTES BARBOSA
Nascimento: 07/05/1893, Aldeia Campista (atual Vila Isabel), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Filiação: Caetano Lourenço da Silveira Barbosa (Major) e Maria Angélica Bragança Dias; família de classe média
Falecimento: 15/08/1966, em sua residência, 14:00 h, Rio de Janeiro, Brasil
Causa: Trombose cerebral Poeta, jornalista, escritor, músico (violonista) e compositor popular; começa como revisor na revista "O Mundo" (1911); estréia como repórter no jornal "Diário de Notícias" (1912); logo no primeiro artigo - "As Palhaçadas do Gabinete" (02/06/1912) - é proibido de entrar no Ministério da Guerra durante a presidência de Hermes da Fonseca; trabalha no jornal "A Gazeta de Notícias" (1914), revista "O Século" (1915), jornal "A Folha" (1919), etc; preso 2 vezes (1921), torna-se cronista dos encarcerados; primeiro livro: "Penumbra Sagrada" (1917); autor de obras como "O Pato Preto" (1927), "O Fantasma Dourado" (1933), "Não se Compra Entrada na História" (1938), etc. e de canções de sucesso como "Flor do Asfalto" (1927, com Jota Tomás), "Bangalô" (1930, com Osvaldo Santiago), "Chão de Estrelas" (1935, com Sílvio Caldas), etc.




Bráulio Pedroso


 BRÁULIO NUNO DE ALMEIDA PEDROSO

Nascimento: 30/04/1931, São Paulo, São Paulo, Brasil
Falecimento: 15/08/1990, em sua casa, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Causa: Fratura na coluna cervical, devido a queda no banheiro (já sofria do Mal de Parkinson)
Dramaturgo, escreve para cinema (estréia em "Anatomia do Progresso", 1958) e para a TV (estréia com "Beto Rockfeller", 1968, TV TUPI) que inova na linguagem das telenovelas; destaca-se como autor de folhetins de humor na Rede Globo: "O Cafona" (1971), "O Bofe" (1972), "Feijão Maravilha" (1979), etc.






Um sorriso sincero,


Uma palavra carinhosa,
Uma atitude construtiva.
É com pequenas ações que cada um de nós contribui para fazer um mundo melhor.
PENSE !!!
O Senhor do Universo está em cada ato seu praticado com amor.
                       DOMÊNICO
                                "Que o Senhor do Universo a todos Ilumine"!




Nenhum comentário:

Postar um comentário