>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

15/12/2010 - quarta-feira - Festival de Alcione na Mitologia Grega


*15/12/2010 - quarta-feira* 
 
Dia do Jardineiro.

Um dedicado Trabalhador, cuida do Meio Ambiente.
Pra desabrochar a flor, e o espaço não ficar doente.
Seu trabalho é de alegria, que dá o fruto primeiro.
É um Homem de Harmonia, é o Cidadão Jardineiro.




Festival de Alcione em que os gregos celebravam o amor e a harmonia - De acordo com a mitologia grega, Alcione era uma linda mortal que, após se apaixonar por um pescador, foi transformada no alcião, uma ave aquática. Além disso, teve seu nome dado a uma estrela da constelação de Plêiades.
Este e os sete dias seguintes são propícios para atividades que visam a harmonia e o amor. Celebre estas virtudes acendendo sete velas, uma a cada um dos dias que se seguem, em memória de Alcione, a guardiã do Amor e da Harmonia.
OBS: O nosso sistema solar gira em torno de Alcione, estrela central da constelação de Plêiades. No início da década de 60, astrônomos detectaram pela primeira vez, através de satélites, que Alcione possui à sua volta um gigantesco anel, ou disco de radiação, em posição transversal ao plano das órbitas de todos os sistemas que giram em volta deste sol central.


Dia de Zamenhof - celebrado em um movimento em honra de L. L. Zamenhof, criador do Esperanto - ZAMENHOF foi um homem iluminado, de moral superior, dotado de extraordinária força de vontade na divulgação de seu ideal humanístico. Foi um verdadeiro universalista, pacifista e pensador que lutou contra toda espécie de sectarismo. Todos os anos, no dia 15 de dezembro, realizam-se eventos esperantistas no mundo inteiro, para comemorar o aniversário do criador da LÍNGUA ESPERANTO. (saiba mais: http://www.netsaber.com.br/biografias/ver_biografia_c_1429.html)

Dia do Esperanto - Em homenagem ao nascimento de Zamenhof, criador do Esperanto.


NA HISTÓRIA:

Um clássico do cinema15/12/1939 - Lançado o filme "... E o Vento Levou". A obra conquistou os Oscars de Melhor Filme, Direção, Atriz, Roteiro, Atriz Coadjuvante, Fotografia, Montagem e Direção de Arte, ficando 26 anos como a maior bilheteria da história do cinema.

15/12/1891 – JAMES NAISMITH inventa o BASQUETEBOL - Professor de educação física americano nascido no Canadá, foi convidado a criar uma modalidade esportiva para práticas em ambientes fechados durante o inverno, inventou o basquetebol, que rapidamente se espalhou por todo o mundo.

                               Museu Nacional Honestino Guimarães
15/12/2006 - Inaugurado o Complexo Cultural da República João Herculino, o maior centro cultural do Brasil, na Esplanada dos Ministérios, Brasília, desenhado por Oscar Niemeyer.
                                complexo cultural da república
O Complexo Cultural da República João Herculino é uma edificação destinada a promover eventos culturais. Contara ainda além dos edificios jà inaugurados, com uma sala sinfônica, uma opera, um auditório para musica de câmara, assim como possivelmente outros dois edifícios destinados às representações e outras atividades culturais tais quais exposições e eventos ligados à arte.
Foi inaugurado no dia 15 de dezembro de 2006, dia do aniversário do seu projetista, Oscar Niemeyer.
                                          biblioteca nacional
O complexo conta com o Museu Nacional Honestino Guimarães e a Biblioteca Nacional Leonel de Moura Brizola.  O espaço possui 91,8 mil metros quadrados.

Hebe Camargo deixa o SBT após quase 25 anos na emissora
A apresentadora Hebe Camargo surpreendeu a todos que assistiam a gravação de seu programa de Réveillon, na tarde desta segunda-feira (13/12). Lendo uma carta, Hebe agradeceu os quase 25 anos no SBT, mas disse que era hora de mudar.
Segundo Cláudio Pessutti, sobrinho e agente de Hebe Camargo, a apresentadora não renovou contrato com a emissora porque a proposta não foi interessante, informa a coluna de Flávio Ricco, do UOL. De acordo com o colunista, Silvio Santos, em férias nos Estados Unidos, já foi informado da despedida de Hebe.
Com a notícia, internautas já fizeram uma campanha no Twitter #hebenaglobo. Os pedidos dos tuiteiros para que a apresentadora seja contratada pela emissora carioca já é um dos assuntos mais comentados no microblog no Brasil
Procurada pela reportagem, a direção do SBT disse que não se pronunciará sobre o assunto.
(fonte: http://www.comunique-se.com.br)


ANIVERSARIANTES (amigos do orkut): Colonia de Pesca de Mongaguá (Agora oferecendo peixe fresco nas feiras livres de Mongaguá, através do projeto KIT FEIRA do Ministério da Pesca - Governo Federal)

ANIVERSARIANTES (menos famosos)
1832 – Gustave Eiffel, engenheiro e arquiteto francês - projetou a Torre Eiffel, em Paris (morreu em 1923)
1859 - Lázaro Luiz Zamenhof, Professor de Geografia e línguas modernas,  polonês, criador do Esperanto (morreu em 1917)
1892 – Raimundo Irineu Serra, seringueiro, fundador da doutrina do Santo Daimwe (morreu em 1971).
1894 – Victor Brecheret, escultor brasileiro (morreu em 1955).
1907 – Oscar Niemeyer, arquiteto considerado um dos maiores expoentes do movimento moderno da América Latina.
1916 – Miguel Arraes, político brasileiro (morreu em 2005).
1944 – Chico Mendes, seringueiro, político e ativista ambiental brasileiro (morreu em 1988).
1951 – Ione Borges, apresentadora de televisão brasileira.
1963 – Cristiana Oliveira, atriz brasileira.
1969 – Adriana Esteves, atriz brasileira.

    
ANJO DO DIA:

Categoria: PRINCIPADOS - Príncipe: HANIEL Pessoas conformistas, têm um grande senso de oportunidade e são dotadas de um forte espírito humanitário. Generosas, altruístas, não gostam de restrições. São facilmente reconhecíveis por seu modo original e excêntrico de falar e vestir. Adoram as transformações e serão aquelas pessoas chamadas de "diferentes" do grupo. Sábias, inteligentes, têm sede de saber. Com seu raciocínio rápido, sabem estabelecer contato com os outros, através de sua forte percepção extra-sensorial. Por uma amizade, podem chegar a descuidar da família, do cônjuge ou da pessoa amada. Consideram que o amor, mais do que instinto ou paixão, é compreensão. 
52º Gênio - IMAMAIAH(10/Mai - 22/Jul - 03/Out - 15/Dez - 26/Fev) - SALMO 7
Este anjo ajuda a destruir a força dos inimigos, das pessoas que só pensam em humilhar os mais fracos e auxilia todos que pedem socorro a Ele para obter liberdade. Protege as viagens em geral e todos os que estão desolados e solitários. Quem nasce sob esta influência terá um temperamento vigoroso e forte, suportando qualquer adversidade com benevolência, paciência e coragem. Não tem medo do trabalho, mas sim grande inspiração para executá-lo. Respeita as pessoas com moral, inteligência e sentimentos, pois sabe que estes valores enobrecem a alma e constroem uma boa existência na Terra. Nunca se deixa levar pelo instinto, pensando sempre antes de agir. Otimista, espansivo e prudente. Profissionalmente, é possível que obtenha sucesso trabalhando como arquiteto, na construção civil, engenharia ou administração. Poderá ser um artesão de ótima reputação, conhecido pela qualidade de sua obra. Gênio Contrário: domina o orgulho, a blasfêmia, a crueldade, a grosseria e as brigas. A pessoa sob a influência deste gênio contrário poderá ser impostor, provocador de brigas, extremamente nervoso e usar um linguajar grosseiro e vulgar. (fonte: comamor)

 
IN MEMORIAM:
 
PERO VAZ DE CAMINHA - O primeiro jornalista e o poeta do descobrimento do Brasil
Escrivão e navegador português (1450-15/12/1500). Pouco se sabe sobre sua vida. Nasce provavelmente na cidade do Porto, filho de Vasco Fernandes de Caminha, cavaleiro do duque de Bragança. Casa-se com dona Catarina e tem uma filha, Isabel.
Em 1476 substitui o pai como mestre da balança da Casa da Moeda portuguesa. Dedica-se ao comércio antes de ser designado escrivão da feitoria de Calicute, na Índia, para onde segue com a bem equipada frota do comandante Pedro Álvares Cabral, responsável pelo descobrimento do Brasil em 22 de abril de 1500.
A carta em que anuncia o feito ao rei dom Manuel, datada de 1° de maio de 1500, notabiliza-se como o mais importante documento relativo à descoberta do Brasil pela riqueza de detalhes. Guardada nos arquivos da Torre do Tombo, em Lisboa, ela foi ignorada por mais de três séculos.
É divulgada pela primeira vez em 1817, no livro Corografia Brasileira, escrito pelo padre Aires do Casal. Ainda em 1500, Caminha continua a viagem para a Índia com Cabral e morre durante um assalto dos mouros à feitoria de Calicute. (fonte: www.algosobre.com.br)

TOURO SENTADO  (TATANKA LYOTAKE)
Nascimento: cerca de 1837, Dakota, Estados Unidos
Falecimento: 15/12/1890, Estados Unidos
Causa: Combate
Guerreiro sioux hunkpapa (ou dakota), chamado Tenda Sagrada até fazer o primeiro escalpo (1851); cacique, rompe o tratado de paz com os brancos um ano depois que o assinara (1867); à frente de 3.500 índios sioux e cheyennes, derrota o General Custer e a VII Cavalaria na Batalha de Little Big Horn (25/06/1876) e exila-se no CAN; retorna submisso (1881), mas sem jamais aceitar a amizade dos brancos, apesar de participar do show de Buffalo Bill (1882). (fonte:
http://www.projetovip.net/1215.htm)


WALT DISNEY (WALTER ELIAS DISNEY)Nascimento: 05/12/1901, Chicago, Illinois, Estados Unidos
Falecimento: 15/12/1966, Los Angeles, California, Estados Unidos
Causa: Câncer no pulmão
Desenhista e produtor de desenhos animados (estréia em "Little Red Riding Hood", 1922); funda o Império Disney (começa com "Hollywood Party", 1934); cria MICKEY MOUSE (1927), DONALD DUCK (1932), etc; tido como o "Pai dos Desenhos Animados", faz sucessos como "Fantasy" (1940), "Dumbo" (1941), "Saludos, Amigos" (1942); funda a Disneylandia (17/07/1955) e a Disneyworld (01/10/1971); produz 107 filmes e ganha 26 Oscars. (fonte:
http://www.projetovip.net/1215.htm)


“Quando a gente acha que tem todas as resposta, vem a vida e muda as pergundas”  (Luis Fernando Veríssimo).
Facebook: Vanisa Razuk


Nenhum comentário:

Postar um comentário