>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

sexta-feira, 13 de maio de 2011

13/05/2011 - sexta-feira* - DIA DA ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA NO BRASIL

13/05/2011 - sexta-feira*
Dia da Abolição da Escravatura no Brasil (1888) - em memória à assinatura da Princesa Isabel na "Lei Áurea", que trazia a seguinte disposição: "Art. 1º - É declarada extinta desde a data desta Lei a escravidão no Brasil. Art. 2º - Revogam-se as disposições em contrário.
 13/05/1888 - Sanção da LEI ÁUREA, abolindo a escravidão no Brasil.

A Lei Áurea (Lei Imperial n.º.353), sancionada em 13 de maio de 1888, foi a lei que extinguiu a escravidão no Brasil. Foi precedida pela lei n.º 2.040 (Lei do Ventre Livre), que libertou todas as crianças nascidas de pais escravos, e pela lei n.º 3.270 (Lei Saraiva-Cotejipe),  que regulava "a extinção gradual do elemento servil".
 Dona Isabel
Foi assinada no Paço Imperial por Dona Isabel e pelo ministro Rodrigo Augusto da Silva às três horas da tarde do dia 13 de maio de 1888.
A Lei do Ventre Livre e a Lei Áurea foram sancionadas por Dona Isabel, quando seu pai estava na Europa.
A palavra Áurea, que vem do latim Aurum, é uma expressão de uso simbólico que significa "feito de ouro", brilhante, magnífico, nobre ou "de muito valor"..
                Assinatura da Lei Áurea, no Paço Imperial


Triste Observação:
A Lei Áurea, aos 13 de maio de 1888, pôs fim à exploração da mão-de-obra escrava no Brasil, embora, na prática, ainda hoje, possa ser constatado, no país, algumas formas contemporâneas de escravidão, de forma ilegal.
                           Camélias (símbolo movimento abolicionista)

Dia do Automóvel - comemorado no Brasil, conforme Decreto de 1934.

Dia da Fraternidade Brasileira  - comemorado no Brasil, conforme Decreto de 1990.

Dia do Zootecnistapara marcar a data da aula inaugural do 1º curso de Zootecnia do Brasil, realizada em 13/05/1966, na Pontifícia Universidade Católica de Uruguaiana-RS

Dia do Aniversário da Imprensa Nacional - comemorado no Brasil, para marcar a data da Criação oficial da Imprensa Régia no Brasil (atual Imprensa Nacional), pelo Príncipe Regente dos brasileiros, Dom João VI, em 1808, no dia de seu aniversário. Dom João VI nasceu em 13 de maio de 1767. 

Dia do Mulatoem tributo a todos os mulatos brasileiros, como José do Patrocínio, Luís Gama e André Rebouças, que lutaram arduamente pela libertação dos escravos brasileiros.

Dia Nacional de Denúncia contra a Discriminação Racial -comemorado pelos movimentos negros do Brasil, contra as injustiças sociais que ainda sobrevivem após os mais de 100 anos da libertação dos escravos do Brasil.

 Dia de Nossa Senhora de Fátima
Deus Pai Onipotente, que concedestes às crianças de Fátima ver e conversar com a Virgem Maria, dai-nos pela intercessão da poderosa Virgem, a graça da maior comunhão com Vosso Filho Jesus.
Dai-nos o dom da serenidade e amor pela Verdade, pela intercessão da mesma Virgem e Poderosa mãe.
Nossa Senhora de Fátima, rogai por nós.

13/05/1917 -Três crianças (pastorinhos) declaram ter visto uma aparição da Virgem Maria sobre uma azinheira, na Cova da Iria, perto de Fátima, Portugal.
COVA DA IRIA -  Cova da Iria é uma localidade na freguesia de Fátima. É um dos lugares que constituem a cidade de Fátima. Nesse lugar situa-se o célebre Santuário de Fátima, lugar onde, segundo a Igreja Católica, Nossa Senhora apareceu a três crianças em 1917.


SANTUÁRIO DE FÁTIMA
0RAÇÃO - Santíssima virgem que nos montes de Fátima Vos dignastes a revelar a três humildes pastorinhos os tesouros de graças contidas na prática do vosso Rosário, incuti profundamente em nossa alma o apreço, em que devemos ter esta devoção, para Vós tão querida, a fim de que, meditando os mistérios da nossa Redenção que nela se comemora, nos aproveitemos de seus preciosos frutos e alcancemos a graça, que Vos pedimos nesta oração, se for para maior glória de Deus, honra Vossa e proveito de nossas almas. Assim seja.
Rezar 1 Pai Nosso, 1 Ave Maria e 1 Glória ao Pai.

13/05/1967 - Entra no ar, em São Paulo, a TV Bandeirantes.



A origem da sexta-feira 13
São três as explicações mais conhecidas, mas a mais forte delas tem sua raiz na crença católica
A crença de que o dia 13, quando cai em uma sexta-feira, é dia de azar, é a mais popular superstição entre os cristãos. Há muitas explicações para isso. A mais forte delas, segundo o Guia dos Curiosos, seria o fato de Jesus Cristo ter sido crucificado em uma sexta-feira e, na sua última ceia, haver 13 pessoas à mesa: ele e os 12 apóstolos.
Mas mais antigo que isso, porém, são as duas versões que provêm de duas lendas da mitologia nórdica. Na primeira delas, conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados.  Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses. Daí veio a crendice de que convidar 13 pessoas para um jantar era desgraça na certa.
Segundo outra lenda, a deusa do amor e da beleza era Friga (que deu origem à palavra friadagr = sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, a lenda transformou Friga em bruxa. Como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demônio. Os 13 ficavam rogando pragas aos humanos.
O número 13
A crença na má sorte do número 13 parece ter tido sua origem na Sagrada Escritura. Esse testemunho, porém, é tão arbitrariamente entendido que o mesmo algarismo, em vastas regiões do planeta - até em países cristãos - é estimado como símbolo de boa sorte. O argumento dos otimistas se baseia no fato de que o 13 é um número afim ao 4 (1 + 3 = 4), sendo este símbolo de próspera sorte. Assim, na India, o 13 é um número religioso muito apreciado; os pagodes hindus apresentam normalmente 13 estátuas de Buda. Na China, não raro os dísticos místicos dos templos são encabeçados pelo número 13. Também os mexicanos primitivos consideravam o número 13 como algo santo; adoravam, por exemplo, 13 cabras sagradas. Reportando-nos agora à civilização cristã, lembramos que nos Estados Unidos o número 13 goza de estima, pois 13 eram os Estados que inicialmente constituíam a Federação norte-americana. Além disso, o lema latino da Federação, "E pluribus unum" (de muitos se faz um só), consta de 13 letras; a águia norte-americana está revestida de 13 penas em cada asa.

 
Aniversariantes 13 de maio (amigos do Orkut e Facebook) 

-LUANA BRAGHETTA FERREIRA DOMINGUES (filha de nossa amiga Lauren Braghetta)

-JANE BORGES ZIVOT

-SÉRGIO SANTOS

-THAIS BERNARDES

-LÚCIA LUCAS

-IVONETE TAMAGNINI 


- NICOLAS ALESSANDRO SILVA (filho de nossa amiga Paula Alessandro)


Aniversariantes 13 de maio (menos famosos) 

1767 – Rei Dom João VI de Portugal, Imperador do Brasil (morreu em 1826).
1883 – Georgios Papanikolau - médico grego criador do teste de Papanicolau (morreu em 1962). 
1928 – Ângela Maria, cantora brasileira.
1933 - Waldick Soriano, cantor brasileiro (morreu em 2008).
1950 – Stevie Wonder, compositor, cantor e ativista de causas humanitárias e sociais.
1954 - Aloizio Mercadante, economista e político brasileiro.
1973 – Otaviano Costa, ator e apresentador de televisão, casado com Flávia Alessandra.
1975 – Patrícia Maldonado, jornalista e apresentadora de televisão


ANJO DO DIA:

Categoria: PRINCIPADOS - Príncipe: HANIEL:  Pessoas conformistas, têm um grande senso de oportunidade e são dotadas de um forte espírito humanitário. Generosas, altruístas, não gostam de restrições. São facilmente reconhecíveis por seu modo original e excêntrico de falar e vestir. Adoram as transformações e serão aquelas pessoas chamadas de "diferentes" do grupo. Sábias, inteligentes, têm sede de saber. Com seu raciocínio rápido, sabem estabelecer contato com os outros, através de sua forte percepção extra-sensorial. Por uma amizade, podem chegar a descuidar da família, do cônjuge ou da pessoa amada. Consideram que o amor, mais do que instinto ou paixão, é compreensão. 
55º Gênio - MEBAHIAH(13/Mai - 25/Jul - 06/Out - 18/Dez - 01/Mar)- SALMO 101
Este anjo ajuda a ter consolação e poder para vencer em qualquer tipo de atividade. Favorece também a proteção às crianças. Quem nasce sob esta influência se distinguirá por suas benfeitorias, sua piedade e por seu zelo em amar a Deus e a todos os homens. Sempre disponível, gosta de sentir-se útil trabalhando para o bem estar da comunidade. Compreenderá os acontecimentos, principalmente os inesperados, resolvendo-os sempre com idéias novas e criativas. Profissionalmente, terá grande facilidade para qualquer atividade na área de R.H. ou cultura física. Poderá ser mestre na arte da alquimia. Gênio Contrário: domina a autodestruição e a autopiedade. A pessoa sob a influência deste gênio contrário será inimiga da verdade, propagadora de falsas esperanças que acabam em frustração e poderá contribuir para a destruição de missionários que ajudam na regeneração humana. (fonte: comamor)

IN MEMORIAM:

1961 – GARY COOPER
Gary Cooper (nasceu em 07/05/1901 e morreu em 13 de maio de 1961.
Gary Cooper, 1943 (Por quem os Sinos Dobram)
Foi um ator americano duas vezes vencedor do prêmio Oscar de melhor ator. Sua carreira durou desde a década de 1920 até o ano de sua morte, tendo atuado em mais de cem filmes. Ele era reconhecido por seu forte estilo de atuação, e pelos vários papéis que teve em filmes do gênero Western.
5 indicações e 2 premiações do Óscar de Melhor Ator, nos seguintes filmes
Mr. Deeds Goes to Town (1936)
Sergeant York (1941) Vencedor
The Pride of the Yankees(1942)
For Whom the Bell Tolls (1943)
High Noon (1952) Vencedor
HIGH NOON, 1952  (MATAR OU MORRER)
Em 1960 fez duas cirurgias para retirada de câncer de prostáta e em seguida no cólon. Os médicos acreditavam que ele estava curado, até que em 1961, quando estava filmando na Inglaterra, o ator começou a sentir fortes dores no pescoço e no ombro e após uma consulta descobriu que o câncer havia se espalhado para o pulmão e os ossos. O ator acabou optando por não fazer tratamentos pesados e acabou falecendo no mesmo ano, aos 60 anos de idade.
Recebeu em 1961 um prêmio Oscar honorário pelo conjunto da obra.
Em 1999, o American Film institute nomeou Cooper como o décimo-primeiro maior ator de todos os tempos.


  • Você Sabia...?! 1 - Cada rei no baralho representa um grande Rei/Imperador da história:
    Espadas: Rei David (Israel); Paus: Alexandre Magno (Grécia/Macedônia); Copas: Carlos Magno (França); Ouros: Júlio César (Roma).




  • SEJA QUAL FOR O PRINCÍPIO RELIGIOSO, FILOSÓFICO,
    CIENTÍFICO OU COMERCIAL, É SABIDO QUE, SEM A NATUREZA, NÃO EXISTIRIA O SER HUMANO.
    CONSCIÊNCIA E RESPONSABILIDADE É DEVER DE TODOS.
                        DOMÊNICO
    "Que o Senhor do Universo a todos Ilumine"!





  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário