>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

sábado, 23 de abril de 2011

*24/04/2011 - DOMINGO DE PÁSCOA* - HOMENAGEM A RUBENS MACUCO MOSCA

*24/04/2011 - DOMINGO DE PÁSCOA*
Dia da Páscoa - comemoração móvel da Igreja Católica e outros Cristãos, celebrando a ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo: 1º domingo após a 1ª Lua-Cheia da Primavera no Hemisfério Norte e Outono no Hemisfério Sul.
DOMINGO DE PÁSCOA 
“Por que procurais entre os mortos aquele que está vivo? Não está aqui, ressuscitou!” (Lc 24, 5b-6). Três dias após a morte de Jesus, algumas mulheres foram ao seu túmulo, ouviram este anúncio e se tornaram mensageiras dessa boa notícia.
O anúncio pascal traz a certeza de que a injustiça e o egoísmo, a violência e o ódio não terão a última palavra sobre a existência 
A Páscoa de Jesus é sinal da vitória possível sobre a morte e sobre todos os males…

Páscoa é renascimento…
É passagem…
É mudança e transformação…
Fica para trás uma vida velha
E começa agora um novo caminhar
Cheio de luz, de fortalecimento e de
Esperanças renovadas,
Feliz Páscoa!
Nota: Historicamente, a palavra Páscoa significa 'passagem', pois muito antes de ser considerada festa da ressurreição de Cristo, Páscoa anunciava o fim do inverno e a chegada da primavera, onde os pastores faziam uma festa muito alegre, que marcava o renascimento da natureza após os meses de frio do inverno. Essa festa recebe o nome o de Páscoa.
Celebrava-se a Páscoa, fazendo ofertas às Deusas da Natureza.
Com a Cristandade, esta Festa foi adaptada, para celebrar a ressurreição de Cristo.
A festa tradicional associa a imagem do coelho, um símbolo de fertilidade, e ovos pintados com cores brilhantes, representando a luz solar, dados como presentes. A origem do símbolo do coelho vem do fato de que os coelhos são notáveis por sua capacidade de reprodução. Como a Páscoa é ressurreição, é renascimento, nada melhor do que coelhos, para simbolizar a fertilidade! http://wwwusers.rdc.puc-rio.br/kids/kidlink/kidcafe-esc/significado.html


CURIOSIDADE INÚTIL:
Dia do Boi - Na nomenclatura usual dos campos, boi inteiro é touro,  castrado, é boi-de-trabalho.
O recém-nascido é bezerro e já crescido é novilho.
A fêmea do boi é vaca, a cria nova é bezerra e já crescida, é novilha.



NA HISTÓRIA:
24/04/1184 a.C - Esta é a data tradicional da entrada dos gregos em tróia usando o Cavalo de Tróia. 
Cavalo de Tróia feito para o filme Tróia, preservado em Canakkale,  na Turquia.

De acordo com a lenda associada à conquista de Tróia pela Grécia, na chamada Guerra de Tróia, um grande cavalo de madeira foi deixado junto às muralhas de Tróia. Construído de madeira e oco no seu interior, o cavalo abrigava alguns soldados gregos dentro da sua barriga. Deixado à porta da cidade pelos gregos, os Troianos acreditaram que ele seria um presente como sinal de rendição do exército inimigo. Após a morte de Lacoonte, um grego que atirou um dardo ao cavalo, o presente entrou na cidade.
Durante a noite, os guerreiros deixaram o artefato e abriram os portões da cidade. O exército grego pôde assim entrar sem esforço em Tróia, tomar a cidade, destruí-la e incendiá-la. 
Apesar de ser parte da história da Guerra de Troia, o cavalo de Troia só é descrito com detalhe na Eneida, obra da literatura latina que conta a fundação de Roma.(fonte: wikipedia) 

Aniversariantes 24 de abril (amigos do Orkut e Facebook)   
- OVOS DE PÁSCOA DELÍCIAS DA GULA
- ELENICE REIS
- ADRIANA SEYSSEL

Aniversariantes 24 de abril (menos famosos) 

São Vicente
de Paulo

 SÃO VICENTE DE PAULONascimento: 24/04/1581, aldeia de Pouy, perto de Dax, sul da França
Filiação: João de Paulo e Bertranda de Morais
Falecimento: 27/09/1660, França
Religioso católico, ordenado padre em 23/09/1600; funda as congregações das "Damas da Caridade" (08/12/1617), da "Missão" (25/01/1625, lazarista) e das "Filhas da Caridade" (29/11/1633, com Santa Luisa de Marillac); tido como o "Pai dos Pobres" e patrono de todas as Obras de Caridade (1883).
"Amemos a Deus, meus irmãos, amemos a Deus, mas que isto seja a custa dos nossos braços, que isto seja com o suor dos nossos rostos". 

1930 – JOSÉ SARNEY, atual Senador e ex-presidente do Brasil.

1932 – AGILDO RIBEIRO, ator brasileiro.

1934 – SHIRLEY MACLAINE, atriz americana.

1942 – BARBRA STREISAND, atriz americana.

ANJO DO DIA: 
Categoria: POTÊNCIAS
Príncipe: CAMAEL (SAMUEL)
 Pessoas que são extremamente justas, pois conseguem ver as coisas sob vários aspectos diferentes. Sempre preocupados em agradar a todos, não gostam de situações conflitantes e buscam sempre a harmonia. São dotados de uma sensibilidade afetiva rara, demonstrando sempre carinho e cordialidade para com seus semelhantes. Não toleram situações de injustiça, buscando sempre o diálogo em defesa dos oprimidos. Possuem inteligência viva e percepção rápida; são tranqüilos, quietos, moderados e refinados, não apreciando a superficialidade. Seu maior defeito poderá ser a indecisão. Sua vocação será fazer despertar nas pessoas a facilidade de viver sem problemas, com autoconfiança e otimismo .
36º Gênio - MENADEL(24/Abr - 06/Jul - 17/Set - 29/Nov - 10/Fev)- SALMO 25
Este anjo é invocado para manter o emprego, preservar os bens materiais adquiridos e ajudar a encontrar os bens perdidos ou extraviados. Protege contra os caluniadores e libera as pessoas que sentem-se deprimidas. Informa acerca de pessoas distantes, das quais não temos notícias há muito tempo. Quem nasce sob esta influência terá muita força de bondade, será sagaz, autoconfiante e direto na maneira de falar. Excelente amigo, companheiro, amante apaixonado, ofende-se com certa facilidade e critica imediatamente algo que não gosta. Age com discrição e astúcia, assume responsabilidade com seriedade e dedicação. Perfeccionista, dedicado ao trabalho, espera a mesma postura das pessoas com quem trabalha. Os negócios pessoais serão levados a sério, alcançando sempre os objetivos propostos. Seu trabalho, bem como sua forte personalidade e carisma, farão com que fique conhecido nos meios de comunicação, ocupando um lugar de destaque. Otimista, independente, ativo e avançado, considera a honestidade e a verdade coisas de muita importância na vida. Discorda de alguns pontos em relação a religião, pela falta de praticidade delas. Será chamado de "profeta", por sua visão profunda das coisas, principalmente no aspecto social. Apesar de saber que poderá "abusar" da força de seu anjo guardião, só pedirá auxílio quando esgotar todos os outros recursos; entende que esta força é sublime demais para ser invocada para qualquer necessidade. Profissionalmente, poderá ser um grande orador público, cientista e pesquisador. Professor ou filósofo autodidata, ensinará as leis que regem e governam o Universo. Defenderá a Pátria com amor e poderá ser convidado por partidos políticos ou sociedades comunitárias para participar da vida pública.
Gênio Contrário: domina o ócio e a preguiça. A pessoa sob a influência deste gênio contrário poderá adotar métodos que entravem o andamento de projetos na justiça, proteger fugitivos criminosos, fugir par ao exterior a fim de escapar da justiça, ser falso profeta e aceitar cultos religiosos sem valor.(fonte: comamor)

  
   
                 =  PANEGÍRICO =
 RUBENS  MACUCO   MOSCA
  M.T.P.S. nº l4136 
        Nasceu em 19 de fevereiro de 1944, falecendo em 24 de abril de 2010, aos 66 anos de idade, por problemas cardíacos.
        Seu pai maestro e professor  e compositor e jornalista RADAMES  MOSCA.
        Sua mãe professora normalista e escritora e poetisa e jornalista NATHERCIA MACUCO MOSCA.
 Aprendeu as declinações latinas com seu irmão mais velho e começou a ler assistindo televisão (1950), por volta dos cinco anos, alfabetizado por sua mãe.
        Orgulhava-se de ter pertencido desde lobinho ao Escotismo da Terra e do Ar, tentando criar o Escotismo do Fogo, na época do Coronel PM PLÍNIO ROLIN DE MOURA, então Comandante do Corpo de Bombeiros de São Paulo, que lhe deu todo apoio, mas não logrou êxito. 
        Aprendeu os primeiros passos de como fazer um jornal com seu pai: do “boneco” com a diagramação,  revisão,  impressão,  expedição e distribuição dum jornal.
Trabalhou, aos 14 anos, no Touring Club do Brasil  como mensageiro.
No Laboratório Wander do Brasil  como arquivista.
Exerceu jornalismo em jornais e revistas, de início no Correio Paulistano (centenário jornal paulista), O Dia (1966 estagiário revisor). Democracia Cristã, Batalhão em Destaque, Vila Mariana Jornal, ora como arquivista ora  diagramador ora como revisor  (que era seu forte) ora na Revista Jardins, com OLIVEIRA LAET.
Nuns foi registrado regularmente como Jornalista Profissional, ora como revisor,ora como redator. 
Proprietário duma tipografia, quando Janio Quadros renunciou à presidência da República, já produzia jornais de diversas regiões, a chamada microimprensa, tanto em seu Estado, quanto no Paraná, Goiás e outras localidades, durante décadas.
        Fundou o jornal O Consumidor (1974), vanguardista que era, o primeiro especializado no assunto.
        Membro do Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo, da Associação Brasileira de Imprensa, da Federação Nacional dos Jornalistas, da Associação Interamericana de Prensa.   Foi o mais jovem membro da Ordem dos Velhos Jornalistas, quando lá ingressou, na década de 70.
Fundou a U.B.I. – União Brasileira de Imprensa e o Birô de Imprensa – Agência de Notícias.
        Seu  livro “Como Ficar Rico em Trinta Dias” deu-lhe muitas alegrias. Gostava de escrever contos e poesias  (hai kais de preferência) vezes em que usava pseudônimos
        Juntou seu acervo, uma biblioteca por volta de cinco mil volumes, formando o Centro Cultural Pluriaudiovisual RUBENS MACUCO MOSCA, primeiro em Itaquaquecetuba, interior de São Paulo, depois transferido para Mongaguá, Costa da Mata Atlântica, Litoral Sul de São Paulo, tudo financiado por ele. Recebeu inúmeras doações ampliando o acervo do Centro Cultural, mantendo a Sala de Leitura JOSÉ MINDLIN, com o aval do Grande  Bibliófilo.
        Firme em suas convicções, idealista por excelência, acreditava nas pessoas, incentivando a cultura e a instrução àqueles que o cercavam.
        Ao seu irmão mais velho, musicista e compositor como seu pai, sugeriu que usasse o nome de Radamés da Gaita (harmônica de boca ou realejo, como querem uns),
        Acometido por problemas cardíacos MOSCA recusou tratamento na Capital, confiante no pronto atendimento pelo AME e Hospital Guilherme Álvaro para procedimento específico de urgência, fato que não ocorreu, o que teria, quiçá, prolongado sua vida. Sofreu infarto letal.
(MATÉRIA ENVIADA POR  RADAMÉS MACUCO MOSCA, O NOSSO RADAMÉS DA GAITA)
         

 IN MEMORIAM:
   

Nísia Floresta

 DIONÍSIA GONÇALVES PINTO
Nascimento: 12/10/1810, Sítio Floresta, Papari (atual Nísia Floresta), Rio Grande do Norte, Brasil
Filiação: Dionísio Gonçalves Pinto Lisboa e Antonia Clara Freire
Casamento: Manuel Alexandre Seabra de Melo (1823 a 1824); com Manuel Augusto de Faria Rocha tem a filha Lívia Augusta (12/01/1830), uma outra nascimorta (1831) e Augusto Américo (12/01/1833)
Falecimento: 24/04/1885, Rouen, França
Causa: Pneumonia
Abolicionista, republicana, feminista, poeta e escritora (estréia como articulista no jornal "Espelho das Brasileiras", 04/1831); primeiro livro: "Direitos das Mulheres e Injustiça dos Homens" (1832); autora de obras como "Conselhos à Minha Filha" (1842), "O Modelo das Donzelas" (1847), "A Lágrima de um Caetá" (1849), etc; depois de 16 anos na Europa, volta ao RJ (1872) e funda os colégios "Brasil" e "Augusta"; tida como a mais notável mulher da história do RN, sob o pseudônimo de Nísia Floresta Brasileira Augusta.


Sérgio Buarque

 SÉRGIO BUARQUE DE HOLLANDA
Nascimento: 11/07/1902, São Paulo, São Paulo, Brasil
Filiação: Cristóvão Buarque de Holanda e Heloísa Buarque de Holanda
Casamento Maria Amélia Cesário Alvim (1936 até à sua morte): filhos Miúcha (1937), Álvaro (1942), Chico (1944), Sérgio Filho, Maria do Carmo (1946), Ana de Hollanda (1948) e Cristina (1950)
Falecimento: 24/04/1982, São Paulo, São Paulo, Brasil
Historiador (especialista em Brasil colonial), jornalista, sociólogo, professor, crítico literário e escritor, autor de "Raízes do Brasil" (primeiro livro e um clássico da historiografia brasileira, 1936); um dos fundadores do PT (Partido dos Trabalhadores).
"Não creio que o brasileiro seja fundamentalmente bom. Quem lê meus livros de história, percebe isso."


Deolindo Amorim

 DEOLINDO AMORIM
Nascimento: 23/01/11906, Baixa Grande, Bahia, Brasil
Filiação: Família pobre e católica
Casamento: Tem 3 filhos (incluindo o jornalista Paulo Henrique Amorim)
Falecimento: 24/04/1984, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Jornalista e escritor espírita; torna-se presbiteriano até romper com sua igreja e permanecer anos sem definição filosófica e religiosa; radicado no Rio de Janeiro, gradua-se em Sociologia na Faculdade de Filosofia da Universidade do Brasil; torna-se jornalista e funcionário público do Ministério da Fazenda; passa a frequentar o Centro Espírita Jorge Niemeyer (1935), organizando o I Congresso de Jornalistas e Escritores Espíritas (15/11/1939, época em que a religião é perseguida pelo Estado e pela Igreja Católica); atua no "Jornal do Commercio" e colabora em vários setores da imprensa espírita; defensor das idéias de Allan Kardec e admirador de Léon Denis, cria e é Presidente do ICEB (Instituto de Cultura Espírita do Brasil, 07/12/1957); autor de obras como "Africanismo e Espiritismo" (1947), "O Espiritismo à Luz da Crítica", "Espiritsmo e Criminologia", etc. 

  • Tráfico de pessoas é crime.
    Previna-se, defenda-se, denuncie:
    ligue 181
    Plantão: (11) 7818-9418 ou (11) 3241-4291 – Sigilo absoluto

  • APOIO: 
     Projeto "EDUCAÇÃO EM AÇÃO CONTRA A DENGUE".
    Local: EMEF  Joaquim Monteiro às 9h00 e
                EMEF José Cesário às 14h00. 
    Data da realização do evento: 29 de abril de 2011.

  •  SEJA QUAL FOR O PRINCÍPIO RELIGIOSO, FILOSÓFICO, CIENTÍFICO OU COMERCIAL,   É SABIDO QUE, SEM A NATUREZA, NÃO EXISTIRIA O SER HUMANO.

  • - CONSCIÊNCIA E RESPONSABILIDADE É DEVER DE TODOS.
                        DOMÊNICO
    "Que o Senhor do Universo a todos Ilumine"!

  • Orkut (perfil II): http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=mp&uid=12284695624417393699
    Facebook: Vanisa Razuk





  • Um comentário:

    1. Os Irmãos Moscas, Radamés da Gaita e Helena, agradecem, sensibilizados, a homenagem da Rádio Mongaguá, denotando o respeito ao Jornalista RUBENS MACUCO MOSCA.

      ResponderExcluir