>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

terça-feira, 22 de março de 2011

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2011

Campanha da Fraternidade 2011 - No dia 9/3 (Quarta-feira de Cinzas), início do Tempo da Quaresma, as igrejas cristãs em todo o Brasil iniciam também a Campanha da Fraternidade, que este ano tem como tema “Fraternidade e Vida no Planeta” e como lema “A criação geme em dores de parto (Rm 8,22).


Quaresma e Fraternidade - Esta é a 47ª Campanha da Fraternidade desde que foi criada em 1964. A conscientização sobre o aquecimento global e as mudanças climáticas está entre os principais objetivos da Campanha. A busca de ações que preservem a vida no planeta é outra meta da CF.Com 124 páginas e dividido em quatro partes, o texto-base, carro-chefe da CF, apresenta o conteúdo a ser discutido ao longo da Campanha. Na primeira, faz uma análise da realidade procurando estabelecer as causas do aquecimento global e das mudanças climáticas. 
Toca na relação que há entre o aquecimento global e as atividades humanas; questiona o modelo energético do país; denuncia o desmatamento e as queimadas, responsáveis por 50% da emissão de gases de efeito estufa no Brasil; interpela o agronegócio e o atual modelo de desenvolvimento.
A Campanha vai alertar, ainda, para a ameaça à biodiversidade e para o risco da escassez de água no planeta.

 A segunda parte do texto-base busca na bíblia, na teologia e na palavra da Igreja a fundamentação do tema e do lema da CF.


Já na terceira parte, aponta diversas atitudes que podem ser tomadas por pessoas, comunidades, governo, empresas e instituições, com o objetivo de preservar a vida no planeta terra.

Contatos sobre a CF na Diocese de Santos: Padre Valdeci João dos Santos – 3361-1272 – Coord. das Pastorais Sociais/CF - Helenice Vizaco – 9621-9721/ 3384-6968.





CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2011

Agentes de pastorais da Diocese de Santos participaram do segundo encontro e formação para a Campanha da Fraternidade, que este ano tem como tema “a fraternidade e a vida no planeta”.

O encontro foi realizado no Liceu Santista, e contou com a presença de Dom Jacyr Francisco Braido, bispo diocesano de Santos, e de dom Fernando legal, bispo emérito de São Miguel paulista, e referência do sul 1 para a Campanha da Fraternidade.

DOMÊNICO e DOM JACYR   
Estiveram presentes também representantes dos governos municipais de Guarujá, Mongaguá (Domênico)  e Santos, da área de Meio Ambiente.

Durante o dia, os agentes ouviram especialistas em questões ambientais, que apresentaram uma visão panorâmica sobre os maiores problemas que estão afetando ou até mesmo alterando as condições de vida no planeta.

Algumas são questões ambientais naturais, decorrentes da própria estrutura geológica da terra, que tem seu ciclo próprio de vida.
E outras são questões decorrentes do comportamento humano, especialmente no que se refere ao modo de vida consumista, que está levando ao esgotamento os recursos naturais, necessários para a vida humana.

E esse modelo de vida consumista predatório contribui de modo negativo, dentre outros fatores, para o aumento da poluição, do surgimento de doenças e para piorar a qualidade de vida de todos os seres no planeta.

DOMÊNICO e DOM JACYR   
Com esse tema da Campanha da Fraternidade, a Igreja quer chamar a atenção para a responsabilidade individual e coletiva,  em relação ao que precisa ser feito com urgência,  para que a vida na terra tenha garantias concretas, não apenas no imediato, mas também, para as futuras gerações.
                        DOMÊNICO e DOM JACYR   


A PREFEITURA DE MONGAGUÁ,  ATRAVÉS DA DIRETORIA DE MEIO AMBIENTE, ESTÁ PARTICIPANDO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário