>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

sexta-feira, 6 de maio de 2011

PLANEJAMENTO AMBIENTAL DE MONGAGUÁ AVANÇA

Planejamento Ambiental de Mongaguá avança

No dia 05 de maio de 2011, o grupo setorial do Gerenciamento Costeiro da Baixada Santista deliberou sobre as propostas de Zoneamento Ecológico Econômico apresentadas pelo município de Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe.

O Município de Mongaguá teve destaque com a apresentação do Diretor Municipal de Planejamento, o arquiteto Ricardo Ferreira que, acompanhado do oceanógrafo Fernando Gonçalves, da Diretoria de Meio Ambiente, defendeu alterações na proposta de 2009, elaborada com auxílio da Secretaria de Meio Ambiente do Estado, respeitando áreas rurais, áreas destinadas à expansão urbana bem como áreas destinadas à preservação ambiental.
Do total apresentado, cerca de 60% da área territorial do município de Mongaguá integra áreas destinadas à preservação ambiental.
A responsabilidade sócio-ambiental norteou a elaboração das propostas, que foram aprovadas sem ressalvas pelo grupo, que inclui ONGs ambientalistas e representantes dos governos estadual e municipais.

Ainda há discussões sobre o Zoneamento Ecológico Econômico marinho, onde o município de Mongaguá, através do oceanógrafo Fernando Gonçalves, defende a restrição de atuação de barcos de pesca industriais em isóbatas (linhas de profundidade) inferiores a 23,6 metros, preservando assim os recursos pesqueiros bem como a economia local exercida pelos pescadores artesanais do município.
A discussão para elaboração do Zoneamento Ecológico Econômico da Baixada Santista já se estende por 11 anos. As propostas serão encaminhadas ao CONSEMA (Conselho Estadual de Meio Ambiente) para aprovação.

“É mais um esforço conjunto da Diretoria de Meio Ambiente e do Planejamento, trabalhando para que a PROTEÇÃO AMBIENTAL seja tratada de forma CONSCIENTE”, informou  DOMÊNICO, Diretor de Meio Ambiente de Mongaguá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário