>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

sábado, 27 de agosto de 2011

*28/08/2011 - domingo* - DIA DE SANTO AGOSTINHO, DE GANESHA, DO BANCÁRIO e muito mais

*28/08/2011 - domingo*  

Santo Agostinho, por Botticelli
DIA EM LOUVOR A SANTO AGOSTINHO - Na Igreja Católica o seu dia é 28 de agosto, o dia no qual ele supostamente morreu. Ele é considerado o santo padroeiro dos cervejeiros, impressores, teólogos e de um grande número de cidades e dioceses.
Aurélio Agostinho, dito de Hipona, conhecido como Santo Agostinho foi um bispo, escritor, teólogo, filósofo e Doutor da Igreja Católica.
Agostinho é uma das figuras mais importantes no desenvolvimento do cristianismo do Ocidente. Em seus primeiros anos, Agostinho foi fortemente influenciado pelo maniqueismo e pelo neoplatonismo de Plotino,  mas depois de tornar-se cristão (387), ele desenvolveu a sua própria abordagem sobre filosofia e teologia e uma variedade de métodos e perspectivas diferentes.  Ele aprofundou o conceito de pecado original
 dos padres anteriores e, quando o Império Romano do Ocidente começou a se desintegrar, desenvolveu o conceito de Igreja como a cidade espiritual de Deus (em um livro de mesmo nome), distinta da cidade material do homem.  Seu pensamento influenciou profundamente a visão do homem medieval. A Igreja se identificou com o conceito de "Cidade de Deus" de Agostinho, e também a comunidade que era devota de Deus. (saiba mais: http://pt.wikipedia.org/wiki/Agostinho_de_Hipona).

AS DUAS PRINCIPAIS OBRAS DEIXADAS POR SANTO AGOSTINHO
. CONFISSÕES
As Confissões de Santo agostinho, iniciada em 391 e concluída em 400, é uma obra fascinante. São treze livros, dos quais 9 auto-biografados e 4 teologais. Nela se apresenta como o Filho Pródigo e a Ovelha Perdida do Evangelho de Lucas – perdido e depois encontrado, tal como o apóstolo Paulo. 
Procura mostrar pelo seu exemplo o que pode a graça para os mais desesperados dos pecadores. Com admirável franqueza e contrição confessa os desregramentos de sua mocidade (teve inclusive um filho bastardo, Adeodato), sempre atribuindo a si mesmo as tendências perversas e a Deus os progressos de seu espírito para o bem.  Foi um homem em permanente batalha contra as suas próprias emoções e fraquezas.
Discute também questões acerca do tempo e a presença do mal no mundo.
. CIDADE DE DEUS
Os principais temas são: a vontade humana, as relações entre teologia e razão e divisão da história entre as duas cidades – dos homens e de Deus.  
O pensamento político contido na Cidade de Deus forja-se no encontro de duas tradições: a da cultura greco-romana e a das Escrituras judaico-cristãs. Da Antigüidade grega Agostinho retém as idéias de Platão (República e Leis). Traça, assim, os planos de uma cidade ideal, a Cidade de Deus, em contrapartida com a da cidade terrestre, em que predomina a guerra, a injustiça, o egoísmo etc. Para ele, a verdadeira administração de uma cidade deve estar baseada na justiça, e esta por sua vez na caridade, ensinada por Cristo.  (http://www.ceismael.com.br/filosofia/santo-agostinho-e-espiritismo.htm)
"O orgulho é a fonte de todas as fraquezas, por que é a fonte de todos os vícios" - (Santo Agostinho).
"Ter fé é assinar uma folha em branco e deixar que Deus nela escreva o que quiser" (Santo Agostinho).


DIA DE GANESHA – O DEUS DE CABEÇA DE ELEFANTE - Considerado o “Senhor dos Obstáculos” - Deus da mitologia hindu tido como símbolo das soluções lógicas, com corpo de humano e cabeça de elefante, que usa um rato (vahana) para seu transporte.
Hoje na Índia Ganesha é o deus mais adorado, sua imagem é encontrada no painel de todos os transportes, na entrada das lojas comerciais, e é realmente lembrado com carinho e devoção em todas as cerimônias religiosas, dando proteção e apoio àqueles que são seus devotos. 
Ele é o Deus do conhecimento, sabedoria  e removedor de obstáculos. Ele é venerado ou pelo menos lembrado no inicio de qualquer missão ou novo projeto para bençãos e patrocínio.  
Ele tem quatro mãos, a cabeça de um elefante e uma barriga bem grande. Seu veiculo é um pequeno rato. Em uma de suas mãos ele carrega uma corda (para carregar os devotos da verdade), uma machadinha em outra (para libertar seus devotos de apegos e vícios), tem um doce em uma das mãos (para gratificar os seus devotos por suas atividades espirituais), suas quatro mãos estão sempre estendidas para abençoar as pessoas.  A combinação de sua cabeça de elefante e um veiculo de pequeno e ligeiro ratinho representa tremenda sabedoria, inteligência, presença de espírito e agilidade mental. (http://www.grandefraternidadebranca.com.br/ganesha.htm).



