>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

terça-feira, 23 de agosto de 2011

*24/08/2011 - quarta-feira* - DIA DO ARTISTA, DA INFÂNCIA e muito mais...


*24/08/2011 - quarta-feira*
                    (foto: Radamés da Gaita, de Mongaguá)
HOJE, 24/08, É DIA DO ARTISTA
A arte existe desde que há indícios do ser humano na Terra. Ao longo do tempo, a função da arte tem sido vista como um meio de espelhar nosso mundo, para decorar nosso  dia-a-dia e para explicar e descrever a história e os diversos eus que existem dentro de um só ser.
O ser que faz arte é definido como o artista. O artista faz arte segundo seus sentimentos, suas vontades,  seu conhecimento, suas ideias, sua criatividade e sua imaginação, o que deixa claro que cada obra de arte é uma forma de interpretação da vida.
A palavra Artista pode designar qualquer pessoa que dedique a vida ou algum tempo à arte. A arte pode ser qualquer coisa que você faça com muito amor e dedicação, como pintar um quadro, ou atuar em uma peça de teatro.
Esse mundo da arte engloba todos que se dedicam a ela, pintores, escultores, arquitetos, escritores, artesãos, artistas de rua, grafiteiros, dançarinos, músicos, cantores, DJ´s, Web-Designer, e muitos mais...

Parabenizamos nesta data todos os artistas de Mongaguá. Gostariamos que cada um fizesse um comentário nesta publicação, mostrando seu ofício e fornecendo seu telefone ou e-mail de contato. Nossa pretensão é tão somente conhecê-los melhor.
  

Dia da INFÂNCIA - Instituído pela UNICEF em 24 de agosto, o Dia da Infância é bem diferente do tradicional e popular Dia das Crianças, comemorado no dia 12 de outubro. Nele, a idéia não é presentear os pequenos com brinquedos, mas sim, promover uma reflexão sobre as condições de vida de nossas crianças em todo o mundo.



(Imagem: São Bartolomeu em detalhe do Juizo Final de Michelangelo, altar da Capela Sistina)
. Dia de SÃO BARTOLOMEU 
HISTÓRIA DE SÃO BARTOLOMEU
São Bartolomeu, filho de Tholmai, é um dos doze apóstolos de Jesus.
Muitos o identificam com Natanael, mencionado em João 1, 45.
Jesus viu Filipe e Natanael vindo até ele e disse a respeito de Natanael: "eis um verdadeiro israelita, em quem não há dolo ou falsidade”.
Natanael perguntou a Jesus:
“Donde me conheces tu?”
Jesus lhe respondeu:
“Antes que Filipe te chamasse, eu te vi, quando estavas debaixo da figueira”.
Natanael então disse a Jesus:
“Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel”.
Jesus lhe perguntou: “Crês só porque te disse, que eu te vi sob a figueira?” E acrescentou: “Verás coisas maiores que essas”. “Na verdade, na verdade vos digo que vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem”.
Além de João, Mateus, Marcos e Lucas, os Atos referem-se a ele como um dos doze. Uma antiga tradução Armênia afirma: O apóstolo Bartolomeu, que era da Galiléia, foi para a Índia. pregou para aquele povo a verdade do Senhor segundo o Evangelho de são Mateus. Depois que naquela região converteu muitos ao Cristianismo, resistindo a muitas fadigas e superando muitas dificuldades, passou para a Armênia Maior, onde levou a fé cristã ao Rei Polínio, à sua esposa e a mais doze cidades.
Essas conversões, no entanto, provocaram uma enorme inveja dos sacerdotes locais, que por meio do irmão do Rei Polímio conseguiram a ordem de tirar a pele de Bartolomeu e depois decapitá-lo.
CURIOSIDADES:
1. O Dia de SÃO BARTOLOMEU (Considerado pela Cultura Popular Nordestina o dia em que o Diabo se solta do Inferno e anda solto pela Terra. Também na tradição popular portuguesa se diz que "o dia de São Bartolomeu é o dia em que o diabo anda à solta.").  Segundo a lenda, todos os anos, no dia 24 de Agosto, o diabo - simbolizado num cão atrelado à imagem de S. Bartolomeu - anda à solta, só voltando ao mar quando anoitece. Por isso, durante o dia, as crianças tomam banho nas águas 'puras' e, sobretudo, gélidas do Atlântico a fim de ser curadas de males como medo, gagueira ou epilepsia.

2. Segundo fontes históricas, São Bartolomeu teria pregado o cristianismo até na Índia. Outra tradição diz que o apóstolo morreu por esfolamento em Albanópolis, atual  Derbend, Cáucaso, a mando do governador, tanto que na Capela Sistina ele é pintado segurando a própria pele na mão esquerda e na outra o instrumento de seu suplício, um alfange. Segundo a Igreja Católica, mais tarde suas relíquias foram levadas para a  Europa e jazem em Roma, na Igreja a ele dedicada.


ANIVERSARIANTES 24/08 - AMIGOS DO ORKUT E FACEBOOK:


Aniversariantes 24/08 - (menos famosos)

1947 – Paulo Coelho, escritor

Paulo Coelho

 PAULO COELHO
Nascimento: 24/08/1947, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Jornalista, ator, compositor (destaca-se pelas 60 parcerias com Raul Seixas, como "Gita", "Al Capone", etc.) e escritor espiritualista e esotérico; como "hippie", viaja pelo mundo e experimenta várias sociedades secretas e religiões orientais; primeiro livro: "Arquivos do Inferno" (1982); faz peregrinação pelo "Caminho de Santiago" (1986 e 03/2006); seu "O Alquimista" (1988) torna-se o livro brasileiro mais vendido de todos os tempos; é eleito para a ABL (Academia Brasileira de Letras) em 25/07/2002; autor mais vendido no mundo (2003); seus livros, traduzidos em 62 idiomas, vendem em mais de 150 países; primeiro brasileiro a ter toda a obra no KINDLE (pelo que recebe 4 vezes mais que a venda de um exemplar numa livraria convencional).
"E que diferença faz para o mundo uma vírgula separando um sujeito de um verbo?" (03/2005) 


1948 – Jean-Michel Jarré, compositor francês.

Jean-Michel Jarre

 JEAN-MICHEL ANDRE JARRE
Nascimento: 24/08/1948, Perrache, Lyon, França
Filiação: Maurice Jarré e Francette Pejot
Casamento: Flore Guillard (1975 a 1976): um filho; Charlotte Rampling (08/10/1976 a 1996, divórcio): 3 filhos (entre eles, David); Anne Parillaud (12/05/2005)
Músico (tecladista) e compositor, responsável pela popularização dos sons sintetizados; primeira gravação: compacto "La Cage" e "Erosmachine" (1970); autor de canções como "Ethnicolor", "Diva", "Equinoxe", etc; sucesso com músicas como "Oxygene", "Magnetic Fiedls", "Arpegiator", etc.


Luciana Liviero


 LUCIANA LIVIERO Nascimento: 24/08/1969, Brasília, Brasil
Jornalista; formada pela PUC (1993), começa na rádio JOVEM PAN; estréia na TV TRIBUNA (1993, afiliada da Rede GLOBO, em Santos); após um ano e meio, é contratada pela Rede BANDEIRANTES (1995), oco repórter e apresentadora dos telejornais no CANAL 21; torna-se âncora dos jornais em rede nacional e atua no jornalismo do programa "Melhor da Tarde"; transfere-se para a Rede RECORD, sendo repórter do programa "Tudo a Ver" (2003, em Brasília); retorna a São Paulo para apresentar "Fala Brasil" (2004), o quadro "Últimas Notícias" no programa "Hoje em Dia" e no "Balanço Geral SP"; apresenta o "SP Record 1* Edição" (2009) e torna-se correspondente em New York (2010).



Giovani



GIOVANI (MARCELO DOS REIS MORAES)
Nascimento: 24/08/1970, São Paulo, Brasil
Filiação: Francisco
Músico (violonista) e cantor sertanejo; membro da dupla GIAN & GIOVANI (seu irmão); primeiro LP: "Gian & Giovani" (11/11/1988, CONTINENTAL); destaca-se com músicas como "Amante Anônimo", "Codinome Beija-Flor", "Eu Busco uma Estrela", etc.




Denilson

 DENILSON DE OLIVEIRA
Nascimento: 24/08/1977, Rua Ibicuí, São Bernardo do Campo, São Paulo, Brasil
Filiação: Operário e empregada doméstica
Casamento: Luciele de Camargo (filha Maria Eduarda, 26/07/2010)
Jogador de Futebol (meio-campo), participa da selção na Copa de 1998 (França).
Denilson, atual comentarista da Band, casado com Luciele di Camargo

NA HISTÓRIA:
24/08/2006 - PLUTÃO é rebaixado à categoria de planeta anão. - Cerca de 2.500 astrônomos convocados pela União Astronômica Internacional foram a Praga, na República Tcheca, e decidiram, no voto, rebaixar o astro descoberto em 1930. Com a decisão, o Sol fica com uma família de oito planetas – Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Rebaixado à “segunda divisão”, Plutão agora será denominado um “planeta anão”, categoria recém-criada que também irá abraçar todos os objetos aproximadamente esféricos além da órbita netuniana.


ANJO DO DIA:
12º Gênio - HAHAHIAH(31/Mar - 12/Jun - 24/Ago - 05/Nov - 17/Jan)
               SALMO 9




IN MEMORIAM:



Getúlio Vargas

 GETÚLIO DORNELLES VARGAS
Nascimento: 19/04/1883, São Borja, Rio Grande do Sul, Brasil
Filiação: Manuel do Nascimento Vargas (General) e Cândida Dornelles Vargas (estancieiros)
Casamento: Darcy Lima Sarmanho (04/03/1910): filhos: Lutero (1912), Jandira (1913), Alzira (1914), Manuel Antonio (1916-1997) e Getúlio Filho (1917-1943)
Falecimento: 24/08/1954, de manhã, em seu quarto, Palácio do Catete, Rio de Janeiro, Brasil
Causa: Suicídio, com um tiro de 32 no coração
Militar e político; Ministro da Fazenda de Washinngton Luís (até 1928); Presidente do RS; líder da Revolução de 1930, depõe Washington Luís e torna-se Presidente (03/11/1930 a 17/07/1934), iniciando a Era Vargas; elege-se para a ABL e muda a moeda; inaugura o "populismo", cria o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio, estabelece as férias remuneradas, aposentadoria, assistência médica, horários de serviço e estabilidade; enfrenta a Revolução Constitucionalista (1932) em SP; institui o voto feminino (1933); implanta a ditadura do Estado Novo (10/11/1937 a 29/10/1945); cria o DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda) em 1939 - o primeiro mecanismo de controle da informação política brasileiro; institui o Salário Mínimo (1940) e a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) em 1943; renuncia (1945), mas orienta a formação do PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) e do PSD (Partido Social Democrático); reeleito Presidente (31/01/1951 a 1954) com estrondosa votação popular; inaugura a PETROBRAS (Petróleo Brasileiro S/A, 03/10/1953) e a ELETROBRAS.
"Quem não tiver confiança nos nossos destinos é indigno do legado que receber."



Victor Civitá


 VICTOR CIVITÁ
Nascimento: 09/02/1907, Greenwich Village, New York, Estados Unidos
Filiação: Carlo Civita e Vittoria (milaneses); tem um irmão: César
Casamento: Sylvana Alcorso (1935): filhos Roberto (1936) e Richard (1939)
Falecimento: 24/08/1990, São Paulo, São Paulo, Brasil
Jornalista e empresário da área editorial; vive em Milão, Itália (1909 a 1927), onde edita com o irmão uma revista de automobilismo; judeu, mora na Inglaterra, França e Estados Unidos (1939 a 1949); visita Buenos Aires para conhecer uma editora fundada pelo irmão e vem para o Rio de Janeiro (final de 1949); radicado em São Paulo, funda a Editora ABRIL (1950, que se tornaria uma das maiores da América Latina); primeira revista: "O Pato Donald" (12/07/1950); naturalizado brasileiro, impulsiona os quadrinhos nacionais e cria a Fundação Victor Civita (09/1985).
Civita destacou-se por fazer o trabalho da empresa junto aos funcionários. Consta que teria pregado pessoalmente nos bondes de São Paulo cartazes dizendo: "Chegou o Pato Donald", quando do lançamento da primeira revista publicada pela editora.


Dica para o dia 24 de agosto:  Uma ótima Magia de prosperidade pode ser feita com o auxílio dos gnomos. Faça uma caixinha com uma casca de noz e coloque ali três grãos de milho, três trevos de três folhas e um cristal. Enterre este tesouro e ofereça-o aos gnomos. Eles ficarão tão contentes que logo retribuirão. Pode esperar. Fonte: site: sol da gaya


Um sorriso sincero,

Uma palavra carinhosa,
Uma atitude construtiva.
É com pequenas ações que cada um de nós contribui para fazer um mundo melhor.
PENSE !!!
O Senhor do Universo está em cada ato seu praticado com amor. 
                       DOMÊNICO
                     "Que o Senhor do Universo a todos Ilumine"!






3 comentários:

  1. DAMA DA RÁDIO MONGAGUÁ FM E PRESIDENTA VANISA RAZUK VEM, COMO SEMPRE, TRAZER-ME NOTÍCIAS ÓTIMAS PARA TODOS, ESPECIALMENTE PARA MIM, DAS COISAS DA CIDADE E DE SEUS OUVINTES. QUAL FOI A MINHA SURPRESA QUANDO, TENDO AULA DE COMPUTAÇÃO COM MINHA DIVINA MESTRA DANIELA FESTA, QUANDO ELA ME ALERTOU SOBRE A POSTAGEM DESTE LINK HOMENAGEANDO-ME E A OUTROS ARTISTAS. A SENHORA PODE CRER QUE CAUSOU-ME UMA GIGANTESCA EUFORIA E EMOÇÃO. COMO É BOM TER AMIGOS DE VERDADE! ° o O 0 radamés da gaita, radamés macuco mosca.

    ResponderExcluir
  2. Homenagem merecida ao Radamés Macuco Mosca no dia do ARTISTA. Parabéns pela postagem !!! Sucesso para a rádio !!!

    ResponderExcluir
  3. É com imenso carinho que tenho por todos da Rádio Mongaguá que venho agradecer pela homenagem. Afinal, se eu faço arte rss,,,então eu sou artista rss... Obrigada Rádio Mongaguá!!!

    ResponderExcluir