>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

segunda-feira, 23 de maio de 2011

*24/05/2011 - terça-feira* - DIA DE SANTA SARAH KALI e DIA NACIONAL DO CIGANO

*24/05/2011 - terça-feira*  
Dia Nacional do Cigano - comemorado no Brasil, conforme Decreto de 25/05/2006, em louvor a Santa Sarah Kali, padroeira dos povos ciganos ou Romanis, que é festejada em data do calendário cigano, equivalente ao dia 24 de maio do calendário gregoriano.
Santa Sarah Kali
Conta a lenda que Maria Madalena, Maria Jacobé, Maria Salomé, José de Arimatéia e Trofino, junto com Sarah, uma cigana escrava, foram atirados ao mar pelos judeus, numa barca sem remos e sem provisões. Milagrosamente a barca, sem rumo, atravessou o oceano e aportou em Petit-Rhône, hoje a nossa tão querida Saintes Marie’ deLa Mer, França. (que seria as Santas Marias do mar).
Kali em romanês, quer dizer negra; e Sara, por ser uma cigana egípcia, possui a tez bem morena. Daí o nome. Os ciganos brasileiros adoram Nossa Senhora de Aparecida, talvez por causa de sua cor, e muitos a equiparam à Santa Sara Kali. Se não têm a imagem dela, por ser difícil encontrá-la, por certo possui em sua Thiera (barraca) ou casa uma imagem de Nossa Senhora de Aparecida. Às vezes têm as duas.
É costume festejarmos nossas slavas (promessas ou comemorações em homenagem a algum santo). A Slava de Sara Kali é nos dias 24 de maio.
A festa de Santa Sarah
No final de maio, os Ciganos aos milhares, vão se reunindo na cidade de Les Saintes Maries' de la Mer, na região de Camargue ao sul da França para cantar, dançar e pagar promessas para a sua santa padroeira .
Os ciganos a adotaram como padroeira, embora ela não seja oficialmente reconhecida pela Igreja.
O centro da reunião é a igreja matriz de Les Saintes Maries’de la Mer, onde as relíquias (como os ossos dos santos ) são guardados na igreja.
Os ossos são cerimoniosamente abaixados por polias e guindastes enquanto os fieis cantam acompanhados de violinos e sinos.
Então as relíquias são carregadas para o mar, junto com uma grande estátua de Santa Sarah, de modo que ela pode "esperar" a chegada das Marias. No dia seguinte as estátuas de Maria Jacob e Maria Salomé são colocadas junto ao oceano, pelos peregrinos, em sinal que elas chegaram as praias da França.
A bordo de um tradicional barco de pesca o bispo abençoa o mar, a terra e os Ciganos.
Diz a tradição que o bom Rei Renê mandou escavar a igreja, em 1448 eles relataram que foram encontraram dois corpos docemente perfumados. Muitos anos mais tarde esses corpos femininos foram datados como sendo do primeiro século (pode ser verdade ou apenas lenda). Outra lenda diz que as pedras onde os corpos estavam sepultados eram na verdade "pedras milagrosas" e eram usadas para curar olhos doentes e mulheres estéreis.
Não deixe de ver na cripta debaixo da igreja se você necessita de alguma cura. (fonte: www.cademeusanto.com.br)


Mitologica Celta - Dia da Tríplice Deusa, também conhecida como Mãe tríplice, representada como três mulheres (donzela, mãe e anciã), cada uma segurando um objeto diferente, reforçando a crença de que o 3 era um número sagrado para os celtas.
MAGIA: Coloque 3 rosas em um vaso com água representando os 3 aspectos da Deusa (uma flor em botão, uma semi-aberta e uma completamente aberta).
Peça então à donzela coragem, a pureza e a busca pelo conhecimento. à mãe amor, poder, proteção e carinho maternal e à anciã, sabedoria, conhecimento e renovação.

NOTA: Toma-se consciência de que os fatos da mitologia, totalmente desacreditados pela ciência materialista, estão sendo hoje em dia restabelecidos como fatos do inconsciente, ou seja, da psique. Até onde o cristianismo foi introduzido, o culto da deusa tríplice foi assimilado. Podemos perfeitamente visualizá-la nas lendas das três Marias, na belíssima história de Santa Sarah Kali, também celebrada nesta data. (diversas fontes)

Dia do Telegrafista e Datilógrafo atual Digitador -  para marcar a data da instalação da 1ª linha de telégrafo do mundo, ligando Baltimore a Washington nos Estados Unidos da América e o envio da 1ª mensagem telegráfica através de "Código Morse" (combinação de sinais curtos e longos para formar letras e palavras), a partir do Capitólio norte-americano, pelo inventor estadunidense, Samuel Morse ocorrida em 24/05/1844, afinal, o Telex (versão moderna do telégrafo) não passava também, de uma máquina de escrever.(www.olocutor.com)

Dia da Arma de Infantaria - comemorado no EXÉRCITO do Brasil, para marcar a data do nascimento do militar brasileiro e herói da "Guerra da Tríplice Aliança", Antônio de Sampaio, que veio ao mundo em 24/05/1810 e faleceu na "Batalha do Tuiuti", sendo aclamado patrono da Arma de Infantaria do nosso Exército pelo então presidente brasileiro, Getúlio Dornelles Vargas. (www.olocutor.com)


Dia do Policial Civil Aposentado - comemorado no Estado de São Paulo, conforme Lei Nº 4.964 de 31/03/1986.

Dia Nacional do Café - comemorado por brasileiros e incentivado por todo o agronegócio, numa verdadeira mobilização de torrefadoras, exportadores, produtores e cooperativas, que desencadeia inúmeras campanhas e ações promocionais em todo o Brasil. (www.olocutor.com)


EVENTOS HISTÓRICOS:

24/05/1810 - Nascimento de Antonio de Sampaio, patrono da arma da Infantaria (morreu em 1866). Por se destacar como bravo líder de combate instrutor e disciplinador da Infantaria, deu origem ao DIA DA INFANTARIA.

Antonio Sampaio

 ANTONIO SAMPAIO
Nascimento: 24/05/1810, Tamboril (então Capitania do Ceará Grande), Ceará, Brasil
Filiação: Antonio Ferreira de Sampaio e Antonia de Souza Araujo Chaves
Falecimento: 06/07/1866, a bordo do transporte EPONIONA, em frente a Buenos Aires, Argentina
Causa: Ferimentos recebidos durante a I Batalha de Tuiuti
Brigadeiro do Império e Comendador da Ordem da Rosa, tido como "Patrono da Infantaria Brasileira". (fonte: http://www.projetovip.net/0524.htm
)



24/05/1884 - A primeira linha telegráfica foi construída em 24 de maio de 1884, ligando as cidades de Washington e Baltimore, nos Estados Unidos, dando origem ao DIA DO TELEGRAFISTA.

 

 PARABÉNS AOS ANIVERSARIANTES DO DIA 24 DE MAIO !
        (amigos do Orkut e Facebook)

Fátima Kondrat

Fátima A.C. Rodrigues

Aylton Garcia

Célia Conceição

Renata Tamagnini

Roberto de Longhi

ANIVERSARIANTES 24 de MAIO - (menos famosos)

1941 – Bob Dylan, cantor norte-americano.
1944 – Patti LaBelle, cantora norte-americana.
1945 – Priscilla Presley, atriz norte-americana.
1962 – Luiza Brunet, modelo e empresária
1966 – Helena Ranaldi, atriz
1968 – Janine Borba, jornalista
1971 – Vivianne Pasmanter, atriz
1978 – Popó Bueno, piloto de Stock Car.
1982 – Tiago Camilo, judoca


Anjo do Dia:  
Categoria:  ANJOS  - Príncipe:  GABRIEL  
Pessoas emotivas, atentas, possuem flexibilidade e compreensão e sempre encontram soluções para os problemas. Têm grande facilidade de adaptação a qualquer realidade. Tendem a fugir de qualquer situação onde haja cobrança, principalmente familiar ou sentimental. Vivem períodos alternados de participação ou do mais absoluto distanciamento. Alcançam o que desejam e nunca hesitam quando têm que tomar partido. Deverão ter cuidado para não se fecharem em seus mundos.
66º Gênio - MANAKEL(24/Mai - 05/Ago - 17/Out - 29/Dez - 12/Mar) - SALMO 37
Este anjo ajuda a acalmar a cólera das pessoas e tirar delas toda a maldade. Influencia a inspiração para a música e poesia. Domina o mundo dos elementais. Quem nasce sob esta influência será conhecido por seu ótimo caráter, pela amabilidade e por sua bondade para com todas as pessoas. Suportará todos os problemas sem reclamar e será sempre um eterno lutador. Não consegue esconder de ninguém seus sentimentos. Deve ouvir sempre a voz de sua consciência; é um ser especial que conta com a proteção de Deus. Profissionalmente, poderão aparecer projetos envolvendo atividades que deverão ser realizadas em outros estados e países estrangeiros. Poderá ter inspiração para música e poesia. Terá facilidade para trabalhos relacionados com elementais.
Gênio Contrário: domina as más qualidades psíquicas e morais, as inspirações satânicas, a dissimulação, a angústia, a acomodação, o desânimo, o escândalo e a ingratidão. A pessoa sob a influência deste gênio contrário será portadora somente de más notícias, poluidora das águas e sacrificadora de animais (fonte: comamor).


 IN MEMORIAM:

Nicolau Copérnico

 COPÉRNICO (NIKOLAJ KOPERNIK)Nascimento: 19/02/1473, Thorn (atual Tourun), às margens do Vistula, Posnâmia, Polônia
Falecimento: 24/05/1543, Frauenberg, Alemanha
Religioso, matemático e astrônomo; Cônego católico, faz sua primeira observação: um eclipse da estrela Aldebarã (09/03/1497); desenvolve a causa das Estações do Ano; revoluciona a ciência com sua Teoria Heliocêntrica (o sol como centro do sistema solar), opondo-se à então vigente Teoria religiosa do Geocentrismo; autor do livro "De Revolutionibus Orbium Coelestium" ("Da Revolução de Esferas Celetes"); tido como "Pai da Astronomia Moderna". (fonte:
http://www.projetovip.net/0524.htm
)




Duke Ellington

DUKE ELLINGTON (EDWARD KENNEDY ELLINGTON)Nascimento: 29/04/1899, Washington, Estados Unidos
Falecimento: 24/05/1975, Estados Unidos
Causa: Cancer no estômago
Musico (pianista), compositor de jazz e maestro, cria sua própria orquestra; o apelido alude as suas sempre boas maneiras.
"So existem dois tipos de musica: a boa e a má".






Alexandre Lipiani

 ALEXANDRE LIPIANI
Nascimento: 11/09/1964, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil
Falecimento: 24/05/1997, 9:00 h, Hospital Miguel Couto, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Causa: Acidente automobilístico por volta das 4:00 h, na esquina das Ruas Jardim Botânico e Oliveira Rocha (perde o controle e choca seu LOGUS com um GOL)
Dublador e ator teatral, de TV (estréia na novela "Sassaricando", 1987) e cinema; destaca-se em telenovelas como ""Lua Cheia de Amor" (1990), "Sonho Meu" (1993), "Xica da Silva" (1996), etc.

Algumas coisas das quais nunca nos  lembramos:   
Os Doze Profetas do Antigo Testamento: 1 - Isaías;
2 - Jeremias;
3 - Jonas;
4 - Naum;
5 - Baruque;
6 -Ezequiel;
7 - Daniel;
8 - Oséias;
9 - Joel;
10 - Abdias;
11 - Habacuque;
12 - Amós.

SEJA QUAL FOR O PRINCÍPIO RELIGIOSO, FILOSÓFICO,
CIENTÍFICO OU COMERCIAL, É SABIDO QUE, SEM A NATUREZA, NÃO EXISTIRIA O SER HUMANO.
CONSCIÊNCIA E RESPONSABILIDADE É DEVER DE TODOS.
                    DOMÊNICO
"Que o Senhor do Universo a todos Ilumine"!




Facebook: Vanisa Razuk

3 comentários:

  1. Sou devota de Santa Sara e adorei seu post!
    bjs,
    Patrícia

    ResponderExcluir
  2. boa noite domenico, faço parte da federação religiosa de mongaguan gostariamos muito que vc pudesse nos ajudar a comentar sobre a nossa religião estaremos fazendo um grande evento logo nesta cidade com todos os membros da nossa religiaão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BOA NOITE ANÔNIMO ....GOSTARIA QUE VOCE SE IDENTIFICASSE COM NOME E TELEFONE DE CONTATO.
      PODE MANDAR E-MAIL PARA: domenicopsb40@ig.com.br e
      explicar o seu pedido. Um abraço

      Excluir