>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

quinta-feira, 24 de março de 2011

MONGAGUÁ - PIONEIRISMO NA PROTEÇÃO DOS MARES

PIONEIRISMO NA PROTEÇÃO DOS MARES


Hoje a Diretoria de Meio Ambiente de Mongaguá, através do seu Diretor Domênico e do Oceanógrafo Fernando Gonçalves, implantaram um procedimento municipal de monitoramento marítimo que contará com a participação do corpo de bombeiros.

 Planilhas de Monitoramento serão preenchidas, contendo informações importantes para auxiliar na fiscalização de embarcações pesqueiras na faixa litorânea que estiverem muito próximas da costa. Esta ação tem como objetivo evitar a reincidência de casos como o do dia 25 de janeiro de 2011, onde foram retirados cerca de 10 toneladas de peixes mortos na praia de Mongaguá, oriundos da atividade de pesca de arrasto de camarão.

“A Credibilidade da instituição Corpo de Bombeiros é fundamental nesse procedimento. Acredito que esta ação terá reflexos significativos na proteção de nosso patrimônio natural Marítimo. São muitos os impactos que a ocorrência causou para o ambiente, como a devastação do leito marinho e exploração irresponsável da biodiversidade de espécies. A economia local também sofre devido ao mal cheiro e a especulação de estar em uma área contaminada afugentando turistas, além dos prejuízos sociais aos pescadores artesanais de nossa cidade, onde os petrechos de pesca são arrastados por estas embarcações maiores”, afirmou o oceanógrafo.

O material foi elaborado pelo Instituto de Pesca em parceria com a Prefeitura de Mongaguá e a APA Marinha Litoral Centro.




DENUNCIE IRREGULARIDADES


TELEFONES PARA CONTATO EMERGENCIAL:

Diretoria de Meio Ambiente de Mongaguá: (13) 3445-3049
Polícia Ambiental Patrulha Marítima:  (13) 3341-6145
Polícia Ambiental Itanhaém: (13) 3422-3765
Instituto de Pesca:  (13) 3261-5474

E-mail para envio de fotos:
Matéria enviada por
Domênico




2 comentários:

  1. Muito bom. Uma atitude prática e eficiente, com a própria população zelando pelo meio ambiente. Parabéns ao Diretor e ao Oceanógrafo. Todas as cidades deveriam ter esse sistema de fiscalização, amparado por um profissional da área. Espero que as cidades vizinhas copiem o modelo!

    ResponderExcluir
  2. A cidade de Mongaguá está de Parabéns!
    Cada vez mais mostrando ao Brasil projetos importantes e, acima de tudo, preocupados com o meio ambiente.
    Parabéns também aos responsáveis por esta iniciativa, um trabalho de extrema capacitação e excelência!

    ResponderExcluir