 Dia Nacional em Homenagem às Vítimas do Regime Militar de 1964 a 1985 e Dia da Anistia - no período conhecido como "Golpe de 1964", para marcar a data da promulgação da Lei Nº 6.683 DE 28 de agosto de 1979, que então anistiou os exilados e perseguidos políticos (autorizados a voltar ao Brasil ou simplesmente sair da clandestinidade), além de "perdoar" também os torturadores e assassinos que estiveram a serviço da ditadura militar brasileira, englobando o período de 2 de setembro de 1961 e 15 de agosto de 1979.(www.olocutor.com).
Dia da AVICULTURA e do AVICULTOR data celebrada pela Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frangos (ABEF) e pela União Brasileira de Avicultura (UBA), está coincidindo com cerca de quatro décadas do sistema de integração entre produtores e frigoríficos, que contribuiu decisivamente para que o Brasil se tornasse o maior exportador mundial e o terceiro principal produtor de carne de frango. 
Dia Nacional do LEOísmo - para marcar a data da fundação do Primeiro LEO Clube do Brasil, que foi criado na cidade brasileira de Maceió-AL, em 28 de agosto de 1969 e é constituído por jovens na faixa etária de 12 a 30 anos de idade, que se propõem a prestar serviços à comunidade, além de atuarem também na prestação de serviços filantrópicos. São patrocinados por um Lions Clubelocal, sob a égide do Lions Clubs International, buscando desenvolver nos sócios, as qualidades de liderança, lealdade escolar, realizações escolásticas, responsabilidade individual, igualdade, honestidade e respeito ao próximo. (www.olocutor.com)


 

Dia Nacional do BANCÁRIO - Há 60 anos, no dia 28 de agosto de 1951, a categoria bancária iniciava uma das mais longas e vitoriosas greves dos seus 84 anos de história: após 69 dias de paralisação, os banqueiros acabaram concedendo 31% de aumento. Os trabalhadores de São Paulo foram os únicos em todo o Brasil a manterem suas reivindicações e não aceitaram a proposta de apenas 20% oferecida inicialmente pelos bancos. Decidiram parar e acabaram dando início ao movimento que marcaria o Dia do Bancário.
Dia Nacional do Voluntariado - Comemorado conforme Lei 7.352 de 28 de agosto de 1985. Segundo definição das Nações Unidas, “o Voluntário é o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social, ou outros campos…”

COISA DE NORTE-AMERICANOS...
Dia Internacional de Ler Gibi em Público ou "International Read A Comic in Public Day" - comemoração de fãs de histórias em quadrinhos criada pelos norte-americanos Brian Heater e Sarah Morean, do Blog "Daily Cross Hatch", tido como um excelente blog focado em quadrinhos alternativos e independentes e cultura contemporânea de quadrinhos, que decidiram organizar um dia para a leitura de quadrinhos em público, ao perceberem um anômalo segredo oculto entre os fãs dos quadrinhos, relacionado com constrangimentos referentes a inteligência de quem curte esse tipo de leitura, diante das pessoas que afirmam não gostarem de Gibis e se dizem cultas por isso. (www.olocutor.com).
Dia do Catequista - comemoração móvel da Igreja Católica: 4º domingo de agosto.
EVENTOS HISTÓRICOS:
28/08/1941 - Entra no ar o primeiro programa noticioso do rádio brasileiro: o Repórter Esso.  O Repórter Esso foi um noticiário histórico do rádio e da televisão brasileiros. Foi o primeiro noticiário de radio jornalismo do Brasil que não se limitava a ler as notícias recortadas dos jornais, pois as matérias eram enviadas por uma agência internacional de notícias sob o controle dos Estados Unidos da América.
Os slogans mais famosos eram: "O primeiro a dar as últimas" e "testemunha ocular da História".
O programa Repórter Esso terminou suas transmissões em 31 de dezembro de 1968 com Heron Domingues narrando a abertura, e Roberto Figueiredo despedindo-se dos ouvintes bastante emocionado.(fonte Wikipedia)




Aniversariantes 28/08 - Amigos do Orkut e Facebook: 
.Glauco Guerin
.Paula

 
Aniversariantes 28/08 (menos famosos)  


 

Walmor Chagas
 WALMOR CHAGAS
Nascimento: 28/08/1931, Alegrete, Rio Grande do Sul, Brasil
Casamento: Cacilda Becker (até 14/06/1969, sua morte)
Ator de teatro, cinema (estréia em "São Paulo S/A". 1965) e TV (estréia em "Teresa", 1965); destaca-se em telenovelas da Rede Globo como "As Bruxas" (1970), "Xica da Silva" (1976), "Selva de Pedra" (1986), etc. e em filmes como "Mestiça, a Escrava Indomada" (1973), "Joana Angélica" (1979), "Banana Split" (1988), etc;; funda o Teatro Cacilda Becker (1958) no RJ; é dono do Teatro Ziembinski.



Raul Cortez

 RAUL CHRISTIANO MACHADO PINHEIRO DE AMORIM CORTEZNascimento: 28/08/1932, Santo Amaro, São Paulo, São Paulo, Brasil
Filiação: Rui Pinheiro Amorim Cortez e Maria da Conceição Machado
Casamento: Célia Helena (divórcio): filha Lígia; Tânia Caldas (filha Maria)
Falecimento: 18/07/2006, 20:15 h, Hospital Sírio Libanes (internado desde 30/06/2006), São Paulo, São Paulo, Brasil
Causa: Câncer abdominal
Ator de teatro, cinema (estréia em "O Pão que o Diabo Amassou", 1957) e TV (estréia em "Ninguém Crè em Mim", 1966); destaca-se em filmes como "Brasil Ano 2000" (1969), "Beto Rockfeller" (1970), "Tensão no Rio" (1982), etc. e em telenovelas da Rede Globo como "Água Viva" (1980), "Rainha da Sucata" (1990), "Senhora do Destino" (2004), etc; quase 50 anos de carreira, 5 MOLIÈRE de Ator, APCA de Ator de TV da Associação de Críticos de SP por "O Rei do Gado" (1996) e CANDANGO de Coadjuvante do Festival de Brasília por "Capitu" (1968).

1953 – Jackson Antunes. ator.

Jackson Antunes
 JOAQUIM ANTUNES
Nascimento: 28/08/1953, Janaúba, Minas Gerais, Brasil
Cantor sertanejo, contador de "causos" e ator de TV (estréia em "Angelo Malo", 1986) e cinema (estréia em "Eliana em O Segredo dos Golfinhos", 2005); destaca-se em filmes como "2 Filhos de Francisco" (2005), "Confronto Final" (2005), "A Festa da Menina Morta" (2008), etc. e em telenovelas como "Celebridade" (2003), "Sinhá Moça" (2006), "A Favorita" (2008), etc.





Robson Miguel

 ROBSON NEVES MIGUELNascimento: 28/08/1959, aldeia aribiri, Vila Velha, Espírito Santo, Brasil
Músico (violonista), arranjador e compositor erudito; sucesso na Europa (vive 4 anos na Espanha e Alemanha); funda as Orquestras Sinfônicas de Santo André e Madrid; possui 136 obras, entre escritos sinfônicos, big bands e violão.







Shania Twain

 SHANIA TWAIN (EILLEN REGINA EDWARDS)
Nascimento: 28/08/1965, Windsor, Ontario, Canadá
Filiação: Clarence Edwards e Sharon
Casamento: Robert John "Mutt" Lange (28/12/1993): filho Eja D'Angelo Edwards Lange (12/08/2001)
Cantora e compositora "pop" e de "country"; inicia a carreira apresentando-se em concursos de rádio e TV; primeiro álbum: "Shania Twain" (1993); Melhor Cantora Country e Cantora Country Revelação no AMERICAN MUSIC AWARD; autora de canções como "No One Needs to Know" (1996), "You've Got a Way" (1999), "Shoes" (2006), etc; tem sucessos como "I'm Jealous", "Man! I Feel Like a Woman", "From this Moment One", etc.



Ana Lima

 ANA CÉLIA LIMANascimento: 28/08/1973, Carangola, Minas Gerais, Brasil
Casamento: Gabriel Contino (1995 a 2009, separada): filhos Tom (05/05/2002) e Davi (20/03/2005)
Cantora (vocal da banda de Gabriel, "o Pensador") e atriz de teatro e TV (estréia no seriado da TV Globo "Carga Pesada", 2007); destaca-se em novelas como "Desejo Proibido" (2008), "Beleza Pura" (2008), "Caminho das Índias" (2009), etc.




Paula Fernandes

 PAULA FERNANDES
Nascimento: 28/08/1983, Sete Lagoas, Minas Gerais, Brasil
Músicista (violonista), cantora e compositora popular (sertanejo e "country"); começa a cantar com 8 anos (1991) e lança o primeiro álbum: "Paula Fernandes" (1993); muda-se para SP (1995), sendo contratada pela companhia de rodeios e passando a viajar por todo o país; indicada para o TIM de Cantora de Música Brasileira (2006); destaca-se com músicas como "Ave Maria Natureza", "Jeito de Mato", "Quando a Chuva Passar", etc; vende mais de 100.000 discos da canção "Pássaro de Fogo" (desde 2008), mas desponta para o sucesso ao cantar ao lado de Roberto Carlos no seu especial natalino, transmitido ao vivo da Praia de Copacabana (25/12/2010); primeiro DVD: 2010.

ANJO DO DIA:
16º Gênio - HEKAMIAH 
04/Abr - 16/Jun -
28/Ago - 09/Nov - 21/Jan)
            SALMO 87

IN MEMORIAM 

Santo Agostinho
 SANTO AGOSTINHO (AURELIUS AUGUSTINUS) -
Nascimento: 13/11/354, Taghaste (atual Souk Ahras), Argélia
Filiação: Patrício e Mônica
Casamento: filho Deodato (372) com uma jovem
Falecimento: 28/08/430, Hipona, pequeno porto do Mediterrâneo, Argélia
Causa: Doença
Religioso católico, teólogo e escritor; um dos grandes filósofos do Cristianismo, ao qual se converte em cerca de 384; padre (391), Bispo de Hipona (395); funda um mosteiro em Taghaste; escritor tido como "último dos antigos e primeiro dos modernos"; autor de obras como "Confissões", "Da Trindade", e "Cidade de Deus" (397 a 427); primeiro pensador a refletir sobre o sentido da História; admite que coisas más acontecem a pessoas boas e ruins, mas é a atitude piedosa diante do infortúnio que faz a diferença; implanta a doutrina do pecado original e da graça.
Na Igreja Católica o seu dia é 28 de agosto, o dia no qual ele supostamente morreu. Ele é considerado o santo padroeiro dos cervejeiros, impressores, teólogos e de um grande número de cidades e dioceses.
“A paz é nosso bem final.”



Conde d'Eu
 CONDE D´EU (LOUIS PHILLIPPE MARIE FERDINAND GASTON D'ORLÉANS)
Nascimento: 28/04/1842, Neuilly-sur-Seine, França
Filiação: Luís Carlos Filipe Rafael de Orleans e Viktoria Francisca Antonieta Juliana Luísa
Casamento: Isabel Cristina de Bragança (15/10/1864) filhos Luisa de Orleans e Bragança (1874), Pedro de Alcântara de Orleans e Bragança (1875), Luis Maria Felipe de Orleans e Bragança (1878) e Antonio Gastão de Orleans e Bragança (1881)
Falecimento: 28/08/1922, no navio MASSILIA, que o traz de volta ao Brasil para comemorar o centenário da independência
Causa: Causas naturais
Militar, comanda o exército brasileiro nas vitórias de Peribebuí e Campo Grande, na Guerra do PAR (1869).



Bob Nelson

BOB NELSON (NELSON ROBERTO PEREZ)
Nascimento: 12/10/1918, Campinas, São Paulo, Brasil
Falecimento: 28/08/2009, hospital no Centro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Causa: Câncer e complicações pulmonares (internado há 2 meses)
Cantor e compositor de estilo "country" e ator de cinema (estréia em "Segura esta Mulher", 1946); começa na Rádio Educadora (anos 1930, Campinas) e canta no GRUPO CACIQUE; inspirado no filme "Idílio nos Alpes", começa a cantar no ritmo "yodel" (tirolês, início dos anos 1940), fazendo sucesso com a versão da música americana "Oh, Suzana" (versão da música popular do século XIX escrita por Stephen Foster, sobre a Guerra de Secessão), vendendo mais de 300.000 cópias (1943); primeiro disco: "Oh, Suzana!" e "Vaqueiro Alegre" (1944); apresenta-se no rádio e em gravações como BOB NELSON E SEUS RANCHEIROS (anos 1940); destaca-se em filmes como "É com este que Eu Vou" (1948), "Estou Aí" (1949), "O Vale do Canaã" (1970), etc; apresenta-se no Cassino Atlântico (RJ) e faz sucesso com músicas como "Santa Fé", "A Valsa do Vaqueiro", "Minha Linda Salomé", etc; autor de canções como "Vaqueiro Alegre", "O Boi Barnabé", "O Vaqueiro do Oeste", etc; primeiro "cowboy" brasileiro, desfila no Carnaval sempre pela Escola de Samba Império Serrano e encerra a carreira no palco da Rádio Nacional (1976).

Um sorriso sincero,
Uma palavra carinhosa,
Uma atitude construtiva.
É com pequenas ações que cada um de nós contribui para fazer um mundo melhor.
PENSE !!!
O Senhor do Universo está em cada ato seu praticado com amor. 
                       DOMÊNICO
                     "Que o Senhor do Universo a todos Ilumine"!




Nenhum comentário:

Postar um comentário