>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

*09/09/2010 - quinta-feira* 

Dia do ADMINISTRADOR - Administrar incertezas, assumir riscos, vencer desafios, conquistar resultados pela competência profissional, tem sido a luta contínua de todo Administrador

Dia do VETERINÁRIO - Foi no dia 9 de setembro de 1933, através do Decreto nº 23.133, que o então presidente Getúlio Vargas criou uma normatização para a atuação do médico veterinário e para o ensino dessa profissão. Em reconhecimento, a data passou a valer como o Dia do Veterinário.


Eventos Históricos de 09 de setembro:

1884 - Foi inventado o CACHORRO QUENTE (em inglês Hotdog).




1947 - Argentina: a lei 13.010 reconhece o sufrágio universal: direito de votar e ser eleito para homens e mulheres.

 No papel de primeira-dama, Evita desenvolveu um trabalho intenso no lado político, criando o Partido Peronista Feminino e dando direito a voto às mulheres em 1947. Ao mesmo tempo, no lado social, desenvolveu a Fundação Eva Perón, onde trabalhava mais de 18 horas por dia distribuindo alimentos, roupas, construindo hospitais, escolas, lares para mães solteiras e asilos para idosos.



. Aniversariantes de Mongaguá:
Michele 
. Aniversariantes (menos famosos)  
1937 – Beto Carrero, empresário e empreendedor brasileiro (morreu em 2008).
1941 – Otis Redding, cantor norte-americano de soul (morreu em 1967).
1922 – Eva Todor, atriz brasileira de origem húngara.
1951 – Michael Douglas, ator norte-americano.
1960 – Hugo Grant, ator britânico.
1962 – Renato Gaúcho, ex-futebolista e treinador brasileiro de futebol.
1966 - Neto, ex-futebolista e comentarista esportivo brasileiro.
1968 - Daniel, cantor brasileiro.
1974 – Ana Carolina, cantora, compositora, arranjadora e instrumentista brasileira.
1975 – Michael Bublé, ator e cantor canadense.
1977 – Maria Rita, cantora brasileira.

Casa da Memória recebe grande número de visitantes nos feriados de 7 de Setembro. 
Centena de pessoas visitaram o acervo da Casa da Memória de Mongaguá durante o feriado da Independência.
Na saída receberam cartões postais, toalhas americanas com temas da história da Cidade e certificados de visitação assinados pelo Sr. Prefeito e pela Presidente do Instituto Histórico e Cultural de Mongaguá.
Foi um grande incentivo para os alunos da oficina de "Monitoramento ao Acervo Exposto na Casa da Memória" que acontece no local todas as quintas e sextas feiras na parte da manhã.
A Casa da Memória está sendo reestruturada e modernizada graças a uma emenda parlamentar concedida pelo Deputado Fausto Figueira.
Também está sendo realizada a Oficina de "Restauro e Digitação do Acervo da Casa da Memória" e de" Recuperação de Entrevistas gravadas na década de 80" com moradores da Cidade.(fonte: Vera Seckler - Casa da Memória)


Novo método evita cirurgia de mama e torna o diagnóstico de câncer mais preciso.
Novo método contribui para evitar que mulheres com suspeita de câncer de mama passem por cirurgias invasivas.
A mamotomia, exame de mama considerado pouco agressivo é utilizado pelo hospital estadual Pérola Byington, na capital paulista, e está disponível no SUS, Sistema Único de Saúde.
O médico mastologista Luiz Henrique Gebrim, diretor do Pérola Byington, explica que a mamotomia permite encontrar a alteração na mama, remover a área de forma parcial ou total e realizar, em apenas alguns minutos, a biópsia para definir se o caso é benigno ou maligno.
No primeiro semestre de 2010, o hospital ampliou em 43% o número de cirurgias mamárias para casos malignos e reduziu pela metade o tempo entre o atendimento e o tratamento da doença. 
Com o novo método, o hospital diminui o fluxo de internação e potencializa a oferta de tratamento para os casos malignos. (Fonte: Agência Rádio2)



ANJO DO DIA:
Categoria: Dominações
Príncipe: TSADKIEL (URIEL)
(fonte:Comamor).
É dotado de grande poder e possui uma ampla esfera para cumprir a vontade de Deus. Está diretamente sujeito a Cristo, que segundo os cabalistas, tem a dominação suprema sobre tudo o que existe.

28º Gênio - SEHEIAH(16/Abr - 28/Jun - 09/Set - 21/Nov - 02/Fev) – salmo 70
Este anjo auxilia contra os tormentos, as doenças e os parasitas. Protege dos incêndios, das maldades e ruína dos negócios. Favorece a vida longa. Tem bom senso, age com prudência e sabedoria. Autêntico, verdadeiro, consegue sempre sair-se bem nas situações mais caóticas, devido às idéias luminosas que surgem repentinamente, com a ajuda do anjo. Tem sempre uma palavra de otimismo para ajudar as pessoas (principalmente da família), em qualquer situação de insegurança, pois está sempre em sintonia com todas as forças divinas. Profissionalmente, pode fazer sucesso trabalhando em áreas ligadas à administração pública, escrevendo livros, matérias para rádio e televisão ou nos estudos da homeopatia e acupuntura.
Gênio Contrário: domina as catástrofes, os acidentes, a negligência, a desorganização. As pessoas sob esta influência deste gênio contrário, podem prejudicar seus semelhantes, fazendo uso descuidado de produtos de beleza (injeções de silicone, maquiagem definitiva) ou participando da produção de equipamentos com defeito, para baratear a produção. Muitas vezes, não refletem antes de agir, provocando insegurança entre todos com quem convive. Pode provocar incêndios, por sua atitude negligente. 

Menos carne no prato reduz risco de piorar diabetes e doença nos rins.
Cortar pela metade a quantidade de proteína animal, carne e ovo, por exemplo, do cardápio é a chave para melhorar a vida de quem tem diabetes e com doenças renais crônicas.
A descoberta é de estudo realizado no Hospital Regional do Vale do Paraíba, que é ligado à Secretaria da Saúde de São Paulo, em Taubaté.
Os pesquisadores acompanharam 93 pacientes. 38 com diabetes, fizeram uma dieta com menos proteína.
No estudo, foi observado que a alimentação irregular era uma das maiores responsáveis pela piora no quadro clínicos deles.
A nutricionista responsável pela pesquisa, Monise Ávila, disse que, logo no início foi possível perceber que a maioria dos pacientes já chegava com várias dúvidas e mitos.
O maior desafio era conseguir que adotassem uma dieta diferente, principalmente quem tinha diabetes.
O cardápio sugerido usou 50% de proteína animal e houve redução de 24% na eliminação de proteína pela urina, que em um paciente diabético é responsável por agravar a doença.(fonte: AgênciaRádio2)

Conheça os direitos e deveres dos trabalhadores domésticos
Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, a Pnad, divulgada nesta quarta-feira, pelo IBGE, o número de trabalhadores domésticos no ano passado chegou a sete milhões.
Renata Capucci Rio de Janeiro
“Eu posso trabalhar com outras coisas, mas eu prefiro ser doméstica porque ganha mais", revela Sandra Pereira dos Santos, empregada doméstica.
Mas os empregados domésticos não têm todos os direitos de outros trabalhadores. “Nós, como domésticas, não temos direito ao fundo de garantia. Eu acho muito injusto isso”, diz Iara de Oliveira, empregada doméstica.
Tem sim. Mas o patrão não é obrigado a pagar. "Eu sinto falta de hora, se tivesse um horário pra você entrar você sair", diz Nilza Araújo, empregada doméstica.
Isso depende de um acordo entre patrão e empregado. A Constituição não prevê um limite para a jornada de trabalho neste tipo de profissão, nem o pagamento de horas extras.
Mas os trabalhadores domésticos já conquistaram a carteira assinada, férias de 30 dias, 13º salário, e devem ganhar em dobro quando trabalham num feriado.
Das quase quarenta milhões de brasileiras (39,5 milhões no mercado de trabalho em 2009), mais de seis milhões (6,7 milhões) eram trabalhadoras domésticas, como empregadas, babás, cuidadoras de idosos, diaristas. E elas explicam que tão importante quanto os direitos trabalhistas é o respeito dos patrões. (fonte:http://g1.globo.com/jornal-hoje)

Unhas indicam a possível existência de doenças
Patrícia Zwipp
As unhas podem revelar problemas de saúde. Por exemplo, doenças que afetam a quantidade de oxigênio no sangue (como alteração na anatomia do coração e doença pulmonar, incluindo câncer e infecção) podem deformá-las, passando a ter aspecto de uma colher invertida. 
As unhas avermelhadas e com a curvatura acentuada podem ser sinal de distúrbios no coração. Enfermidades pulmonares, como enfizema, derrame pleural e até determinados cânceres, as deixam amareladas ou azuladas com espessamento e crescimento lento, fora o acentuado aumento da curvatura. Patologias hepáticas causam unhas brancas, com exceção da ponta (nas 10 unhas das mãos), e as da tireoide as tornam quebradiças, secas, com tendência à descamação ou descolamento do leito. Unhas com faixas negras verticais também podem indicar disfunções hormonais ou ainda câncer de pele (melanoma).
Cuidados
Os esmaltes, acetonas e removedores são produtos químicos. Portanto, o ideal é minimizar a exposição e investir nas substâncias menos agressivas (removedor e esmalte hipoalergênico). Deixe as unhas sem esmalte de um a dois dias. Nesse intervalo, hidrate-as com ceras e óleos apropriados.
A sujeira que se deposita embaixo delas deve ser removida diariamente com o auxílio de uma escovinha, já que pode conter fungos e agentes contaminantes.
(fonte. Beleza.terra.com.br)

IN MEMORIAM:
Toulouse-LautrecPintor francês – o artista dos cabarés - O pintor que renegou o passado aristocrático de seus ancestrais e passou a vida retratando as dançarinas de Paris.
24 /11/1864, Albi, França
09/09/1901, Gironde, França
Henri-Marie-Raymonde de Toulouse-Lautrec-Monfa nasceu em uma família aristocrática, recebeu educação artística e foi um menino normal até os 14 anos, quando sofreu um acidente e quebrou o fêmur esquerdo. Menos de um ano depois, quebrou o direito. Os traumatismos, aliados a uma doença óssea congênita atrofiaram suas pernas e ele se tornou praticamente um anão, com dificuldades locomotivas. Passou, então, a dedicar cada vez mais tempo à pintura.
Em 1872, em Paris, ingressou no Liceu Fontanes e, em 1881, depois de bacharelar-se, decidiu tornar-se pintor.
Montou seu próprio estúdio e passou a freqüentar o bairro boêmio de Montmartre em Paris, que tornaria célebre em sua obra. Ao contrário dos impressionistas, Toulouse-Lautrec tinha pouco interesse pelas paisagens e preferia os interiores. Pintou "Moulin Rouge", "Au salon de la rue des Moulins" e inúmeros retratos, dentre eles o de Suzanne Valadon - pintora impressionista - 
         The Hangover (retrata a pintora Suzanne Valadon)
Seu estilo transgredia as proporções anatômicas e as leis da perspectiva em favor da expressividade. Os traços rápidos e as cores intensas sugeriam movimento. A simplificação do contorno e o uso de grandes áreas em uma só cor caracterizam seus cartazes, que estão entre suas obras mais significativas.
A partir de 1892, Toulouse-Lautrec dedicou-se à litografia. Entre as mais de 300 que produziu, destaca-se a série "Elles", retratando a vida nos bordéis. Nessa época o artista já estava entregue ao alcoolismo. Em 1899, após um colapso nervoso, passou alguns meses num sanatório mas voltou a beber.
Henri de Toulouse-Lautrec morreu prematuramente, aos 36 anos, no castelo de Malromé em Gironde. Apesar da excepcional popularidade de seus cartazes publicitários e das numerosas litografias, o reconhecimento da importância estética de sua obra demorou a chegar. (fonte: uol educação)

HERMES DA FONSECA- Ex-Presidente da República
Militar gaúcho (12/5/1855-9/9/1923).
Presidente da República entre 1910 e 1914. É sobrinho do marechal Deodoro da Fonseca, o primeiro presidente do país. Hermes Rodrigues da Fonseca nasce na cidade de São Gabriel e segue a carreira militar, como o tio.
Em 1878 participa da fundação do Clube Republicano do Círculo Militar, responsável pela articulação do movimento que derruba a monarquia. Chega a marechal em 1906, quando é nomeado para o cargo de ministro da Guerra do governo Afonso Pena.
Durante seu mandato, reorganiza o Exército, instituindo, entre outras medidas, o serviço militar obrigatório (1908). É eleito presidente em 1910, com o apoio dos conservadores. No governo, pratica uma política chamada por ele de salvacionista, que pretende recuperar para os militares a influência já exercida anteriormente na esfera pública brasileira.
Em 1913, aos 58 anos e ainda na Presidência, casa-se com Nair de Teffé, de 27, filha do almirante Antônio Luís Hoonholtz, o barão de Teffé. Educada na França, da mesma forma que a maior parte da elite da época, a noiva é caricaturista e colabora em publicações como o jornal O Malho e as revistas Careta e Fon-Fon.
Após deixar o poder, em 1914, Hermes da Fonseca envolve-se em diversos incidentes políticos, entre eles a Revolta do Forte de Copacabana (1922), que o leva à prisão por seis meses. Libertado, retira-se para Petrópolis, onde morre poucos meses depois. (fonte: algosobre)

Mao Tsé-Tung – Líder chinês e político comunista revolucionário
26/12/1893
09/09/1976
Ele liderou a República Popular da China desde a sua criação em  1949 até sua morte em 1976. Sua contribuição teórica para o marxismo-leninismo, estratégias militares, e suas políticas comunistas são conhecidas coletivamente como Maoismo.
Mao continua sendo uma figura controversa na atualidade, com um legado importante e igualmente controverso e constante. Na China é visto oficialmente como um grande revolucionário, estrategista, mentor político e militar e salvador da nação. Muitos chineses acreditam também que, através de suas políticas, ele lançou os fundamentos econômicos, tecnológicos e culturais da China moderna, transformando o país de uma ultrapassada sociedade agrária em uma grande potência mundial. Além disso, Mao é visto por muitos como um poeta, filósofo e visionário.
Inversamente, no Ocidente, Mao é acusado de com seus programas sociais e políticos, como o Grande Salto Adiante e a Revolução Cultural, causar grave fome e danos a cultura, sociedade e economia da China. Políticas de Mao e os expurgos políticos de 1949-1975, provocaram a morte de 50 a 70 milhões de pessoas. Desde que Deng Xiaoping assumiu o poder em 1978, muitas políticas maoístas foram abandonadas em favor de reformas econômicas.
Mao é visto como uma das figuras mais influentes na história do mundo moderno, e foi nomeado pela Time Magazine como uma dos 100 personalidades mais influentes do século XX.(fonte: wikipedia)

===FALE COM O DR.FAUSTO===
              Agenda:
Sábado, 11 de Setembro - em Mongaguá10h00 - Fausto faz caminhadas em Mongaguá,
partindo do trevo do Agenor de Campos em direção ao Balneário Jussara.


"QUANDO A GENTE ACHA QUE TEM TODAS AS RESPOSTAS,
 VEM A VIDA E MUDA AS PERGUNTAS" (Luis Fernando Veríssimo)



Um comentário:

  1. ESSE É O NOSSO BLOG.
    CRITIQUE, ELOGIE, FALE O QUE QUISER, TUDO SERÁ DIVULGADO.

    ResponderExcluir