>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

*04/09/2010 - sábado*  
1842 - Casamento de D.Pedro II do Brasil com a princesa Teresa Cristina Maria de Bourbon.  

D. Pedro II, chamado O Magnânimo (Paço de São Cristóvão, Rio de Janeiro, 2 de dezembro de 1825 — Paris, 5 de dezembro de 1891), foi o segundo e último Imperador do Brasil. Seu nome completo era Pedro de Alcântara João Carlos Leopoldo Salvador Bibiano Francisco Xavier de Paula Leocádio Miguel Gabriel Rafael Gonzaga de Bragança e Habsburgo.
Dona Teresa Cristina Maria Josefa Gaspar Baltazar Melquior Januária Rosália Lúcia Francisca de Assis Isabel Francisca de Pádua Donata Bondosa André d'Avelino Rita Leodegária Gertrudes Venância Tadéia Espiridião Roca Matilda de Bourbon-Sicílias e Bragança (Nápoles, 14 de Março de 1822 — Porto, 28 de Dezembro de 1889), terceira e última Imperatriz do Brasil, foi a esposa do imperador Pedro II, com quem casou-se em 4 de setembro de 1842.
Filha do rei Francisco I do Reino das Duas Sicílias, seu enlace foi motivo de decepção para o marido. Há quem afirme que, ao conhecer a esposa, com quem casara por procuração, D. Pedro teria cogitado em pedir a anulação do matrimônio por conta de seus minguados atributos físicos: era baixa, manca e feia. Alguns cronistas relatam que o casamento só teria se consumado um ano depois e que o imperador só não remeteu a esposa de volta à sua terra natal graças à intervenção de D. Mariana Carlota de Verna Magalhães, Condessa de Belmonte e ama do jovem monarca.
1882 – Thomas Edison liga o interruptor que acende a iluminação do edifício do banqueiro J. P. Morgan, em Nova York, inaugurando a transmissão comercial de eletricidade na cidade.

1888 – George Eastman registra a marca Kodak e recebe a patente por sua câmera que usa rolo de filme.  A genial invenção de George Eastman, fundador da Kodak, revolucionou a fotografia. Com suas pequenas e simples câmaras e seu filme em rolo, qualquer pessoa, com conhecimentos técnicos mínimos, poderia fazer instantâneos.


1969 - Seqüestro do Embaixador - O embaixador americano Charles Elbrick é seqüestrado no Rio, em plena ditadura militar. Organizado por grupos que pediam como resgate a libertação de 15 presos políticos, o seqüestro marcou a luta armada contra o regime. O filme “O que é isso, companheiro?” retrata a história.
1998 – Criado o site de pesquisas Google.



Aniversariantes
1939 – Pena Branca, músico (morreu em 2010).
1964 – Robson Caetano, atleta.
1981 – Beyoncé, cantora norte-americana.

ANJO DO DIA:
Categoria: TRONOS
Príncipe: Tsaphkiel (Auriel) 
O príncipe dos Tronos é o Anjo Tsaphkiel (Auriel). Ele é o protetor das doze tribos de Israel.
O Rei David, em agradecimento pela sua proteção, criou os salmos, originalmente cantados.
Sua proteção angelical é sentida ao ouvirmos músicas ou quando estamos em profunda paz. A morada de Tsaphkiel chama-se "Harmonia".
23º Gênio - MELAHEL 

(11/Abr - 23/Jun - 04/Set - 16/Nov - 28/Jan)- SALMO 120
Este anjo protege contra as armas e os assaltos. Domina a beleza e auxilia a viajar a salvo. Exerce influência sobre a natureza, especialmente o plantio e conhecimento sobre ervas para cortar todos os males do corpo. Quem nasce sob esta influência, é absolutamente correto, gosta de tudo colocado em ordem e nunca adia o que deve ser feito. Domina a comunicação, expressando com clareza seus sentimento, embora pareça tímido e introvertido. Tem fortes premonições sobre fatos que acontecem quando menos se espera. É um iluminado. É audacioso, empreendendo expedições diferentes e perigosas e executa trabalhos exóticos. É um ecologista ativo. Tem intuição para conhecer os problemas das pessoas ou seus segredos mais íntimos, ajudando-as através de seus conhecimentos sobre os segredos das plantas. Profissionalmente terá sucesso como botânico, biólogo, fitoterapeuta, bioquímico, escritor de livros sobre as virtudes das plantas e em qualquer atividade ligada com a natureza. 
Gênio Contrário: domina a mentira, o charlatanismo e o uso indevido dos conhecimentos sobre a natureza. Poderá fazer parte de seitas que incentivam o uso de drogas, vender poções milagrosas, facilitar a propagação de doenças sexuais, cultivar plantas nocivas ou difundir o tráfico de drogas. 
(fonte:Comamor).



Show
Blow Up interpreta sucessos dos anos 70 a 90 neste sábado - De A Tribuna On-line
A banda Blow Uptoca sucessos dos anos 70 a 90 neste sábado, às 22h, no Clube dos Ingleses.
O repertório conta com hits das bandas The Beatles, Rolling Stones, Bee Gees, Deep Purple e Black Sabbath, e do cantor Phil Collins. Consagrada pelo público santista, a banda mantém a tradição desde os anos 70. O ingressos custa R$ 15. O endereço é Rua Santa Catarina, 127, José Menino, em Santos.

Cinema e música
'Eruditos do Cinema Italiano' é tema de concerto neste sábado
(A Tribuna On-line)
A Pinacoteca Benedicto Calixto recebe neste sábado o concerto 'Eruditos do Cinema Italiano', às 17 horas.
No repertório, o pianista santista Tarso Ramos valorizara filmes dirigidos pelos cineastas italianos Nino Rota, Fellini, Tornatore e Benigni: Amacord, A Doce Vida, Oito e Meio, Romeo e Julieta, O Poderoso Chefão, Cinema Paradiso, A Missão, A Vida é Bela, Pinóquio, O Tigre e a Neve entre outros.
A Pinacoteca Benedicto Calixto fica na Av. Bartolomeu de Gusmão, nº 15, em Santos.

IN MEMORIAM:

Moisés - Profeta do Antigo Testamento
 (1592 a.C. - 1472 a.C)
Profeta israelita da Bíblia Hebraica (conhecida entre os cristãos como Antigo Testamento), da Tribo de Levi. De acordo com a tradição judaico-cristã, Moisés foi o autor dos 5 primeiros livros do Antigo Testamento. É  encarado pelos judeus como o principal legislador e um dos principais líderes religiosos. Para os muçulmanos, Moisés foi um grande profeta.
Durante 40 anos (segundo a maioria dos historiadores,  conduz o povo de Israel na peregrinação pelo deserto. Moisés morre aos 120 anos, após contemplar a terra de Canaã no alto do Monte Nebo, na Planície de Moabe. Josué, o ajudante, sucede-lhe como líder, chefiando a conquista de territórios na Transjordânia e de Canaã.
No Cristianismo, Moisés prefigura o "Moisés Maior", o prometido Messias (em grego, o Cristo). O relato do Êxodo de Israel, sob a liderança por Moisés, prefigura a libertação da escravidão do pecado, passando os cristãos a usufruir a liberdade gloriosa pertencente aos filhos de Deus.
Na Igreja Católica e Igreja Ortodoxa, é venerado como santo, sendo a festa celebrada a 4 de setembro.
Segundo a Edição Pastoral da Bíblia, seu nome é citado 894 vezes na Bíblia.(fonte: Wikipedia).

Robert Schuman (1886-1963)
Robert Schuman, político, advogado de alto nível e Ministro dos Negócios Estrangeiros francês entre 1948 e 1952, é considerado um dos promotores da unificação europeia.
Nascido no Luxemburgo e influenciado pela sua origem na fronteira entre a França e a Alemanha, Robert Schuman, apesar das experiências vividas na Alemanha nazi (ou talvez devido a elas), compreendeu que só uma reconciliação duradoura entre a França e a Alemanha podia dar origem a uma Europa unida. Deportado para a Alemanha em 1940, conseguiu fugir e juntar-se à resistência francesa dois anos mais tarde. Apesar disso, nunca manifestou qualquer ressentimento para com a Alemanha quando, após a guerra, se tornou Ministro dos Negócios Estrangeiros.
Em colaboração com Jean Monnet, elaborou o famoso Plano Schuman, que divulgou em 9 de Maio de 1950, hoje considerada a data de nascimento da União Europeia. Nesse plano, Schuman propunha o controlo conjunto da produção do carvão e do aço, as matérias-primas mais importantes para a produção de armamento. A ideia fundamental subjacente à proposta era a de que um país que não controlasse a produção de carvão e de aço não estaria em condições de declarar guerra a outro.
Schuman informou deste plano o Chanceler alemão Adenauer, que vendo nele imediatamente uma oportunidade para pacificar a Europa, o aprovou. Pouco tempo depois, foi a vez dos Governos de Itália, Bélgica, Luxemburgo e Países Baixos reagirem favoravelmente. Os seis países assinaram o acordo constitutivo da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço em Paris, em Abril de 1952. A União nasceu, assim, de uma iniciativa de paz.
Schuman apoiou também a criação de uma política europeia comum de defesa e foi Presidente do Parlamento Europeu entre 1958 e 1960.
(fonte: europa.eu)
Nota da Wikipedia>De 1958 a 1960 , ele foi o primeiro presidente do Parlamento Europeu, que o condecora, no final de seu mandato, com o título de «Pai da Europa».
Um processo de beatificação de Robert Schuman foi aberto pela Igreja Católica em 9 de junho de 1990, nele foram ouvidas 200 testemunhas, o processo conta 50 mil páginas e pesa cerca de meia tonelada. Atualmente encontra-se na Congregação para as Causas dos Santos na Santa Sé para exame. Foi entretanto declarado SERVO DE DEUS, o primeiro passo para a eventual beatificação.


PAULO GRACINDO(Ator)
1911-1995
Paulo Gracindo nasceu em 16 de junho de 1911, na cidade de Rio de Janeiro .  Era um gentleman. Estudou direito. Mas desde cedo quis ser ator. Começou cinema, já em 1937 começou a aparecer em filmes. E fez vários: "João Ninguém"; "Tererê Não Resolve"; "Está tudo aí"; "Anastácio"; "24 horas de Sonho"; "O Dia é Nosso"; "Copacabana Palace"; "A Morta Sem Espelho"; "A Falecida"; "Na Mira do Assassinato"; "Cara a Cara". Aí a televisão já existia , havia bastante tempo no Brasil, e a TV Globo já começava a ganhar nome. Era o ano de 1967. Foi quando foi contratado para fazer : "A Rainha Louca". Logo depois, porém, fez o filme: "Terra em Transe", de Glauber Rocha e mais dois ou três filmes. Aí voltou-se inteiramente à Globo e à televisão . Fez novelas, seriados, grandes programas. Transformou-se num dos maiores da telinha. Fez as novelas: "A gata de Vison"; "A Próxima Atração"; "Salário Mínimo"; "O Cafona"; "Bandeira 2"; "O Bem Amado"; "Os Ossos do Barão"; "Gabriela"; "O Casarão"; "Sinal de Alerta"; "A Morte e a Morte de Quincas Berro D´Agua"; "Pai Herói"; "Roque Santeiro"; "Hipertensão"; "Mandala"; "Rainha da Sucata"; "Araponga"; "Vamp"; "Mulheres de Areia"; "Agosto". Enfim, não é necessário registrar mais algum filme que ele tenha feito, ou peça teatral, pois Paulo Gracindo se transformou num dos principais atores nacionais. Seu nome aparecia sempre em primeiro lugar nas listas dos cast de atores. E ele conseguiu ser magnífico, em todos os papéis. Ele marcou a televisão principalmente como Odorico Paraguaçu, o prefeito da cidade de Sucupira, na novela: "O Bem Amado", que foi aliás a primeira novela em cores da televisão brasileira. Foi um trabalho inesquecível. Embora tenha ido ao ar em 1973, Odorico Paraguaçu é lembrando até hoje. 
Paulo Gracindo é pai do ator Gracindo Júnior (foto). E avô dos também atores Daniela Duarte e Gabriel Gracindo. Paulo Gracindo morreu em 4 de setembro de 1995. Mas sua imagem aparece sempre em resenhas, rememorações, elogios e lembranças da televisão brasileira (fonte: Net Saber)



WALDICK SORIANO – Ícone da música classificada como “brega”
(13/05/1933 - 04/09/2008)
Nasceu no interior da Bahia e trabalhou como lavrador, peão e garimpeiro antes de ir a São Paulo tentar a sorte no meio artístico, no final dos anos 50. Depois de algum esforço (sem sucesso imediato e sem querer pedir dinheiro à família, trabalhou como engraxate), conseguiu gravar sua música "Quem És Tu?". A partir de então começou a chamar a atenção por seu repertório de canções sobre amores malsucedidos e por seu visual - sempre de óculos escuros e vestido de preto. Nos anos 60 firmou-se como cantor de dor-de-cotovelo, gravando vários discos com composições próprias que versavam sobre o mesmo assunto. Popularizou-se mais no Nordeste do que em outras regiões, até o grande sucesso de "Eu Não Sou Cachorro Não", que o tornou nacionalmente conhecido. A música ganhou uma versão caricatural em inglês gravada pelo cantor Falcão, e denominada "I'm Not Dog No".
Entre seus maiores sucessos estão "Paixão de um Homem", "A Carta" (J. Louzada/ J. Gonçalves), "A Dama de Vermelho", "Se Eu Morresse Amanhã". (fonte: cliquemusic)
Em 2007, Patrícia Pillar (foto com Waldick)  dirigiu um documentário sobre o cantor intitulado WALDICK, SEMPRE NO MEU CORAÇÃO.
Dama De Vermelho
Garçom, olhe pelo espelho
A dama de vermelho
Que vai se levantar.
Note que até a orquestra
Fica toda
em festa
Quando
ela sai para dançar.
Essa dama já me pertenceu
E o culpado fui eu da separação.
Hoje eu choro de ciúme,
Ciúme até do perfume
Que ela deixa no salão.
Garçom, amigo,
Apague a luz da minha mesa
Eu não quero que ela note
Em mim tanta tristeza.
Traga mais uma garrafa,
Hoje eu vou me embriagar.
Quero dormir para não ver
Outro homem em meu lugar.  

Fernando Torres
(14/11/1927 – 04/09/2008)
 Foi ator, diretor e produtor de teatro, cinema e televisão.  Torres era casado desde 1952 com a atriz fernanda Montenegro e era também pai do cineasta Cláudio Torres e da atriz Fernanda Torres
Iniciou sua carreira de ator teatral aos 22 anos, com a peça "A Dama da Madrugada" (La dama del alba), de Alejandro Casona. Como diretor, sua primeira montagem foi "Quartos Separados" (1958)), com o Teatro Brasileiro de Comédia.
Em  1959 , fundou o  Teatro dos Sete, juntamente com Fernanda Montenegro, Sérgio Brito, Ítalo Rossi e Gianni Ratto.  Em 1961, foi premiado como diretor revelação por sua montagem de "O Beijo no Asfalto", de Nelson Rodrigues.
Faleceu em sua casa, no Rio de Janeiro, na tarde do dia 4 de setembro de 2008, vítima de enfisema pulmonar
O Teatro Muncipal da cidade de Guaçui no Espírito Santo leva o nome de Fernando Torres em homenagem ao filho mais ilustre do município, tendo em seu salão principal as assinaturas de Fernando Torres e Fernanda Montenegro. O Teatro recebe espetáculos de diversas companhias teatrais nacionais e sedia anualmente o Festival Nacional de Teatro de Guaçuí, um dos mais importantes festivais de teatro do estado com reconhecimento nacional.

"QUANDO A GENTE ACHA QUE TEM TODAS AS RESPOSTAS,
 VEM A VIDA E MUDA AS PERGUNTAS" (Luis Fernando Veríssimo)


Um comentário:

  1. Amigos, gostaria muito saber sua opinião sobre nosso blog. Estou aguardando seus comentários, críticas, sugestões para melhorar, tudo será aceito e divulgado. Obrigada. Vanisa Razuk

    ResponderExcluir