>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

sábado, 14 de agosto de 2010

15/08/2010 - UTILIDADE PÚBLICA, CULTURAL E EVENTOS

*15/08/2010 - domingo* 
Dia da INFORMÁTICA - No Dia da Informática devemos fazer uma reflexão sobre as mudanças que o uso de computadores trouxe à vida das pessoas mas, principalmente, pensar que por trás de uma máquina existe um ser-humano que a faz funcionar...





Dia do ANALISTA DE SISTEMAS - O analista de sistemas estuda os diversos sistemas existentes entre hardwares (equipamento), softwares (programas) e o usuário final, seus comportamentos e aplicações, desenvolvendo a partir de então soluções que serão padronizadas e transcritas da forma que o computador possa executar.


Dia dos SOLTEIROS - Celebra-se no dia 15 de agosto o dia dos solteiros. Não se sabe exatamente como e quando surgiu isto, mas a idéia é boa, afinal, é uma espécie de desforra daqueles que no dia 12 de junho não têm com quem comemorar. 

Aniversariantes de Mongaguá: 
.Cristina Marino
.Luana e Júlio (amor eterno)
.Nicolly (e Luiz Fernando)
.Day
.Drika Uyema

Aniversariantes (menos famosos) 
1949 – Glória Maria, jornalista e apresentadora de televisão.
1950 – Anne, Princesa Real, filha da Rainha Elizabeth II.
1961 - Leandro, cantor sertanejo, que integrou a dupla Leandro & Leonardo (morreu em 1998).

NOSSO AMIGO TONINHO DA FARMAIS,
SEMPRE PREOCUPADO EM ATENDER BEM,
INFORMA:

EM BREVE no VERA CRUZ
           AV. MONTEIRO LOBATO, 3638 

Anjo do Dia: 
CATEGORIA: SERAFIM
PRÍNCIPE: METRATON: Pessoas maduras, sábias; têm forte ligação com Seus. São fortes, nobres, pacientes e de maneiras agradáveis. Vivem em paz com todos. Amam a verdade, são intuitivas e têm poderes para o trabalho de cura com as mãos (energização). 

3º Gênio - SITAEL(22/Mar - 03/Jun - 15/Ago - 27/Out - 08/Jan)
            SALMO 90

Este Anjo é invocado para todas as adversidades. Domina a nobreza, o magnetismo pessoal, as grandes descobertas e protege contra acidentes de automóvel, armas e assaltos. Quem nasce sob a influência deste Anjo, sabe que tem muita sorte e por isso tem a possibilidade de realizar-se financeiramente. Está sempre em atividade, lutando por ascensão. Não consegue, por orgulho, pedir favores a ninguém, é um batalhador solitário. É bonito interna e externamente e pelo forte carisma, atrai a atenção das pessoas. Respira vida, tem a alma elevada e gosta de ter muitos amigos, aos quais geralmente dá conselhos preciosos. Tem muita cultura. Geralmente perdoa as pessoas que tentam prejudicá-lo. É um grande transformador, protegendo e incentivando pessoas com idéias novas. Tem grande simpatia e gentileza, adora festas, banquetes, embora seja reservado na maneira de vestir. Este Anjo pede por muita paciência, agir sempre com prudência e cautela.
Gênio Contrário: Domina a hipocrisia, a ingratidão, o perjúrio, a mentira e os rituais eróticos. A pessoa sob a ação deste gênio, culpa o destino por tudo de ruim que acontece em sua vida e passa suas responsabilidades para os outros. Não ajuda ninguém e cobra com agressividade seus protetores. Utiliza a sexualidade para alcançar cargos elevados, tem muitas aventuras amorosas e mostra uma aparência medíocre.


EVENTOS HISTÓRICOS:
1969 - Abertura do FESTIVAL DE WOODSTOCK (uma maratona cultural pelo amor e pela paz).
    Foi o auge da era hippie!
Em 15 de agosto de 1969, começava um festival de rock em que se apresentaram os mais conhecidos músicos do gênero. Realizado em uma fazenda em Bethel, Nova Iorque, reuniu num final-de-semana mais de 400 mil pessoas, num espaço originalmente montado para receber 50 mil.

Marco do movimento da contracultura, naquela ocasião, promoveu grande polêmica, pelos propósitos levantados: os ideais de paz e amor, defendendo o sexo livre e condenando a Guerra do Vietnã. Um protesto contra uma sociedade americana infestada pelo desejo de controle.

A abertura do festival foi ao som de "High Flyin' Bird", pelas 12 cordas do violão de Richie Havens, que criou naquele palco "Freedom". Participaram, entre outros, Santana, Janis Joplin, The Who, Joe Cocker e Jimi Hendrix, finalizando com "Hey Joe".




NOTA: Eu vivi esse movimento... tinha apenas 18 anos... eram outros tempos. Eram tempos em que "hipocresia" e  "cinismo" não faziam parte de nosso dia-a-dia.  Ex: a torta "nega maluca" ainda não se chamava "torta afro-descendente com deficiência mental" ... BRAZIIIILLLLLLLLL (Vanisa Razuk)


IN MEMORIAM


EUCLIDES DA CUNHA, autor do best-seller  “OS SERTÕES”

Cantagalo, 210/01/1866
Rio de Janeiro, 15/08/1909
Escritor, Sociólogo, Historiador, Poeta, e Engenheiro



Os sertões: contemporâneo da posteridade
"O livro número um do Brasil", a obra prima de Euclides da Cunha - que neste ano completa 108 anos de publicação –é  celebrada por muitos, muitíssimos motivos - em especial por sua espantosa atualidade.

A morte de Euclides da Cunha em 1909 ainda hoje continua a provocar polêmica
RIO - Na manhã do dia 15 de agosto de 1909, Euclides da Cunha se vestiu de preto. Não pregara olho durante a noite, fumara sem parar. De Copacabana, seguiu para a casa dos primos Nestor e Arnaldo, em Botafogo, e lá pegou emprestado um revólver Smith & Wesson, calibre 22. Na Central do Brasil, tomou o trem. Passou por São Cristóvão, Riachuelo, Sampaio, Méier... Na estação da Piedade, saltou. Ao chegar à casa 214 da Estrada Real de Santa Cruz, hoje Avenida Suburbana, o autor de "Os sertões" estava disposto a "matar ou morrer": acabou morto, com quatro tiros, por Dilermando de Assis - um cadete do Exército que, desde 1905, mantinha um romance pra lá de proibido com Anna, mulher do escritor. Euclides tinha 43 anos, Dilermando, 21. Anna 37.
Legítima defesa
Passados cem anos, a morte de Euclides continua a revolver ódios e paixões. De um lado, os que pregam que ele foi assassinado covardemente no jardim. De outro, os que defendem que Dilermando agiu em legítima defesa ao disparar o seu revólver 38 contra o escritor, quando ele ainda estava dentro de sua casa.



Os personagens:
Euclides da Cunha - Nascido em Cantagalo (RJ), aos 3 anos perdeu a mãe, foi abandonado pelo pai e passou boa parte da juventude pulando de casa em casa de parentes. Casou-se em 1890 e, com Anna, teve quatro filhos. Militar, jornalista, escritor, trabalhou como engenheiro.


Anna da Cunha - Após a morte de Euclides, casou-se em 1911 com Dilermando. Teve sete filhos com ele, dois morreram pouco após o nascimento. Em 1926, separou-se do militar. Morreu em 12 de maio de 1951, vítima de câncer, no Rio.



Dilermando de Assis - Em 4 de julho de 1916, mataria num cartório Euclides da Cunha Filho, o Quidinho, que fora vingar a morte do pai. Foi absolvido. Em 1926, trocou Anna por Marieta e teve outra filha. Morreu em 13 novembro de 1951, de derrame cerebral, em São Paulo.
Dinorah de Assis - Ao lado de Dilermando, também foi alvejado por Euclides na casa da Piedade. Ele disse que o escritor entrou na residência atirando. O cadete da Marinha e jogador de futebol acabaria por suicidar-se, aos 32 anos, em Porto Alegre.
Solon da Cunha - Dois meses antes da morte de Quidinho, Solon (na foto à esquerda, sem chapéu) morreria assassinado, na Amazônia. Delegado em Tarauacá (Acre), morreu durante diligência em busca de homicidas. Tinha 24 anos. As últimas palavras: "Ai meu pai".
Angélica e Lucinda Rato - As tias de Dilermando, que chegaram a morar na casa de Euclides, confirmaram a traição. Elas é quem forneceram ao escritor o endereço da casa da Piedade (na foto) e o teriam insuflado a matar e "cuspir sobre o cadáver" da mulher que o traiu.   



Repercussão
A minissérie Desejo, da TV Globo, contou a história romanceada de Ana de Assis, interpretada por Vera Fischer e o livro Anna de Assis, resultado do depoimento de Judith Ribeiro de Assis, filha de Dilermando de Assis, ao jornalista Jeferson de Andrade, atingiu mais de 10 reedições.





CARICATURA DE EUCLIDES DA CUNHA, POR RAUL PEDERNEIRAS, DE 1903

Violência doméstica: denúncias a serviço de atendimento crescem 112%.
Denúncias de violência doméstica contra mulher aumentam 112 por cento.
A alta foi registrada pela central de atendimento 180, que é um serviço do governo federal destinado especialmente para receber esse tipo de queixa da população feminina.
De janeiro a junho deste ano, foram mais de 343 mil ligações atendidas, contra menos de 162 mil no mesmo período de 2009.
Crimes de lesão corporal foram os mais denunciados, seguidos pelos casos de ameaças. 
A maioria das mulheres que ligam para o número 180 tem entre 25 e 50 anos de idade e diz que vive junto com o agressor.
Em metade dos casos, a violência é diária e as vítimas sentem que sofrem risco de morte.
O aumento da procura pelo serviço é atribuído a fatores como mais acesso das pessoas aos meios de comunicação e o maior poder e vontade de se manifestar da população feminina.
fonte: Agência Rádio2





Nenhum comentário:

Postar um comentário