>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

*19/08/2011 - sexta-feira* - DIA NACIONAL DO ORGULHO LÉSBICO e muito mais...


*19/08/2011 - sexta-feira*   
DIA NACIONAL DO ORGULHO LÉSBICO - comemorado desde 2003 por brasileiros, para marcar a data da 1ª manifestação lésbica contra o preconceito do Brasil, ocorrida em 19/08/1983, com o apoio da antropóloga, filósofa e pioneira da história do Movimento Homossexual Brasileiro, Rosely Roth, que, com a participação de grupos homossexuais, feministas, de parlamentares e da OAB,  pleiteava a autorização para a venda do boletim do GALF - Grupo Ação Lésbica Feminista no bar paulistano, "Ferro's Bar", freqüentado por lésbicas de São Paulo e do Brasil, que abria espaço para a venda de outros materiais, mas preconceituosamente, antes dessa manifestação, barrara a entrada desse material relacionado com boa parte de sua freguesia e, pela repercussão do movimento, foi forçado a permitir a venda do boletim do GALF sem mais qualquer tipo de repressão. (www.olocutor.com)
NOTA:  Grande parte do movimento lésbico brasileiro comemora o Dia da Visibilidade Lésbica em 29 de agosto, data que faz referência ao 1º Seminário Nacional de Lésbicas, realizado na cidade do Rio de Janeiro de 29 de agosto a 1º de setembro de 1996.




FESTIVAL DE VINÁLIA RÚSTICA (MITOLOGIA ROMANA)-

Hoje é dia de um festival romano chamado Vinália, realizado em agradecimento à deusa Vênus pela boa colheita das uvas.
Vênus é a deusa do Amor, mas é também o nome de uma variedade de uva sem sementes, de sabor aframboesado, que chega a ter dois ciclos anuais, diferente das outras uvas.
No Mundo Antigo, a videira era considerada uma árvore sagrada. O vinho então, uma bebida divina. Baco era o Deus do Vinho, Dionísio na mitologia grega.
O vinho era chamado de “portador da alegria” e não podia ser usado em celebrações à deuses infernais, relativos aos mortos ou ao submundo, pois era uma alegre bebida dos vivos. Mnemosine, deusa da Memória, e suas filhas, as Musas, ninfas das ciências e das artes, também estavam proibidas de tomar esta bebida pois ela perturba a memória.
Para os cristãos o vinho simboliza o sangue de Cristo na Sagrada Comunhão. Em uma passagem bíblica Jesus diz: “Eu sou a verdadeira videira”. E se você reparar na decoração das igrejas lá estará uma videira pintada nas paredes ou nos desenhos dos vitrais. A começar pela alegoria de Adão e Eva.
Para os Sumérios, povo que habitou a baixa Mesopotâmia, o signo que representava a vida era uma folha de videira.
Aproveite hoje, que é um dia especial para esta bebida considerada um milagre da vida e faça um brinde. De preferência, inspirado pela Deusa do Amor.( http://agendaesoterica.blogspot.com).
MAGIA: Hoje, peça a Vênus para abençoar seu amor. Verta vinho tinto em dois cálices e coloque uma uva doce dentro de cada um. Tome o vinho com o ser amado, para perpetuar sua relação. Se, no entanto, você está só, ofereça o outro cálice a Vênus, pedindo-lhe que traga amor para sua vida.(bruxaguinevere.blogspot.com).  

DIA MUNDIAL HUMANITÁRIO - O dia 19 de agosto foi escolhido porque marca o aniversário do ataque contra a sede da ONU em Bagdá, em 2003, que matou 22 trabalhadores humanitários, entre eles o brasileiro Sérgio Vieira de Mello, que era chefe da missão.






Dia Mundial da FOTOGRAFIA e do FOTÓGRAFO - Foi através da fotografia que o homem encontrou uma das formas mais perfeitas e práticas para gravar e reproduzir suas manifestações culturais... 
O Dia Internacional da Fotografia é comemorado nesta data porque no dia 19/08/1839  a fotografia foi anunciada ao mundo oficialmente. Sua invenção, batizada de Daguerreótipo, foi apresentada neste dia (todo processo de funcionamento) na Academia de Ciências da França, em Paris, consagrando o Daguerreótipo (avô das câmeras fotográficas), processo desenvolvido pelo francês Louis M. Daguérre.



Dia da AVIAÇÃO AGRÍCOLA - A Aviação Agrícola é um serviço especializado, regulamentado pelo Ministério da Agricultura e do Abastecimento e pelo Ministério da Aeronáutica.   No Brasil, a Aviação Agrícola iniciou-se em 1947, devido ao ataque de uma praga de gafanhotos na região de Pelotas, Rio Grande do Sul, onde foi realizado o primeiro vôo agrícola no País no dia 19 de agosto daquele ano.   Este dia foi instituído como o Dia Nacional da Aviação Agrícola, e o piloto civil Clóvis Candiota, que realizou o vôo, é considerado o Patrono da Aviação Agrícola. 





Dia do Artista de TEATRO -



E é o artista de teatro que tem o papel de fazer com que a plateia alem de se divertir, consiga refletir sobre a peça da melhor maneira possivel.






Dia Nacional do Historiador - Homenagem à data de nascimento de Joaquim Nabuco, em 19/08/1849, historiador, diplomata e jurista brasileiro. A escolha de seu nome, além de uma homenagem a todos os historiadores brasileiros, é também uma reverência à luta de Nabuco contra a escravidão


Joaquim Nabuco

 JOAQUIM AURÉLIO BARRETO NABUCO DE ARAUJO -

Nascimento: 19/08/1849, Rua Aterro da Boa Vista (atual Rua da Imperatriz Tereza Cristina), Recire, Pernambuco, Brasil
Filiação: José Tomás Nabuco de Araujo Filho e Ana Benigna de Sá Barreto
Casamento: Evelina Torres Soares Ribeiro (filhos Maurício, Joaquim, Carolina, Mariana e José
Falecimento: 17/01/1910, Washington, Estados Unidos
Causa: Doença
Jornalista, escritor, político e diplomata monarquista e abolicionista; combate os métodos ditatoriais de Floriano Peixoto e a escravidão na Câmara dos Deputados (1878), fundando a Sociedade Antiescravidão Brasileira; com a queda da monarquia, retira-se da vida pública por uns tempos; cosmopolita, adora viajar e é admirador da cultura anglo-saxônica; Embaixador nos EUA (1905 a 1910), passa tempos na ING e FRA, defendendo o pan-americanismo; conhecido como "Quincas, o Belo" por sua elegância, são famosos seus casos com mulheres casadas; autor de obras como "Camões e os Lusíadas" (1872), "O Abolicionismo" (1883), "Pensées Detáchees et Souvenirs" (1906), etc; é um dos fundadores da ABL (Academia Brasileira de Letras).
"Depois que os últimos escravos houverem sido arrancados ao poder sinistro que representa para a raça negra a maldição da cor, será ainda preciso desbastar, por meio de uma educação viril e séria, a lenta estratificação de 300 anos de cativeiro, isto é, de despotismo, superstição e ignorância." (O "Abolicionista", 1883).

Dia Nacional do Ciclista - para lembrar a data em que o ambientalista, biólogo e ciclista, Pedro Davison, foi morto por um motorista alcoolizado, quando pedalava, em pleno Eixo Rodoviário da cidade brasileira de Brasília-DF, em 19/08/2006.
Dia do Numerólogo - comemorado no estado de São Paulo, conforme Lei de 2009.
  



Aniversariantes de 19/08, amigos do orkut e facebbok: 






. Andréa Sanzoni
. Biraci Cruz
. Luli
. Dupla Irmãos Coragem (Ciro Ramalho e Claudiney)


Aniversariantes 19/08  (menos famosos) 


1898 – Francisco Alves, cantor – O Rei da Voz - (morreu em 1952).



Francisco Alves

 FRANCISCO ALVES - Nascimento: 19/08/1898, Rua da Prainha (atual Conselheiro Saraiva), Saúde, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Filiação: José (dono de botequim) e Isabel - portugueses
Casamento: Perpétua Guerra Tutoya, "Ceci" (24 de maio de 1920, somente por uma semana); junta-se com Célia Zenatti (por 28 anos)
Falecimento: 27/09/1952, 17:30 h, Rodovia Presidente Dutra, Km 275, entre Pindamonhangaba e Taubaté, São Paulo, Brasil
Causa: Desastre de automóvel, quando vinha para o Rio de Janeiro depois de um show em São Paulo e colide seu BUICK a mais de 130 km/h contra um caminhão que vem na contra-mão, incendiando-se (com ele estava o amigo Haroldo Alves, que é cuspido e levado para a Santa Casa de Taubaté, em coma)
Cantor popular, tido como o "Rei da Voz" e conhecido como "Chico Alves" e "Chico Viola", estréia artisticamente num circo, no Méier (1918); grava o primeiro sucesso em 1919 ("Pé de Anjo"), sendo o primeiro artista brasileiro a usar o processo de gravação elétrico; estréia no cinema em "Coisas Nossas" (1931); inaugura o gênero samba-exaltação (1939) com "Aquarela do Brasil" e tem sucessos como "Ora Vejam Só" (de Sinhô), etc; grava quase 500 discos em 78 rotações e deixa uma fortuna avaliada na época em Cr$ 10.000.000.






Fernando Vieira
de Mello
 FERNANDO VIEIRA DE MELLO
Nascimento: 19/08/1929, Guará, São Paulo, Brasil
Casamento: Filhos Fernando Vieira de Mello Filho (jornalista) e Judite
Falecimento: 01/01/2001, São Paulo, São Paulo, Brasil
Jornalista de rádio e TV; trabalha na RECORD (por décadas) e na rádio JOVEM PAN (chefe do Departamento de Jornalismo); comanda a Rádio TRIANON (anos 1990 até sua morte) e é homenageado pela Prefeitura (Marta Suplicy) com seu nome batizando o túnel que liga a Av. Rebouças à Av. Eusébio Matoso.


1946 – Bill Clinton, ex-presidente dos EUA. 


Bill Clinton

 Bill Clinton (WILLIAM JEFFERSON BLYTHE III) - Nascimento: 19/08/1946, Hope, Arkansas, Estados Unidos
Casamento: Hillary Rodham Clinton
Político democrata; Governador do Arkansas; #42 Presidente (20/01/1993 a 20/01/2001, reeleito); envolve-se em casos com Paula Jones e Monica Lewinsky (1997).
"Quando alguém se acha dono de toda a verdade e transforma isso em programa político, esse alguém acha que pode matar quem discorda dele".


1963 – Marcos Palmeira, ator.

Marcos Palmeira


 MARCOS PALMEIRA DE PAULA - Nascimento: 19/08/1963, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Filiação: Zelito Viana e Vera de Paula
Casamento: Vanessa Barum (divórcio); tem uma filha, Júlia (18/09/2007), com Amora Mautner
Ator cinematográfico (estréia em "Copacabana me Engana", 1968), teatro e TV (estréia em "Um Trem para as Estrelas", 1987); destaca-se em filmes como 'Memórias do Cárcere' (1984), "Leila Diniz" (1987), "O Amor está no Ar" (1997), etc. e novelas da Rede Globo como 'Vale Tudo' (1988), "Salsa e Merengue" (1996), "Belíssima" (2006), etc; KIKITO de Coadjuvante em Gramado por "Dedé Mamata" (1988) e Ator por "Barrela - Escola de Crimes" (1990); CANDANGO de Ator no Festival de Brasília por "Anahy de las Missiones" (1997).

1986 - Marta - jogadora de futebol


Marta

 MARTA VIEIRA DA SILVA
Nascimento: 19/08/1986, Dois Riachos, Alagoas, Brasil
Filiação: Teresa Vieira Sá
Jogadora de Futebol (atacante), inicia a carreira no CSA/AL; joga no VASCO/RJ (2000 a 2002) e ÜMEA IK/SUE (2002 a 2008); prata olímpica em Atenas (2004) e ouro pan de Santo Domingo (2003) e Rio (2007); campeã da UEFA (2004); Melhor jogadora do Brasil pelo COB (Comitê Olímpico Brasileiro) em 2003; 3 vezes Melhor Jogadora do Mundo pela FIFA (2006, 2007 e 2008); 191 gols em 189 jogos pela Seleção (dados 2008), é a única atleta a marcar 5 gols num único jogo.


Thiago Martins

 THIAGO MARTINS
Nascimento: 19/08/1988, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Ator de TV (estréia no programa "Kinderraub in Rio", 2002, da TV alemã) e de cinema (estréia em "Cidade de Deus", 2002); destaca-se em telenovelas da Rede Globo (estréia em "Da Cor do Pecado", 2004). - atualmente é o Vinicius, de insensato Coração. 



Anjo do Dia: 

CATEGORIA: SERAFIM
PRÍNCIPE: METRATON: Pessoas maduras, sábias; têm forte ligação com Seus. São fortes, nobres, pacientes e de maneiras agradáveis. Vivem em paz com todos. Amam a verdade, são intuitivas e têm poderes para o trabalho de cura com as mãos (energização).   
7º Gênio - ACHAIAH
(26/Mar - 07/Jun - 19/Ago - 31/Out - 12/Jan)
              SALMO 102


IN MEMORIAM:


García Lorca
 FEDERICO GARCÍA LORCA
Nascimento: 05/06/1898, Fuentevaqueros, Granada, Espanha
Casamento: Homossexual
Falecimento: 19/08/1936, Viznar, Granada, Espanha
Causa: Executado pelos franquistas com um tiro na nuca (uma das primeiras vítimas da Guerra Civil)
Escritor, poeta e dramaturgo, um dos mais conhecidos literatos da língua espanhola; cria o grupo de teatro "La Barraca"; sem esconder suas idéias socialistas, tem suas obras proibidas por Franco (1953) e é preso por ordem de um Deputado católico sob a alegação de que ele era "mais perigoso com a caneta do que outros com o revólver"; autor de poesias como "Divã do Tamarit" (1940), peças como "A Casa de Bernarda Alba" (1945), prosas como "Cartas aos Amigos" (1950), etc.



Jofre Soares
 JOSÉ JOFRE SOARES
Nascimento: 21/09/1918, Palmeira dos Índios, Alagoas, Brasil
Falecimento: 19/08/1996, São Paulo, São Paulo, Brasil
Causa: Leucemia e câncer na bexiga
Ator de teatro, cinema (estréia em "Vidas Secas", 1963) e TV (estréia na novela "Beto Rockfeller", 1968); destaca-se em filmes como "Terra em Transe" (1967), "Bye Bye Brasil" (1979), "O Grande Mentecapto" (1989), etc; último filme: "O Cangaceiro" (1997); um dos principais símbolos do cinema novo (mais de 100 filmes).



Torresmo
 TORRESMO (BRASIL JOSÉ CARLOS QUEIROLO)
Nascimento: 04/04/1918, Espírito Santo do Pinhal, Paraná, Brasil
Filiação: João Carlos Queirolo e Graciana
Casamento: Otilia Piedade (filhos Gladismary e Brasil José Carlos)
Falecimento: 19/08/1996, São Paulo, São Paulo, Brasil
Ator comediante, palhaço (estréia no circo de sua família, Chicharrão), teatro e TV, músico (saxofone, marimba e violino), cantor (de tangos), compositor e poeta; trabalha no Teatro Recreio, no Rio de Janeiro (1943); apresenta-se por todo o país e exterior como equilibrista, trapezista, malabarista, aramista e domador, além de palhaço; locutor de rádio, está na inauguração da TV TUPI (18/09/1950, ao lado de Fuzarca); trabalha nas TV RECORD, CULTURA, EXCELSIOR, BANDEIRANTES e GAZETA.



Francisco Carlos
 FRANCISCO CARLOS 
Nascimento: 05/04/1928, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Falecimento: 19/08/2003, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Causa: Câncer
Cantor, inicia a carreira na rádio; primeira gravação: "Meu Brotinho" (1949, VICTOR); chamado de "El Broto", estréia no cinema em "Carnaval no Fogo" (1949); "sex-symbol", é eleito "Rei do Rádio" (1958); conhecido como "Namorado do Brasil"; decai nos anos 1960.



Sérgio Vieira
de Mello
 SÉRGIO VIEIRA DE MELLO
Nascimento: 15/03/1948, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Filiação: Arnaldo Vieira de Mello e Gilda dos Santos
Casamento: Annie Personnaz (1973 a 1993, separação): filhos Laurent (1978) e Adrien (1980); vive com Carolina Larriera
Falecimento: 19/08/2003, Bagdá, Iraque
Causa: Atentado terrorista da Al Qaeda à sede da ONU
Diplomata; estuda no Colégio Franco-Brasileiro (Rio de Janeiro) e faz Licenciatura e Mestrado em Filosofia na Universidade de Paris (Sorbonne); doutura-se em Letras e Ciências Humanas (1985) e participa dos protestos estudantis em Paris (1968); atua 34 anos na ONU (1969, Bangladesch, Sudão, Moçambique, Líbano, Ruanda, Kosovo, Timor Leste, etc.); tido como um dos maiores exemplos dos melhores ideais humanitários que inspiraram a fundação da ONU, luta pela paz e direitos humanos em todo o mundo por 3 décadas.





Um sorriso sincero,

Uma palavra carinhosa,
Uma atitude construtiva.
É com pequenas ações que cada um de nós contribui para fazer um mundo melhor.
PENSE !!!
O Senhor do Universo está em cada ato seu praticado com amor. 
                       DOMÊNICO
                     "Que o Senhor do Universo a todos Ilumine"!

Nenhum comentário:

Postar um comentário