>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

terça-feira, 7 de setembro de 2010

*08/09/2010 - quarta-feira*  

Dia Internacional da ALFABETIZAÇÃO
O dia 8 de setembro foi declarado em 1967, pela ONU e pela UNESCO, como o Dia Internacional da Alfabetização, com o objetivo de despertar a consciência da comunidade internacional e chegar a um compromisso mundial com relação ao desenvolvimento e à educação.

Talvez a definição mais correta de alfabetização seja do pedagogo brasileiro Paulo Freire: "A alfabetização é mais, muito mais, que ler e escrever. É a habilidade de ler o mundo, é a habilidade de continuar aprendendo e é a chave da porta do conhecimento". (fonte: igeduca.com.br)


Dia Mundial da Fisioterapia, data escolhida pela Confederação Mundial de Fisioterapia, em Assembleia Geral, evocando a constituição da organização.
Trata-se de uma oportunidade para fisioterapeutas do mundo inteiro lembrarem o contributo da sua profissão para o bem-estar, a mobilidade e a independência das pessoas.


Feriado municipal da Padroeira Nossa Senhora do Monte Serrat em Santos. 

Dia de Nossa Senhora de Monte Serrat, padroeira da Cidade de Santos.Como manda a tradição, a Catedral de Santos realiza missas solenes em comemoração em homenagem à santa.
História:No Brasil, a devoção por Nossa Senhora de Monte Serrat começou pelos monges beneditinos que, no primeiro século da descoberta do Brasil, fundaram abadia da virgem do Monte Serrat no Rio de Janeiro.
Em Santos, a construção da capela em homenagem à Santa no Morro São Jerônimo, ocorreu entre 1559 e 1610 devido a Dom Francisco de Souza, na época o então governador geral do estado do Brasil e grande devoto da Santa. Na época, a capela foi entregue aos monges de São Bento, assim que eles se estabeleceram na região.
Um tempo depois ocorreu uma invasão holandesa na capitania de São Vicente em 1614 por um grupo de soldados inimigos que iam subindo o morro em direção à capela, onde havia um grupo de refugiados.
De acordo com relatos da época houve um grande desmoronamento, que soterrou os atacantes e induziu os invasores a deixarem a cidade.

Foi um grande milagre da Virgem de Monte Serrat, que a partir daí atraiu a atenção e devoção popular na cidade. Em 1954, por deliberação da Câmara Municipal, foi declarada oficialmente “Padroeira da cidade” e em 8 de setembro de 1955 foi coroada. (fonte: jornalize.blogspot.com - Julia Marconi Brancovan)


Festa do Nascimento de Nossa Senhora  
Natividade da Virgem Santa Maria

A Natividade de Nossa Senhora é a Festa do Seu Nascimento.
É celebrada desde o início do Cristianismo, no Oriente.
E, no Ocidente, desde o Século VII.
No último século, serviu esta data de 8 de Setembro para fixar nove meses antes, a 8 de Dezembro, a festa da Imaculada Conceição.
O profundo significado desta Festa é o próprio Filho de Deus, nascido de Maria para ser o nosso Salvador.








EVENTOS HISTÓRICOS:





1636 - Fundação da Universidade de Harvard (foto) como a primeira instituição de ensino superior dos Estados Unidos.

Quase quatro séculos de ensino - A Universidade de Harvard foi criada em 1636 e é a mais antiga instituição de ensino superior dos EUA. Recebeu o nome de seu primeiro doador John Harvard of Charlestown, um pastor que deixou de herança sua biblioteca e metade de todo seu patrimônio à instituição.
Hoje, a universidade tem 13 mil alunos de graduação, 6.650 de pós-graduação e 2.300 professores. É a que mais recebe doações de ex-alunos nos EUA; chegam a US$ 500 milhões.
Sete presidentes dos EUA - entre eles John Adams, John Kennedy, e Barack Obama e 40 ganhadores de Prêmios Nobel estudaram em Harvard.(O Estado de SP, 25/4)

1793 – Primeiro Círio de Nossa Senhora de Nazaré em Belém do Pará.  - Atualmente, o Círio de Nazaré é uma grande expressão da religiosidade da população amazônica e chega a reunir 2 milhões de pessoas nas ruas de Belém, no Pará. E você conhece a história do Círio de Nazaré, esse importante evento do  folclore brasileiro?  A devoção à Nossa Senhora de Nazaré foi introduzida no Pará pelos jesuítas, no século 17. A procissão em Belém originou-se a partir de um milagre que teria ocorrido em outubro de 1700.
Conta-se que o mulato Plácido José de Sousa encontrou a imagem da Nossa Senhora de Nazaré às margens do igarapé Murutucu. Era uma réplica da estátua que se encontra em Portugal, esculpida em madeira, com 28 cm de altura. Plácido a levou para casa mas, para sua surpresa, a imagem misteriosamente retornou ao lugar onde foi encontrada.
O fato repetiu-se outras vezes, até que ele decidiu erguer uma capela, às margens do igarapé. A história se espalhou, atraindo fiéis. Ali foi erguida, mais tarde, a Basílica de Nossa Senhora de Nazaré.
Em 8 de setembro de 1793 houve o primeiro Círio oficial, instituído por dom Francisco de Sousa Coutinho, governador do Grão-Pará e Rio Negro. A palavra "círio" quer dizer "vela grande de cera". (fonte: uol educação)

1904 - Coroação da Imagem de Nossa Senhora Aparecida – Em 08 de setembro  a imagem foi coroada com a riquíssima coroa doada pela Princesa Isabel e portando o manto anil, bordado em ouro e pedrarias, símbolos de sua realeza e patrono. A celebração solene foi dirigida por D. José Camargo Barros, com a presença do Núncio Apostólico, muitos bispos, o Presidente da República e numeroso povo. Depois da coroação o Santo Padre concedeu ao santuário de Aparecida mais outros favores: Ofício e missa própria de Nossa Senhora Aparecida, e indulgências para os romeiros que vêm em peregrinação ao Santuário.


. Aniversariantes de Mongaguá:


.Orlando Cortellazzi


.MC Choque Royal


.Preta (tô na benção)


.Sidny Pereira
 
. Aniversariantes (menos famosos)  
1961 – Fernanda Abreu, cantora.
1982 – Leandra Leal, atriz.
1984 – Daniela Hypólito, ginasta.







Categoria: Dominações
Príncipe: TSADKIEL (URIEL)

É dotado de grande poder e possui uma ampla esfera para cumprir a vontade de Deus. Está diretamente sujeito a Cristo, que segundo os cabalistas, tem a dominação suprema sobre tudo o que existe.

27º Gênio - IERATHEL(15/Abril - 27/Jun - 08/Set - 20/Nov - 01/Fev)- SALMO 139
Este anjo ajuda a confundir os conspiradores, protege contra as pessoas que nos atacam judicialmente, interfere na propagação das luzes e na libertação da sociedade. É inteligente, equilibrado e maduro. Equilibra seus instintos individuais aceitando, sem necessariamente segui-los os conselhos e demonstrações de carinho de todos. Tem proteção contra qualquer tipo de força negativa e seu poder de ação é invencível. Tem capacidade para conhecer o futuro, seja através dos oráculos, sonhos, projeções, reavaliando constantemente suas atitudes. Defensor das ciências e artes. Profissionalmente, poderá fazer sucesso como escritor, jornalista, assistente social ou qualquer atividade ligada à cultura e lazer.

Gênio Contrário: domina a ignorância, a intolerância e a violência. A pessoa sob influência deste gênio contrário poderá ser um defensor de sistemas autoritários, apoiando a exploração do trabalho escravo. Poderá praticar atos bárbaros e viver num mundo utópico e inacessível. (fonte:Comamor).


IN MEMORIAM:    

Richard StraussCompositor alemão
11/6/1864, Munique, Alemanha
8/9/1949, Garmisch, Alemanha
"Nunca olhe para os trombones. Você vai encorajá-los!" A advertência é de Richard Strauss, um dos mais importantes e admirados compositores do século 20.
Filho de um trompista da Ópera de Munique, Richard Strauss desde cedo estudou música, começando a compor aos 12 anos.
Em 1886, Strauss compôs seu primeiro poema sinfônico, "Aus Italien", iniciando então uma bem-sucedida carreira de compositor. Compôs "Don Juan", "Morte e Transfiguração", "Assim falou Zaratustra", "Dom Quixote" e "Uma vida de Herói", todos bem recebidos pelo público. Notabilizou-se também como compositor de lieder, tendo elaborado um grande número dessas canções.
Richard Strauss casou-se com a soprano Pauline d'Ahna em 1894.
Em 1905, estreou sua ópera "Salomé", baseada em texto de Oscar Wilde. Quatro anos depois, estreou "Elektra", com libreto de Hugo Hofmannstahl. Ambas foram grandes sucessos.
Estreou a ópera "Rosenkavalier" em 1911, também em parceria com Hofmannstahl. Além de compositor e regente, Richard Strauss foi um ativo homem de cultura. Dirigiu a Ópera Real de Berlim e, em 1919, foi nomeado diretor da Ópera de Viena, cargo que ocupou durante cinco anos. Criou também o festival de Salzburgo. Em 1932, Strauss compôs a ópera "Arabela".
Strauss regeu pela última vez em 1949, nas comemorações de seu 85º aniversário. Nesse mesmo ano, depois de uma sucessão de problemas cardíacos, faleceu. (fonte: uol educação)


Percy Lebaron Spencer
(19/07/1894 - 08/09/1970)
Foi um cientista e engenheiro norte-americano que inventou o forno de micro-ondas em 1945, a serviço da empresa Raytheon.
O efeito calorífico das microondas foi descoberto durante a realização de experiências com radares e microondas, reparou que a barra de chocolate metida na sua algibeira se tinha quase derretido. Procurou a explicação de tal fato, pôs grãos de milho sob o efeito dessas ondas e, em poucos segundos, eles ficaram transformados em pipocas. As microondas tinham agitado as moléculas de água contidas nos grãos de milho, friccionara-as umas contra as outras e aquecera-as. Os primeiros fornos de microondas eram, porém, caros e pouco práticos. A partir de 1970, apareceram modelos mais pequenos e mais manejáveis.
Spencer continuou na empresa como consultor sénior até que morreu com 76 anos. Até à época de sua morte, registou 150 patentes e foi considerado um dos maiores peritos do mundo no campo da energia de microondas.
Em 18 de setembro de 1999, Percy Lebaron Spencer foi incluído na National Inventors Hall of Fame, e teve o seu lugar no história ao lado de grandes inventores como Thomas Edison e outros.(fonte: Wikipedia)



Dom Lucas Moreira Neves
16/09/1925, São João del Rey, Minas Gerais
08/09/2002, Roma
Fonte: notícias terra de 2002
Morre cardeal Dom Lucas Moreira Neves aos 76 anos
O cardeal brasileiro Dom Lucas Moreira Neves, que chegou a ter seu nome cotado para substituir o papa João Paulo II, morreu neste domingo em Roma às 12h (hora de Brasília) aos 76 anos, informou a assessoria de imprensa da Confederação dos Bispos do Brasil (CNBB).
A causa da morte ainda não foi divulgada, mas a assessoria informou que o secretário-geral da CNBB, dom Raymundo Damasceno Assis, iria emitir um comunicado à imprensa sobre o ocorrido. "Dom Lucas já vinha sofrendo de problemas de saúde nos últimos tempos. Ele era diabético e era submetido a hemodiálises com frequência", disse uma assessora.
Por isso, ele desistiu de concorrer ao papado. Dom Lucas nasceu em São João Del Rey, em Minas Gerais, em 1925, ordenou-se padre em 1950 e obteve o título de cardeal em 1988. Ele também foi arcebispo de Salvador, na Bahia.
Já em Roma, Dom Lucas se tornou presidente da Congregação para os Bispos no Vaticano, um importante cargo dentro da igreja Católica, disse a CNBB.


  



"QUANDO A GENTE ACHA QUE TEM TODAS AS RESPOSTAS,
 VEM A VIDA E MUDA AS PERGUNTAS" (Luis Fernando Veríssimo)





  

Nenhum comentário:

Postar um comentário