>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

*16/08/2011 - terça-feira* - DIA DE SÃO ROQUE e do FILÓSOFO

*16/08/2011 - terça-feira*   
16/08 - DIA DE SÃO ROQUE Protetor contra a peste e padroeiro dos inválidos e cirurgiões. É também considerado por algumas comunidades católicas como protetor do gado contra doenças contagiosas.
Significado do nome: eremita, homem grande e forte      
Estátua de São Roque em Praga
Roque nasceu no ano de 1295, na cidade de Montpellier, França, em uma família rica, da nobreza da região. Outros dados sobre sua vida e descendência não são precisos. Ao certo, o que sabemos é que ficou órfão na adolescência e que vendeu toda a herança e distribuiu o que arrecadou entre os pobres. Depois disso, viveu como peregrino andante. Percorreu a França com destino a Roma.
Mas antes disso Roque deparou com regiões infestadas pela chamada peste negra, que devastou quase todas as populações da Europa no final do século XIII e início do XIV. Era comum ver, à beira das estradas, pequenos povoados só de doentes que foram isolados do convívio das cidades para evitar o contágio do restante da população ainda sã. Lá eles viviam até morrer, abandonados à própria sorte e sofrendo dores terríveis. Enxergando nas pobres criaturas o verdadeiro rosto de Cristo, Roque atirou-se de corpo e alma na missão de tratá-los. Iluminado pelo Santo Espírito, em pouco tempo adquiriu o dom da cura, fazendo inúmeros prodígios.
Fez isso durante dois anos, ganhando fama de santidade. Depois partiu para Roma, onde durante três dias rezou sobre os túmulos de São Pedro e São Paulo. Depois, por mais alguns anos, peregrinou por toda a Itália setentrional, onde encontrou um vasto campo de ação junto aos doentes incuráveis. Cuidando deles, descuidou-se de si próprio. Certo dia, percebeu uma ferida na perna e viu que fora contaminado pela peste. Assim, decidiu refugiar-se, sozinho, em um bosque, onde foi amparado por Deus.
Roque foi encontrado por um cão, que passou a levar-lhe algum alimento todos os dias, até que seu dono, curioso, um dia o seguiu. Comovido, constatou que era seu cão que socorria o pobre doente.
O homem, que não reconheceu em Roque o peregrino milagreiro, a partir daquele momento, cuidou da sua recuperação. Restabelecido, voltou para Montpellier, que, na ocasião, estava em guerra. Confundido como espião, foi preso e levado para o cárcere, onde sofreu calado durante cinco anos. No cárcere, continuou praticando a caridade e pregando a palavra de Cristo, convertendo muitos prisioneiros e aliviando suas aflições, até morrer.
Diz a tradição que, quando o carcereiro, manco de nascença, tocou com o pé o seu corpo, para constatar se realmente estava morto, ficou imediatamente curado e começou a andar normalmente. Esse teria sido o primeiro milagre de Roque, após seu falecimento, ocorrido em 16 de agosto de 1327, na prisão de seu país de origem.
O seu culto foi reconhecido em 1584 pelo papa Gregório XIII, que manteve a sua festa no dia de sua morte. Hoje, as relíquias de são Roque são veneradas na belíssima basílica dedicada a ele em Veneza, Itália, sendo considerado o santo Protetor contra as Pestes.
http://www.paulinas.org.br/diafeliz/santo.aspx?Dia=16&Mes=8&SantoID=358
Oração à São Roque - Para alcançar a cura em qualquer enfermidade
Ó inefável padroeiro nosso, São Roque, pela ardente caridade com que amastes o próximo nesta terra, chegastes a expor vossa própria vida para assisti-lo nas necessidades e doenças, especialmente nas moléstias contagiosas. Oh! Fazei que estejamos sempre livres dessas terríveis enfermidades e livrai-nos da peste ainda perigosa que é o pecado. Amém.


DIA DO FILÓSOFO - A Filosofia estuda o conhecimento racional da natureza, do ser humano, do universo e suas transformações. Sócrates é considerado o pai da filosofia. Dedicou sua vida ao ensino e conhecimento da virtude, visando libertar a consciência da opinião errada e da opinião alheia, estimulando a descoberta por si mesmo da verdade. Outros filósofos como Platão (o qual foi discípulo de Sócrates e registrou suas idéias), Aristóteles, Descartes, Marx e Kant também contribuíram na construção dos alicerces da Filosofia.
Estudiosos de Filosofia contemporâneos falam que a humanidade vive um processo acelerado de mudança, o qual tem deixado o mundo sem memória, onde as opiniões são consideradas móveis e frágeis. Discutir e pensar à luz da Filosofia e sustentar firmemente uma lógica de pensamento tornou-se um grande desafio nos tempos atuais.(fonte: http://lproweb.procempa.com.br)  


Aniversariantes de 16/08, amigos do orkut e facebbok: 

 CAMILA SANTOS
.
Aniversariantes 16/08  (menos famosos)


Dom Bosco

 DOM BOSCO
Nascimento: 16/08/1815, Castelnuovo, Itália
Falecimento: 31/01/1888, madrugada, Turim, Itália
Padre fundador da Sociedade de São Francisco de Sales (salesianos) em 1854 (atualmente com cerca de 17.200 membros em 123 nações); cria outras obras em favor da juventude e sonha com a fundação de Brasília (30/08/1883).








Millor Fernandes

 MILLOR FERNANDES
Nascimento: 16/08/1924, Méier, Rio de Janeiro, Brasil
Filiação: Francisco Fernandes (engenheiro imigrante espanhol) e Maria Viola Fernandes
Casamento: Wanda Rubino (1948): filhos Ivan (1954) e Paula (1959); Cora Rónai
Escritor, crítico, dramaturgo, chargista, jornalista, destaca-se na série "Pif-Paf" da revista "O Cruzeiro".
"Quando o primeiro espertalhão encontrou o primeiro imbecil, nasceu o primeiro deus".
 



Odair José


 ODAIR JOSÉ DE ARAUJO
Nascimento: 16/08/1948, Morrinhos, Goiás, Brasil
Casamento: Diana (separado): filha Clarice
Cantor e compositor popular; começa como "crooner", envereda pelo "country" e consagra-se no estilo brega (anos 1980); primeira gravação: compacto "Eu Vou Tirar Você Deste Lugar"; destaca-se com canções como "Pare de Tomar a Pílula" (chega a ser proibida pela censura), "Deixa essa Vergonha de Lado", "Eu Vou Tirar Você deste Lugar", etc
.







José Augusto


JOSÉ AUGUSTO COUGIL - Nascimento: 16/08/1953, Santa Teresa, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Filiação: Augusto Cougil Novoa e Sophia Cimillo
Casamento: Niomar Lucia (filhos Cristiano e Luciano)
Músico (violonista e guitarrista), cantor e compositor popular; primeira gravação: LP "José Augusto" (1973, EMI); autor de canções como "Passo a Passo", "Eu Quero Apenas Carinho", "Juro que não vou mais Chorar", 

etc; Prêmio SHARP de Música por "Chuvas de Verão" (1988).







Madonna


 MADONNA LOUISE VERONICA CICCONE
Nascimento: 16/08/1958, 7:05 h, Hospital Bay City Mercey, Bay City, Michigan, Estados Unidos
Filiação: Silvio P. Ciccone e Madonna Louise Fortin
Casamento: Sean Penn (16/08/1985 a 14/09/1989, divórcio); Guy Ritchie (22/12/2000): filhos Lourdes Maria, Rocco e David Banda (malauiano, adotado)
Modelo, musicista (baterista e guitarrista), cantora, dançarina, atriz e "sex-symbol" cinematográfica (estréia em "A Certain Sacrifice", 1985); toca nas bandas BREAKFAST CLUB (cerca de 1980) e EMMY; em 24 anos de arreira, é um dos maiores sucessos do "showbiz" de todos os tempos (275.000.000 de discos vendidos - atrás apenas dos BEATLES, Michael Jackson e Elvis Presley - dados de 2007
"A América é uma coisa muito jovem e burra para chegar a ser engraçada. As pessoas pensam muito pouco em viver a vida. Como é que você consegue desenvolver senso de humor vivendo assim?".

Anjo do Dia: 

            4º Gênio - ELEMIAH
     
(23/Mar - 04/Jun - 16/Ago - 28/Out - 09/Jan)
                         SALMO 6




IN MEMORIAM:

www.projetovip.net 

Eça de Queiroz


 JOSÉ MARIA EÇA DE QUEIROZNascimento: 25/11/1845, numa casa da praça de Almada, Póvoa de Varzem, Portugal
Filiação: José Maria Teixeira de Queirós e Carolina Augusta de Eça
Casamento: Maria Emília de Castro (1886): filhos Maria (1887), José Maria (1888), Antonio (1889) e Alberto (1894)
Falecimento: 16/08/1900, 16:30 h, em sua casa de Neuilly, perto de Paris, França
Causa: Após longa doença gastro-intestinal
Romancista, mestre do humorismo e da ironia, autor de "O Crime do Padre Amaro" (1875) e "O Primo Basílio" (1878); diplomata, cônsul em Havana (1872 a 1874), Londres (1874 a 1888) e Paris (até sua morte).

"Os políticos e as fraldas devem ser mudados freqüentemente e pela mesma razão"



Geraldo José de Almeida



 GERALDO JOSÉ DE ALMEIDA -
Nascimento: 12/03/1919, São Paulo, São Paulo, Brasil
Casamento: Consuelo (4 filhos, incluindo Luiz Alfredo, narrador esportivo)
Falecimento: 16/08/1976, São Paulo, São Paulo, Brasil
Jornalista e narrador esportivo; cria um estilo próprio de locução e faz todas as Copas do Mundo de Futebol (1954 a 1974; até 1966 por rádio); apresenta o programa "Mesa Redonda" (1954, com Raul Tabajara); vai para a Rádio EXCELSIOR (1968) e logo estreando na TV EXCELSIOR; 2 anos depois vai para a Rede GLOBO, em dupla com João Saldanha; autor de expressões como "Linda! Linda! Linda!", "Que que isso minha gente!", "Mata no peito e baixa na terra", etc; destaca-se também pelos apelidos que dá aos jogadores: Pelé ("Craque Café"), Rivelino ("Garoto do Parque"), Tostão ("Mineirinho de Ouro"), etc; fica 2 anos em Porto Alegre, é Presidente da ACEESP e volta para São Paulo (1976), para a TV RECORD; último evento: Jogos Olímpicos de Montreal (1976). (indicação de Emerson Gomes Ruiz, 2010).



 


Elvis Presley
ELVIS ARON PRESLEY (em sua sepultura consta, erradamente, Aaron)
Nascimento: 08/01/1935, 4:35 h, Fast Tupelo, Mississipi, Estados Unidos
Filiação: Vernon Presley e Gladys Smith; tem um irmão gêmeo que morreu ao nascer: chamar-se-ia Jesee Garren Presley
Casamento: Priscilla Presley (1967 a 1973, divórcio): filha Lisa Marie Presley (01/02/1968)
Falecimento: 16/08/1977, hospital (depois de ter sido encontrado desmaiado no banheiro de sua casa), Graceland, Memphis, Tennessee, Estados Unidos
Causa: Falência cardíaca em conseqüência de "overdose" de remédios
Cantor, músico (violonista) e compositor tido como "Rei do "rock 'n roll"; emplaca sucessos como "Tutti Frutti", "Blue Suede Shoes", "Love Me Tender", etc; ator cinematográfico (estréia em "Love Me Tender", 1956); destaca-se em filmes como "Girls! Girls" Girls" (1962), "Fun in Acapulco" (1963), "Viva Las Vegas" (1964), etc.
Elvis Presley -  Rei do Rock'n'Roll
(Cantor de rock e ator de cinema norte-americano)
O "Rei do Rock'n'Roll" foi não apenas a figura mais importante deste gênero musical, surgido em meados dos anos de 1950 e ponto de partida do rock e do pop atuais, mas também, e sobretudo, a personificação de suas características mais relevantes: era rebelde, agressivo e ruidoso, embora pudesse também parecer nostálgico e sonhador; mas, acima de tudo, era sexy (também conhecido por “Elvis The Pélvis”), apelido pelo qual ficou conhecido na década de 50 por sua maneira extravagante e ousada de dançar. 
Sua carreira foi extraordinária em todos os sentidos: ninguém, até então, vendera tantos discos (até sua morte, foram 400 milhões), nem desencadeara tamanha histeria nos concertos e shows. Os grandes sucessos sucediam-se sem parar, ora baladas melancólicas, ora músicas para dançar, muito ritmadas. Destacam-se: Hound Dog, Love me Tender, Jailhouse Rock, Are you Lonesome Tonight?, Return to Sender e In the Ghetto.
                            GRACELAND
Em muito poucos anos, Presley transformou-se numa lenda, embora tivesse revelado perturbações de personalidade bem cedo. Sua morte, objeto de comercialização sem precedentes, foi lamentada profundamente por seus fãs. Tanto o desgosto como o negócio que gerou mantêm-se até hoje.
Trinta anos depois de morrer, Presley ainda é o artista solo detentor do maior número de "hits" nas paradas mundiais e também é o maior recordista mundial em vendas de discos em todos os tempos com mais de 1 bilhão e meio de discos vendidos em todo o mundo.



Carlos Cachaça
CARLOS CACHAÇA (CARLOS MOREIRA DE CASTRO) -
Nascimento: 03/08/1902, entre o Morro da Mangueira e a linha do trem (atual Vila Olímpica), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.
Casamento: Clotilde da Silva (filha Inês).
Falecimento: 16/08/1999, dormindo, casa de sua filha Inês, Brasil.
Causa: Recuperava-se do diagnóstico de pneumonia, dias antes.
Ferroviário, sambista, poeta e compositor e mais de 300 músicas (muitas ainda hoje inéditas); um dos fundadores da Escola de Samba da Mangueira (1928); parceiro de Cartola, é o primeiro a inserir elementos históricos nos sambas-enredos.

 


Dorival Caymmi
 DORIVAL CAYMMI -
Nascimento: 30/04/1914, Salvador, Bahia, Brasil.
Casamento: Stella Maris (1940): filhos Doris, Danilo e Nana.
Falecimento: 16/08/2008, de manhã, em sua casa, Copacabana, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.
Causa: Falência múltipla dos órgãos (em conseqüência de um câncer renal)
Músico (violonista), cantor e compositor popular, inaltecedor das coisas e costumes baianos; autor de sucessos como "Samba da Minha Terra", "É Doce Morrer no Mar", "O Que é Que a Baiana Tem?", etc; grava mais de 100 canções e 50 discos (19 LPs) em 60 anos de carreira.



Idi Amin Dada

É SEMPRE BOM LEMBRAR PARA A HISTÓRIA NÃO SE REPETIR
 IDI AMIN DADA OUMEE
Nascimento: 01/01/1923, Koboko, Distrito de Arua, Uganda
Casamento: Kay Adroa (até 1972, divórcio); Malyamu (1966 a 1972, divórcio); Nora (1967 a 1972, divórcio); Nalongo Madina (1972 até divórcio); Sarah Kyolaba (1975 a 16/08/2003, sua morte); tem mais de 50 filhos
Falecimento: 16/08/2003, Hospital Especialista Rei Faisal, Jeddah, Arábia Saudita
Causa: Insuficiência renal e falência múltipla dos órgãos
Militar e político; de etnia Kakwa, serve no exército britânico (regimento King's African Rifles) e torna-se campeão de box de seu país (1951 a 1960, Peso-Pesado); é Comandante-Chefe das Forças Armadas quando depõe o governo civil de Milton Obote; Ditador (1971 a 1979) excêntrico e cruel, defende Hitler e a extinção de Israel; chacina seus opositores, ficando conhecido por "Talhante (açougueiro) de Kampala" e "Senhor do Horror"; em seu governo morrem ou são torturados de 100.000 a 500.000 pessoas, sendo seus corpos jogados no Nilo (em algumas ocasiões, os cadáveres são tantos que entopem as turbinas da usina hidrelétrica de Owen Falls; destituido pela FNLU (Frente Nacional de Libertação de Uganda) e pelas tropas da Tanzânia, fica no exílio por mais de 20 anos, nunca chegando a ser julgado.


Cláudio Corrêa
e Castro

 CLÁUDIO CORRÊA E CASTRO
Nascimento: 27/02/1928, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Falecimento: 16/08/2005, Hospital das Clínicas de Niterói, Rio de Janeiro, Brasil
Causa: Hipertensão e diabetes (cirurgia cardiovascular, 04/2005)
Ator cinematográfico (estréia em "Um Caso de Polícia", 1959), de teatro e TV, destaca-se em novelas da Rede Globo (estréia em "Dancin' Days", 1978).



A guerra contra a dengue ainda não acabou
A população não pode relaxar no combate à doença.
  "NÃO DEIXE ÁGUA PARADA"
Apoio:
DOMÊNICO - Promoções e Serviços da Baixada




Nenhum comentário:

Postar um comentário