>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

sexta-feira, 22 de abril de 2011

*23/04/2011 - Sábado de Aleluia* - DIA DE SÃO JORGE

*23/04/2011 - Sábado de Aleluia*
Dia de SÃO JORGE
WILLIAN SÃO JORGE

Nascimento: Capadócia, sudeste da Anatólia (atual Turquia)
Filiação: Família abastada; o pai morre em combate e mãe de Lida (Palestina)
Falecimento: 23/04/303, Nicomédia, Ásia Menor
Causa: Degolado (depois de ser supliciado), por ordem do Imperador romano Diocleciano
 Soldado; entra para o exército romano, chegando a Tribuno; converte-se ao Cristianismo, pelo que é perseguido e torturado; patrono da Cavalaria, da Inglaterra, Portugal, Geórgia, Catalunha, Lituânia, Moscou, etc; no Brasil, sincretizado com o orixá OGUM, é padroeiro do Escotismo e do CORINTHIANS/SP; homenageado com um feriado no Rio de Janeiro (23/04); também é comemorado em 03/11 (data da reconstrução de sua igreja em Israel).

.Dia de Sigurd -  Na mitologia germânica, Sigurd era o caçador de dragões. É representado pela tradição cristã por São Jorge. Acenda uma vela branca e peça a Sigurd que a ajude a vencer o dragão que a impede de realizar seus desejos. Sigurd (ou São Jorge) lutará ao seu lado.(texto extraído da revista wicca nº2.)  
. Em São Paulo é DIA DO TORCEDOR CORINTIANO, em homenagem ao Santo Guerreiro SÃO JORGE DA CAPODÓCIA, padroeiro do Corinthians.


Dia da Festa de OGUM  Ogum é o guerreiro, general destemido e estratégico, é aquele que veio para ser o vencedor das grandes batalhas, o desbravador que busca a evolução.
Defensor dos desamparados, segundo a lenda, Ogum andava pelo mundo comprando a causa dos indefesos, sempre muito justo e benevolente. Ele era o ferreiro dos orixás, senhor das armas e dono das estradas. Irreverente, pois é um orixá valente, traz na espada tudo o que busca. (fonte: http://nucleotendadeoxossi.blogspot.com)







. Dia Mundial do ESCOTEIRO - Em todo o mundo comemora-se no dia 23 de abril o "Dia Mundial do Escoteiro". Esta data foi escolhida em homenagem a SÃO JORGE, padroeiro dos Escoteiros.
"Baden-Powell apresenta o padroeiro como um modelo a ser seguido pelos escoteiros, ponderando que não se deve desistir diante de um obstáculo, pois São Jorge "fez o melhor que pode e, finalmente, conseguiu superar uma dificuldade que ninguém ousara enfrentar".
A Promessa Escoteira, prestada por Escoteiros, Escoteiras, Seniores, Guias, Pioneiros e Pioneiras na cerimônia correspondente e renovada quando da passagem de um Ramo para outro, é a seguinte:" Prometo pela minha honra fazer o melhor possível para: Cumprir meus deveres para com Deus e minha Pátria; Ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião; Obedecer à Lei Escoteira."

Dia Nacional do Serralheiro  - comemoração criada pelo marketing da Gerdau em 1999, para incentivar o "Programa Profissional do Aço" pelo Brasil, aproveitando como gancho o "Dia de São Jorge" que, segundo a lenda, sempre tinha consigo armas e espadas de metal, produtos feitos pelos antigos ferreiros/serralheiros. (www.olocutor.com)

Dia Nacional do Choro -  instituído no Brasil pela Lei nº 10.000 de 04/09/2000, para marcar a data do nascimento do compositor e instrumentista brasileiro, Alfredo da Rocha Viana Júnior, o Pixinguinha, mestre no Estilo Musical brasileiro chamado de "Chorinho".  (www.olocutor.com)

Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, instituido pela UNESCO em 1996, em honra de Cervantes e Shakespeare, que faleceram neste dia, em 1616.


. SÁBADO DE ALELUIA
O Sábado Santo, também chamado Sábado de Aleluia, é o dia antes da Páscoa no calendário de feriados religiosos do Cristianismo.
Na tradição católica, é costume os alteres serem desnudados, pois, tal como na Sexta-Feira Santa, não se celebra a Eucaristia.
É no Sábado de Aleluia que se faz a tradicional Malhação de Judas, representando a morte de Judas Iscariotes.
No Sábado Santo, é celebrada a Vigília Pascal depois do anoitecer, dando início à Páscoa.


Aniversariantes 23 de abril (amigos do Orkut e Facebook)   
Prof. Armando Simitan Junior
keelii (sempre loira e linda)

Aniversariantes 23 de abril (menos famosos) 
1897 - PIXINGUINHA, compositor brasileiro (m.1973).
1960 – LÉO JAIME, cantor, compositor e ator.
1966 - MILAGRES, ex-goleiro brasileiro.
1975 - CHRISTIAN, futebolista brasileiro
 
ANJO DO DIA: 
Categoria: POTÊNCIAS
Príncipe: CAMAEL (SAMUEL)
 Pessoas que são extremamente justas, pois conseguem ver as coisas sob vários aspectos diferentes. Sempre preocupados em agradar a todos, não gostam de situações conflitantes e buscam sempre a harmonia. São dotados de uma sensibilidade afetiva rara, demonstrando sempre carinho e cordialidade para com seus semelhantes. Não toleram situações de injustiça, buscando sempre o diálogo em defesa dos oprimidos. Possuem inteligência viva e percepção rápida; são tranqüilos, quietos, moderados e refinados, não apreciando a superficialidade. Seu maior defeito poderá ser a indecisão. Sua vocação será fazer despertar nas pessoas a facilidade de viver sem problemas, com autoconfiança e otimismo .
35º Gênio - CHAVAKIAH(23/Abril - 05/Jul - 16/Set - 28/Nov - 09/Fev)-  SALMO 114
Este anjo é invocado para estar bem com todos, para eliminar as forças que querem nos ofender e para ajudar na reconciliação dos esposos. Domina os testamentos, os herdeiros e as partilhas de forma amigável. Mantém a paz e a harmonia entre as famílias. Quem nasce sob esta influência será um grande colaborador para o bem estar social, muitas vezes, a custa até do sacrifício de interesses pessoais. Amará viver em paz com todos e ver as pessoas reconciliadas. Sua moral estará sempre sob um rígido controle, podendo até mesmo suprimir seus sentimentos. Mente prática, capacidade para tomar sábias decisões. Sempre atento aos detalhes, falará de maneira agradável e discreta, jamais utilizando a força para se fazer entender. Seu bem estar emocional dependerá da aprovação dos demais no convívio social. Terá riqueza e ajudará a promover assuntos referentes a medicina e a espiritualidade. Seu trabalho diário será árduo, cheio de novidades, devendo ter cuidado para não ser austero e exigente demais consigo próprio. Terá imensa aversão por atitudes extravagantes ou escândalos sociais. Provavelmente será fisicamente atraente e não se preocupará em encontrar sua alma gêmea. Profissionalmente, relações públicas ou sociologia serão carreiras adequadas às pessoas com este anjo de guarda. Poderão ainda trabalhar em projetos para resolver problemas ligados a ecologia e educação. Desenvolver seu poder de comunicação telepática poderá ajudar em seu trabalho.
Gênio Contrário: domina o deboche, a antipatia, a discriminação e a confusão. A pessoa sob a influência deste gênio contrário poderá envolver-se em processos judiciais injustos e prejudiciais, fazer julgamentos de ordem moral e tratar mal os empregados tentando escravizá-los. (fonte: Comamor)

SÃO JORGE
23 DE ABRIL - MARTÍRIO DE SÃO JORGE
São Jorge é o santo patrono da Inglaterra, Portugal, Geórgia, Catalunha, Lituânia, da cidade de Moscou e, extra-oficialmente, da cidade do Rio de janeiro (título oficialmente atribuído a São Sebastião), além de ser padroeiro dos escoteiros e do Corinthians Paulista.



São Jorge e o Dragão, de Gustave Moureau

No dia 23 de abril comemora-se seu martírio. Ele também é lembrado no dia 3 de novembro quando, por toda parte, se comemora a reconstrução da igreja dedicada a ele, em Lida (Israel), onde se encontram suas relíquias, erguida a mando do imperador romano Constantino I.

São Jorge, a Lua e os Orixás
A ligação de São Jorge com a lua é algo puramente brasileiro, com forte influência da cultura africana. Tal associação se dá porque na Bahia o santo é associado a Oxossi, orixá associado à lua. No Rio de Janeiro, rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e em Recife, no candomblé e na umbanda, o santo é associado a Ogum.

A tradição diz que as manchas apresentadas pela lua representam o milagroso santo, seu cavalo e sua espada prontos para defender aqueles que buscam sua ajuda.

São Jorge na cultura popular: 
Dia 23 de abril, para algumas das religiões afro-brasileiras, é o dia em que se fazem homenagens ao santo.

As tatuagens com o santo estão entre as que fazem mais sucesso no Brasil.

Atualmente existe uma grande variedade de produtos de moda que possuem a estampa de São Jorge, desde simples camisas a até mesmo bolsas de marcas famosas.

São Jorge é tido como o padroeiro do Corinthians. Acredita-se que sua história de devoção e fidelidade à Verdade cristã até o fim de seu martírio seja a origem do termo "Fiel", popular entre os torcedores e presente em várias agremiações corintianas.

Jorge de Capadócia é uma música de Jorge Ben,

A banda inglesa Iron Maiden fala de São Jorge na música "Flash of the blade", no álbum Powerslave.

A banda brasileira Angra utilizou a imagem do santo na capa do álbum Temple of Shadows.

Zeca Pagodinho gravou recentemente em seu álbum "Uma Prova de Amor" a música "Ogum" com uma letra com um forte apelo ao sincretismo, a oração de São Jorge é feita no trecho final da música pelo cantor e compositor Jorge Ben.

Moacyr Luz e Aldir Blanc fizeram a música "Medalha de São Jorge" em homenagem ao santo. (fonte: wikipedia)

 

Miguel de
Cervantes

 MIGUEL DE CERVANTES SAAVEDRANascimento: 29/09/1547, Alcalá de Henares, Espanha
Falecimento: 23/04/1616, pobre, Madrid, Espanha
Causa: Doença
 Escritor épico, romancista e dramaturgo, autor de "Don Quixote de La Mancha" (1604 a 1614) - o livro mais traduzido no mundo depois da Bíblia, marco zero do romance moderno.

"O homem aponta e Deus desaponta.".


  • William
    Shakespeare
     WILLIAM SHAKESPEARE
    Nascimento: 23/04/1564, Strattford-on-Avon, Inglaterra
    Casamento: Tem uma filha, analfabeta; muitos estudiosos acreditam ter sido homossexual, apesar de não haver muitas evidências
    Falecimento: 23/04/1616, Strattford-on-Avon, Inglaterra
     Dramaturgo, poeta e escritor, tido como o "Rei das Tragédias"; suas peças desvirtuam os dogmas do teatro grego: eliminam o coro, dá saltos de tempo e lugar entre uma cena e outra e apresenta personagens diante de seus próprios pensamentos; autor de 37 peças.

    "Uma vida inteira de felicidade! Nenhum ser vivo suportaria isso; seria o Inferno na Terra."



  • Boris Yeltsin
     BORIS NIKOLÁIEVITCH YELTSIN

    Nascimento: 01/02/1931, Vila de Butka, Distrito de Talitsky, região de Sverdlovsk (atual Lekaterinburgo), Rússia
    Casamento: Naina Iosifovna: filhas Iélena (1957) e Tatiana (1958)
    Falecimento: 23/04/2007, Rússia
    Causa: Falência cardíaca
     Político, defende Mikhail Gorbachev dos comunistas radicais (1991); primeiro Presidente da Rússia pós-soviética (1991 a 1999), representa as reformas econômicas mas, com problemas de alcoolismo, deixa esvair-se seu poder até renunciar (1999).


  • Tráfico de pessoas é crime.
    Previna-se, defenda-se, denuncie:
    ligue 181
    Plantão: (11) 7818-9418 ou (11) 3241-4291 – Sigilo absoluto


  • APOIO: 

    Projeto "EDUCAÇÃO EM AÇÃO CONTRA A DENGUE".
    Local: EMEF  Joaquim Monteiro às 9h00 e
                EMEF José Cesário às 14h00. 
    Data da realização do evento: 29 de abril de 2011.



  • SEJA QUAL FOR O PRINCÍPIO RELIGIOSO, FILOSÓFICO, CIENTÍFICO OU COMERCIAL,   É SABIDO QUE, SEM A NATUREZA, NÃO EXISTIRIA O SER HUMANO.
    - CONSCIÊNCIA E RESPONSABILIDADE É DEVER DE TODOS.
                        DOMÊNICO
    "Que o Senhor do Universo a todos Ilumine"!

  • Orkut (perfil II): http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=mp&uid=12284695624417393699
    Facebook: Vanisa Razuk


  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário