>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

quinta-feira, 19 de maio de 2011

*20/05/2011 - sexta-feira* - Dia de Mjolnir, o martelo mágico de Thor

*20/05/2011 - sexta-feira*  

ATENÇÃO: MENINO DESAPARECIDO NA PRAIA GRANDE:


Dia de Mjolnir, o martelo mágico de Thor – venerado como o deus dos trovões, o mais forte dentre deuses e homens, é um deus de cabelos vermelhos e barba, de grande estatura, representando a força da natureza (trovão) no paganismo germânico, disparando raios com o seu poderoso martelo Mjolnir. Casado com  Sif, é filho de Odin, o deus supremo de Asgard, e de Jord a deusa de Midgard (A Terra).
O símbolo mais importante de Thor é o martelo, Mjolnir (destruidor), que na pré-história escandinava surgia sob a forma de um machado - relacionado à fertilidade e aos fenômenos atmosféricos. O martelo de Thor, também se relaciona com os aspectos míticos de ferreiro do deus, ao criar trovões e relâmpagos. 
Existem evidências de que o culto ao martelo continuaram na Era Viking a serem propiciadores de fertilidade feminina para o casamento. O uso de pingentes com a forma do martelo foram um dos grandes elementos de identidade pagã no final da Era Viking e segundo vários pesquisadores, serviu como uma resposta ao uso cotidiano de cruzes em pescoços dos cristãos convertidos. Recentemente, diversos formatos de pingente do martelo são vendidos em todo o mundo, demonstrando não somente a permanência do símbolo, mas também, a grandiosidade do mito de Thor na cultura e no imaginário contemporâneo, que atinge de forma impressionante o cinema, a literatura, os quadrinhos/banda desenhada e as artes plásticas em geral.(saiba mais:http://pt.wikipedia.org/wiki/Thor)

Dia Nacional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem - comemorado no Brasil, conforme resolução nº 294 de 15/10/2004 do COFEN- Conselho Federal de Enfermagem, que atendeu as diretrizes do resultado final dos Seminários de enfermagem ocorridos nas cinco regiões do País no ano de 2004, em tributo à cidadã brasileira Ana Neri (Ana Justina Ferreira), que se destacou como enfermeira voluntária durante a "Guerra do Paraguai", com um inestimável trabalho.  (www.olocutor.com).
Dia Mundial da Metrologia ou "World Metrology Day" - instituído pelo "Comitê Internacional de Pesos e Medidas", para marcar a data da assinatura da "Convenção do Metro", ratificada na cidade francesa de Paris, por 17 países em 20/05/1875 e atualmente com 51 signatários, com o fim de estabelecer uma autoridade internacional no campo de metrologia, e da qual resultou a adoção do metro como unidade básica de medida do comprimento, (www.olocutor.com).
No Brasil  comemora-se em 26 de junho o Dia do Metrologista, para lembrar a data em que o Sistema Métrico Decimal, oriundo da França e precursor do atual Sistema Internacional de Unidades, foi oficializado no Brasil através da Lei 1.175, assinada pelo Imperador D. Pedro II.
Dia Nacional do Medicamento Genérico - objetivando conscientizar e esclarecer a população brasileira sobre os benefícios dos medicamentos genéricos, que foram regulamentados no Brasil, pela Lei de 1999 e que devem conter o mesmo princípio ativo e dosagem dos medicamentos de marca, além de serem administrados pela mesma via e com a mesma indicação terapêutica, apresentando a segurança idêntica ao medicamento de referência, devendo ser intercambiável ou melhor, que possam ser substituídos sem riscos. (www.olocutor.com)  





EVENTOS HISTÓRICOS:
20/05/1880 - Morre Ana Nery, que realizou um grande trabalho para os bancos de sangue do Brasil durante a guerra de 1865.
Inauguração de AuschwitzEm 20 de maio de 1940, entra em funcionamento o campo nazista de Auschwitz. Ele foi o maior campo de concentração em funcionamento durante a II Guerra Mundial. Nele, dezenas de milhares de judeus foram carbonizados em fornos coletivos. Aos prisioneiros era dito que iriam tomar banho de água quente.
20/05/2006 -O presidente Lula da Silva cria por decreto a RESERVA BIOLÓGICA DAS PEROBAS, no Paraná.
xaxim protegido pela reserva biológica das Perobas

20/05/2007 – Romário de Souza Faria faz o seu milésimo gol na carreira.




PARABÉNS AOS ANIVERSARIANTES DO DIA 20 DE MAIO !
        (amigos do Orkut e Facebook)


Há 34 anos, em 20 de maio de 1977,  NELSON GALLO e MARIA PAULA se casavam - Para conhecê-los, vá até a loja PICANHA, PRAIA & CIA, em Agenor de Campos (a melhor picanha de Mongaguá).  

CÉSAR, MARLI e MURILLO

VANISA NICOLAS




ANIVERSARIANTES 20 de MAIO

      (menos famosos)

 


1944 – JOE COCKER, cantor britânico
1946 - CHER, atriz e cantora norte-americana
1950 – BARTÔ GALENO, cantor e compositor
1957 – LUCÉLIA SANTOS, atriz
1967 – Padre MARCELO ROSSI 
1980 – CAUÃ REYMOND, ator

Anjo do Dia:
Categoria:  ARCANJOS  - Príncipe:  MIKAEL (MIGUEL)  
Pessoas prudentes, introvertidas, só aceitando uma novidade depois de medir os prós e contras. Têm muita iniciativa no dia-a-dia, concluindo com cuidado tudo que fazem. Brigam por seus ideais, enfrentando os problemas com coragem, firmeza, determinação e objetividade. Um pouco desconfiadas, não gostam de depender de ninguém. Algumas vezes podem fechar-se, como forma de controlar seus instintos. Grande paciência, chegam sempre onde querem. Desejam sempre o prestígio, que é alcançado através das suas experiências de vida, sempre de alto nível e estilo.
 62º Gênio - IAH-HEL (20/Mai - 01/Ago - 13/Out - 25/Dez - 08/Mar) - SALMO 118
Este anjo ajuda a obter sabedoria, auxilia no aparecimentos de idéias luminosas e a apaziguar a violência do mundo. Favorece as pessoas para que vivam de modo correto e honesto. Quem nasce sob esta influência amará a tranqüilidade, a nobreza de caráter e a solidez de atitudes. Cumprirá fielmente todos os deveres e obrigações para consigo, sua família e comunidade. É evoluído espiritualmente e sabe aproveitar sua energia, para seu próprio crescimento e para o bem da humanidade. Líder nato, aceita os convites de comando que recebe por seu jeito forte, capacidade de improvisação e apreço aos desafios. Profissionalmente, poderá ser um atleta, professor de ginástica ou qualquer outro esporte, dono de academia. Por sua facilidade para o comando, se entrar na política, provavelmente será líder de partido ou de governo. Poderá ainda ser administrador de empresas, empresário ou economista. Gênio Contrário: domina as condutas escandalosas, a depravação, a futilidade, o luxo (fastos imensos com jóias, roupas, muitas vezes sem condições financeiras). A pessoa sob a influência deste gênio contrário terá inconstância nos relacionamentos, interessando-se somente pelo dinheiro. Provocará intrigas contra casais, induzindo-s a brigas com maus conselhos. (fonte:comamor).







IN MEMORIAM:

20/05/1506 – morre CRISTÓVÃO COLOMBO
Provável retrato de Colombo em pormenor de "Virgen de los Navegantes" pintado por Alejo fernandes entre 1500 e 1536, atualmente na "Sala de los Almirantes", no Reales Alcázares de Sevilla - (foto por Manuel da Silva rosa)

Navegador italiano (1451-20/5/1506). Nasce em Gênova e, desde cedo, decide dedicar-se à navegação. Em 1476, seu navio naufraga na costa portuguesa e ele se salva a nado, estabelecendo-se em Lisboa, onde se casa com a filha de um navegador.
Na biblioteca do sogro, estuda rotas marítimas. Convencido da esfericidade da Terra, propõe à Coroa portuguesa chegar às Índias viajando rumo ao Ocidente. Como a proposta é recusada, em 1485 dirige-se à Espanha e oferece seu projeto aos reis Fernando e Isabel, que aceitam patrocinar a viagem. Parte em 3 de agosto de 1492 com as caravelas Santa Maria, Pinta e Niña e em 12 de outubro chega ao arquipélago das Bahamas.
Sem se dar conta de haver aportado em um novo continente, depois chamado de América, acredita ter alcançado as Índias. Atinge, a seguir, as ilhas de Cuba e de Hispaniola (local em que ficam atualmente o Haiti e a República Dominicana).
Um ano depois retorna à Espanha, onde é acolhido triunfalmente e nomeado vice-rei da nova colônia.
Faz mais três viagens à América, em 1493, 1496 e 1498, nas quais descobre outras ilhas do mar do Caribe. Não mostra talento como administrador. Impõe às populações indígenas taxas pesadas e enfrenta inúmeras rebeliões, que reprime com enforcamentos.
Destituído do cargo em 1497, resiste às ordens reais e é mandado de volta à Espanha sob ferros.
Morre pobre, lutando para reaver o antigo posto. Em 1542, seu corpo é exumado e levado para Hispaniola. Em 1899, seus restos voltam para a Espanha e são depositados na Catedral de Sevillha.
            Túmulo de colombo na Catedral de Sevilha
Últimas palavras: "In manus tuas, Domine, commando spiritum meum".


Ana Néri

ANA NERY  (ANA JUSTINA FERREIRA)Nascimento: 13/12/1814, Vila Cachoeira do Paraguaçu, Bahia, Brasil
Filiação: José Ferreira de Jesus e Luísa Maria das Virgens; tem um irmão: Maurício, Major
Casamento: Isidoro Antonio Néri, Capitão-de-Fragata (1837 a 1843, viúva): filhos Antonio Pedro, Justiniano de Castro Rebelo e Isidoro Antonio Nery Filho (os 2 últimos oficiais de saúde)
Falecimento: 20/05/1880, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Causa: Parada cardíaca (após 6 meses doente), agravado por uma infecção generalizada e pneumonia
Pioneira da enfermagem no país, oferece-se como voluntária para a Guerra do PAR (1864), ao ter seus 2 filhos convocados (é autorizada pelo Conselheiro Manuel Pinho de Sousa Dantas, Presidente da Província da Bahia); parte de Salvador para o Rio Grande do Sul com o 10* Batalhão de Voluntários (08/1865); presta serviços nos hospitais de Corrientes (onde cuida de mais de 6.000 soldados, com a ajuda das freiras vicentinas), Salto, Humaitá e Curupaiti; vê morrer um de seus filhos e, em Asunción, sitiada pelo exército brasileiro, monta uma enfermaria-modelo com recursos próprios; ao voltar, é condecorada pelo Imperador D. Pedro II com as medalhas Geral de Campanha e a Humanitária de prata (1870); recebe uma pensão vitalícia com a qual educa 4 órfãos recolhidos no Paraguai. 

A atuação de Ana Néri na guerra, junto aos feridos, foi incansável. Desdobrou-se como enfermeira, ministrando medicamentos e proporcionando alívio e conforto aos doentes.
No período já republicano, o nome Ana Néri foi dado à primeira Escola de Enfermagem oficializada pelo Governo Federal, em 1923, pertencente à Universidade do Brasil. Ana Néri faleceu no Rio de Janeiro, em 20 de maio de 1880, aos sessenta e seis anos



Algumas coisas das quais nunca nos  lembramos:
Os Sete Pecados Capitais: Gula, Avareza, Soberba, Luxúria, Preguiça, Ira e Inveja.
SEJA QUAL FOR O PRINCÍPIO RELIGIOSO, FILOSÓFICO,
CIENTÍFICO OU COMERCIAL, É SABIDO QUE, SEM A NATUREZA, NÃO EXISTIRIA O SER HUMANO.
CONSCIÊNCIA E RESPONSABILIDADE É DEVER DE TODOS.
                    DOMÊNICO
"Que o Senhor do Universo a todos Ilumine"!

Nenhum comentário:

Postar um comentário